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História e ritmos da Música Baiana I - Subir Ladeira

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Mensagem por allexcosta Qua Fev 10, 2010 7:26 pm

A pedidos, estou iniciando uma série de vídeos que exemplificam ritmos e estilos que compoem o que é conhecido hoje como "Axé Music" ou Música Baiana moderna.

A música baiana surgiu de uma mistura bastante intrincada.

Os elementos básicos do estilo são encontrados nas festas folclóricas e manifestações de música populares (samba-de-roda, marujada, bumba-meu-boi, etc) e ritmos sagrados da religião Africana candomblé.

Com o passar dos anos, a Bahia começou a misturar a sua música a estilos que já existiam em outros lugares. Em meados do século XX surgiu o Frevo Baiano, resultado de visitas de músicos locais ao estado vizinho, Pernambuco. A principal diferença é que na Bahia se fazia o chamado Frevo Elétrico, ou Eletrizado, pois o músico e inventor Dodô havia feito a primeira guitarra elétrica maciça do mundo, em 1942, que posteriormente seria conhecida como guitarra baiana.

O frevo baiano ou frevo elétrico dominou as festas populares locais até o fim da década de 70, quando outras misturas aconteceram. Dessa vez as influências eram várias e elementos de forró, rock, funk, salsa, merengue, calipso e jazz foram adicionados ao estilo, que seria posteriormente conhecido como Axé Music.

Iniciaremos os vídeos com o estilo "Subir Ladeira", que é uma mistura entre merengue e percussão afro-baiana, sempre com pitadas saudáveis de jazz nos metais. O baixo de subir ladeira deve ser bem definido e com notas curtas, para que não choque com a percussão. Em alguns momentos o baixo praticamente para, ou dobra a frase dos metais no meio da música (referência ao montuno cubano).

O exemplo é da música Rapunzel da cantora Daniela Mercury, um "Subir Ladeira" clássico, espero que gostem...



Última edição por allexcosta em Qui Fev 11, 2010 4:14 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por LuCaSbass Qua Fev 10, 2010 7:34 pm

Muito bom! Apesar de eu não ser fã de música baiana reconheço a dificuldade de tocar bem os mais variados ritmos que estão presentes nessa música... com certeza vai ajudar muito esses videos!!

Alias, belo Fodera!

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Mensagem por Christian Qua Fev 10, 2010 7:54 pm

isso mostra que a música baiana tem muito tempero e que suingue
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Mensagem por Maurício_Expressão Qua Fev 10, 2010 7:57 pm

Muito didático. Uma verdadeira aula.

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Mensagem por André Souza Qua Fev 10, 2010 8:02 pm

Muito bom Alex. Um bom exemplo de conteúdo e execução. Viva a música baiana bem feita.

FODEROSSO LINDÃO!

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Mensagem por Pedroswaldo Qua Fev 10, 2010 8:08 pm

Carvalho....

Muito bacana Allex. Nunca fui fa de Axé. Mas desde que me entendo por interessado em instrumentos, admiro as linhas de baixo desses estilos.

Claro que ouvir e ver assim dessa forma explícita e didática é muito mais interessante.

Massa, espero os próximos.

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Mensagem por duvan Qua Fev 10, 2010 9:36 pm

Muito bom conhecer outros estilos musicais! Isso ajuda e muito no desenvolvimento. Valeu Allexcosta. up
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Mensagem por Cid Qua Fev 10, 2010 10:05 pm

Alex, parabens pela inicitiva cara, muito bom mesmo. Vai ser muito enriquecedor...

E que top lindo desse fodera...
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Mensagem por GusVCD Qua Fev 10, 2010 10:07 pm

cheers Alex, realmente foi demais cara... estou cantarolando aqui o baixo da musica direto...

Já havia confessado em outro tópico q achava q os baixistas desse estilo eram muito bons, e as levadas do baixo sempre intrincadas, mas q nunca gostei de ouvir por causa dos interpretes e as letras q realmente não me geram muito interesse...

Mas já vi q terei um ótimo conteúdo disponibilizado pela sua pessoa nos próximos meses, e quem sabe implemente essas levadas em musicas lá na igreja? Sempre rola umas musicas com levadas africanas, frevo, baião, principalmente relacionados a trabalhos missionários...

Como todo aluno interessado, perguntas:

- esse (e outros) estilo em si, ele tende a ter um timbre do baixo mais próprio? Por exemplo, vc pegou esse baixo pra fazer essa musica porque achava q combinaria mais com o q a musica pede, ou apenas porque estava mais perto do notebook como vc comentou em outros casos? hehehe

- a equalização q usou no baixo e no ampli, poderia comentar tbm?

- nesse estilo, o pessoal tem habito de utilizar pedais e feitos, ou apenas um compressorzinho (qd muito...) e de resto baixo direto no ampli?

- o jeito q vc tocou, com a mão bem encima do cap da ponte vc acha q puxa mais pro q a musica pede, ou é o seu jeito normal de tocar??


Desculpe as perguntas chatonas... realmente tive interesse... mas se for trampo responder, pode ignorar... hehehe

A minha idéia é de começar a praticar encima desse teu video, e copiar tudo aquilo q vc comentar q é interessante assimilar pra já começar sem vicíos errados em relação a pegada, posicionamento e regulagens...

Um abração, e mais um muito obrigado por compartilhar conosco!! What a Face

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Mensagem por dibass Qua Fev 10, 2010 10:27 pm

Alex muito obrigado mesmo por sua disponilibidade em fazer esse material

outra coisa vc poderia sugerir algumas outras musicas dessa vertente subir ladeira so os nomes p eu poder tirar elas e ir comparando

ah uma duvida esse estilo é caracterizado principalmente pelo timbal ?

a musica berimbau metalizado tb é um exemplo de subir ladeira ?
o timbal num faz a mesma marcaçao mas a ritmica do baixo é bem parecida

desculpe escrevi muito kkk
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Mensagem por GusVCD Qua Fev 10, 2010 10:43 pm

Outra dúvida: o timbal q vc fala no video é o instrumento percurssivo ou seria o chimbal da bateria?

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Mensagem por LuCaSbass Qua Fev 10, 2010 10:46 pm

GusVCD escreveu:Outra dúvida: o timbal q vc fala no video é o instrumento percurssivo ou seria o chimbal da bateria?
Timbal é uma coisa, chimbal é outra...
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Mensagem por Cantão Qua Fev 10, 2010 11:34 pm

Caraca Allex , excelente meu irmão , a linha do baixo soa quente , pra fazer dançar mesmo , suingue puro , baixista de axé arca com uma responsa danada hein ?...tem que fazer a coisa andar... e não é facil não , parabéns pelo video didático...do jeito que você explica , fica mais fácil compreender essa mescla toda de ritmos... hail

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Mensagem por thgbass Qua Fev 10, 2010 11:52 pm

Alto nível demais!
Parabéns Allex, excelente execução. .
As demais abordagens já são esperadas! Sem forçar nada aí, to aqui acompanhando. .e esperando! Tá fazendo escola!
Muito didático. .
Parabéééns!! claps

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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2010 12:00 am

GusVCD escreveu:Outra dúvida: o timbal q vc fala no video é o instrumento percurssivo ou seria o chimbal da bateria?

É timbau... Instrumento mais importante da axé music.
Quem toca timbau é timbaueiro, quem toca timbal é timbaleiro.
A Timbalada só não é Timbauada porque o nome fica estranho.

Timbau é o que o Lucas mostrou, timbales geralmente vem no plural e são isso:

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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2010 12:14 am

GusVCD escreveu:Como todo aluno interessado, perguntas:

- esse (e outros) estilo em si, ele tende a ter um timbre do baixo mais próprio? Por exemplo, vc pegou esse baixo pra fazer essa musica porque achava q combinaria mais com o q a musica pede, ou apenas porque estava mais perto do notebook como vc comentou em outros casos? hehehe

Sempre que vou mostrar algo que não é um baixo específico pego o que tá mais fácil... Recomendo não exagerar nos graves, senão o baixo some.


- a equalização q usou no baixo e no ampli, poderia comentar tbm?

Tudo flat com o PASSIVE TONE no meio. O amp só tem volume, é aquele retorno amplificado que mostrei uma vez, não é um amp de baixo.


- nesse estilo, o pessoal tem habito de utilizar pedais e feitos, ou apenas um compressorzinho (qd muito...) e de resto baixo direto no ampli?

Efeito não, só compressão mínima e EQ, quando usa...


- o jeito q vc tocou, com a mão bem encima do cap da ponte vc acha q puxa mais pro q a musica pede, ou é o seu jeito normal de tocar??

Toco assim quando a levada é rápida e com muita nota curta. Toco mais pelo meio pra baladas ou similares.

dibass escreveu:outra coisa vc poderia sugerir algumas outras musicas dessa vertente subir ladeira so os nomes p eu poder tirar elas e ir comparando

Lembro agora de "Carro Velho" da banda Eva e "Canibal" da Ivete.


ah uma duvida esse estilo é caracterizado principalmente pelo timbal ?

O timbaU é um dos principais instrumentos da música baiana. Junto com a bacurinha e surdos de tamanho característico (bem diferentes dos de escola de samba) dão a voz rítmica do estilo.


a musica berimbau metalizado tb é um exemplo de subir ladeira ?

Não, berimbau metalizado é um pixote.


o timbal num faz a mesma marcaçao mas a ritmica do baixo é bem parecida

Às vezes, nem sempre o baixo é tão "busy"

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Mensagem por GusVCD Qui Fev 11, 2010 12:25 am

up Aprendi um bocado nesse topico, tanto com o video qt com as explicacoes!!

BRIGADUUU!

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Mensagem por JORGERA Qui Fev 11, 2010 12:59 am

vem ca fodera novo eh?????? esse nao tava ai semana passada.
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 11, 2010 1:04 am

JORGERA escreveu:vem ca fodera novo eh?????? esse nao tava ai semana passada.

Troquei... Laughing

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 11, 2010 1:17 am

allexcosta escreveu:
JORGERA escreveu:vem ca fodera novo eh?????? esse nao tava ai semana passada.

Troquei... Laughing


Po não posso ler essas coisas aqui que passo até mal!!!Rsssss
Bacana o video e as explicações! Muito interessante
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Mensagem por Henrique Alencar Qui Fev 11, 2010 9:04 am

Alex brilhante post.
Sempre adimirei a música baiana nesse quesito de rítmo, com essa sua demostração pode ver o quanto de influência tem nela, a influência latina fica claro nessa leva e nos trompetes.

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Mensagem por Rafael do Baixo Qui Fev 11, 2010 9:18 am

Muito bom o vídeo Allex,gostei demais da sua explicação sobre o estilo,e da sua execução,deu pra notar que é bom o baixista ter algum conhecimento de percussão,pra saber se colocar bem nesse estilo.

Esse vídeo me ajudou muito,valeu mesmo!!!

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Mensagem por dibass Qui Fev 11, 2010 12:14 pm

thanks
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Mensagem por GusVCD Qui Fev 11, 2010 4:15 pm

Opa... estamos acompanhando aqui! up

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Mensagem por lcalazans Qui Fev 11, 2010 10:31 pm

Só digo uma coisa: manja pracarái.... up

Mt obrigado !

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Mensagem por DUDUBASS Sex Fev 12, 2010 11:22 am

Muito bom Allex, tópicos como este realmente engrandecem bastante o fórum... também não curto muito axé, achava mais legal aqueles bem do começo... faraó, madagascar, prefixo de verão(este um pouco mais pra cá) e tal... mas a levada que tu fizeste realmente ficou muito massa, bem cheia e valorizou bastante a música.... esta levada é a original da música ou tu deste uma preenchida nela??? lembrei agora de um baixista baiano que começou bem jovem e tocando muiiiiitttttoooo, gravou com Caetano, Léo Gandelman, fez um disco solo e deu uma sumida, acho que ele tocou na banda reflexu's!!?? Luciano Calazans, por onde anda este cara? o que houve com ele, teve algum problema?
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 12, 2010 11:36 am

DUDUBASS escreveu:esta levada é a original da música ou tu deste uma preenchida nela???

A idéia é a original executada pelo Cesário, mas eu nunca tiro igual. Dá uma escutada lá pra sacar as diferenças...

DUDUBASS escreveu:lembrei agora de um baixista baiano que começou bem jovem e tocando muiiiiitttttoooo, gravou com Caetano, Léo Gandelman, fez um disco solo e deu uma sumida, acho que ele tocou na banda reflexu's!!?? Luciano Calazans, por onde anda este cara? o que houve com ele, teve algum problema?

Luciano é meu vizinho lá. Ele tá tranquilo, tocando com Ricardo Chaves e se não me engano já lançou o segundo CD solo. É endorser da MLaghus também. Aqui ele:


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Mensagem por DUDUBASS Sex Fev 12, 2010 11:56 am

Quando o Luciano Calazans apareceu por aqui, acho que ele deveria ter uns 16 anos.... tocando pra caramba.... ficou só o comentário da galera sobre o cara, bem jovem tocando e já tocando daquele jeito... O Cesário veio com o baixo de 6 cordas, produzindo a Daniella e outro cara que foi muito comentado por aqui(Fortaleza), pois tocava muito e tinha espaço na banda era o Júnior da Cheiro de Amor... Tinha também um compositor baiano com muita música gravada por outros artistas, ele fazia uma pesquisa muito legal e até histórica da cultura e que depois fez o disco dele e sumiu total... Rey Zulu.
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Mensagem por allexcosta Sex Fev 12, 2010 12:29 pm

DUDUBASS escreveu:Quando o Luciano Calazans apareceu por aqui, acho que ele deveria ter uns 16 anos.... tocando pra caramba.... ficou só o comentário da galera sobre o cara, bem jovem tocando e já tocando daquele jeito... O Cesário veio com o baixo de 6 cordas, produzindo a Daniella e outro cara que foi muito comentado por aqui(Fortaleza), pois tocava muito e tinha espaço na banda era o Júnior da Cheiro de Amor... Tinha também um compositor baiano com muita música gravada por outros artistas, ele fazia uma pesquisa muito legal e até histórica da cultura e que depois fez o disco dele e sumiu total... Rey Zulu.

Quando Luciano foi aí levou um baixo Vantage 4 cordas que era meu. Igual esse da foto:

História e ritmos da Música Baiana I - Subir Ladeira VantageBass

Se me lembro bem ele trocou o baixo aí em Fortaleza...

Júnior e Cesário tocam MUITO há várias décadas... Rey Zulu continua compondo e algumas músicas que você escuta por aí são dele.

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Mensagem por Danuco Sex Fev 12, 2010 1:55 pm

Agora entendo pq voces precisam tanto da Sizona! hehehehe
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Mensagem por Amagomes Sex Fev 12, 2010 10:37 pm

claps

Em um outro tópico eu fui um dos que sugeriu ao Alex um material didático sobre a diversidade de ritmos da música baiana e só agora vi este tópico, bem, antes tarde do que nunca...hehe.

Obrigado Allex!!
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Mensagem por Cid Sáb Fev 13, 2010 1:24 pm

Alex esse groove e campeao hein, que coisa linda, lembro ter ouvido essa musica a muitos anos atras mas nao lembrava desse baixo de jeito nenhum, lindo demais...
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Mensagem por Convidado Ter Fev 16, 2010 12:26 pm

Allex, nada a dizer, a não ser:

MUITO OBRIGADO!! hyper

Não só os exemplos e grooves que vc tocou foram sensacionais, como já deu uma ótima direção pra começar a entender o que é o que ao ouvir as gravações...

Posso fazer mais um pedido? Uma discografiazinha básica?

Mais uma vez obrigado e parabéns!! Sempre tive "medo" de me aventurar pela música baiana por achar meio "impenetrável" (sem trocadilho), mas com os exemplos já pude ver que dá pra ter uma boa noção, mesmo não morando em Salvador.

E vc só confirma a frase: "Todo menino do Pelô sabe tocar tambor". Suíngue da por** meu rei!!! Very Happy

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Mensagem por allexcosta Ter Fev 16, 2010 12:49 pm

Sá Reston escreveu:Posso fazer mais um pedido? Uma discografiazinha básica?

Sem dúvida... O disco "Cheiro de amor ao vivo" do final dos anos 90 pra mim é a epítome do estilo. Júnior toca tudo que sabe e mais um pouco nesse disco. Esse aqui:

História e ritmos da Música Baiana I - Subir Ladeira Acdca97br

"Feijão de corda" da Daniela Mercury também é obrigatório. Fora isso, recomendo os DVD's ao vivo da Ivete. Verdadeira aula de como fazer música pra dançar.

Sá Reston escreveu:E vc só confirma a frase: "Todo menino do Pelô sabe tocar tambor". Suíngue da por** meu rei!!! Very Happy

Obrigado Sá!

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Mensagem por Andremoura Sáb Mar 06, 2010 9:20 am

Alex, meus parabéns por fazer com que mais gente se interesse por outros estilos musicais sem preconceitos! Apesar de ter começado no rock, tive a sorte de tocar com um baterista que era fã de música latina e brasileira em geral e me abriu os ouvidos para a qualidade e diversidade de ritmos. Que bom que estás fazendo o mesmo pra muitos músicos que estão iniciando no instrumento.

P.S. Só posso dizer que a música baiana é o estilo a ser batido e quem não concorda é pq tem inveja!

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Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2010 10:34 am

^ Valeu André...

Vejo que já conhece o jargão mais famoso do fórum!

Sim, acho importante conhecermos o que está perto de casa antes de procurarmos o que está mais longe.

Interessante o uso da palavra "outros" pra estilos que estão perto de nós como forró pé-de-serra, axé, samba-duro, vaneirão, etc... enquanto o "normal" é a música criada a milhares de quilômetros de distância. Pra mim, rock, blues e jazz é que são "outros" ritmos...

O Brasileiro precisa se dar mais valor...

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Mensagem por Andremoura Sáb Mar 06, 2010 2:22 pm

Na verdade Allex, minha origem está uma pouquinho mais distante, pois nasci no RS , então a música da minha região difere um pouco do resto do país.

Destes que vc citou o mais próximo é o vaneirão. Tb temos por lá o chamamé, o xote, milonga, chimarrita, o bugio,entre outros, principalmente derivados da música nativa argentina e de danças de salão européias do séc. XIX (valsa, polka, mazurka, etc..)

Mas claro que isso não serve de desculpa pra considerar os ritmos do norte e nordeste como distantes, afinal somos todos brasileiros... grande abraço!

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Mensagem por allexcosta Sáb Mar 06, 2010 3:44 pm

Andremoura escreveu:Na verdade Allex, minha origem está uma pouquinho mais distante, pois nasci no RS , então a música da minha região difere um pouco do resto do país.

Destes que vc citou o mais próximo é o vaneirão. Tb temos por lá o chamamé, o xote, milonga, chimarrita, o bugio,entre outros, principalmente derivados da música nativa argentina e de danças de salão européias do séc. XIX (valsa, polka, mazurka, etc..)

Mas claro que isso não serve de desculpa pra considerar os ritmos do norte e nordeste como distantes, afinal somos todos brasileiros... grande abraço!

Sem dúvida! O Nordeste do Brasil ainda está bem mais perto que o vale do Mississipi ou Londres, correto? Wink
E ainda existe a Cueca Chilena, Cumbia e Descarga da Bolívia, Guarânia, Polca Paraguaia, etc...

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Mensagem por thgbass Ter Jun 22, 2010 12:59 am

Revendo o tópico! to tirando a terra mesmo, se preciso escavo novamente!
Esse fodera aí é o mais top que eu já vi!
Ô GAS da peste. . putz!

Allex, deixo aqui tbm uma pergunta, esses estudos aí, podem continuar? Embarassed
Muito bacana! Identifico direto um ijexá, na novela 'Sinha Moça', quando passa alguns trechos dos escravos. . tô aqui na torcida pra ter mais! hyper

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Mensagem por Renato Ter Jun 22, 2010 9:21 am

O Axé Music é essencialmente muito percussivo, daí o destaque dado ao baixo. Muitas linhas marcantes existem nesse estilo musical e para mim uma inesquecível é esta introdução (e que nunca consegui tirar... Crying or Very sad ):



O baixista é o Gigi, que faz parte da banda da Ivete Sangalo a pelo menos 10 anos.

Embora seja de Recife, a terra do frevo, curti muito axé nas diversas micaretas realizadas na região, principalmente o Recifolia, que foi por muitos anos considerado o maior carnaval fora de época do Brasil.

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Mensagem por GilliamGatto Ter Jun 22, 2010 10:48 am

Muito bom o video Alex Parabéns.

O baixo nem precisa falar nada né.
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Mensagem por AlbertoBass Ter Mar 29, 2011 6:22 pm

Muito legal o tópico!!!! Valeu

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Mensagem por André Souza Ter Mar 29, 2011 6:32 pm

Renato escreveu:O Axé Music é essencialmente muito percussivo, daí o destaque dado ao baixo. Muitas linhas marcantes existem nesse estilo musical e para mim uma inesquecível é esta introdução (e que nunca consegui tirar... Crying or Very sad ):



O baixista é o Gigi, que faz parte da banda da Ivete Sangalo a pelo menos 10 anos.

Embora seja de Recife, a terra do frevo, curti muito axé nas diversas micaretas realizadas na região, principalmente o Recifolia, que foi por muitos anos considerado o maior carnaval fora de época do Brasil.

Netinho teve a melhor banda de Axé durante um bom tempo. IMHO. Gigi(Baixo), Boca(guitarra), Zé Raimundo(teclado) e Júlio César(bateria). Arranjos incríveis !!!

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Mensagem por Bruno A. L. Veloso Ter Mar 29, 2011 10:41 pm

Gigi manda muito bem, não é atoa que toca, pelo menos ao meu ver, com a melhor do axé Ivete Sangalo. Ouvi dizer que só no carnaval de Salvador é 50 mmil dilmas. Ele tem um projeto em Vilas do Atlântico que é Gigi canta que semanalmente ele e uma gig convida um artista diferente, não sei se tá rolando ainda, mas eu fui uma certa feita é muito legal

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Mensagem por marcodual Dom maio 15, 2011 11:46 am

Parabens.... quero me aperfeiçoar neste ritmo.... tem vaga para mais um aluno ???
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Mensagem por Jhovy Bass Dom Jun 05, 2011 12:28 am

\o/\o/\o/ cheers Fuderoso massa , esse ritmo , tamos ai , p/ aprender e aprender com qualidade

fuiiiiiiiiiiii

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jan 22, 2021 2:29 pm

Dando um up só porquê achei o tópico muito bom.
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