"Até um parafuso do escudo influencia no timbre".
+12
B3ck1m2n
agcedraz
CSergio
bodhan
HenriqueBessa
Cantão
pedrohenrique.astronauta
Stefano T.
Jãozeiro
Alex BHT
WHead
Zubrycky
16 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
"Até um parafuso do escudo influencia no timbre".
De acordo com "o maior luthier do Brasil" (palavra da Salvação), "até um parafuso do escudo influencia no timbre".
Re: "Até um parafuso do escudo influencia no timbre".
O que ele quis dizer é que fisicamente/cientificamente, qualquer alteração produz um resultado diferente, a questão é que nossos ouvidos não conseguem perceber alteração insignificantes como essa do parafuso. Ele afirmou que captações de baixo ganho permitem que as características estruturais dos instrumentos tenham uma parcela maior na construção do timbre, enquanto captadores de alto ganho e mais processados, com um preamp, por exemplo, fazem com que as madeiras moldem menos o timbre do instrumento.
Alex BHT- Membro
B3ck1m2n gosta desta mensagem
Quando soube que ele ia ao podcast já imaginei essas palhaçada.
O Mateus só fala disso. Com todos os entrevistados são sempre as mesmas perguntas, pois ele sabe que causam polêmica, comentários, o vídeo fica upando e ele precisa disso para o canal crescer. E os convidados que ele chama sempre soltam pérolas. Dificilmente vai um ao programa dele que não fale bobagem.
Outros títulos comuns de cortes de seu podcast são: "fiz turnê mundial com meu instrumento de 500 conto que deu pau no Custom Shop". Ou então: "minha Cuvave de 100 reais humilhou meu amp valvulado e todos meus pedais".
O Mateus só fala disso. Com todos os entrevistados são sempre as mesmas perguntas, pois ele sabe que causam polêmica, comentários, o vídeo fica upando e ele precisa disso para o canal crescer. E os convidados que ele chama sempre soltam pérolas. Dificilmente vai um ao programa dele que não fale bobagem.
Outros títulos comuns de cortes de seu podcast são: "fiz turnê mundial com meu instrumento de 500 conto que deu pau no Custom Shop". Ou então: "minha Cuvave de 100 reais humilhou meu amp valvulado e todos meus pedais".
Jãozeiro- Membro
patrickqueres gosta desta mensagem
Existem luthiers, que desenvolvem o próprio trabalho de uma forma praticamente artística e possuem verdadeiro amor pelo que fazem, e existem luthiers que se tornam empresários. O Zaganin já foi um excelente luthier, mas atualmente é o maior empresário brasileiro do setor de instrumentos musicais. As respostas que ele deu no podcast eram óbvias, todas possuem embasamento técnico mas pendem para o lado de induzir o leigo que assiste a desenvolver desejo de comprar diferentes instrumentos. Se o cara disser que uma Tagima guitarra de 2000 reais possui um timbre praticamente idêntico a uma Tagima guitarra de 8000 reais comercialmente estaria dando um tiro no próprio pé. O empresário brasileiro do setor de instrumentos musicais, tanto lojista quanto fabricante vive de polêmica, de rivalidade entre marcas, são o que mantêm o mercado aquecido, o que faz os músicos terem vontade de comprar instrumento novo a cada doze meses e por aí vai.
Até uma pintura sparkle influencia o timbre!
pedrohenrique.astronauta- Membro
HenriqueBessa gosta desta mensagem
Kkkkk , captei vossa mensagem Pedropedrohenrique.astronauta escreveu:Até uma pintura sparkle influencia o timbre!
Cantão- Moderador
pedrohenrique.astronauta escreveu:Até uma pintura sparkle influencia o timbre!
E se muda... mata o som completamente...
... e se o parafuso for pintado com sparkle? Fiquei com essa dúvida agora ...
bodhan- Membro
HenriqueBessa gosta desta mensagem
Alex BHT escreveu:O que ele quis dizer é que fisicamente/cientificamente, qualquer alteração produz um resultado diferente, a questão é que nossos ouvidos não conseguem perceber alteração insignificantes como essa do parafuso.
CSergio- Membro
Jãozeiro escreveu:
O bait (clickbait) tá na internet afora; eu fisgo porque sou bobo.
CSergio- Membro
Assisti a entrevista e não vi como algo assim tão polêmico.
Ele diz que sim, vai alterar o timbre, mas que o ouvido humano sequer perceberia.
Não ouvi nenhum absurdo nisso.
Ele diz que sim, vai alterar o timbre, mas que o ouvido humano sequer perceberia.
Não ouvi nenhum absurdo nisso.
agcedraz- Membro
Alex BHT e fernando pullbass gostam desta mensagem
No último show que eu fiz agora em Varginha eu estava fazendo uma reflexão... Notei nos músicos uma certa preocupação / necessidade com marca de instrumento, como se isso fosse lá um atestado de que se o músico é bom ou não. Fui lá, fiz o meu meu som que ficou ótimo com meu instrumento sem marca nenhuma (é um instrumento feito por Luthier, bem construído até, mas só isso, nada demais, e com alguns upgrades de captador e circuito). Outro carinha foi lá e tocou com o Fender dele com cordas DR Neon. O som tava bem legal também! Mas o meu "simprão de tudo" foi lá e fez um som tão legal quanto e com cordas Strinberg velhas (não deu tempo de eu trocá-las antes do show!). Cara, com isso não estou desmerecendo os outros equipamentos mais caros, mas querendo dizer que, na minha opinião, a gente deveria ter mais preocupação com o som produzido e não com o equipamento que o produz. Se a técnica está boa, se o som que sai tá legal, bem equalizado, se o instrumento está regulado e não está limitando a sua técnica e é isso...
B3ck1m2n- Membro
Fernando Zadá e mblacerda gostam desta mensagem
bodhan escreveu:... e se o parafuso for pintado com sparkle? Fiquei com essa dúvida agora ...
Ai altera também.bodhan escreveu:... e se o parafuso for pintado com sparkle? Fiquei com essa dúvida agora ...
Outra coisa que altera: saliencia abdominal e quantos % do corpo do baixo (ou guitarra) estao em contato constante com o corpo de quem tá tocando. E também a quantidade de liquidos, sólidos e gases presentes. Assim como a correia, o tamanho do cabelo, tecido da camiseta, material da fivela do cinto, etc. Amigo meu disse que evitava tomar muita água durante o show pq influenciava no timbre. No maximo uma garrafa de 500ml 1h antes da apresentaçao, indo no banheiro uns 10 min antes de subir no palco.
Breno_Barnabe- Membro
Por isso que os baixos que já tive soavam diferente quando alguém mais magro tocava com eles , e quando eu tocava o timbre era mais gordo , o gravão vinha gorduroso kkkk , matou a charada Brenão...Breno_Barnabe escreveu:Outra coisa que altera: saliencia abdominal e quantos % do corpo do baixo (ou guitarra) estao em contato constante com o corpo de quem tá tocando.
Cantão- Moderador
Já estou imaginando alguém soltando gases no palco pra regular o timbre! KkkkBreno_Barnabe escreveu:Ai altera também.bodhan escreveu:... e se o parafuso for pintado com sparkle? Fiquei com essa dúvida agora ...
Outra coisa que altera: saliencia abdominal e quantos % do corpo do baixo (ou guitarra) estao em contato constante com o corpo de quem tá tocando. E também a quantidade de liquidos, sólidos e gases presentes. Assim como a correia, o tamanho do cabelo, tecido da camiseta, material da fivela do cinto, etc. Amigo meu disse que evitava tomar muita água durante o show pq influenciava no timbre. No maximo uma garrafa de 500ml 1h antes da apresentaçao, indo no banheiro uns 10 min antes de subir no palco.
Queria ter esse "ouvido absoluto" que vcs tem!
B3ck1m2n- Membro
Tem uma parada que afeta bem o som e ninguém fala: temperatura e umidade do ar.
Outra; quantidade de pessoas no evento.
Das que mais afeta: corda.
Enfim, Muita coisa que faz toda a diferença pra pessoa ficar falando de sexo dos anjos.
Enfim, Muita coisa que faz toda a diferença pra pessoa ficar falando de sexo dos anjos.
B3ck1m2n gosta desta mensagem
Sobre essas diferenças entre coisas que afetam minimamente o timbre é sempre válido lembrar que 99% dos equipamentos tem equalizador ou botão de tone justamente pra isso, então no final das contas essas diferenças acabam ficando bem irrelevantes (se é que são sequer percebidas!)
B3ck1m2n- Membro
allexcosta escreveu:Tem uma parada que afeta bem o som e ninguém fala: temperatura e umidade do ar.
João Gilberto falou disso a vida toda.
De fato, o que sinto mais afetar é o encordoamento.
Dpaulo- Membro
- Pega um Fender Jazz Bass American Deluxe.
- Use tripa de mico ao invés de um encordoamento tradicional.
- Plugue no amplificador, ligue tudo e toque.
E ouça que lindo é o som da tripa de mico, como é linda toda essa magia da Fender.
(contém ironia)
- Use tripa de mico ao invés de um encordoamento tradicional.
- Plugue no amplificador, ligue tudo e toque.
E ouça que lindo é o som da tripa de mico, como é linda toda essa magia da Fender.
(contém ironia)
Acho que esse tópico cabe bem aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t43197-conversas-sem-nexo-de-roqueiros-em-bares
https://www.contrabaixobr.com/t43197-conversas-sem-nexo-de-roqueiros-em-bares
allexcosta escreveu:Tem uma parada que afeta bem o som e ninguém fala: temperatura e umidade do ar.
Você esqueceu do mais importante: Quem toca.
pedrohenrique.astronauta- Membro
pedrohenrique.astronauta escreveu:allexcosta escreveu:Tem uma parada que afeta bem o som e ninguém fala: temperatura e umidade do ar.
Você esqueceu do mais importante: Quem toca.
Se o músico tiver "um parafuso solto" com certeza isso influencia no timbre (e na maneira de tocar também! kkk)
B3ck1m2n- Membro