Problema esquisito com um Peavey Max 250
+4
Christian
allexcosta
NESCAU
ramon.paulofigueiredo
8 participantes
Página 1 de 1
Problema esquisito com um Peavey Max 250
Bom dia galera, venho aqui por meio desse fórum procurar algumas dicas, ou talvez uma orientação do que devo fazer pra encontrar uma solução para o meu amp.
Pois bem, comprei ele novo num loja de manaus, chegou a minha casa, toquei com ele, fiz shows, mas hoje em dia ele parece soar esquisito, o som está meio magro e não consigo achar uma configuração nos botões de equalização que me agrade, já levei num luthier ele fez a limpeza do circuito, identificou alguns problemas com botão do afinador e no tweeter, foram resolvidos mas o problema pesistir, meu baixo ainda soa de forma estranha, mas quando eu uso os fones no amp, o falante é desligado, e o baixo soa lindamente como deveria soar. Alguem tem alguma ideia do que poderia ser ? Talvez o falante esteja ruim ou comprometido, não sei. estou aberto a ideias porque já tentei de tudo...
Pois bem, comprei ele novo num loja de manaus, chegou a minha casa, toquei com ele, fiz shows, mas hoje em dia ele parece soar esquisito, o som está meio magro e não consigo achar uma configuração nos botões de equalização que me agrade, já levei num luthier ele fez a limpeza do circuito, identificou alguns problemas com botão do afinador e no tweeter, foram resolvidos mas o problema pesistir, meu baixo ainda soa de forma estranha, mas quando eu uso os fones no amp, o falante é desligado, e o baixo soa lindamente como deveria soar. Alguem tem alguma ideia do que poderia ser ? Talvez o falante esteja ruim ou comprometido, não sei. estou aberto a ideias porque já tentei de tudo...
ramon.paulofigueiredo- Membro
Re: Problema esquisito com um Peavey Max 250
Se o baixo soa ruim na caixa e no fone não, eu começaria a investigar a partir da saída de potência do amp até o falante.
O que eu verificaria: a saída de potência do amp, o jack da saída de potência, o plug do cabo de potência, o cabo de potência, a conexão do cabo com o falante (soldas, plugs, conectores, etc...) e o falante (tentaria, inclusive, substituir por outro para, pelo menos, testar).
O que eu verificaria: a saída de potência do amp, o jack da saída de potência, o plug do cabo de potência, o cabo de potência, a conexão do cabo com o falante (soldas, plugs, conectores, etc...) e o falante (tentaria, inclusive, substituir por outro para, pelo menos, testar).
NESCAU- Membro
Pode ser várias coisas...
Esse amp tem SEND/RETURN?
allexcosta escreveu:Pode ser várias coisas...
Sim, e som tbm fica bem esquisito quando eu plugo o baixo no return...
tenta desconectar a caixa e ligar em uma externa
Christian- Membro
ramon.paulofigueiredo escreveu:quando eu uso os fones no amp, o falante é desligado, e o baixo soa lindamente como deveria soar. Alguem tem alguma ideia do que poderia ser ? Talvez o falante esteja ruim ou comprometido, não sei. estou aberto a ideias porque já tentei de tudo...
Cara, pode não ter nada a ver, mas o guitarrista da minha banda tem um Peavey Bandit 112, e estava com a mesma percepção, ampli com som meio "xôxo", parecia não "falar" mais como era antes. Ele trocou o falante e mudou da água pro vinho. Não saberei explicar nos termos ditos por ele mas, em resumo, o diagnostico que deram na assistencia é que poderia ser "altofalante cansado". Sim, soa estranho e é até um tanto quanto engraçado isso, mas o fato é que a troca de falante mudou tudo e o ampli voltou a ser o que era.
ramon.paulofigueiredo escreveu:allexcosta escreveu:Pode ser várias coisas...
Sim, e som tbm fica bem esquisito quando eu plugo o baixo no return...
Tente uma boa limpeza dos jacks de SEND e RETURN. Use limpa contato ou álcool isopropílico, talvez com um palito ou lápis e um pedaço de lixa.
DiegoBueno escreveu:diagnostico que deram na assistencia é que poderia ser "altofalante cansado". Sim, soa estranho e é até um tanto quanto engraçado isso, mas o fato é que a troca de falante mudou tudo e o ampli voltou a ser o que era.
Falantes cansam. Não é nada incomum... Muitas vezes são micro rachaduras no cone, descolamentos mínimos que não chegam a causar som rachando ou algo assim, mas prejudica o movimento do cone e consequente reprodução de áudio, especialmente em frequências mais baixas.
allexcosta escreveu:DiegoBueno escreveu:diagnostico que deram na assistencia é que poderia ser "altofalante cansado". Sim, soa estranho e é até um tanto quanto engraçado isso, mas o fato é que a troca de falante mudou tudo e o ampli voltou a ser o que era.
Falantes cansam. Não é nada incomum... Muitas vezes são micro rachaduras no cone, descolamentos mínimos que não chegam a causar som rachando ou algo assim, mas prejudica o movimento do cone e consequente reprodução de áudio, especialmente em frequências mais baixas.
Entendi. No meu caso não é que eu duvidasse, apenas achei um termo "estranho", mas que faz total sentido diante do que vc explicou. E como não tenho tanto conhecimento sobre isso não sabia se era o modo "correto" para me referir ao que ocorreu (as vezes existe algum termo técnico ou coisa assim).
Grato pelo esclarecimento.
DiegoBueno escreveu:ramon.paulofigueiredo escreveu:quando eu uso os fones no amp, o falante é desligado, e o baixo soa lindamente como deveria soar. Alguem tem alguma ideia do que poderia ser ? Talvez o falante esteja ruim ou comprometido, não sei. estou aberto a ideias porque já tentei de tudo...
Cara, pode não ter nada a ver, mas o guitarrista da minha banda tem um Peavey Bandit 112, e estava com a mesma percepção, ampli com som meio "xôxo", parecia não "falar" mais como era antes. Ele trocou o falante e mudou da água pro vinho. Não saberei explicar nos termos ditos por ele mas, em resumo, o diagnostico que deram na assistencia é que poderia ser "altofalante cansado". Sim, soa estranho e é até um tanto quanto engraçado isso, mas o fato é que a troca de falante mudou tudo e o ampli voltou a ser o que era.
Curioso... agora que vcs explicaram, pode ser que seja isso mesmo... caramba que doideira, altofalante cansado, nunca tinha ouvido essa expressão. Enfim, agradeço a todos por esclarecem minhas duvidas. vou de mt valia. Espero que seja isso mesmo e eu consiga resolver, pq não gostaria de ter que me desfazer do amp =(
DiegoBueno escreveu:allexcosta escreveu:DiegoBueno escreveu:diagnostico que deram na assistencia é que poderia ser "altofalante cansado". Sim, soa estranho e é até um tanto quanto engraçado isso, mas o fato é que a troca de falante mudou tudo e o ampli voltou a ser o que era.
Entendi. No meu caso não é que eu duvidasse, apenas achei um termo "estranho", mas que faz total sentido diante do que vc explicou. E como não tenho tanto conhecimento sobre isso não sabia se era o modo "correto" para me referir ao que ocorreu (as vezes existe algum termo técnico ou coisa assim).
Se até os autofalantes ficam "cansados", imagine nós músicos! Ê vida!
B3ck1m2n- Membro
ramon.paulofigueiredo escreveu:já levei num luthier
Leva num cara bom das eletrônica mesmo. Se bem que técnico bom não se acha em toda esquina. Mas procura indicações de algum bom.
Jãozeiro- Membro
A quanto tempo você está com esse amp Ramon ? Tú disse que comprou ele novo brother , mas quando comprou ?
Cantão- Moderador
Cantão escreveu:A quanto tempo você está com esse amp Ramon ? Tú disse que comprou ele novo brother , mas quando comprou ?
Fez um ano agora em julho mais ou menos.
DiegoBueno escreveu:Entendi. No meu caso não é que eu duvidasse, apenas achei um termo "estranho", mas que faz total sentido diante do que vc explicou. E como não tenho tanto conhecimento sobre isso não sabia se era o modo "correto" para me referir ao que ocorreu (as vezes existe algum termo técnico ou coisa assim).
É que são várias coisas que podem acontecer num falante para que ele soe aquém da sua melhor forma, então como a pessoa muitas vezes não sabe exatamente o que é ou o problema é "sub-clínico", muitas vezes se usa essa expressão "cansado".
Até em captadores, que uma performance sub-ótima geralmente é desmagnetização dos pólos, se fala também...
O motor de um carro quando ainda funciona direito, mas já perdeu compressão...
Etc...
ramon.paulofigueiredo escreveu:Cantão escreveu:A quanto tempo você está com esse amp Ramon ? Tú disse que comprou ele novo brother , mas quando comprou ?
Faça a limpeza dos jacks.
Em cidade litorânea acontece muito oxidação prematura e isso afeta a performance do amp.
O falante de um Peavey não era pra "cansar" em 1 ano, a não ser que tenha sofrido muito abuso.
Concordo com você Alex , até perguntei para o Ramon a quanto tempo ele comprou o amp , pois ele não tinha postado essa informação.allexcosta escreveu:ramon.paulofigueiredo escreveu:Cantão escreveu:A quanto tempo você está com esse amp Ramon ? Tú disse que comprou ele novo brother , mas quando comprou ?
Faça a limpeza dos jacks.
Em cidade litorânea acontece muito oxidação prematura e isso afeta a performance do amp.
O falante de um Peavey não era pra "cansar" em 1 ano, a não ser que tenha sofrido muito abuso.
Ensaiei em estúdio que tinha um amp da peavey , e o dono disse que o tinha a anos , sem nunca ter tido nenhum problema , só fazia a revisão preventiva uma vez por ano.
Cantão- Moderador