Criando Linha de Baixo
+7
alanbidu
Edson Caetano
Wotan
renatogaragerock
allexcosta
Claudio
HCSC
11 participantes
Página 1 de 1
Criando Linha de Baixo
Bom galera tô precisando de mais uma orientação.
Tava querendo uma ajuda sobre opções para se criar uma linha de baixo.
Exemplo: Imaginem uma música com dois acorde C e F7+. Eu posso criar uma linha usando as notas dos acordes C ( C-E-G) e F7+ ( F-A-C). Até aí tudo bem. Posso acrescentar tanto na digitação de C e de F7+ notas pertencentes a escala de C (C,D,E,F,G,A,B)?
2- Se eu quiser criar um pequeno solo necessariamente eu tenho que digitar a tônica do acorde quando ele for tocado? Exemplo dos acordes acima, começo com a tonica de C e quando o violão tocar o F7+ tenho que digitar a nota F?
3- Posso na digitação de um arpejo começar por outra nota que não seja a tônica mesmo que o guitarrista a toque?
Pessoal são perguntas simplórias de um iniciante que prefere perguntar do que fazer bobagem. Se tiverem mas outras informações de como criar uma linha de baixo eu agradeço.
Tava querendo uma ajuda sobre opções para se criar uma linha de baixo.
Exemplo: Imaginem uma música com dois acorde C e F7+. Eu posso criar uma linha usando as notas dos acordes C ( C-E-G) e F7+ ( F-A-C). Até aí tudo bem. Posso acrescentar tanto na digitação de C e de F7+ notas pertencentes a escala de C (C,D,E,F,G,A,B)?
2- Se eu quiser criar um pequeno solo necessariamente eu tenho que digitar a tônica do acorde quando ele for tocado? Exemplo dos acordes acima, começo com a tonica de C e quando o violão tocar o F7+ tenho que digitar a nota F?
3- Posso na digitação de um arpejo começar por outra nota que não seja a tônica mesmo que o guitarrista a toque?
Pessoal são perguntas simplórias de um iniciante que prefere perguntar do que fazer bobagem. Se tiverem mas outras informações de como criar uma linha de baixo eu agradeço.
HCSC- Membro
Re: Criando Linha de Baixo
Dá uma lida nesse post aqui:
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/dicas-de-como-criar-uma-harmonia-t1838.htm
Aqui mesmo na Técnica e Teoria você vai encontrar uma infinidade de textos que irão te ajudar bastante...
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/dicas-de-como-criar-uma-harmonia-t1838.htm
Aqui mesmo na Técnica e Teoria você vai encontrar uma infinidade de textos que irão te ajudar bastante...
Claudio- Membro
Obrigado pela dica Claudio, eu li mas não entendi nada. Mas mesmo assim agradeço a sua disponibilidade.
As pessoas pegam as coisas de formas diferentes eu pego assim, pergunto o que eu tenho dúvida e alguém responde, se entendi beleza, se não, pergunto de novo até entender. Daí eu vou pro próximo passo.
Então se alguma alma caridosa puder só responder de forma clara o que eu perguntei eu ficaria imensamente feliz.
As pessoas pegam as coisas de formas diferentes eu pego assim, pergunto o que eu tenho dúvida e alguém responde, se entendi beleza, se não, pergunto de novo até entender. Daí eu vou pro próximo passo.
Então se alguma alma caridosa puder só responder de forma clara o que eu perguntei eu ficaria imensamente feliz.
HCSC- Membro
1 - Como passagem, em geral sim. Repousar nem todas.
2 - Nao.
3 - Sim.
2 - Nao.
3 - Sim.
allexcosta escreveu:1 - Como passagem, em geral sim. Repousar nem todas.
Poderia me caracterizar melhor o que seria "como passagem" e "repousar" pra eu ter certeza do que se trata? E obrigadão pela respostas.
HCSC- Membro
Caros colegas de fórum es~tou precisando de mais ajuda.
Para criar as linhas de baixo das minhas músicas eu tenho usado as notas constante dos respectivos acordes e de vez enquando eu passo por alguma nota constante da escala do tom da música.
Pergunta: Que outra opção que eu teria pra aumentar meu repertório de possibilidades?
Para criar as linhas de baixo das minhas músicas eu tenho usado as notas constante dos respectivos acordes e de vez enquando eu passo por alguma nota constante da escala do tom da música.
Pergunta: Que outra opção que eu teria pra aumentar meu repertório de possibilidades?
HCSC- Membro
HCSC escreveu:
Eu gosto de uma frase do Joe Meek, que é algo como "if it sounds right it's right".
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Caro HCSC: já experimentou um método como o Building Walking Basslines do Ed Friedland.
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
Não conheço. Vou procurá-lo pra ver se acho, obrigado.Wotan escreveu:Caro HCSC: já experimentou um método como o Building Walking Basslines do Ed Friedland.
HCSC- Membro
Mais possibilidades para a sua linha de baixo... quem sabe largar as triades e passar para as tétrades, acrescenta as 7s, depois quem sabe, 9, 11, 13, 6... excluir terça add 2, 4, oitavar, tem que experimentar porque nem sempre da para encaixar tudo que se quer
Edson Caetano- Membro
Òi nóis aqui travês!!
Seguindo a minha linha de raciocínio didático "fazendo e aprendendo" eis me aqui de novo com minhas dúvidas e questões.
Tenho uma música que segue a seguinte progressão - (G7+ / F7+) na introdução e 1ª parte da música. Depois vai para (B7+ / Bm7 / A7+) na segunda e terceira parte da música.
1- Na introdução estou usando as notas (G B) para o acorde G7+, (F#) como passagem e (F E )para F7+ e de novo (F#) como passagem para G7+. Até aqui não vejo nada de anormal (?). Para a 1ª da música estou querendo fazer diferente da introdução começando o acorde G7+ em (D) e daí usar outras notas do acorde ou escala de (G Maior) e F7+ em (C). Isso pode? Seria isso o que vocês chamam de usar os Modos?
2- Para a 2ª e 3ª parte da música ( B7+ Bm7 A7+ ) eu tenho que manter o mesmo raciocício - Considerando sim para a resposta da pergunta acima - em relação a Modos nesta parte e/ou posso voltar para a digitação das tônicas e seguindo numa linha de digitar as notas do acorde?
Desde já agradeço as respostas.
Seguindo a minha linha de raciocínio didático "fazendo e aprendendo" eis me aqui de novo com minhas dúvidas e questões.
Tenho uma música que segue a seguinte progressão - (G7+ / F7+) na introdução e 1ª parte da música. Depois vai para (B7+ / Bm7 / A7+) na segunda e terceira parte da música.
1- Na introdução estou usando as notas (G B) para o acorde G7+, (F#) como passagem e (F E )para F7+ e de novo (F#) como passagem para G7+. Até aqui não vejo nada de anormal (?). Para a 1ª da música estou querendo fazer diferente da introdução começando o acorde G7+ em (D) e daí usar outras notas do acorde ou escala de (G Maior) e F7+ em (C). Isso pode? Seria isso o que vocês chamam de usar os Modos?
2- Para a 2ª e 3ª parte da música ( B7+ Bm7 A7+ ) eu tenho que manter o mesmo raciocício - Considerando sim para a resposta da pergunta acima - em relação a Modos nesta parte e/ou posso voltar para a digitação das tônicas e seguindo numa linha de digitar as notas do acorde?
Desde já agradeço as respostas.
HCSC- Membro
Como o renato falou que falaram:
"if it sounds right it's right"
Não queira seguir muito regras não, vai fazendo do jeito que você acha que ficou bacana e sempre vá lendo teoria, pra depois tentar seguir regras, mas não sempre.
Eu toco baixo a 3 anos e violão a 9 anos, li algumas coisas mas quase sempre não sigo regras. Tento até compor, tenho algumas músicas com um pessoal que agente ficava brincando, e até que ficaram bacanas.
Então a minha dica é: continue tocando do jeito que você acha bacana e vá estudando um pouco de teoria, o resto vem no seu tempo.
Abração e boa jornada.
=]
"if it sounds right it's right"
Não queira seguir muito regras não, vai fazendo do jeito que você acha que ficou bacana e sempre vá lendo teoria, pra depois tentar seguir regras, mas não sempre.
Eu toco baixo a 3 anos e violão a 9 anos, li algumas coisas mas quase sempre não sigo regras. Tento até compor, tenho algumas músicas com um pessoal que agente ficava brincando, e até que ficaram bacanas.
Então a minha dica é: continue tocando do jeito que você acha bacana e vá estudando um pouco de teoria, o resto vem no seu tempo.
Abração e boa jornada.
=]
alanbidu- Membro
ClaudioBass escreveu:Dá uma lida nesse post aqui:
Cláudio, só nao entendi como aplicar tudo isso que vc explicou nesse link em criaçao de linhas de baixo.....
rodrigo_tagua- Membro
Rodrigo... o link em questão ensina como criar uma linha de baixo, o conhecimento que você precisa ter e o que fazer para criar uma progressão. É necessário o conhecimento prévio de harmonia modal e formação de acordes!
Claudio- Membro
ou seja, para criar linhas mais interessantes é bom manjar de harmonia tb?
rodrigo_tagua- Membro
^ Sem dúvidas!
Claudio- Membro
HCSC eu tambem estou estudando bastante a implementação dos modos gregos.. uma sugestão.. acho que tem no manual do Claudio é utilizar algumas notas na passagem.. por exemplo:
na progressão do G7+ para o F7+ voce poderia utilizar o Segundo Grau da Tonica e o Quinto para fazer a passagem do acorde.. sei lá..
ficaria tipo assim na minha cabeça:
G D7/13 (utilizar as notas do acorde em Pizzicato) e pular pro F
obviamente que todas estas notas estão no Campo Harmonico (acho que no Mixolidio.. se estiver errado me ajudem).. mas voce poderia trabalhar com uma linha nesse sentido tb
na progressão do G7+ para o F7+ voce poderia utilizar o Segundo Grau da Tonica e o Quinto para fazer a passagem do acorde.. sei lá..
ficaria tipo assim na minha cabeça:
G D7/13 (utilizar as notas do acorde em Pizzicato) e pular pro F
obviamente que todas estas notas estão no Campo Harmonico (acho que no Mixolidio.. se estiver errado me ajudem).. mas voce poderia trabalhar com uma linha nesse sentido tb
ClaudioBass escreveu:^ Sem dúvidas!
Cláudio, gostaria de uma orientação, por favor..
estou estudando baixo há um tempo que eu considero razoável, mas ainda me considero iniciante. A minha prioridade é aprender a criar linhas de baixo. Estou no maior dilema, pois não sei qual o melhor caminho para alcançar essa minha meta. Você classificaria, em ordem de prioridade, os temas que devo estudar para isso? Sei que preciso conhecer arpejos, escalas, escalas pentatônicas (dizem que é uma mão na roda, pois os graus sempre soam muito bem), harmonia, modos, improvisação de solos (ajuda?), estudo de levadas originais de um artista/banda (transcrições, tablaturas..), levadas básicas de cada estilo.... Devo dar prioridade a que? O que vem depois? O que devo deixar de lado??
abraço
rodrigo_tagua- Membro
bom.. Rodrigo a pergunta não foi pra mim.. mas posso te ajudar..
eu gosto muito do estudo de tríades e tétrades no braço (eu dou prioridade a triades).. pois te da uma grande visibilidade no acorde.. e voce já não fica tão preso a tônica da música..
as escalas.. pra ganhar agilidade e consciência do que esta fazendo.. eu gosto muito da M.Melódica e claro.. as escalas de Blues..
e principalmente.. algo que estou tentando manjar muito. a utilização dos modos gregos.. que eu acho uma coisa complexa.. mas assite o WorkShop do Nico.. pra tu ver a mágica.. espero ter ajudado
eu gosto muito do estudo de tríades e tétrades no braço (eu dou prioridade a triades).. pois te da uma grande visibilidade no acorde.. e voce já não fica tão preso a tônica da música..
as escalas.. pra ganhar agilidade e consciência do que esta fazendo.. eu gosto muito da M.Melódica e claro.. as escalas de Blues..
e principalmente.. algo que estou tentando manjar muito. a utilização dos modos gregos.. que eu acho uma coisa complexa.. mas assite o WorkShop do Nico.. pra tu ver a mágica.. espero ter ajudado
rodrigo_tagua escreveu:
Cláudio, gostaria de uma orientação, por favor..
Rodrigo,
Essa pergunta sempre acaba gerando uma resposta meio padrão, básica, do tipo: estude escalas maiores e menores relativas, intervalos, formação de acordes, tríades, tétrades, frases e seja feliz!
Espero que você não fique chateado, mas vou te dar uma resposta um pouco fora desse padrão.
O que deve deixar de lado?: O "autodidatismo".
Deve dar prioridade a que?: A procurar um bom professor, ou um centro de estudos e aperfeiçoamento musical para estudar Harmonia Funcional.
O que vem depois?: Uma dose generosa de paciência e persistência, pois Harmonia Funcional é um assunto complexo e extenso, leva tempo pra ser assimilado de forma plena. Não ache que com 3 meses de aulas você vai conseguir fazer a tal "mágica" que o Nico fazia, porque não vai!
Não sei se correspondi às suas expectativas, mas essa é a melhor orientação que posso te dar!
Claudio- Membro
Realmente não era o tipo de resposta que eu esperava hehe
Mas já tenho uma diretriz: Harmonia Funcional.
E valeu pelo incentivo!!
Valeu também Guilherme!
Mas já tenho uma diretriz: Harmonia Funcional.
E valeu pelo incentivo!!
Valeu também Guilherme!
rodrigo_tagua- Membro
O Renato sintetizou bem na citação do Meek: "if it sounds right it's right".
HCSC, cara, outra resposta boa é ir estudando harmonia para aos poucos aplicar.
Sair da tríado é uma forma. Um dos seus exemplos era um acorde com Sétima maior e vc citou apenas notas de tríades.
Outra questão é que vc pode tb usar notas não pertencentes aos acordes e em alguns casos que não façam parte da tonalidade mas que em determinado acorde ela soe bem.
A questão é, não tente agora, em poucas respostas do forum, aprender td.
Use as respostas para que daqui vc parta para fontes de estudo.
Quando conhecer parte da harmonia, recomendo o "Segredos da Improvisação" do Nico Assumpção.
Mas é um livro não de estudo basilar, e sim um apanhado de experiências, portanto estude harmonia, coloque-a em prática, mas não as jogue nas músicas até estar seguro delas. E tendo compreendido conceitos de harmonia tonal e modal, aconselho a estudar o livro do Nico tb.
Tem pouco material em português que seja de qualidade. Se vc domina a língua inglesa, procure os vastos materiais importados.
Abraços.
HCSC, cara, outra resposta boa é ir estudando harmonia para aos poucos aplicar.
Sair da tríado é uma forma. Um dos seus exemplos era um acorde com Sétima maior e vc citou apenas notas de tríades.
Outra questão é que vc pode tb usar notas não pertencentes aos acordes e em alguns casos que não façam parte da tonalidade mas que em determinado acorde ela soe bem.
A questão é, não tente agora, em poucas respostas do forum, aprender td.
Use as respostas para que daqui vc parta para fontes de estudo.
Quando conhecer parte da harmonia, recomendo o "Segredos da Improvisação" do Nico Assumpção.
Mas é um livro não de estudo basilar, e sim um apanhado de experiências, portanto estude harmonia, coloque-a em prática, mas não as jogue nas músicas até estar seguro delas. E tendo compreendido conceitos de harmonia tonal e modal, aconselho a estudar o livro do Nico tb.
Tem pouco material em português que seja de qualidade. Se vc domina a língua inglesa, procure os vastos materiais importados.
Abraços.
dumestre- Membro
Olha aqui uma vídeo aula legal explicando td que o Claudio postou e que deve ter ficado bem confuso para alguns que não entendem tanto de teoria assim como eu...
https://www.youtube.com/watch?v=D_-8SvMqsHw
https://www.youtube.com/watch?v=WRFYiBLJuM4
https://www.youtube.com/watch?v=W6c_XlgCcGA
https://www.youtube.com/watch?v=D_-8SvMqsHw
https://www.youtube.com/watch?v=WRFYiBLJuM4
https://www.youtube.com/watch?v=W6c_XlgCcGA
Renanzorde- Membro