Regulagem da ponte do zero
+2
andreitorc
Fabio Linhares
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Regulagem da ponte do zero
Vou colocar uma ponta nova em um Jazz Bass, mas não sei por onde começar a regulagem. Tenho um JB onde os carrinhos estão mais recolhidos, outros com os carrinhos mais abertos. Que diferença isso faz? Existe apenas uma regulagem correta? Pensando em oitavas e não em altura da corda.
Agradeço desde já
Agradeço desde já
Fabio Linhares- Membro
Re: Regulagem da ponte do zero
Fabio Linhares escreveu:Vou colocar uma ponta nova em um Jazz Bass, mas não sei por onde começar a regulagem. Tenho um JB onde os carrinhos estão mais recolhidos, outros com os carrinhos mais abertos. Que diferença isso faz? Existe apenas uma regulagem correta? Pensando em oitavas e não em altura da corda.
Agradeço desde já
Fábio, a posição onde os carrinhos devem ficar varia de um instrumento pra outro e até entre encordoamentos. Eu tentaria deixar os carrinhos da ponte nova em uma posição parecida com os da antiga (se estiver regulado, é claro), e faria o ajuste fino a partir daí
andreitorc- Membro
Costumo usar o olhômetro, deixando os saddles mais à frente da ponte, prévia e aproximadamente alinhados em sua ordem lógica (imagem abaixo), e afinar as oitavas a partir daí:
JAZZigo- FCBR-CT
Com o tempo, aprendi a fazer como Jazzigo explicou acima.
Inicialmente deixo os carrinhos mais pra frente.
Depois para acertar as oitavas, fica mais fácil chegar num bom resultado apertando o parafuso do carrinho.
Afrouxar esse parafuso, depois de ter afinado com a corda solta, dá bem mais trabalho .
Inicialmente deixo os carrinhos mais pra frente.
Depois para acertar as oitavas, fica mais fácil chegar num bom resultado apertando o parafuso do carrinho.
Afrouxar esse parafuso, depois de ter afinado com a corda solta, dá bem mais trabalho .
CSergio- Membro
Fabio Linhares escreveu:Existe apenas uma regulagem correta?
De jeito nenhum. Cada baixo pega uma regulagem.
O tópico fixo de regulagem que está em luteria deve ser suficiente para as dúvidas que possam surgir sobre esse assunto.
Fabio Linhares escreveu:Vou colocar uma ponta nova em um Jazz Bass, mas não sei por onde começar a regulagem. Tenho um JB onde os carrinhos estão mais recolhidos, outros com os carrinhos mais abertos. Que diferença isso faz? Existe apenas uma regulagem correta?
Agradeço desde já
A diferença que faz é se seu baixo vai afinar corretamente ou não. "Somente" isso, hehe.
Quem dita a posição exata dos carrinhos é a regulagem das oitavas, que você faz com um afinador e de preferência cordas novas. E com paciência.
A posição correta do carrinho é aquela em que faz com que a corda seja dividida em duas oitavas proporcionais quando pressionada no 12° traste.
Além do Fórum tem video a rodo ensinando no YouTube também.
Jãozeiro- Membro