Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu som não casa mais com baixos passivos.

+2
JAZZigo
Edão
6 participantes

Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por Edão Ter Jun 18, 2024 10:06 am

Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas não consigo mais ir pro palco e tirar o som que quero com baixos passivos. Agora só baixo com circuito ativo.
Alguém aqui já vivei esse drama?

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1984
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por JAZZigo Ter Jun 18, 2024 10:37 am

Edão escreveu:Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas não consigo mais ir pro palco e tirar o som que quero com baixos passivos. Agora só baixo com circuito ativo.
Alguém aqui já vivei esse drama?
Esse "problema" nunca me afligiu. Tem baixos que prefiro ativos e outros, passivos.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Rickenbacker 4003 Jetglo "Stealth Looking" (USA, 2011)
Powered by Rickenbacker Vintage Toaster 11k Bass Pickup & Retrovibe Replacement Rickenbacker Style High Gain 12k Treble Pickup
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16567
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Edão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por Edão Ter Jun 18, 2024 10:57 am

JAZZigo escreveu:
Edão escreveu:Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas não consigo mais ir pro palco e tirar o som que quero com baixos passivos. Agora só baixo com circuito ativo.
Alguém aqui já vivei esse drama?
Esse "problema" nunca me afligiu. Tem baixos que prefiro ativos e outros, passivos.

Pois é. Talvez eu esteja precisando de um equalizador bom, por quê, apesar de usar o Aguilar TLC, mas não tenho achado o som equilibrado. Sobra grave, eu tiro grave, volto o grave. Não tem aquele som cirúrgico do circuito ativo e me incomoda.
Acredito que seja minha preferência auditiva que tá fazendo essa seleção.

O meu baixo PJ tava com captadores Cabrera Hot Tone, bons, instalei Fender Yosemite PJ, melhores que os primeiros e o som ainda não chegou no ponto.

Acredito que tô percebendo a diferença do PJ pro Jazz Bass agora. No som de um PJ sobressai a característica do Precision e o negócio tá diferente pra mim.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1984
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Jun 18, 2024 1:08 pm

No meu dicionário não existe isso de "sobrar grave". Grave é que nem dinheiro. Nunca é demais Very Happy Very Happy Very Happy
Zoeiras à parte.

Gostos mudam e, creio eu, isso não chega a ser um problema.

Mas se tu acha que um equalizador te falta, eu vi uns interessantes de 10 bandas no aliexpress.
Esse aqui da sonicake, por exemplo.

Ele é barato o suficiente pra talvez justificar a tentativa e tem algumas frequencias bem interessantes para o baixo.

Mas, já que estamos falando em pedais, uma ideia seria algum bass overdrive com botão "blend" (tipo o DMT Little Ass Kicker). Um pouquinho de drive pode dar uma temperada interessante no som.

Apenas ideias.

____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1948
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Edão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 1:24 pm

Como falou o Jazzigo, pra mim também esse problema não existe! Gosto tanto de baixos passivos, quanto ativos! Vejo vantagens (e desvantagens) nos dois! O que acontece é que, independente do tipo do baixo, eu costumo modelar o meu som com pedais (preamp, drive, fuzz, compressor, etc), daí o som sai do jeito que eu gosto!

Mas eu entendo o que vc quer dizer por não conseguir tirar o som que vc quer com o baixo passivo! Pra alguns estilos, rock e metal por exemplo, o som do baixo passivo "cru" fica meio insosso e não aparece muito ou fica pouco definido... Até porque, se for ver bem, o som dos baixistas que temos como referência pra esses estilos acabam sempre usando uma coisinha ou outra pra incrementar o som.

Outra coisa... sobre esse lance de equalização muita gente cai no erro de achar que o grave é tudo o que importa no baixo (tira grave, volta grave...), mas na verdade as outras frequências importam também. O agudo, por exemplo, vai te dar aquele attack no som, deixar mais estalado, como dizem. Já os médios, são importantíssimos pra fazer o baixo sobrepor a outros instrumentos em meio a mix e aparecer, só que o ideal é dar um boost nas frequências "chaves" e não em tudo.


Última edição por B3ck1m2n em Ter Jun 18, 2024 1:31 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1451
Localização : Cambuí-MG

Edão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 1:29 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:No meu dicionário não existe isso de "sobrar grave". Grave é que nem dinheiro. Nunca é demais Very Happy Very Happy Very Happy
Zoeiras à parte.

Acredito que o seu ampli pode ter uma opnião diferente sobre esse assunto... Ri Muito
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1451
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por Edão Ter Jun 18, 2024 2:23 pm

B3ck1m2n escreveu:Como falou o Jazzigo, pra mim também esse problema não existe! Gosto tanto de baixos passivos, quanto ativos! Vejo vantagens (e desvantagens) nos dois! O que acontece é que, independente do tipo do baixo, eu costumo modelar o meu som com pedais (preamp, drive, fuzz, compressor, etc), daí o som sai do jeito que eu gosto!

Mas eu entendo o que vc quer dizer por não conseguir tirar o som que vc quer com o baixo passivo! Pra alguns estilos, rock e metal por exemplo, o som do baixo passivo "cru" fica meio insosso e não aparece muito ou fica pouco definido... Até porque, se for ver bem, o som dos baixistas que temos como referência pra esses estilos acabam sempre usando uma coisinha ou outra pra incrementar o som.

Outra coisa... sobre esse lance de equalização muita gente cai no erro de achar que o grave é tudo o que importa no baixo (tira grave, volta grave...), mas na verdade as outras frequências importam também. O agudo, por exemplo, vai te dar aquele attack no som, deixar mais estalado, como dizem. Já os médios, são importantíssimos pra fazer o baixo sobrepor a outros instrumentos em meio a mix e aparecer, só que o ideal é dar um boost nas frequências "chaves" e não em tudo.

Pois é mexi em tudo que é frequência e os ouvidos não se agradaram.
Duas coisas até agora. O baixo é um PJ e Precision não casa com qualquer coisa.

Os baixistas que tenho como referência ou usam baixos com preamp ou usam Jazz Bass.
Gosto muito do som dos Precisions com flatwounds e etc, mas não vai com qualquer tipo de som.

Esse PJ que tenho fica legal com diversas coisas, mas realmente, pra mim tá desfeita a mítica de que um PJ é o melhor dos dois mundos (Precision e Jazz Bass). Né não, tanto o corpo tipo Precision quanto captador split deixam o baixo com uma característica bem marcante.

O Condor AG5000, que é o outro baixo que tenho, vai com todo tipo de som.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1984
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 2:46 pm

Edão escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Como falou o Jazzigo, pra mim também esse problema não existe! Gosto tanto de baixos passivos, quanto ativos! Vejo vantagens (e desvantagens) nos dois! O que acontece é que, independente do tipo do baixo, eu costumo modelar o meu som com pedais (preamp, drive, fuzz, compressor, etc), daí o som sai do jeito que eu gosto!

Mas eu entendo o que vc quer dizer por não conseguir tirar o som que vc quer com o baixo passivo! Pra alguns estilos, rock e metal por exemplo, o som do baixo passivo "cru" fica meio insosso e não aparece muito ou fica pouco definido... Até porque, se for ver bem, o som dos baixistas que temos como referência pra esses estilos acabam sempre usando uma coisinha ou outra pra incrementar o som.

Outra coisa... sobre esse lance de equalização muita gente cai no erro de achar que o grave é tudo o que importa no baixo (tira grave, volta grave...), mas na verdade as outras frequências importam também. O agudo, por exemplo, vai te dar aquele attack no som, deixar mais estalado, como dizem. Já os médios, são importantíssimos pra fazer o baixo sobrepor a outros instrumentos em meio a mix e aparecer, só que o ideal é dar um boost nas frequências "chaves" e não em tudo.

Pois é mexi em tudo que é frequência e os ouvidos não se agradaram.
Duas coisas até agora. O baixo é um PJ e Precision não casa com qualquer coisa.

Os baixistas que tenho como referência ou usam baixos com preamp ou usam Jazz Bass.
Gosto muito do som dos Precisions com flatwounds e etc, mas não vai com qualquer tipo de som.

Esse PJ que tenho fica legal com diversas coisas, mas realmente, pra mim tá desfeita a mítica de que um PJ é o melhor dos dois mundos (Precision e Jazz Bass). Né não, tanto o corpo tipo Precision quanto captador split deixam o baixo com uma característica bem marcante.

O Condor AG5000, que é o outro baixo que tenho, vai com todo tipo de som.

No meu caso eu tenho um PJ, um com captação Soapbar EMG e outro com captação estilo Music Man.

O PJ eu uso bem com uma das minhas bandas que tocam desde hardrock a NU Metal. Fica bom! Vou alternado as combinações de som só no preamp, com drive, fuzz, som com palheta ou com pizzicato, totalmente precision ou PJ. Os sons que eu tiro me agradam bastante!

O com captação Soapbar EMG eu uso com a minha banda de Power Metal, pois ele me fornece agudos mais definidos para trechos mais melódicos e mais agudos (coisa que o PJ acaba ficando meio aquém!)

Já o com captação no estilo Music Man eu acho o mais versátil de todos! Consigo tirar sons que combinam com todos os estilos, até onde eu já testei, e, pelo fato de ser 5 cordas também, facilita tocar músicas em qualquer afinação facilmente.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1451
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por Christian Ter Jun 18, 2024 3:43 pm

cara comigo foi o contrario, acho que é muito memória sonora o que você que tirar o que escuta eu tinha baixos, pré, trocentos botões, e hoje vejo que um baixo passivo, um excelente amp e um cabo eu tiro meu som tranquilo, tenho usado so Jazz e Precision.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3803
Localização : Brasilia

Edão e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por DiegoBueno Dom Jun 30, 2024 10:44 am

Só dando meu pitaco, eu tinha uma certa pira em baixos ativos, gostava bastante de ouvir um Jazz Bass passivão tocando um funk (por exemplo), mas o som mais "moderno" dos ativos me agradavam mais.

Hoje tenho um ativo com captadores soapbar que troquei o préamp (está com um pré do Ronildo Santos), e um Jazz Bass passivo com captadores singles. Toco em uma banda de grunge, já usei o ativo durante o show inteiro, outras vezes usei o Jazz Bass, e outras eu trocava de bass dependendo da musica.

Sendo sincero, exceto por uma ou outra caracteristica de cada baixo, os dois me atendem. Por caracteristicas especificas cito como exemplo: o ativo tem mais "volume" e Eq de 3 bandas, o Jazz Bass tem menos volume e é mais "simples e direto". Em ambos corrijo a falta/sobra de alguma frequencia no Eq de 9 bandas do meu amplificador, então, exceto os timbres obviamente diferentes e caracteristicos (Jazz Bass com singles VS ativo com humbuckers) eu consigo tocar de tudo com qualquer um dos dois.

No passivo as vezes uso um pedal compressor da Joyo, ajuda a dar um "boost" no volume, porém ao invés de apenas comprimir ele tbm dá uma colorida no som, o que não me agrada muito. Então prefiro usar o passivo direto no ampli. No ativo, por ter Eq de 3 bandas, na maior parte do tempo o médio está sempre aberto e adiciono/diminuo agudo conforme a necessidade, basicamente o mesmo que faço com o passivo (abrindo/fechando o tone, apenas).

PS: pretendo colocar o mesmo pré no Jazz Bass, apenas pela questão de volume e maior gama de regulagens "à mão" sem parecer uma nave espacial, e pelo fato que o pré não alterou o som original do baixo, então não vai alterar o timbre caracteristico do Jazz Bass tbm. Por mim utilizaria algum pedal de "boost" no Jazz Bass, pq definitivamente o fato de ser ativo ou passivo não é fator de decisão na escolha entre ambos.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 290
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por Edão Seg Jul 01, 2024 10:26 am

Pois é. Acho que tô pilhado é com o captador Precision mesmo.
Sempre fui acostumado com Jazz Bass. Tive Precision já mas não conseguia tocar com ele pra fazer tudo de MPB ou Forró pé-de-serra, que é o que toco geralmente.
O som mais clínico de um baixo 5 cordas com preamp tá me atendendo e me agradando bem mais do que o som que fazia até mesmo com Jazz Bass.
Lembro de um outro baixo de 5 cordas com preamp e captadores M Laghus que montei que era um canhão e foi o melhor som de baixo que já tive em mãos. Vendi tudo... Kkkkkkkkk.
Agora tô com um Condor AG5000 que é um instrumento bem legal. Muitas possibilidades de equalização, boa tocabilidade e tá dando casamento.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1984
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos