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Meu som não casa mais com baixos passivos.

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Mensagem por Edão Ter Jun 18, 2024 10:06 am

Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas não consigo mais ir pro palco e tirar o som que quero com baixos passivos. Agora só baixo com circuito ativo.
Alguém aqui já vivei esse drama?

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Mensagem por JAZZigo Ter Jun 18, 2024 10:37 am

Edão escreveu:Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas não consigo mais ir pro palco e tirar o som que quero com baixos passivos. Agora só baixo com circuito ativo.
Alguém aqui já vivei esse drama?
Esse "problema" nunca me afligiu. Tem baixos que prefiro ativos e outros, passivos.

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Mensagem por Edão Ter Jun 18, 2024 10:57 am

JAZZigo escreveu:
Edão escreveu:Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas não consigo mais ir pro palco e tirar o som que quero com baixos passivos. Agora só baixo com circuito ativo.
Alguém aqui já vivei esse drama?
Esse "problema" nunca me afligiu. Tem baixos que prefiro ativos e outros, passivos.

Pois é. Talvez eu esteja precisando de um equalizador bom, por quê, apesar de usar o Aguilar TLC, mas não tenho achado o som equilibrado. Sobra grave, eu tiro grave, volto o grave. Não tem aquele som cirúrgico do circuito ativo e me incomoda.
Acredito que seja minha preferência auditiva que tá fazendo essa seleção.

O meu baixo PJ tava com captadores Cabrera Hot Tone, bons, instalei Fender Yosemite PJ, melhores que os primeiros e o som ainda não chegou no ponto.

Acredito que tô percebendo a diferença do PJ pro Jazz Bass agora. No som de um PJ sobressai a característica do Precision e o negócio tá diferente pra mim.

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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Jun 18, 2024 1:08 pm

No meu dicionário não existe isso de "sobrar grave". Grave é que nem dinheiro. Nunca é demais Very Happy Very Happy Very Happy
Zoeiras à parte.

Gostos mudam e, creio eu, isso não chega a ser um problema.

Mas se tu acha que um equalizador te falta, eu vi uns interessantes de 10 bandas no aliexpress.
Esse aqui da sonicake, por exemplo.

Ele é barato o suficiente pra talvez justificar a tentativa e tem algumas frequencias bem interessantes para o baixo.

Mas, já que estamos falando em pedais, uma ideia seria algum bass overdrive com botão "blend" (tipo o DMT Little Ass Kicker). Um pouquinho de drive pode dar uma temperada interessante no som.

Apenas ideias.

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Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 1:24 pm

Como falou o Jazzigo, pra mim também esse problema não existe! Gosto tanto de baixos passivos, quanto ativos! Vejo vantagens (e desvantagens) nos dois! O que acontece é que, independente do tipo do baixo, eu costumo modelar o meu som com pedais (preamp, drive, fuzz, compressor, etc), daí o som sai do jeito que eu gosto!

Mas eu entendo o que vc quer dizer por não conseguir tirar o som que vc quer com o baixo passivo! Pra alguns estilos, rock e metal por exemplo, o som do baixo passivo "cru" fica meio insosso e não aparece muito ou fica pouco definido... Até porque, se for ver bem, o som dos baixistas que temos como referência pra esses estilos acabam sempre usando uma coisinha ou outra pra incrementar o som.

Outra coisa... sobre esse lance de equalização muita gente cai no erro de achar que o grave é tudo o que importa no baixo (tira grave, volta grave...), mas na verdade as outras frequências importam também. O agudo, por exemplo, vai te dar aquele attack no som, deixar mais estalado, como dizem. Já os médios, são importantíssimos pra fazer o baixo sobrepor a outros instrumentos em meio a mix e aparecer, só que o ideal é dar um boost nas frequências "chaves" e não em tudo.


Última edição por B3ck1m2n em Ter Jun 18, 2024 1:31 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 1:29 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:No meu dicionário não existe isso de "sobrar grave". Grave é que nem dinheiro. Nunca é demais Very Happy Very Happy Very Happy
Zoeiras à parte.

Acredito que o seu ampli pode ter uma opnião diferente sobre esse assunto... Ri Muito
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Mensagem por Edão Ter Jun 18, 2024 2:23 pm

B3ck1m2n escreveu:Como falou o Jazzigo, pra mim também esse problema não existe! Gosto tanto de baixos passivos, quanto ativos! Vejo vantagens (e desvantagens) nos dois! O que acontece é que, independente do tipo do baixo, eu costumo modelar o meu som com pedais (preamp, drive, fuzz, compressor, etc), daí o som sai do jeito que eu gosto!

Mas eu entendo o que vc quer dizer por não conseguir tirar o som que vc quer com o baixo passivo! Pra alguns estilos, rock e metal por exemplo, o som do baixo passivo "cru" fica meio insosso e não aparece muito ou fica pouco definido... Até porque, se for ver bem, o som dos baixistas que temos como referência pra esses estilos acabam sempre usando uma coisinha ou outra pra incrementar o som.

Outra coisa... sobre esse lance de equalização muita gente cai no erro de achar que o grave é tudo o que importa no baixo (tira grave, volta grave...), mas na verdade as outras frequências importam também. O agudo, por exemplo, vai te dar aquele attack no som, deixar mais estalado, como dizem. Já os médios, são importantíssimos pra fazer o baixo sobrepor a outros instrumentos em meio a mix e aparecer, só que o ideal é dar um boost nas frequências "chaves" e não em tudo.

Pois é mexi em tudo que é frequência e os ouvidos não se agradaram.
Duas coisas até agora. O baixo é um PJ e Precision não casa com qualquer coisa.

Os baixistas que tenho como referência ou usam baixos com preamp ou usam Jazz Bass.
Gosto muito do som dos Precisions com flatwounds e etc, mas não vai com qualquer tipo de som.

Esse PJ que tenho fica legal com diversas coisas, mas realmente, pra mim tá desfeita a mítica de que um PJ é o melhor dos dois mundos (Precision e Jazz Bass). Né não, tanto o corpo tipo Precision quanto captador split deixam o baixo com uma característica bem marcante.

O Condor AG5000, que é o outro baixo que tenho, vai com todo tipo de som.

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Mensagem por B3ck1m2n Ter Jun 18, 2024 2:46 pm

Edão escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Como falou o Jazzigo, pra mim também esse problema não existe! Gosto tanto de baixos passivos, quanto ativos! Vejo vantagens (e desvantagens) nos dois! O que acontece é que, independente do tipo do baixo, eu costumo modelar o meu som com pedais (preamp, drive, fuzz, compressor, etc), daí o som sai do jeito que eu gosto!

Mas eu entendo o que vc quer dizer por não conseguir tirar o som que vc quer com o baixo passivo! Pra alguns estilos, rock e metal por exemplo, o som do baixo passivo "cru" fica meio insosso e não aparece muito ou fica pouco definido... Até porque, se for ver bem, o som dos baixistas que temos como referência pra esses estilos acabam sempre usando uma coisinha ou outra pra incrementar o som.

Outra coisa... sobre esse lance de equalização muita gente cai no erro de achar que o grave é tudo o que importa no baixo (tira grave, volta grave...), mas na verdade as outras frequências importam também. O agudo, por exemplo, vai te dar aquele attack no som, deixar mais estalado, como dizem. Já os médios, são importantíssimos pra fazer o baixo sobrepor a outros instrumentos em meio a mix e aparecer, só que o ideal é dar um boost nas frequências "chaves" e não em tudo.

Pois é mexi em tudo que é frequência e os ouvidos não se agradaram.
Duas coisas até agora. O baixo é um PJ e Precision não casa com qualquer coisa.

Os baixistas que tenho como referência ou usam baixos com preamp ou usam Jazz Bass.
Gosto muito do som dos Precisions com flatwounds e etc, mas não vai com qualquer tipo de som.

Esse PJ que tenho fica legal com diversas coisas, mas realmente, pra mim tá desfeita a mítica de que um PJ é o melhor dos dois mundos (Precision e Jazz Bass). Né não, tanto o corpo tipo Precision quanto captador split deixam o baixo com uma característica bem marcante.

O Condor AG5000, que é o outro baixo que tenho, vai com todo tipo de som.

No meu caso eu tenho um PJ, um com captação Soapbar EMG e outro com captação estilo Music Man.

O PJ eu uso bem com uma das minhas bandas que tocam desde hardrock a NU Metal. Fica bom! Vou alternado as combinações de som só no preamp, com drive, fuzz, som com palheta ou com pizzicato, totalmente precision ou PJ. Os sons que eu tiro me agradam bastante!

O com captação Soapbar EMG eu uso com a minha banda de Power Metal, pois ele me fornece agudos mais definidos para trechos mais melódicos e mais agudos (coisa que o PJ acaba ficando meio aquém!)

Já o com captação no estilo Music Man eu acho o mais versátil de todos! Consigo tirar sons que combinam com todos os estilos, até onde eu já testei, e, pelo fato de ser 5 cordas também, facilita tocar músicas em qualquer afinação facilmente.
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Mensagem por Christian Ter Jun 18, 2024 3:43 pm

cara comigo foi o contrario, acho que é muito memória sonora o que você que tirar o que escuta eu tinha baixos, pré, trocentos botões, e hoje vejo que um baixo passivo, um excelente amp e um cabo eu tiro meu som tranquilo, tenho usado so Jazz e Precision.
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Mensagem por DiegoBueno Dom Jun 30, 2024 10:44 am

Só dando meu pitaco, eu tinha uma certa pira em baixos ativos, gostava bastante de ouvir um Jazz Bass passivão tocando um funk (por exemplo), mas o som mais "moderno" dos ativos me agradavam mais.

Hoje tenho um ativo com captadores soapbar que troquei o préamp (está com um pré do Ronildo Santos), e um Jazz Bass passivo com captadores singles. Toco em uma banda de grunge, já usei o ativo durante o show inteiro, outras vezes usei o Jazz Bass, e outras eu trocava de bass dependendo da musica.

Sendo sincero, exceto por uma ou outra caracteristica de cada baixo, os dois me atendem. Por caracteristicas especificas cito como exemplo: o ativo tem mais "volume" e Eq de 3 bandas, o Jazz Bass tem menos volume e é mais "simples e direto". Em ambos corrijo a falta/sobra de alguma frequencia no Eq de 9 bandas do meu amplificador, então, exceto os timbres obviamente diferentes e caracteristicos (Jazz Bass com singles VS ativo com humbuckers) eu consigo tocar de tudo com qualquer um dos dois.

No passivo as vezes uso um pedal compressor da Joyo, ajuda a dar um "boost" no volume, porém ao invés de apenas comprimir ele tbm dá uma colorida no som, o que não me agrada muito. Então prefiro usar o passivo direto no ampli. No ativo, por ter Eq de 3 bandas, na maior parte do tempo o médio está sempre aberto e adiciono/diminuo agudo conforme a necessidade, basicamente o mesmo que faço com o passivo (abrindo/fechando o tone, apenas).

PS: pretendo colocar o mesmo pré no Jazz Bass, apenas pela questão de volume e maior gama de regulagens "à mão" sem parecer uma nave espacial, e pelo fato que o pré não alterou o som original do baixo, então não vai alterar o timbre caracteristico do Jazz Bass tbm. Por mim utilizaria algum pedal de "boost" no Jazz Bass, pq definitivamente o fato de ser ativo ou passivo não é fator de decisão na escolha entre ambos.
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Mensagem por Edão Seg Jul 01, 2024 10:26 am

Pois é. Acho que tô pilhado é com o captador Precision mesmo.
Sempre fui acostumado com Jazz Bass. Tive Precision já mas não conseguia tocar com ele pra fazer tudo de MPB ou Forró pé-de-serra, que é o que toco geralmente.
O som mais clínico de um baixo 5 cordas com preamp tá me atendendo e me agradando bem mais do que o som que fazia até mesmo com Jazz Bass.
Lembro de um outro baixo de 5 cordas com preamp e captadores M Laghus que montei que era um canhão e foi o melhor som de baixo que já tive em mãos. Vendi tudo... Kkkkkkkkk.
Agora tô com um Condor AG5000 que é um instrumento bem legal. Muitas possibilidades de equalização, boa tocabilidade e tá dando casamento.

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Mensagem por Edão Qui Set 26, 2024 11:40 am

Voltei aqui pra dizer que fui curado do "problema" que me afligia de que "meu som não casava mais com baixos passivos".

O remédio foi trocar a captação do baixo e os amores e as camaradagens voltaram!

Instalei um set de captadores Fender Yosemite e a coisa não fluiu bem.
Não sei o que é aquilo, mas o som dos pickups não me agradou. Sei lá, parece que o bicho assobia, grave sobra, falta médio-grave. Triste!

Voltei com o set antigo de Cabrera BassFire (Precision) e Hot Tone (JB ponte) e o baixo tá um luxo.

Esse baixo agora está com trastes e tá bem legal!
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Mensagem por Cantão Qui Set 26, 2024 2:07 pm

Edão escreveu:Voltei aqui pra dizer que fui curado do "problema" que me afligia de que "meu som não casava mais com baixos passivos".

O remédio foi trocar a captação do baixo e os amores e as camaradagens voltaram!

Instalei um set de captadores Fender Yosemite e a coisa não fluiu bem.
Não sei o que é aquilo, mas o som dos pickups não me agradou. Sei lá, parece que o bicho assobia, grave sobra, falta médio-grave. Triste!

Voltei com o set antigo de Cabrera BassFire (Precision) e Hot Tone (JB ponte) e o baixo tá um luxo.

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Cabrera Hot Tone é tudo de bom Edão , já tive em dois baixos JB , inclusive achei melhor que os Malagoli , tanto
que já cheguei a trocar os Malagoli que tive em um JB , por caps Cabrera HT. up

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Mensagem por B3ck1m2n Qui Out 03, 2024 12:05 pm

Edão escreveu:Voltei aqui pra dizer que fui curado do "problema" que me afligia de que "meu som não casava mais com baixos passivos".

O remédio foi trocar a captação do baixo e os amores e as camaradagens voltaram!

Instalei um set de captadores Fender Yosemite e a coisa não fluiu bem.
Não sei o que é aquilo, mas o som dos pickups não me agradou. Sei lá, parece que o bicho assobia, grave sobra, falta médio-grave. Triste!

Voltei com o set antigo de Cabrera BassFire (Precision) e Hot Tone (JB ponte) e o baixo tá um luxo.

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Aparentemente o som que vc toca atualmente necessita de uma sonoridade de baixo que "fure a mix". Baixos passivos normalmente não conseguem ter tanta expressividade nesse sentido, pois falta ganho e algumas frequencia que se sobresaiam. Entretanto, tem alguns tipos de captadores com uma pegada mais "rock" que podem chegar próximo e até ficar pau a pau com baixos ativos. Outra alternativa seria usar um pedal de booster, preamp ou alguns efeitos como drive, fuzz, etc, que marcam bastante o som do baixo na mix. Normalmente também eu costumo dar um up nas frequencias agudas e média-agudas, além de compensar o que estiver faltando de grave no ampli. O som costuma ficar bem legal
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Mensagem por allexcosta Qui Out 03, 2024 12:16 pm

B3ck1m2n escreveu:tem alguns tipos de captadores com uma pegada mais "rock" que podem chegar próximo e até ficar pau a pau com baixos ativos.

Ah, o rock... Mágico mascarado... hide

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Mensagem por B3ck1m2n Qui Out 03, 2024 12:27 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:tem alguns tipos de captadores com uma pegada mais "rock" que podem chegar próximo e até ficar pau a pau com baixos ativos.

Ah, o rock... Mágico mascarado... hide

Meu som não casa mais com baixos passivos. Cid
Kkkkk! É que no rock, o baixo tem que disputar com muita coisa barulhenta, então captadores com mais ganho e com destaque em algumas frequências específicas se sobressaem melhor. Geralmente que escolhe esse tipo de captadores é mais o pessoal do rock e do metal, mas não que isso seja exclusividade... Se quiser tocar Jazz com um captador desses, vá lá! Sem problema!  winkfinger
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Mensagem por allexcosta Qui Out 03, 2024 12:36 pm

B3ck1m2n escreveu:captadores com mais ganho e com destaque em algumas frequências específicas se sobressaem melhor. Geralmente que escolhe esse tipo de captadores é mais o pessoal do rock e do metal, mas não que isso seja exclusividade...

E que captadores mágicos paco-paco lan lan lan seriam esses, meu caro jovem provindo das montanhas do sul das Minas Gerais, terra da canjiquinha com costela de porco, da ora-pro-nobis e do frango com quiabo? scratch

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Mensagem por Zubrycky Qui Out 03, 2024 12:37 pm

Edão escreveu:Não sei se alguém aqui já passou por isso, mas não consigo mais ir pro palco e tirar o som que quero com baixos passivos. Agora só baixo com circuito ativo.
Alguém aqui já vivei esse drama?

Nunca. Aliás, via de regra, dispenso baixos ativos.

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Mensagem por Zubrycky Qui Out 03, 2024 12:39 pm

B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:tem alguns tipos de captadores com uma pegada mais "rock" que podem chegar próximo e até ficar pau a pau com baixos ativos.

Ah, o rock... Mágico mascarado... hide

Meu som não casa mais com baixos passivos. Cid
Kkkkk! É que no rock, o baixo tem que disputar com muita coisa barulhenta, então captadores com mais ganho e com destaque em algumas frequências específicas se sobressaem melhor. Geralmente que escolhe esse tipo de captadores é mais o pessoal do rock e do metal, mas não que isso seja exclusividade... Se quiser tocar Jazz com um captador desses, vá lá! Sem problema!  winkfinger

Os primeiros 4 discos do Black Sabbath (Assim como toda a discografia do Iron Maiden) foram gravados com baixos passivos.

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Mensagem por B3ck1m2n Qui Out 03, 2024 12:44 pm

Zubrycky escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:tem alguns tipos de captadores com uma pegada mais "rock" que podem chegar próximo e até ficar pau a pau com baixos ativos.

Ah, o rock... Mágico mascarado... hide

Meu som não casa mais com baixos passivos. Cid
Kkkkk! É que no rock, o baixo tem que disputar com muita coisa barulhenta, então captadores com mais ganho e com destaque em algumas frequências específicas se sobressaem melhor. Geralmente que escolhe esse tipo de captadores é mais o pessoal do rock e do metal, mas não que isso seja exclusividade... Se quiser tocar Jazz com um captador desses, vá lá! Sem problema!  winkfinger

Os primeiros 4 discos do Black Sabbath (Assim como toda a discografia do Iron Maiden) foram gravados com baixos passivos.
Vdd, mas o Geezer costumava usar pedal de Fuzz e outros recursos, sem contar que essa galera usava uns amplis que, por si só, já turbinada o som do baixo (SVT, Mesa Boogie, etc). Também tem a questão que o baixo do Sabbath disputava com uma guitarra só, então era bem mais fácil furar a mix nesse caso. No caso do Steve Harris, o cara usava diversas técnicas e tem muitos momentos na música em que abrem espaço pro baixo se expressar "sozinho"


Última edição por B3ck1m2n em Qui Out 03, 2024 12:51 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Zubrycky Qui Out 03, 2024 12:50 pm

B3ck1m2n escreveu:
Zubrycky escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:tem alguns tipos de captadores com uma pegada mais "rock" que podem chegar próximo e até ficar pau a pau com baixos ativos.

Ah, o rock... Mágico mascarado... hide

Meu som não casa mais com baixos passivos. Cid
Kkkkk! É que no rock, o baixo tem que disputar com muita coisa barulhenta, então captadores com mais ganho e com destaque em algumas frequências específicas se sobressaem melhor. Geralmente que escolhe esse tipo de captadores é mais o pessoal do rock e do metal, mas não que isso seja exclusividade... Se quiser tocar Jazz com um captador desses, vá lá! Sem problema!  winkfinger

Os primeiros 4 discos do Black Sabbath (Assim como toda a discografia do Iron Maiden) foram gravados com baixos passivos.
Vdd, mas o Geezer costumava usar pedal de Fuzz e outros recursos, sem contar que essa galera usava uns amplis que, por si só, já turbinada o som do baixo (SVT, Mesa Boogie, etc). O Leemy do Motorhead, por exemplo, fazia aquele som de overdrive só no ampli saturado.

Vale reiterar que Geezer Butler só começou a usar fuzz no baixo a partir do disco Sabbath Bloody Sabbath (Os discos anteriores foram gravados com o uso de amplificadores valvulados. Quanto aos instrumentos, o disco Black Sabbath foi gravado com um Fender Precision 1969 com a pintura retirada, Paranoid e Master of Reality foram gravados com um Fender Precision 1967 sunburst e o Vol 4 foi gravado com um Dan Armstrong Plexiglass Bass).


Última edição por Zubrycky em Qui Out 03, 2024 12:57 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por allexcosta Qui Out 03, 2024 12:54 pm

B3ck1m2n escreveu:(...)o Geezer(...)o Lemmy(...)o Steve(...)

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Mensagem por B3ck1m2n Qui Out 03, 2024 1:00 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:(...)o Geezer(...)o Lemmy(...)o Steve(...)

Meu som não casa mais com baixos passivos. Gay-sus
Kkkk! Tio Alex, o "roquista" enrustido! Assume logo a sua paixão pelo rock, Alex e viva mais feliz! 😅
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Mensagem por allexcosta Qui Out 03, 2024 1:08 pm

B3ck1m2n escreveu:Tio Alex, o "roquista" enrustido! Assume logo a sua paixão pelo rock, Alex e viva mais feliz!

Responde a pergunta do tio lá em cima que eu assumo meu lado roquista.

Meu som não casa mais com baixos passivos. 1CTTP1suOnOFy

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Mensagem por B3ck1m2n Qui Out 03, 2024 1:22 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Tio Alex, o "roquista" enrustido! Assume logo a sua paixão pelo rock, Alex e viva mais feliz!

Responde a pergunta do tio lá em cima que eu assumo meu lado roquista.

Meu som não casa mais com baixos passivos. 1CTTP1suOnOFy

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:captadores com mais ganho e com destaque em algumas frequências específicas se sobressaem melhor. Geralmente que escolhe esse tipo de captadores é mais o pessoal do rock e do metal, mas não que isso seja exclusividade...

E que captadores mágicos paco-paco lan lan lan seriam esses, meu caro jovem provindo das montanhas do sul das Minas Gerais, terra da canjiquinha com costela de porco, da ora-pro-nobis e do frango com quiabo? scratch
Nem vi! Kkkk!

Tem vários... Por exemplo:

QUARTER TONE P - MALAGOLI

Meu som não casa mais com baixos passivos. Quarte10



...e outros do gênero (geralmente em Alnico 5). Captadores com mais ganho e que já vem com mais graves e agudos geralmente. Os Caps utilizados na linha BB da Yamaha também tem essa pegada. Os Caps EMG, etc. Só uns exemplos, mas geralmente cada fabricante de captadores tem algum específico mais voltado pro rock e pro metal.
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Mensagem por allexcosta Qui Out 03, 2024 7:32 pm

B3ck1m2n escreveu:Tem vários... Por exemplo: (..)

Meu som não casa mais com baixos passivos. L0fb

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Mensagem por B3ck1m2n Qui Out 03, 2024 8:47 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Tem vários... Por exemplo: (..)

Meu som não casa mais com baixos passivos. L0fb
Não estava com muita paciência pra ficar caçando essas especificações, mas basicamente a maioria dos fabricantes tem algum modelo em Alnico 5 com maior ganho e boost em algumas frequências que faz o baixo aparecer mais na mix. Sempre com alguma referência do tipo "Hot" alguma coisa ou algo do tipo.
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Mensagem por allexcosta Qui Out 03, 2024 9:19 pm

B3ck1m2n escreveu:Não estava com muita paciência pra ficar caçando essas especificações, mas basicamente a maioria dos fabricantes tem algum modelo em Alnico 5 com maior ganho e boost em algumas frequências que faz o baixo aparecer mais na mix. Sempre com alguma referência do tipo "Hot" alguma coisa ou algo do tipo.

É...

Tem alguns modelos que prometem essas coisas. Se bem que o que corta na mix é médio. Captador sorriso não corta.

E muitos são cerâmicos ou mesmo neodímio, que são mais fortes que qualquer Alnico. Mas vai da enrolação também, tipo de fio, etc...

Como prometido, devo assumir meu lado roquista. Aqui está uma das bandas do estilo que gosto:


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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Out 04, 2024 8:59 am

Estou impactado com uma letra tão profunda Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

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Mensagem por allexcosta Sex Out 04, 2024 9:42 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Estou impactado com uma letra tão profunda Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Devem ter se inspirado em clássicos roquistas para escrever algo tão profundo. winkfinger

Exemplos:

"Don't surround yourself with yourself."
Yes

"Ya take a moople-ah, wookie pah-a moopie"
Van Halen

"I know a mouse and he hasn't got a house. I don't know why I call him Gerald."
Pink Floyd

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Mensagem por Edão Sex Out 04, 2024 11:25 am

B3ck1m2n escreveu:
Edão escreveu:Voltei aqui pra dizer que fui curado do "problema" que me afligia de que "meu som não casava mais com baixos passivos".

O remédio foi trocar a captação do baixo e os amores e as camaradagens voltaram!

Instalei um set de captadores Fender Yosemite e a coisa não fluiu bem.
Não sei o que é aquilo, mas o som dos pickups não me agradou. Sei lá, parece que o bicho assobia, grave sobra, falta médio-grave. Triste!

Voltei com o set antigo de Cabrera BassFire (Precision) e Hot Tone (JB ponte) e o baixo tá um luxo.

Esse baixo agora está com trastes e tá bem legal!
https://www.contrabaixobr.com/t43621-captadores-cabrera-bpf-bassfire-precision-e-bht-hot-tone-jazz-bass

Aparentemente o som que vc toca atualmente necessita de uma sonoridade de baixo que "fure a mix". Baixos passivos normalmente não conseguem ter tanta expressividade nesse sentido, pois falta ganho e algumas frequencia que se sobresaiam. Entretanto, tem alguns tipos de captadores com uma pegada mais "rock" que podem chegar próximo e até ficar pau a pau com baixos ativos. Outra alternativa seria usar um pedal de booster, preamp ou alguns efeitos como drive, fuzz, etc, que marcam bastante o som do baixo na mix. Normalmente também eu costumo dar um up nas frequencias agudas e média-agudas, além de compensar o que estiver faltando de grave no ampli. O som costuma ficar bem legal

Justamente, o inverso. Som limpo com "gordura" de grave e pouco agudo é o que tô precisando. FAzer chão mesmo pra banda. Tô usando captadores com mais saída, tipo "Hot" que eu não gostava tanto, mas que na frente dos Fender que eu disse havia instalado, estão soando muito bem obrigado.

Tenho usado sempre um pedal compressor e às vezes uso um Phaser, quando acho que precisa.

Meu baixo passivo agora tá com um timbre que consigo tocar de tudo, carimbó, forró, samba, funk, rock e o escambau de asa!
O Condor AG5000 também consigo tocar qualquer ritmo que eu me proponha.

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Mensagem por Ivanov_br Sex Out 04, 2024 11:48 am

Usar um pre-amp com o baixo passivo não é despassivar?







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Mensagem por CSergio Sex Out 04, 2024 12:15 pm

B3ck1m2n escreveu:
QUARTER TONE P - MALAGOLI

Quarter Tone: Pop, Blues, Classic Rock, Heavy Rock, Punk, Classic Metal e Nu-Metal
P-Hot: Pop, Blues, Classic Rock, Hard Rock e Heavy Metal.
Custom 51: Country, Pop, Blues, Funk, Classic Rock e Hard Rock.

Acho meio "sei lá", essas classificações da Malagoli; porque na prática, sinto diferença sutil, pouca.
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Mensagem por Edão Sex Out 04, 2024 1:16 pm

CSergio escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
QUARTER TONE P - MALAGOLI

Quarter Tone: Pop, Blues, Classic Rock, Heavy Rock, Punk, Classic Metal e Nu-Metal
P-Hot: Pop, Blues, Classic Rock, Hard Rock e Heavy Metal.
Custom 51: Country, Pop, Blues, Funk, Classic Rock e Hard Rock.

Acho meio "sei lá", essas classificações da Malagoli; porque na prática, sinto diferença sutil, pouca.

Talvez isso seja apenas perspectiva pra venda. Mais saída = som mais pesado e etc.

Tô usando captadores de saída alta da Cabrera e tô achando muito bom. Toco forró pé-de-serra, carimbó, samba, MPB e coisas do tipo e todos os músicos, cantores que toco gostam desse timbre que tô agora, mais até do que o som do Condor AG5000.

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Mensagem por Edão Sex Out 04, 2024 1:34 pm

Ivanov_br escreveu:Usar um pre-amp com o baixo passivo não é despassivar?

Acho que sim, mas é um dos investimentos futuros.

Na fila estão:
1. Fender Downtown Express
2. Harley Benton Custom Line Bass DI-Expander
3. MXR 81 Bass Preamp

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Mensagem por jgs Sex Out 04, 2024 3:41 pm

eu gosto desse preamp aqui, justamente pra usar com baixo passivo:


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Mensagem por Stormbringer Sex Out 04, 2024 8:50 pm

Eu fiz o caminho contrário: comecei com baixos ativos, agora só gosto de tocar nos passivos. Mesmo meus ativos tem chave pra desligar, eu sempre desligo.
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Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 05, 2024 5:52 pm

CSergio escreveu:
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Quarter Tone: Pop, Blues, Classic Rock, Heavy Rock, Punk, Classic Metal e Nu-Metal
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Custom 51: Country, Pop, Blues, Funk, Classic Rock e Hard Rock.

Acho meio "sei lá", essas classificações da Malagoli; porque na prática, sinto diferença sutil, pouca.

Essa foi sua mensagem número 4321 no fórum. Sabe o que isso significa? Nada. Meu som não casa mais com baixos passivos. 1f60e


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Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 05, 2024 5:53 pm

CSergio escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
QUARTER TONE P - MALAGOLI

Quarter Tone: Pop, Blues, Classic Rock, Heavy Rock, Punk, Classic Metal e Nu-Metal
P-Hot: Pop, Blues, Classic Rock, Hard Rock e Heavy Metal.
Custom 51: Country, Pop, Blues, Funk, Classic Rock e Hard Rock.

Acho meio "sei lá", essas classificações da Malagoli; porque na prática, sinto diferença sutil, pouca.

Pode crer. Impossível ser mais genérico do que essas classificações. Informação inútil. Muito mais fácil ele colocar que tanto faz um ou outro.
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Meu som não casa mais com baixos passivos. Empty Re: Meu som não casa mais com baixos passivos.

Mensagem por WHead Sáb Out 05, 2024 6:12 pm

Edão escreveu:
CSergio escreveu:
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Quarter Tone: Pop, Blues, Classic Rock, Heavy Rock, Punk, Classic Metal e Nu-Metal
P-Hot: Pop, Blues, Classic Rock, Hard Rock e Heavy Metal.
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Acho meio "sei lá", essas classificações da Malagoli; porque na prática, sinto diferença sutil, pouca.

Talvez isso seja apenas perspectiva pra venda. Mais saída = som mais pesado e etc.

Tô usando captadores de saída alta da Cabrera e tô achando muito bom. Toco forró pé-de-serra, carimbó, samba, MPB e coisas do tipo e todos os músicos, cantores que toco gostam desse timbre que tô agora, mais até do que o som do Condor AG5000.

Sei lá... captador pra isso ou pra aquilo cai na do Jazz Bass pra jazz e Rockbass pra rock, não cai não?
Gostou, pagou, cada um toca o que quiser, né não?

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Mensagem por Edão Dom Out 06, 2024 8:54 am

WHead escreveu:
Edão escreveu:
CSergio escreveu:
B3ck1m2n escreveu:
QUARTER TONE P - MALAGOLI

Quarter Tone: Pop, Blues, Classic Rock, Heavy Rock, Punk, Classic Metal e Nu-Metal
P-Hot: Pop, Blues, Classic Rock, Hard Rock e Heavy Metal.
Custom 51: Country, Pop, Blues, Funk, Classic Rock e Hard Rock.

Acho meio "sei lá", essas classificações da Malagoli; porque na prática, sinto diferença sutil, pouca.

Talvez isso seja apenas perspectiva pra venda. Mais saída = som mais pesado e etc.

Tô usando captadores de saída alta da Cabrera e tô achando muito bom. Toco forró pé-de-serra, carimbó, samba, MPB e coisas do tipo e todos os músicos, cantores que toco gostam desse timbre que tô agora, mais até do que o som do Condor AG5000.

Sei lá... captador pra isso ou pra aquilo cai na do Jazz Bass pra jazz e Rockbass pra rock, não cai não?
Gostou, pagou, cada um toca o que quiser, né não?

Tudo na vida tem um pouco essa perspectiva. É natural. Serve pra isso, pra aquilo e etc.
Mas uma coisa é certa e você falou: Jazz Bass serve pra tocar jazz, Rockbass pra tocar rock, e... Kkkkkkkkkkkkk
Realmente essas perspectivas de sonoridade estabelecidas pelos fabricantes, geralmente se esvaziam na prática, ou seja, nem tudo é o que parece ser, ainda mais em se tratando de gosto musical e aplicabilidade prática.

Vejo por mim, instalei "ótimos" captadores de marca consagrada, mas de um modelo que eu ainda não conhecia, mais modernos e etc. e não gostei nem um pouco. Não gostei nada. Voltei pra os captadores que eu estava usando antes e voilá.
O histórico é que o baixo era fretless e os Pickups Cabrera estavam instalados nele, eu achava o som muito quente o som, distorcia, instalei os Fender, piorou, som esquisitíssimo. Aí mandei instalar trastes no baixo. Com os Fenders Yosemite ainda não ficou bom. Instalei os Cabreras de volta e o baixo tá um canhão de bão.

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