Me adaptando ao 5 cordas....
+8
Gabriel Oliveira
nukebass
bruno nunes
Ivanov_br
Thales_Sr
Lex Bass
allexcosta
Cid
12 participantes
Página 1 de 1
Me adaptando ao 5 cordas....
Quantos aqui ja tentaram se adptar e nao conseguiram? As vezes tenho a impressao que a minha mao é pequena quando pego um de 5, mas quando vejo mao de nego menor que a minha tocando num de 6 vejo q a deficiencia é na tecnica ou na pouca persistencia de me adaptar ao instrumento.
Eu sempre toco num de 4 cordas, acho muito confortavel, mas tem dias dependendo da musica e da tonalidade sinto falta da 5a corda que me daria um maior conforto... ontem por exemplo passei muito tempo com o braco estendido pois as musicas tinham muito F, Bb e etc.... no final o braco tava morto....
Quando uma mudanca ou uma opcao de um baixo de 5 cordas passa ser essencial? Ou com um de 4 eh plenamente satisfatorio nessses estilos musicais independente de tonalidade?
So pra constar eu toco Pop, Funk, Rock, Balada... tudo nessa linha aí...
Eu sempre toco num de 4 cordas, acho muito confortavel, mas tem dias dependendo da musica e da tonalidade sinto falta da 5a corda que me daria um maior conforto... ontem por exemplo passei muito tempo com o braco estendido pois as musicas tinham muito F, Bb e etc.... no final o braco tava morto....
Quando uma mudanca ou uma opcao de um baixo de 5 cordas passa ser essencial? Ou com um de 4 eh plenamente satisfatorio nessses estilos musicais independente de tonalidade?
So pra constar eu toco Pop, Funk, Rock, Balada... tudo nessa linha aí...
Última edição por Cid em Sáb Fev 06, 2010 11:27 am, editado 1 vez(es)
Cid- Moderador
Re: Me adaptando ao 5 cordas....
Cid, percebo q a ergonomia eh algo q te traz serios problemas. Tocar na primeira posicao do contrabaixo teoricamente nao deveria provocar dores ou ser algo extenuante pra uma pessoa com mais de 1.60m.
Me pergunto se vc nao toca muito tenso, apertando demais o braco do instrumento. Vc precisa estar sempre relaxado ao tocar. Se vc acha q o problema nao eh esse acho q poderia comecar a pensar num baixo de escala curta. Qual sua altura?
Acho q um baixo de 5 cordas eh essencial pra um musico de estudio q as vezes encontra produtores e arranjadores q exigem aquelas notas mais graves. Pra os outros baixistas 4 eh suficiente. Vc pratica com frequencia as coisas basicas?
Me pergunto se vc nao toca muito tenso, apertando demais o braco do instrumento. Vc precisa estar sempre relaxado ao tocar. Se vc acha q o problema nao eh esse acho q poderia comecar a pensar num baixo de escala curta. Qual sua altura?
Acho q um baixo de 5 cordas eh essencial pra um musico de estudio q as vezes encontra produtores e arranjadores q exigem aquelas notas mais graves. Pra os outros baixistas 4 eh suficiente. Vc pratica com frequencia as coisas basicas?
Alex eu nunca tinha reparado nisso mas talvez tenho colocado muita pressao realmente no polegar atras do braco do baixo...
Sobre as dores, nao e exatamente dor mas um cansaco muito grande tipo como se fosse dar uma caimbra as vezes... e as vezes dor no ombro esuqerdo, mas isso mais no final depois de ter tocado algumas musicas... nunca sinto dor na mao.
Vou me policiar mais com relacao a essa tensao no braco...
Tenho 1.75m...
E sobre conforto ou nao me adaptar a um baixo de 5 cordas vou retificar aqui... sempre quando tentei praticar num 5 cordas, pegava por no maximo uns 5 minutos e ja desistia.... e na maioria das vezes pegava um Fender 5 cordas, e as vezes um Stingray que tinha e vendi. Quando postei aqui fui buscar o Fender de 5 de novo e realmente detestei a coisa... nao acho nenhum pouco confortavel... aí me lembrei aqui do Lakland 55-02 e fui buscar pra testar nele... rapaz o que é aquilo hein Alex? Caraca tinha me esquecido do conforto do braco do Lakland... lembra quase o meu DJ de 4 cordas, impressionante... mais uma vez tenho q bater palma pra Lakland... faz bracos como poucos... agoar vi a possibilidade de me adaptar a um de 5.
QUando vc fala baixo de escala curta, quais baixos vc cita?
Sobre as dores, nao e exatamente dor mas um cansaco muito grande tipo como se fosse dar uma caimbra as vezes... e as vezes dor no ombro esuqerdo, mas isso mais no final depois de ter tocado algumas musicas... nunca sinto dor na mao.
Vou me policiar mais com relacao a essa tensao no braco...
Tenho 1.75m...
E sobre conforto ou nao me adaptar a um baixo de 5 cordas vou retificar aqui... sempre quando tentei praticar num 5 cordas, pegava por no maximo uns 5 minutos e ja desistia.... e na maioria das vezes pegava um Fender 5 cordas, e as vezes um Stingray que tinha e vendi. Quando postei aqui fui buscar o Fender de 5 de novo e realmente detestei a coisa... nao acho nenhum pouco confortavel... aí me lembrei aqui do Lakland 55-02 e fui buscar pra testar nele... rapaz o que é aquilo hein Alex? Caraca tinha me esquecido do conforto do braco do Lakland... lembra quase o meu DJ de 4 cordas, impressionante... mais uma vez tenho q bater palma pra Lakland... faz bracos como poucos... agoar vi a possibilidade de me adaptar a um de 5.
QUando vc fala baixo de escala curta, quais baixos vc cita?
Cid- Moderador
Realmente o braco dos Lakland sao perfeitos pra mim, mas nao sei como vc reagiria a 35 polegadas. Tocar baixo requer um minimo de forca muscular e entrar numa academia ajuda muito tambem.
Escuto falar q a Birdsong faz os melhores baixos de escala curta, mas o Fender Mustang e o SX short scale tambem sao bastante usados.
Links:
http://www.birdsongguitars.com/
http://bass-guitars.musiciansfriend.com/product/Fender-Mustang-Bass?sku=511012&src=3WFRWXX&ZYXSEM=0&CAWELAID=26040938
http://www.rondomusic.com/sjb62343ts.html
Escuto falar q a Birdsong faz os melhores baixos de escala curta, mas o Fender Mustang e o SX short scale tambem sao bastante usados.
Links:
http://www.birdsongguitars.com/
http://bass-guitars.musiciansfriend.com/product/Fender-Mustang-Bass?sku=511012&src=3WFRWXX&ZYXSEM=0&CAWELAID=26040938
http://www.rondomusic.com/sjb62343ts.html
O meu problema na adaptação pro 5 cordas é o espaçamento entre as cordas. São tantos anos usando 4 cordas que meus dedos se embolam todos, fora que eu tendo a dar notas na Sizona achando que é o Mizão. É uma coisa de memória física do corpo mesmo. Eu decidi ficar old school e me manter nas 4 cordas. Tô usando cordas 110 no MIzão, que me dá um grave poderoso e nítido e continuo com as 4 que me são familiares. Qqer aperto, Drop D na bagaça!
P.S. O único baixo de 5 cordas que eu cheguei a sentir conforto foi num Zaganin. O espaçamento é idêntico a um de 4 cordas e não fica desconfortável.
P.S. O único baixo de 5 cordas que eu cheguei a sentir conforto foi num Zaganin. O espaçamento é idêntico a um de 4 cordas e não fica desconfortável.
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
.110 na mizona???
Onde você achou pra comprar?
Deve ficar com um grave bem definido hein.
--------------
Quando eu comprei meu baixo, pedi o modelo 4 cordas.
Por engano, mandaram o de 5.
Como eu fiquei com preguiça (e seria mais oneroso ainda mandar o baixo de volta pra que fizessem a troca), passei a tocar nele.
Nos primeiros dias, estranhei o espaçamento entre as cordas (menor, eu estava acostumado com o JB), mas já me policiava a respeito da quinta corda ser a Si.
Depois de uma semana já estava relativamente habituado, e em menos de 1 mês já estava totalmente acostumado (menos para slaps, que demorou um pouco mais).
Onde você achou pra comprar?
Deve ficar com um grave bem definido hein.
--------------
Quando eu comprei meu baixo, pedi o modelo 4 cordas.
Por engano, mandaram o de 5.
Como eu fiquei com preguiça (e seria mais oneroso ainda mandar o baixo de volta pra que fizessem a troca), passei a tocar nele.
Nos primeiros dias, estranhei o espaçamento entre as cordas (menor, eu estava acostumado com o JB), mas já me policiava a respeito da quinta corda ser a Si.
Depois de uma semana já estava relativamente habituado, e em menos de 1 mês já estava totalmente acostumado (menos para slaps, que demorou um pouco mais).
Thales_Sr- Moderador
Por enquanto eu estou fazendo assim: Comprei 2 jogos de Rotosound, um 045 e um 050 lá na Bass Center. Uso a Mizona do 050 e o resto do jogo 045.
Isso até o Jorgera virar meu fornecedor oficial e eu conseguir comprar as BS66 que já é um conjunto híbrido certinho.
Isso até o Jorgera virar meu fornecedor oficial e eu conseguir comprar as BS66 que já é um conjunto híbrido certinho.
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Olha, sugiro vc usar um 5 cordas por duas semanas, direto. Aí se realmente vc não se adaptar tudo bem. Mas dê uma chance maior ao Fiver.
Sobre ergonomia, uma associação de peso de cordas e regulagem pode fazer o baix o ficar realmente mais confortável.
Sobre ergonomia, uma associação de peso de cordas e regulagem pode fazer o baix o ficar realmente mais confortável.
eu tenho problemas com dores no ombro...+ eu soh vou sentir umas 20 horas dps...toquei sexta a noite, e no fim da tarde de sabado tive q tomar uma overdose de analgesicos pq nao aguentava erguer uma caneta com o braço...+ ai eh pq sou mto magro, tenho 1,9m e devo estar pesando uns 65kg...essa semana vou no endocrino e procurar natação ou academia...eu tinha problemas com excesso de força na mao esquerda qndo tocava violao, + com um pouco de exercicio resolvi esse problema, procure fazer o 1-2-3-4 com cada vez menos força, ateh encontrar o minimo necessario...
abraços...
abraços...
Squier Club #002
bruno nunes- Membro
Tá achando ruim um "cinquinho"?
Pega essa, aheuhauehaeahueha!
4Kg de braço, meio-quilo de corpo..
equilibrio pra q neah...
Squier Club #002
bruno nunes- Membro
É um TG6B?
Pelo menos é bonito.
Pelo menos é bonito.
Thales_Sr- Moderador
Thales_sr escreveu:É um TG6B?
Pelo menos é bonito.
É um TG6B sim, modelo antigo, 1998... época boua :-)
Mas ele foi todo modificado... original só os captadores.
Pra quem tem Orkut, aqui tem várias fotos dele com detalhes:
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=8122960004182288228&aid=1210410503
Em breve estarei vendendo ele
Cid- Moderador
Eu não sei tocar nem com 4 direito, um 6c desse na minha mão eu faço batuque nele.
Cid escreveu:Pra q esse sofrimento todo? Perde perdao pelos teus pecados e pronto, ta resolvido...
Rapaz... parece que tô pagando promessa mesmo...
Hehehe, eu tenho usado duas correias... uma em cada ombro.
Solução prática e que têm funcionado bem nos bailes de 4 horas
Andremoura- Membro
The necromancer....
Abraços, amigo!
Abraços, amigo!
URSOBHZ- Membro
^Melhor ressucitar um do que criar outro...
Cid- Moderador
To relaxado....
Diz aí Cid? Se adaptou as 5 cordas?
Tive esse problema bem no comecinho, uma vez me pediram para fazer o som num festival de igrejas e topei tocar num Yamaha de 5, ao inves de usar meu tosco Giannini. Lembro bem que me embolei todo. Mas logo depois assumi as 5 cordas, e hj é o meu padrão. Mas transito entre 4, 5, 6 cordas numa boa hoje.
Diz aí Cid? Se adaptou as 5 cordas?
Tive esse problema bem no comecinho, uma vez me pediram para fazer o som num festival de igrejas e topei tocar num Yamaha de 5, ao inves de usar meu tosco Giannini. Lembro bem que me embolei todo. Mas logo depois assumi as 5 cordas, e hj é o meu padrão. Mas transito entre 4, 5, 6 cordas numa boa hoje.
Cid- Moderador
Pois é... tenho um tesão especial em 4 cordas. Mas pra guerra, tem que ser 5. Sei lá, tô acostumado.
Mas não vejo a hora de pegar um 4er
Mas não vejo a hora de pegar um 4er
Andremoura- Membro
Andre Moura, nao tem nenhum problema no que vc fez... normal, relaxa.Andremoura escreveu:Ressucitei o tópico pq entrei agora no forum, e comecei a ler tudo o que já tinha sido postado... nem vi que era um tópico antigo. Me desculpem.
Cid- Moderador
Relaxa....
Andre, a unica recomendacao e nao ressuscitar topico so pra dizer "legal", como vinha acontecendo. Qualquer topico que nao esteja trancado pode e deve ser ressuscitado caso haja alguma informacao nova pertinente ou alguma duvida sobre o assunto. Fique a vontade e seja bem-vindo ao forum.
É isso ai. Relaxa.
Cara, eu quase cai da cadeira de rir. rs
lembrou a epoca de jogar diablo. rs
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Quanto drama.. rs
Estou no meu primeiro baixo e ele tem 5 cordas.. me perco quando pego um de 4 cordas..rs
O legal é não ficar preso num instrumento só, se eu pudesse ter um de 4, um de 5 e um de 6 cordas..hehe
Ai seria mais legal treinar sozinha.. porque a banda anda devagar.....
Estou no meu primeiro baixo e ele tem 5 cordas.. me perco quando pego um de 4 cordas..rs
O legal é não ficar preso num instrumento só, se eu pudesse ter um de 4, um de 5 e um de 6 cordas..hehe
Ai seria mais legal treinar sozinha.. porque a banda anda devagar.....
Última edição por Ivanov_br em Dom Fev 07, 2010 11:04 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Editado por violar a regra 10.)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos