Préamp Aguilar Onboard - OBP-3
+31
tercio moura
GuynhoBass
fheliojr
andremega
Alex BHT
luizmusicman
evandro elias
felipefantoni
Aureliano
Guih_amaral
Thales_Sr
gpraxedes
Fernando Paes
Claudio Jardim
lsardeiro
bass-will
Bruno Bass
dudamir
fiuzabass
Palatron
Cris Simões
Teus
Felipe Andreoli
Eduardo Chaves
gobatto
dogao
André Souza
Sidnei D Ferreira
JAZZigo
allexcosta
Nando Medeiros
35 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Préamp Aguilar Onboard - OBP-3
Vc pode comprá-lo prewiired, nestas opções listadas ou só o pre, aí alguém vai ter que soldar nos pots.
Agora o tipo de ligação que dá para fazer, aí precisa alguém melhor nisto, colela, thales ...
Agora o tipo de ligação que dá para fazer, aí precisa alguém melhor nisto, colela, thales ...
dudamir- Membro
Um pot stacked é igual a dois simples, dá para instalar numa boa, difícil é conseguir esses pots (ao menos por aqui)
Tecnicamente, isso é moleza de fazer. A dificuldade, pra mim, é encontrar os pots stacked... rsrs
Pensei que o problema fosse só aqui. Algo meio off, Aquelas chaves DPTT (on on on) alguém sabe onde encontrar? alguém já viu alguma?
Estou com uma grande dificuldade de encontra potenciômetros de 50K linear que a Aguilar pede pra usar,andei na republica do libamo e em todas as lojas da carioca e nada,pedi a um luthier em São Paulo pra compra para eu e ele também disse que está em falta.Será que eu posso substituir por um potenciômetro de outro valor,como 25K ou 100K? Alguém já teve alguma experiencia?
Alguém sabe onde eu encontro os diagramas de ligação para esse pré? Achei apenas um, queria saber se existem outros, para opção de mais de um push-pull, etc...
Aureliano- Membro
Aureliano escreveu:Alguém sabe onde eu encontro os diagramas de ligação para esse pré? Achei apenas um, queria saber se existem outros, para opção de mais de um push-pull, etc...
Vê se ajuda:
http://www.bestbassgear.com/bass-wiring-diagrams.htm
Muito obrigado, allex...
Aureliano- Membro
Amigos, instalei o Aguilar obp3 num TRB que teve seu circuito queimado.
O timbre e a combinação achei sensacional, porém quando ligo a chave Ativo,
dá um chiadinho de agudo sendo que o agudo esta Flat.
Ja aconteceu isso com alguém?
Abs!!
O timbre e a combinação achei sensacional, porém quando ligo a chave Ativo,
dá um chiadinho de agudo sendo que o agudo esta Flat.
Ja aconteceu isso com alguém?
Abs!!
galera meu cap seymour duncan mm pode ser ligado nesse circuito sem problemas, ou tem outro aguilar que que casaria melhor nese caso vlw
evandro elias- Membro
evandro elias escreveu:galera meu cap seymour duncan mm pode ser ligado nesse circuito sem problemas, ou tem outro aguilar que que casaria melhor nese caso vlw
Sem problemas... Os circuitos Aguilar são desenhados pra casar bem com a maioria dos pickups do mercado. Algum captador Aguilar pode ficar melhor pra seu ouvido, mas seria pela característica do pickup e não por um melhor "casamento".
beleza allex, mas por nao entender muito de eletronica me explique mais uma coisa, sabemos que o circuito e tao responsavel pelo som quanto o os caps, e bem sei que nao da pra ter a qualidade dos equipos top gringos em qualquer set nacional, sei que temos alguns brasileiros que se distacao, e nao custao tao caro,entao me ajud ai: preciso de um circuito ativo de 4 pots , que aproxime ou deixe o baixo com as seguintes caracteristicas : gordura nas gigs, bastante medio grave, agudos decentes , graves presente e limpo, que auxilie um roncado limpo e o menos hi tec possivel e que de um tapa no volume, naosei se ajuda mas toco musica gospel : keite young, hillsong etc, e agora to comecando a ouvir: the funk brothers, comodore, funk como le gusta, the band etc.
obs: as caracteristicas acima sao referencias algo que se aproxime e seja barato ja me ajudara bastante desde ja obrigado allex .
obs: as caracteristicas acima sao referencias algo que se aproxime e seja barato ja me ajudara bastante desde ja obrigado allex .
evandro elias- Membro
^ No Brasil só conheço o trabalho do Samuel e do Jacimário e ambos sabem o que fazem, mas desconheço preços.
e qual o site dos caras
evandro elias- Membro
^ Não tem. Olhe nos sub-foruns deles na primeira página do fórum. Procure por "M.Laghus" e "S.Martyn".
Olá Alex Costa, tenho no meu bass o U Retro Deluxe 5 knobs e usa bateria 9 volts e pickups Aero K. Caso utilize 18 volts em série(se é que é possível) vai fazer com que melhore o desempenho em termos de timbragens e tals??? Desde já muito obrigado pela atenção dispensada
luizmusicman- Membro
luizmusicman escreveu:Olá Alex Costa, tenho no meu bass o U Retro Deluxe 5 knobs e usa bateria 9 volts e pickups Aero K. Caso utilize 18 volts em série(se é que é possível) vai fazer com que melhore o desempenho em termos de timbragens e tals??? Desde já muito obrigado pela atenção dispensada
Eu conversaria com o John. Ele responde email rápido.
Se puder, o timbre não muda.
^ tbm tenho essa dúvida....
queria um pré tipo o J-retro...
Na verdade acho que o seria perfeito, problema é achar o J-retro e o preço, que não é barato....
um OBP3 nos moldes do J retro seria ótimo...
queria um pré tipo o J-retro...
Na verdade acho que o seria perfeito, problema é achar o J-retro e o preço, que não é barato....
um OBP3 nos moldes do J retro seria ótimo...
Alex BHT- Membro
Mas dá para fazer isso com o Obp3, a versão que tenho possui um pot para médios e um duplo para grave e agudos, basta inserir um outro duplo para volumes e inserir num control plate...
Pessoal, zumbizando esse tópico...
Bom, tô com um OBP-3 para colocar com um par de Quarter Pound da SD. Na instalação (que ainda não revisei), tive que usar um pot de 100k para grave/agudo. O médio é 50k, como determinado pelo fabricante. A chave estou usando de 3 posições, algo como ON-OFF-ON.
Porém o EQ dele está assim:
- para o som ficar FLAT é necessário o médio ficar todo aberto. Se diminuir fica bem magro. Porém se o pot estiver todo aberto corta o som, como se fosse de volume.. só que deveria aumentar os médios!
- O grave parece estar funcionando bem, ao menos dá ganho. O agudo, se sair do centro, faz barulho e corta o som todo do instrumento.
Então pergunto aos senhores:
1- pode ser apenas ligação mal feita, como inversão de fios ou aterramento inadequado?
2- o pot que corta o som, pode ser problema dele ou também é ligação errada?
3- o fato de um pot ser de 100k poderia ter alguma relação com isso?
4- ONDE DIABOS SE COMPRA POTENCIÔMETRO NESSE PAÍS, PRINCIPALMENTE OS CONCÊNTRICOS DE CLICK CENTRAL?
Bom, tô com um OBP-3 para colocar com um par de Quarter Pound da SD. Na instalação (que ainda não revisei), tive que usar um pot de 100k para grave/agudo. O médio é 50k, como determinado pelo fabricante. A chave estou usando de 3 posições, algo como ON-OFF-ON.
Porém o EQ dele está assim:
- para o som ficar FLAT é necessário o médio ficar todo aberto. Se diminuir fica bem magro. Porém se o pot estiver todo aberto corta o som, como se fosse de volume.. só que deveria aumentar os médios!
- O grave parece estar funcionando bem, ao menos dá ganho. O agudo, se sair do centro, faz barulho e corta o som todo do instrumento.
Então pergunto aos senhores:
1- pode ser apenas ligação mal feita, como inversão de fios ou aterramento inadequado?
2- o pot que corta o som, pode ser problema dele ou também é ligação errada?
3- o fato de um pot ser de 100k poderia ter alguma relação com isso?
4- ONDE DIABOS SE COMPRA POTENCIÔMETRO NESSE PAÍS, PRINCIPALMENTE OS CONCÊNTRICOS DE CLICK CENTRAL?
andremega- Membro
^ Não sei responder a todas as perguntas, mas quando preciso de pot bom, importo.
gpraxedes- Membro
^to vendo ser o jeito. O que mais me indignou foi ligar para uma loja que teoricamente tem as peças e ouvir que "é melhor comprar com os luthiers daí, porque o frete sai muito caro". Os caras cobram O DOBRO do preço da loja, isso quando não associam ao serviço (o verdadeiro objeto da atividade deles, nada mais justo). O cara acha que a Paraíba fica onde, em Marte, Saturno?
Até concordaria se fosse comprar 1 pot comum de 10 pila, mas trocar os pots de 2 baixos, pots de marca, sendo que precisaria comprar 2 concêntricos com click, que costumam ser uma fortuna? Que morram de fome, ja que nao querem vender...
BestBassGear neles!
Até concordaria se fosse comprar 1 pot comum de 10 pila, mas trocar os pots de 2 baixos, pots de marca, sendo que precisaria comprar 2 concêntricos com click, que costumam ser uma fortuna? Que morram de fome, ja que nao querem vender...
BestBassGear neles!
andremega- Membro
^ Se para a Paraíba é difícil, imagine para Manaus
gpraxedes- Membro
rapaz, acho que até a esquina era longe, tamanha a má vontade...
andremega- Membro
Já que não faz tanto tempo assim que este tópico teve o último post, espero não ser considerado um coveiro. rs.
Porém, preciso de opiniões técnicas sobre esta ligação, pois, utilizarei o diagrama a baixo para instalar o pré (depois de 4 anos de estudo e muita procura) ou mesmo se alguém já a utilizou.
Aqui a ideia é utilizar seleção variável das frequências de médias atrás de um pot específico para isso (ao invés de manter fixo em 400 ou 800 Hz) ou mesmo utilizar chave seletora. Alguém já teve experiência com um pré assim? Foi prático? Atendeu a necessidade?
Também coloco o diagrama, caso algo tenha sido feito errado (apenas para garantir), muito obrigado!
^ E sim, tive também de importar todos os potenciômetros da Aguilar, pois fui incapaz de encontrar pots de 50 k no Brasil.
Porém, preciso de opiniões técnicas sobre esta ligação, pois, utilizarei o diagrama a baixo para instalar o pré (depois de 4 anos de estudo e muita procura) ou mesmo se alguém já a utilizou.
Aqui a ideia é utilizar seleção variável das frequências de médias atrás de um pot específico para isso (ao invés de manter fixo em 400 ou 800 Hz) ou mesmo utilizar chave seletora. Alguém já teve experiência com um pré assim? Foi prático? Atendeu a necessidade?
Também coloco o diagrama, caso algo tenha sido feito errado (apenas para garantir), muito obrigado!
^ E sim, tive também de importar todos os potenciômetros da Aguilar, pois fui incapaz de encontrar pots de 50 k no Brasil.
Nando Medeiros- Membro
Nando Medeiros escreveu:Já que não faz tanto tempo assim que este tópico teve o último post, espero não ser considerado um coveiro...
off-topic: não se é coveiro, qnd se acrescenta informações em um tópico ou qnd se apresenta novas dúvidas neste, por isso vc não ganhará a famosa pá de ouro... quem sabe em um próxima vez...
fheliojr- Membro
EDITADO - LEIA AS REGRAS
GuynhoBass- Membro
Bom dia galera!!! Se não for local correto para a pergunta por favor me perdoem, procurei em outros tópicos e o que tinha mais a ver foi esse. Seguinte...
Instalei um Aguilar OBP-3 com 5 pots,sendo;
Volume - Push/Pull/ativo/passivo
Blend
Grave 50k
Médio - Push/Pull -Seletor de frequência (400 - 800Hz)
Agudo 50k
Ficou muito bom, mas há um detalhe que não consegui resolver, o blend funciona para qualquer um dos lados do center click, no center o bass fica mudo.
Alguém já teve alguma situação igual a essa? Como resolver?
Valeu!!!!
Instalei um Aguilar OBP-3 com 5 pots,sendo;
Volume - Push/Pull/ativo/passivo
Blend
Grave 50k
Médio - Push/Pull -Seletor de frequência (400 - 800Hz)
Agudo 50k
Ficou muito bom, mas há um detalhe que não consegui resolver, o blend funciona para qualquer um dos lados do center click, no center o bass fica mudo.
Alguém já teve alguma situação igual a essa? Como resolver?
Valeu!!!!
tercio moura- Membro
Tirando a poeira desse tópico. Rsrs
Tô com um S. Martyn Feeling fretless aqui e está com OBP-3.
No site da Aguilar diz que funciona tanto com 9v, quanto com 18v.
É meu primeiro contato com esse circuito, tem diferença de som de 18v para 9v?
Tô com um S. Martyn Feeling fretless aqui e está com OBP-3.
No site da Aguilar diz que funciona tanto com 9v, quanto com 18v.
É meu primeiro contato com esse circuito, tem diferença de som de 18v para 9v?
Não tem diferença de timbre. Já vi nas duas configurações.
A diferença é que se você sentar a mão, o 18v vai distorcer “um pouco depois”...
A diferença é que se você sentar a mão, o 18v vai distorcer “um pouco depois”...
patriciofernandes- Membro
Se eles estiver funcionando com 9v, a mudança para 18v te daria uma vantagem em relação a duração das baterias. Você ganharia alguns meses antes delas acabarem, pois o pré funciona bem até ambas estarem com cerca de 4,5v (4,5 + 4,5 = 9v). Porém se for apenas uma, quando esta estiver abaixo dos 8v provavelmente você vai precisar trocar.
patriciofernandes- Membro
Ressuscitando. Acham que vale a pena colocar o OBP-3 no meu Fender American Deluxe 1999, substituindo o pré Fender original de 9V?
Savio_RJ- Membro
Savio_RJ escreveu:Como ninguém respondeu
É que é difícil falar sem ouvir e não sei se alguém já fez exatamente essa substituição pra falar algo.
O OBP-3 é conhecido por ser relativamente transparente, mas um pré também pode adicionar uma cor que você gosta, portanto não dá pra dizer qual deles você, ou eu, gostaria mais...
Savio_RJ gosta desta mensagem
Preamp Aguilar OBP3 x Ligações
Olá Pessoal!!!
Espero estar postando no local correto. Caso não seja, peço desculpas pelo inconveniente.
Quero trocar o Preamp do meu Fender Active Deluxe 2004/06 MIM. O antigo Dono/Amigo substituiu por um Nacional quando o Original 9v passou a apresentar problemas.
Estava pensando no Aguilar OBP3, Bartolini HR5.0 ap ou Hr-5.4 Ap.
Gostaria de saber se tem a possibilidade de fazer essa ligação neles - Volume, Blend dos Captadores, Grave, Agudo, Médio e Tone funcionando em ativo e passivo
Agradeço a todos desde já!!!
Espero estar postando no local correto. Caso não seja, peço desculpas pelo inconveniente.
Quero trocar o Preamp do meu Fender Active Deluxe 2004/06 MIM. O antigo Dono/Amigo substituiu por um Nacional quando o Original 9v passou a apresentar problemas.
Gostaria de saber se tem a possibilidade de fazer essa ligação neles - Volume, Blend dos Captadores, Grave, Agudo, Médio e Tone funcionando em ativo e passivo
Paulinho Basszucca- Membro
Os preamps Bartolini Harness que você citou possuem 5 knobs, sem contar com o de tone passivo. Não seria botão demais para um Precision ou um Jazz Bass?!Paulinho Basszucca escreveu:Olá Pessoal!!!
Sugiro solicitar à Best Bass Gear a montagem de um circuito OBP-3 customizado, tipo:
https://www.bestbassgear.com/aguilar-obp3-preamp.htm