Estou tocando todos os dias...
+29
Andrezinho
DenisLM
Nando Vasques
G. Kanazawa
Lapetina
korg
Raul S.
GusVCD
MINGO
LuCaSbass
Claudio Rocha
Claudio
Amagomes
DUDUBASS
gobatto
Eduardo Chaves
Pedroswaldo
Maurício_Expressão
Mayo Pamplona
Cid
Renato
Cantão
Fernando Zadá
Glauco
RFFanBR
JORGERA
thgbass
cristianosantos
allexcosta
33 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Estou tocando todos os dias...
lembre-se: "Ser baixista é pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e não dá uma nota."
força!
força!
DiscordoG. Kanazawa escreveu:lembre-se: "Ser baixista é pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e não dá uma nota."
força!
pra mim, ser baixista é tocar baixo.
ser guitarrista é tocar guitarra.
ser versatil é tocar os 2!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
+1... Concordo plenamente!Lapetina escreveu:
Discordo
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
O Chimbinha,digo (o Allex )esta tao guitarrista que pra vcs terem uma ideia o DJ5 tao querido dele esta aqui em casa comigo por uns dias,e acho ate q ele vai criar um novo Forum chamado Guitarristas.forumeiros.com!
Última edição por Nando Vasques em Dom Mar 07, 2010 10:35 pm, editado 1 vez(es)
Nando Vasques- Membro
^ Tá dominado, hein Nando??? HAHAHHAAH
G. Kanazawa escreveu:lembre-se: "Ser baixista é pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e não dá uma nota."
força!
???????????
Não entendi!!!
Onde isso????
Pra mim a única coisa igual é que ambos são cordas e tem afinação igual em 4as. Fora isso......
Fernando Zadá- Moderador
Fernando Zadá escreveu:G. Kanazawa escreveu:lembre-se: "Ser baixista é pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e não dá uma nota."
força!
???????????
Não entendi!!!
Onde isso????
Pra mim a única coisa igual é que ambos são cordas e tem afinação igual em 4as. Fora isso......
em quarta e olhe lá!
abaixo da SOL na guitarra vem uma SÍ
no baixo vem uma DÓ
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Fernando Zadá escreveu:Não entendi!!!
Onde isso????
A frase foi retirada da "Carta Oficial de Boas Vindas" do fórum.
Talvez isso seja meio local...
Na minha cidade Natal nunca conheci um baixista que não tocasse violão e por conseguinte, guitarra. Não como um virtuoso, mas sabe montar acordes, batidas e tal...
Já os guitarristas de lá quando pegam o baixo não conseguem tirar som e são totalmente imprecisos...
Talvez em outras regiões do Brasil ou até mesmo entre a galera de outras gerações seja normal tocar baixo e não tocar violão. Dentre a galera que eu convivi desde moleque, eu nunca vi isso...
Entendam que algumas coisas são regionais mesmo. Antes de eu começar a viajar pra fora de Salvador, baixista que usava baixo de 4 cordas pra mim era igual cabeça de bacalhau, sabia que existia mas nunca tinha visto...
allexcosta escreveu:
Talvez em outras regiões do Brasil ou até mesmo entre a galera de outras gerações seja normal tocar baixo e não tocar violão. Dentre a galera que eu convivi desde moleque, eu nunca vi isso...
Eu sou um bom exemplo disso... não sei tocar violão e nem nunca me interessei em tentar, apesar de conhecer o tema "formação de acordes"... inclusive eu tenho um violão em casa, que fica lá parado a mercê dos amigos.
allexcosta escreveu:
Entendam que algumas coisas são regionais mesmo. Antes de eu começar a viajar pra fora de Salvador, baixista que usava baixo de 4 cordas pra mim era igual cabeça de bacalhau, sabia que existia mas nunca tinha visto...
É... essa questão deve ser regional mesmo... aqui no Rio pelo menos o mais utilizado continua sendo o baixo de 4 cordas... os baixos de 5 e 6 cordas são mais utilizados por grupos de pagode.
Claudio- Membro
sempre brinquei no violao desde garoto e quando peguei a 1a vez pra tocar baixo, nao senti dificuldades nao, muito pelo contrário. Ja tirei uma musica logo de inicio, com sua levada etc. Claro que com o tempo fui melhorando pegada, posicionamentos, me familiarizando mais com o instrumento.
Assim como o guita solo da minha banda, que nunca tocou baixo, um dia pegou o meu precision e saiu tocando algumas musicas (mais simples, claro) rsrsrsrs nao vejo nada demais. Acredito que um guitarrista, vai se acostumar mais rapido a um baixo que outro instrumentista.
Assim como o guita solo da minha banda, que nunca tocou baixo, um dia pegou o meu precision e saiu tocando algumas musicas (mais simples, claro) rsrsrsrs nao vejo nada demais. Acredito que um guitarrista, vai se acostumar mais rapido a um baixo que outro instrumentista.
Claudio, não consigo visualizar muito isso... eu mesmo tive um 5 cordas por alguns anos, sempre toquei rock e hoje, embora so tenha baixo de 4 cordas, sinto falta de um de 5, acho mais legal inclusive pra tocar "pop/rock". Só não tenho de novo (ainda) porque sou tão viciado em precision que seria uma contradição rsrs Já fretless acho legal de 4 mesmo (dai o meu ser de 4). Acho que ainda terei um DJ5 ou um StingrayClaudioBass escreveu:É... essa questão deve ser regional mesmo... aqui no Rio pelo menos o mais utilizado continua sendo o baixo de 4 cordas... os baixos de 5 e 6 cordas são mais utilizados por grupos de pagode.
ow-ow-ooow!!! ninguem aqui consegue dar parabens e desejar boa sorte sem criar polêmica?! ¬¬
tenho um contrabaixo elétrico, um acústico baixolão, uma guitarra e um violão. eu tocava razoavelmente bem guitarra e violao, mas os guitarristas que conheco nao tocam nada de contrabaixo, fazem até cara de "ué?!" quando eu o passo para eles. o problema deles não é falta de habilidade ou inteligência... é falta de interesse, e acredito que a maioria aqui (exceto o Claudio) já tenha se interessado, pelo menos um pouquinho em algum dia na vida, em tocar pelo menos violão. por isso defendo a carta oficial, que não caracteriza uma verdade absoluta, e sim um mero estereótipo. e nao venham dizer "ah, mas comigo nao é/foi assim!!!" porque sabemos que nao é/foi assim com todo mundo! bom senso, pessoal... bom senso!!! e se não concorda é porque tem inveja!!! =P
Última edição por Raul S. em Seg Mar 08, 2010 2:13 pm, editado 1 vez(es)
Raul S.- Membro
ta traindo o movimento baixista
huahahua
frase a lá Dado Dolabela para João Gordo para quem não se lembra.
huahahua
frase a lá Dado Dolabela para João Gordo para quem não se lembra.
Lapetina- Membro
Não Edu...
O importante é q o Allex está tocando guitarra q nem o Chimbinha!!!
korg escreveu:
Claudio, não consigo visualizar muito isso...
Pois é... conforme você mesmo disse *todos* os seus baixos são de 4 cordas... olhando pra eles você consegue visualizar bem
Você sabe que eu circulo bastante pela noite e bares do Rio, e honestamente, os únicos que tenho visto tocando com uma baixo de 6 cordas são Edson Sousa e Ney Conceição... os outros 99% que assisto estão sempre tocando com 4 cordas... um ou outro pingado utilizam 5 cordas. Pode ir na sexta e no sábado aos quiosques Drink Café e Árabe da Lagoa... você verá a galera tocando de Acústico, e mais um festival de Jazz Bêis de 4 cordas.
Claudio- Membro
GusVCD escreveu:Não Edu...
hehehe! Depois de ele ser o candidato a mudança mundial, nada mais interessante do que tocar Calipso pra comemorar!
bah deixei claro que sinto falta de um de 5ClaudioBass escreveu:Pois é... conforme você mesmo disse *todos* os seus baixos são de 4 cordas... olhando pra eles você consegue visualizar bem
Deixo aqui defender o guitarrista Chimballex:
- Aqui no meu pedaço todo baixista toca guitarra (e alguns tocam muito bem guitarra). Já os guitarristas não sabem nem segurar um baixo! Quanto mais tocar.
- Os guitarristas acham que tocar baixo é que nem tocar guitarra e ficam tocando um monte de notas na escala sem rítimo e sem pegada. Fica horrível.
Quanto ao número de cordas do baixo, isso para mim foi uma surpresa também.
Aqui no meu pedaço (interior do estado de São Paulo), 65% dos baixistas usam baixos de 4 cordas e 33% são de 5 cordas.
2% usam baixos de 6 cordas, mas eu nunca ví um deles.
Mas a maioria esmagadora de baixistas novos que estão começando, começam com baixo de 5 cordas.
- Aqui no meu pedaço todo baixista toca guitarra (e alguns tocam muito bem guitarra). Já os guitarristas não sabem nem segurar um baixo! Quanto mais tocar.
- Os guitarristas acham que tocar baixo é que nem tocar guitarra e ficam tocando um monte de notas na escala sem rítimo e sem pegada. Fica horrível.
Aqui no meu pedaço (interior do estado de São Paulo), 65% dos baixistas usam baixos de 4 cordas e 33% são de 5 cordas.
Mas a maioria esmagadora de baixistas novos que estão começando, começam com baixo de 5 cordas.
Maurício_Expressão escreveu:- Aqui no meu pedaço todo baixista toca guitarra (e alguns tocam muito bem guitarra). Já os guitarristas não sabem nem segurar um baixo! Quanto mais tocar.
Lá pra minhas bandas é exatamente assim...
Em Salvador 90% dos baixistas usa baixo de 5 cordas, enquanto 9.5% usa baixo de 6 e existe um cara que você não conhece mas ouviu falar que toca numa banda de Tributo aos Beatles que você nunca viu na noite que tem um baixo de 4 cordas. Esse cara é o 0.5%...
Já que estamos falando de baixistas, vou mudar de assunto!
Todos os meus são de 5 cordas... As vezes sinto falta de um de 4, mas já tô de olho no Condor VB-40... hehehehe
Mas o Ricardo Feghali do Roupa Nova toca teclado e guitarra...
Na música Coração Pirata, o Nando larga o baixo e pega um violão. O Fegh assume o baixo e num faz feio não! E toca com o dedão...
Bem... Nada contra! Eu também nunca tirei o dedão pra tocar, mas ele só usa o polegar... Diferentão!!! hehehehe
Todos os meus são de 5 cordas... As vezes sinto falta de um de 4, mas já tô de olho no Condor VB-40... hehehehe
Mas o Ricardo Feghali do Roupa Nova toca teclado e guitarra...
Na música Coração Pirata, o Nando larga o baixo e pega um violão. O Fegh assume o baixo e num faz feio não! E toca com o dedão...
Bem... Nada contra! Eu também nunca tirei o dedão pra tocar, mas ele só usa o polegar... Diferentão!!! hehehehe
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
allexcosta escreveu:Maurício_Expressão escreveu:- Aqui no meu pedaço todo baixista toca guitarra (e alguns tocam muito bem guitarra). Já os guitarristas não sabem nem segurar um baixo! Quanto mais tocar.
Lá pra minhas bandas é exatamente assim...Quanto ao número de cordas do baixo, isso para mim foi uma surpresa também.
Em Salvador 90% dos baixistas usa baixo de 5 cordas, enquanto 9.5% usa baixo de 6 e existe um cara que você não conhece mas ouviu falar que toca numa banda de Tributo aos Beatles que você nunca viu na noite que tem um baixo de 4 cordas. Esse cara é o 0.5%...
Aqui na Paraíba, 999 entre 1000 baixistas preferem os baixos de 5 ou 6 cordas, de preferência de luthiers. Em tempo: a exceção entre os 1000 sou eu, que semprei toquei nos de quatro cordas e de preferência modelos JB´s, um sacrilégio na opinião da maioria. [ ]´s
edu_carvalho- Membro
a maioria dos baixistas q conheço incluindo eu aí na parada, começou tocando violão, e nao sente dificuldade na hora de tocar um violão ou mesmo uma guitar.
depois de um certo tempo só no bass, qdo volta se estranha um pouco, fica meio "ogro" a pegada, nada q um practice nao resolva a re-adaptação....eu toco uma guitar, de boa, c/mais swing q muitos guitarristas q conheço.
de uma maneira geral, acho q inclusive o baixista "sente" a nota antes q os outros musicos, e nao só a tonica. normalmente tem o ouvido mais treinado. acho q é pq o baixo bate mais no peito mesmo, tem essa proximidade c/o coração, c/a alma e nao só o ouvido propriamente dito. toco a 15 anos e me encaminho cada dia mais rumo ao "ouvido absoluto", acho q isso vem c/o tempo mesmo, e graças a deus a cada dia melhora.
boa sorte aí amigo!
depois de um certo tempo só no bass, qdo volta se estranha um pouco, fica meio "ogro" a pegada, nada q um practice nao resolva a re-adaptação....eu toco uma guitar, de boa, c/mais swing q muitos guitarristas q conheço.
de uma maneira geral, acho q inclusive o baixista "sente" a nota antes q os outros musicos, e nao só a tonica. normalmente tem o ouvido mais treinado. acho q é pq o baixo bate mais no peito mesmo, tem essa proximidade c/o coração, c/a alma e nao só o ouvido propriamente dito. toco a 15 anos e me encaminho cada dia mais rumo ao "ouvido absoluto", acho q isso vem c/o tempo mesmo, e graças a deus a cada dia melhora.
boa sorte aí amigo!
Prezados , acho que vou pra Salvador...levo meu cubo e fico numa praça tocando baixo de 4 cordas(muito mal tocado por assim dizer) e viro a sensação do momento...sem esquecer de ir passando o chapéu , se perguntarem , digo que estou juntando dinheiro pra comprar um de 6 cordas...heheheallexcosta escreveu:
Cantão- Moderador
Lapetina escreveu:DiscordoG. Kanazawa escreveu:lembre-se: "Ser baixista é pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e não dá uma nota."
força!
Calma, Lapetina!
Ser versátil aqui na Paraíba tem outro adjetivo.
Não torne as coisas para nós ainda mais difíceis do que ficaram depois daquele "tópico" que eu criei em sua "memória".
[ ]´s
edu_carvalho- Membro
edu_carvalho, você é um cara versátil ?
thgbass escreveu:edu_carvalho, você é um cara versátil ?
Caro thgbass:
Com certeza: tento tocar baixo, violão, sou educador e ainda tenho uma noiva para cuidar. E jogo Handebol nas horas de folga. Assisto TV de vez em quando.
E você, se considera um cara versátil???
[ ]´s
edu_carvalho- Membro
E o Lapetina fica como nessa programação árdua????
Rssss
Pô gente agora falando sério parem de desvirtuar o tópico!!!!
Rssss
Pô gente agora falando sério parem de desvirtuar o tópico!!!!
Fernando Zadá- Moderador
edu_carvalho escreveu:thgbass escreveu:edu_carvalho, você é um cara versátil ?
Caro thgbass:
Com certeza: tento tocar baixo, violão, sou educador e ainda tenho uma noiva para cuidar. E jogo Handebol nas horas de folga. Assisto TV de vez em quando.
E você, se considera um cara versátil???
[ ]´s
po Edu!
tu falar de mim eu até entendo que seja uma brincadeira!
mas jogar Handebol é se denunciar demais!
rs
Lapetina- Membro
^Grande LAPETINA:
Handebol na minha terra é esporte de macho, cabra!
Agora, se eu jogasse vôlei, futebol de botão ou peteca, aí sim, a coisa se tornaria, digamos, estranha.
Em tempo: finalmente tio Allex fechou aquele famigerado tópico. E ainda teve a capacidade de sugerir que eu fiquei lhe devendo uma, porque ele ter me livrado do mico.
[ ]´s
Handebol na minha terra é esporte de macho, cabra!
Agora, se eu jogasse vôlei, futebol de botão ou peteca, aí sim, a coisa se tornaria, digamos, estranha.
Em tempo: finalmente tio Allex fechou aquele famigerado tópico. E ainda teve a capacidade de sugerir que eu fiquei lhe devendo uma, porque ele ter me livrado do mico.
[ ]´s
edu_carvalho- Membro
edu_carvalho escreveu:porque ele ter me livrado do mico.
Sua sina agora é eterna ... ele só amenizou o sofrimento inicial ... será lembrado em qualquer lugar (tópico) ...
Boss2K- Membro
edu_carvalho escreveu:Handebol na minha terra é esporte de macho, cabra!
Me perdoe a sinceridade, mas vôlei e botão são muito menos "regra 15" do que handebol.
allexcosta escreveu:Me perdoe a sinceridade, mas vôlei e botão são muito menos "regra 15" do que handebol.
[2]
Senti isso na pele Alex,...
Qdo peguei meu primeiro trabalho em estudio em Salvador, fui com meu fender JB 4 cordas, (pensei na versatilidade), e com baixo de grife dificilmente o produtor reclamaria...
Qdo entrei no aquario, e tirei o bixinho do case a primeira coisa q o produtor falou foi,..., "vc só tem baixo de 4 cordas?"...
Ah,..., Alex, o cara da "Mil Milhas" toca com um fender 4 tb....rsrs!!!
Abraços
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass- Membro
GeleiaBass escreveu:Ah,..., Alex, o cara da "Mil Milhas" toca com um fender 4 tb....rsrs!!!
Viu aí, quando eu falei um cara que toca numa banda de Tributo aos Beatles estava me referindo a bandas como a Mil Milhas...
allexcosta escreveu:GeleiaBass escreveu:Ah,..., Alex, o cara da "Mil Milhas" toca com um fender 4 tb....rsrs!!!
Viu aí, quando eu falei um cara que toca numa banda de Tributo aos Beatles estava me referindo a bandas como a Mil Milhas...
KKKkk...esse Tio Allex é fogo , saiu pela tangente ...
Cantão- Moderador
Página 2 de 2 • 1, 2