Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review - Baixo Tonante Jazz Mine.

+7
JAZZigo
Jãozeiro
CSergio
Wardog_76
vinibassplayer
B3ck1m2n
Klhada
11 participantes

Ir para baixo

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Empty Review - Baixo Tonante Jazz Mine.

Mensagem por Klhada Sex 21 Jun 2024 - 9:26

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Img_2013

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Img_2014

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Img_2015

Bom dia!

Participei do fórum por um tempo, toquei baixo e voltei pra guitarra tongue

Mas como atualmente estou mais preocupado em me divertir com música, comprei esse baixo baratoso.

São instrumentos novos, feitos na China, mas alguém teve a "genial" ideia de relançar a marca Tonante. Não sei se o saudosismo de uns vai vencer as experiências ruins de todo mundo que teve um instrumento desses, mas tudo bem. Não encontrei muita coisa na internet quando procurei.

Comprei por menos de 900 reais com envio grátis pelo Mercado Livre. Existem outras opções nesse valor mas eu REALMENTE achei legal o shape.

Sobre a construção: tão bom ou tão ruim quanto um baixo china nessa faixa de preço. Tudo funciona, não tem nada fora de lugar. Tensor funciona, tudo certinho. Alguma hora vou parar pra regular bem (eu que fazia nas minhas guitarras), mas no momento estou tocando sem stress. Única coisa que alguém poderia se incomodar (e eu botei foto) é uma mancha na escala. De resto, riscos mínimos na pintura (pintura preta é sempre chato de deixar perfeito) e é isso.

Config de jazz bass, potenciômetros vagabundos. Pra mim faz som de baixo e tá certo. Tarraxas estão segurando a afinação, mas não passam muita confiança não. Estou ligando numa pedaleira de guitarra (Hotone ampero mini), mas hoje em dia todas essas traquitanas eletrônicas funcionam com qq instrumento e tem uns amps de baixo. A ideia é tocar bastante e daqui a uns meses ir na Teodoro testar um baixo de 5 cordas (pq sim). Se eu não gostar da pegada, acredito que vale a pena fazer upgrades simples nesse baixo e ficar usando ele sem problema nenhum.

Agora estou tocando com um app que chama Yousician, só pra ir tocando mesmo. Tem um curso básico de teoria e tals, mas é básico mesmo, e teoria eu já sei de todo o tempo de guitarra jazz que eu tentei tocar. Pago 8 dólares por mês pra ter acesso a muitas músicas de vários estilos que eu não ia tocar e uma ferramenta de treino. Não acho caro pelo que está me proporcionando.

Depois que eu acabar o método básico vou estudar um método que tenho aqui (Bass Method do Ed Friedland) ao mesmo tempo que vou começar a tirar músicas que me interessam. Mas tentar tocar mais e não cometer o mesmo erro da guitarra, onde ficava estudando, estudando, estudando e não tocava p*rra nenhuma de música. Laughing
Klhada
Klhada
Membro

peter.forc, WHead, msan.94 e LeandroDamasceno gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Empty Re: Review - Baixo Tonante Jazz Mine.

Mensagem por B3ck1m2n Sex 21 Jun 2024 - 9:48

Legal, cara! Depois grava um som aí com ele e manda pra gente ouvir esse Tonante! Smile

Última edição por B3ck1m2n em Sáb 22 Jun 2024 - 13:57, editado 2 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por vinibassplayer Sáb 22 Jun 2024 - 13:51

primeiro corajoso q apareceu com o baixo pra contar a historia!

kd os sons e videos???

Membro

B3ck1m2n e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Mensagem por Wardog_76 Sáb 22 Jun 2024 - 14:34

Massa demais kkkk, o primeiro corajoso, fico no aguardo do som dessa peça.

Mas e essa mancha ai na escala? Quer dizer que ela é só pintada por cima? Fiquei confuso...
Wardog_76
Wardog_76
Membro

Mensagem por CSergio Sáb 22 Jun 2024 - 14:39

Bacana a iniciativa.
Essa manchinha na escala foi capciosa.
What a Face
O plate, onde ficam os knobs, é plástico, acrílico ou metal?
CSergio
CSergio
Membro

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Mensagem por Jãozeiro Sáb 22 Jun 2024 - 14:56

Ora, ora, temos um desbravador.

Por menos de 900? Pensei que viriam a preço de Sx, no mínimo. Isso é bom.

Agora, essa mancha na escala...que tipo de mancha é? Seria um belo arranhão na camada superficial revelando outra coisa por baixo? (Que medo...)

Pode ser escala clara que na verdade foi tingida de escala escura. Em alguns instrumentos bem baratos é assim. Parece ser, pois até onde sei escala escura não varia a tonalidade dessa forma.

EDIT: vi as especificações no site e lembrei que é technical wood. Então é isso mesmo, uma lâmina superficial tingida com cor escura e por baixo sabe se lá o quê tem ali.

Mas legal, até o momento não parece ser nada de menos (nem de mais) considerando novo por menos de 900 e com frete grátis.

Última edição por Jãozeiro em Sáb 22 Jun 2024 - 15:09, editado 2 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Wardog_76 gosta desta mensagem

Mensagem por Jãozeiro Sáb 22 Jun 2024 - 15:07

Klhada escreveu:Tudo funciona, não tem nada fora de lugar. Tensor funciona, tudo certinho.

Lembrando que isso não é elogio ou ponto positivo...é a obrigação da marca entregar um instrumento (que foi pago) funcionando perfeitamente.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

B3ck1m2n e Dotti gostam desta mensagem

Mensagem por vinibassplayer Sáb 22 Jun 2024 - 15:36

Jãozeiro escreveu:
Klhada escreveu:Tudo funciona, não tem nada fora de lugar. Tensor funciona, tudo certinho.

Lembrando que isso não é elogio ou ponto positivo...é a obrigação da marca entregar um instrumento (que foi pago) funcionando perfeitamente.

pelo historico da marca, um baixo tonante que afine bem passa a ser elogio msm kkkkkkkkk

Membro

HenriqueBessa e agcedraz gostam desta mensagem

Mensagem por JAZZigo Sáb 22 Jun 2024 - 17:02

Klhada escreveu:Bom dia!

Participei do fórum por um tempo, toquei baixo e voltei pra guitarra tongue

Mas como atualmente estou mais preocupado em me divertir com música, comprei esse baixo baratoso.

São instrumentos novos, feitos na China, mas alguém teve a "genial" ideia de relançar a marca Tonante. Não sei se o saudosismo de uns vai vencer as experiências ruins de todo mundo que teve um instrumento desses, mas tudo bem. Não encontrei muita coisa na internet quando procurei.

Comprei por menos de 900 reais com envio grátis pelo Mercado Livre. Existem outras opções nesse valor mas eu REALMENTE achei legal o shape.

Sobre a construção: tão bom ou tão ruim quanto um baixo china nessa faixa de preço. Tudo funciona, não tem nada fora de lugar. Tensor funciona, tudo certinho. Alguma hora vou parar pra regular bem (eu que fazia nas minhas guitarras), mas no momento estou tocando sem stress. Única coisa que alguém poderia se incomodar (e eu botei foto) é uma mancha na escala. De resto, riscos mínimos na pintura (pintura preta é sempre chato de deixar perfeito) e é isso.

Config de jazz bass, potenciômetros vagabundos. Pra mim faz som de baixo e tá certo. Tarraxas estão segurando a afinação, mas não passam muita confiança não. Estou ligando numa pedaleira de guitarra (Hotone ampero mini), mas hoje em dia todas essas traquitanas eletrônicas funcionam com qq instrumento e tem uns amps de baixo. A ideia é tocar bastante e daqui a uns meses ir na Teodoro testar um baixo de 5 cordas (pq sim). Se eu não gostar da pegada, acredito que vale a pena fazer upgrades simples nesse baixo e ficar usando ele sem problema nenhum.

Agora estou tocando com um app que chama Yousician, só pra ir tocando mesmo. Tem um curso básico de teoria e tals, mas é básico mesmo, e teoria eu já sei de todo o tempo de guitarra jazz que eu tentei tocar. Pago 8 dólares por mês pra ter acesso a muitas músicas de vários estilos que eu não ia tocar e uma ferramenta de treino. Não acho caro pelo que está me proporcionando.

Depois que eu acabar o método básico vou estudar um método que tenho aqui (Bass Method do Ed Friedland) ao mesmo tempo que vou começar a tirar músicas que me interessam. Mas tentar tocar mais e não cometer o mesmo erro da guitarra, onde ficava estudando, estudando, estudando e não tocava p*rra nenhuma de música. Laughing
Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Brunno-sarttori-bruno-sartori

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

HenriqueBessa gosta desta mensagem

Mensagem por Klhada Dom 23 Jun 2024 - 18:04

CSergio escreveu:Bacana a iniciativa.
What a Face

acrílico, aparentemente.

Sobre a mancha na escala: não se se quiseram só tentar fazer algo que parecesse mais "natural" ou seu foi tosquice mesmo. Mas não parece que foi pintado e raspou ali não. Me parece que saiu da prensa (ou sei lá que máquina que faz o processo) desse jeito mesmo.

E sobre entregar um instrumento que funcione perfeitamente... eu já paguei mais caro que isso num Tagima de 6 cordas que veio com um captador de 5 cordas. Ou seja, infelizmente tem que se contentar com o mínimo do mínimo mesmo. tongue
Klhada
Klhada
Membro

Mensagem por Jãozeiro Dom 23 Jun 2024 - 18:14

Klhada escreveu:E sobre entregar um instrumento que funcione perfeitamente... eu já paguei mais caro que isso num Tagima de 6 cordas que veio com um captador de 5 cordas. Ou seja, infelizmente tem que se contentar com o mínimo do mínimo mesmo. tongue

Então, mas nesse caso a Tagima que merece levar erguida, e não a Tonante que merece elogio.

Entregar o baixo com tudo funcionando direitinho é (ou deveria ser) a situação neutra, o 0x0 do negócio. Mas realmente, pelo o que se sabe, se tratando de Tonante parece ser uma vitória enorme.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por CSergio Dom 23 Jun 2024 - 21:19

Klhada escreveu:
CSergio escreveu:Bacana a iniciativa.
What a Face

acrílico, aparentemente.

Sobre a mancha na escala: não se se quiseram só tentar fazer algo que parecesse mais "natural" ou seu foi tosquice mesmo. Mas não parece que foi pintado e raspou ali não. Me parece que saiu da prensa (ou sei lá que máquina que faz o processo) desse jeito mesmo.

E sobre entregar um instrumento que funcione perfeitamente... eu já paguei mais caro que isso num Tagima de 6 cordas que veio com um captador de 5 cordas. Ou seja, infelizmente tem que se contentar com o mínimo do mínimo mesmo. tongue

Obrigado pela resposta sobre o plate.

Lembro do seu caso do captador.
Neutral
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por CSergio Dom 23 Jun 2024 - 21:37

A manchinha na escala, talvez pode ter sido falha no tingimento, uma falha na escolha da madeira, ou ao dar acabamento na lixa (alô controle de qualidade).

A escala technical wood, nas fotos, me parece igual a de baixos como Auburn, Seven, Memphis by Tagima que já tive chance de pôr as mãos; marcas de entrada e feitas na China.
Até agora não vi problema sobre esse tipo de escala: não manchou, não encolheu, não rachou, traste não soltou, etc; só a longo prazo não sei dizer como estará; quem sabe daqui a 5, 10 anos comentarei.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por CSergio Ter 25 Jun 2024 - 16:14

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 20240625-160517

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 20240625-160553

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 20240625-160559

Escala parecida com do Auburn (marcação em bloco); as duas nas fotos são tech wood.

* Edit: terceira foto, terceira casa; mesmo tipo de falha, bem pequena; anos com esse baixo e só agora notei.

Última edição por CSergio em Ter 25 Jun 2024 - 16:18, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Klhada Ter 25 Jun 2024 - 16:18

Sim.

Bom, não tem pinta que a mancha é alguma batida nem nada no lugar, e o baixo segue da mesma forma que antes. Então, só alegria! O músico ainda tá meia boca, mas isso o instrumento não tem culpa e seguimos estudando. Laughing

Mas tava dando uma fuçada no aliexpress da vida, e pelo valor que eu paguei, acredito que mais pra frente dava pra comprar uns caps e tarraxas (talvez ponte) lá dos Guyker da vida. Regular, blindar e trocar os pots por uns decentes. Se comprar tudo sem pressa não sai caro e sempre dá pra passar as peças pra outro baixo se precisar. Mas por enquanto a preocupação é só fazer barulho mesmo.
Klhada
Klhada
Membro

Mensagem por B3ck1m2n Seg 8 Jul 2024 - 14:37

Pessoal da Tonante tá deixando a desejar! Ainda não saiu nem um review descente no Youtube ou no Insta. O que custava mandar um exemplar pra alguns canais pro pessoal falar a respeito do produto e divulgar? Porque esses reviews a conta-gotas, será medo? scratch
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

gpascutti gosta desta mensagem

Mensagem por WHead Sex 12 Jul 2024 - 14:17

Review: @estudio218_vintage

FCBR-CT
FCBR-CT

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Mensagem por Jãozeiro Sex 12 Jul 2024 - 16:23

B3ck1m2n escreveu:Pessoal da Tonante tá deixando a desejar! Ainda não saiu nem um review descente no Youtube ou no Insta. O que custava mandar um exemplar pra alguns canais pro pessoal falar a respeito do produto e divulgar? Porque esses reviews a conta-gotas, será medo? scratch

Deve ser medo de mandarem o Tonante pro carinha do YouTube e ele falar mal mesmo sendo review pago.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por Cantão Sex 12 Jul 2024 - 17:01

Tem um brother com um micro review do Tonante Jazz Mine aqui nesse link do Facebook  up

https://www.facebook.com/share/r/sS7a1PRaQVnKqqjm/?mibextid=oFDknk

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por LeandroDamasceno Ter 30 Jul 2024 - 16:02

Esses novos instrumentos da Tonante não têm nada a ver com os Tonante das décadas de 80 e 90. Só compraram o nome apostando numa nostalgia que eu não sei da onde pode vir; porque todo mundo que eu conheço que teve um Tonante odiou a experiência. De qualquer maneira, são instrumentos feitos na China com a marca Tonante. A mesma coisa que a Michael faz, que a Strinberg faz, outras tantas empresas fazem.

O melhor review que eu vi desses instrumentos foi esse aqui: https://youtu.be/3U64xJB-MXY?si=9BXUEYxKb2Exj-wX

E confesso que eu fiquei na pilha de pegar um desse e fazer dele um projeto. Trocar ferragens, captação, etc. para fazer um baixo para chamar de "meu baixo". Acho que ainda faço isso mais cedo do que tarde.

LeandroDamasceno
Membro

Mensagem por CSergio Ter 30 Jul 2024 - 20:03

WHead escreveu:

O carinha comentou que a escala é rosewood; postei lá que é tech wood Wink

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 51fejs10

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 61en3n10

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Captur84

Este camarada não teve sorte na compra (Amazon); transportadora deve ter jogado como saco de batata.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por B3ck1m2n Qua 14 Ago 2024 - 10:04

CSergio escreveu:
WHead escreveu:

O carinha comentou que a escala é rosewood; postei lá que é tech wood Wink

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 51fejs10

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 61en3n10

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. Captur84

Este camarada não teve sorte na compra (Amazon); transportadora deve ter jogado como saco de batata.

Isso aí já deixa um pé atrás... Tudo bem que o instrumento deve ter sofrido avarias severas, mas demonstrou ser pastante frágil esse plate... E pra um negócio que vc não vai achar outro fácil pra substituir, visto que ele é fora do padrão...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por DiegoBueno Sáb 17 Ago 2024 - 13:16

Nao entendi. Se o entregador avaria o instrumento, a culpa eh da fragilidade do instrumento? Pra mim isso eh o mesmo que acusar o fabricante das caixas de papelão pelaa qualidade, se a caixa não aguentar que o entregador pise-a sem.que amasse..
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Mensagem por CSergio Sáb 17 Ago 2024 - 14:56

CSergio escreveu:

Friso novamente; na minha cabeça: isso foi culpa da transportadora.

Esse ai pegou pancada no envio e não foi pouca; (poder)ia acontecer com qualquer outra marca.

Deu pra ver que não foi leve:
- arrancou pedaços da pintura
- quebrou o control plate de acrílico
- fez os parafusos do jack plate saltarem pra fora
- arrisco a dizer, que fez até as buchas das tarraxas saltarem pra fora também

________

* Edit¹: Essa semana mesmo, tava conversando com um camarada, ele comprou um Tagima novo, e chegou na casa dele com a pintura lascada praticamente nesse mesmo ponto do Tonante que chegou danificado pro cidadão ai.

* Edit²: Consegui foto desse caso acima, dano semelhante

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 20240812
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Jãozeiro Dom 18 Ago 2024 - 10:01

Essas pouca vergonha com frete em 2024 são inadmissíveis, não entendo por que isso ainda acontece.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por B3ck1m2n Dom 18 Ago 2024 - 10:48

DiegoBueno escreveu:Nao entendi. Se o entregador avaria o instrumento,  a culpa eh da fragilidade do instrumento? Pra mim isso eh o mesmo que acusar o fabricante das caixas de papelão pelaa qualidade, se a caixa não aguentar que o entregador pise-a sem.que amasse..
Não é isso, não tem falando que um ou outro tem culpa! Tô é imaginando a coisa como um daqueles testes de resistência do Inmetro em que jogam um peso contra o objeto pra ver o quanto ele resiste, saca? Claramente esse plate do Jazz Mine mostrou não ter essa resistência toda, então também em alguma situação do dia a dia pode vir a rachar, quebrar... Diferente do plate de outros baixos chineses ou de outras marcas.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagem por Jãozeiro Dom 18 Ago 2024 - 12:23

^ Se tem um negócio bom pra economizar é nesse tipo de coisa, esses plástico tudo. Isso deve custar zero centavos na China.
E no fundo é o que esperamos quando se trata de baixos super de entrada: que tenham hardware mais frágil, elétrica duvidosa, mas que no mínimo garantam uma boa parte estrutural (madeira de verdade, construção correta), pois o resto é substituível. .

Agora, realmente, se precisar repor um control plate desses, danou-se. Mas nitidamente é um caso de manuseio catastrófico da transportadora.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagem por CSergio Dom 18 Ago 2024 - 15:12

Já comprei alguns instrumentos novos ao longo dos anos.
E na maioria das vezes a proteção é minima; é tipo isso (foto aleatória da web):

Review - Baixo Tonante Jazz Mine. 32344011

- caixa de papelão do instrumento
- placas de isopor em pontos chaves (pontas do corpo, perto do headstock)
- um saco, de isopor bem fino e leve enrolando o baixo
- e só

Considerando essas fotos, se jogarem a caixa durante o transporte, bater de quina no chão, não fica difícil imaginar o resultado do "cuidado" no envio.

Com sorte, nunca tive o desprazer de receber algum baixo novo danificado por falta de cuidado no envio.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo