Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
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Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Ai pessoal, como costume, mais um review aqui... Agora desse ótimo captador para baixo acústico!
Pra começar a história, eu estava querendo comprar o Fishman Full Circle, mas devido ao custo do produto e dificuldade de instalação, fui buscar outras alternativas... Apos muito pesquisar em sites como o Talkbass e conversar com o luthier Andrea Spada, me decidi pelo Revolution Solo. O Andrea que encomendou pra mim, demorou um pouco mas valeu a pena, pois não tive que pagar imposto então saiu bem em conta. Bem, vamos para o review propriamente dito...
Apresentação e qualidade do material
A embalagem é bem simples e alem do captador com o jack vem com uma presilha para o jack na corda sol , um manual e uma peça de borracha(mais pra frente tento explicar o porque dessa peça).
(Foto retirada do site da Upton Bass)
O polo de captação é feito de "European Spruce", que pelo que eu pesquisei é o famoso Abeto. Isso é uma coisa bacana e acho que é uma das coisas que da um diferencial para o som.
(Foto retirada do site da Upton Bass)
O captador é muito bem feito! Nota 10 pela construção e acabamento do captador.
A instalação
A instalação desse captador pode ser feita de duas maneiras: Retirando(lixando) madeira do proprio captador(do lado oposto daonde está escrito RS) ou mechendo na abertura do cavalete... Mas é importante lembrar que o manual fala que quanto mais madeira tiver no captador melhor o som, e o Andrea Spada disse que os melhores resultados que ele obteve foi com o captador com 5,5mm de espessura.
Infelizmente eu tive que mecher no meu cavalete além de lixar o captador, pois a abertura era muito pequena. O serviço foi realizado pelo luthier Alberto Viegas, que fez isso rapidamente.
O jack é instalado com uma 'presilha' que vai na corda sol. Para isso é necessario tirar a corda para colocar a presilha do jack... Como o Alberto ja estava fazendo o serviço do cavalete, essa parte foi bem rapida... Li no Talkbass que tem gente que prefere passar uma fita adesiva ao redor do estandarte para prender o jack, ou então colar um pedaço de velcro no estandarte e 'pregar' o jack. Quem conhece a captações Realist sabe como é esse sistema.
Acompanhando o kit veio um pedaço de borracha que é para ser utilizado(opcionalmente) depois do cavalete. Eu testei com e sem esse 'acessório' e só senti diferença mesmo com o arco, parece que ele segura mais os harmônicos. Com pizzicato realmente não senti diferença nenhuma.
(Foto retirada do site da Upton Bass)
A instalação se feita sozinha por alguem sem experiências pode trazer complicações... tirando isso, é bem rápida... Nota 8 para a instalação
O som
Bem, o som é excelente! Usando como comparação as captações que mais gosto(Underwood e Full Circle), achei esse captador do mesmo nível, e lógico com alguns diferenciais. Como explicado pelo Andrea, esse captador é bastante 'microfônico', isto é, é feito para ter uma resposta mais de microfone do que como captador, e isso tem vantagens e desvantagens...
Eu achei o som beeem fiel ao instrumento. Isso pode ser bom ou ruim, porque se o instrumento não tiver um som acústico bacana, o captador não vai resolver isso quando amplificado. A resposta dele tanto para arco quanto para pizzicato é ótima, e sinceramente é o melhor captador pra arco que ja escutei(conheço as seguintes captações para comparação: Germano M., Realist, Underwood, Full Circle, Fishman BP100).
Como praticamente toda captação piezzo, ela é de alta impedância, o que 'requer' um uso de um pre... eu não estou com nenhum pre e acho que por isso notei um dos poucos contras dessa captação que é uma sobra em algumas frequencias graves, o que talvez possa causar algum tipo de microfonia dependendo do lugar. Analisei o espectro no Reaper e realmente existe isso... aqui em casa eu consegui contornar equalizando direitinho no meu amp(Hartke A70)... Domingo tenho um ensaio em um estudio é um outro amplificador, lá eu vou saber realmente se isso é algo a se "preocupar" ou não. De qualquer forma, pretendo comprar um pre pra ele, mesmo que simples, para principalmente ajudar com o problema da impedância.
Mas tirando isso, é uma das captações mais fiéis(se não for a mais fiel) ao instrumento que ja testei, e isso conta muito... E apesar de ser um polo só, não existe diferença de volume nas cordas.
É importante lembrar que na instalação não é bom deixar o captador muito preso, e sim de uma forma que fique firme mas que permita o giro do mesmo... Esse captador é muito sensivel e por menos que vc mexa no polo de captação, a diferença no som é enorme... segundo o Andrea, isso é muito bom dependendo do lugar e da amplificação que vc está tocando, pois pode ajudar a contornar alguns problemas e também a obter outros timbres.
Nota: 9,0
Gravei um audio aqui em cima de um Play-Along do Aebersold, mas deu um problema no pc meio da gravação então resolvi colocar só uma pequena parte para vcs verem o audio... Nesse fim de semana eu tento gravar algo melhor, e com o arco também( ).
O primeiro audio é direto na interface, sem equalização nenhuma, e a segunda com um High-Pass Filter para tirar essa sobra de grave e um minimo de equalização para deixar o som mais do jeito que eu gosto, mais 'woody', como dizem os gringos.
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ou
http://www.4shared.com/file/235129984/2a551a03/semeq.html
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ou
http://www.4shared.com/file/235130134/87daf44a/comeq.html
Média das notas: 9,0
É isso, espero que vocês gostem do review e que também tenham a oportunidade de experimentar essa excelente captação!
Pra começar a história, eu estava querendo comprar o Fishman Full Circle, mas devido ao custo do produto e dificuldade de instalação, fui buscar outras alternativas... Apos muito pesquisar em sites como o Talkbass e conversar com o luthier Andrea Spada, me decidi pelo Revolution Solo. O Andrea que encomendou pra mim, demorou um pouco mas valeu a pena, pois não tive que pagar imposto então saiu bem em conta. Bem, vamos para o review propriamente dito...
Apresentação e qualidade do material
A embalagem é bem simples e alem do captador com o jack vem com uma presilha para o jack na corda sol , um manual e uma peça de borracha(mais pra frente tento explicar o porque dessa peça).
(Foto retirada do site da Upton Bass)
O polo de captação é feito de "European Spruce", que pelo que eu pesquisei é o famoso Abeto. Isso é uma coisa bacana e acho que é uma das coisas que da um diferencial para o som.
(Foto retirada do site da Upton Bass)
O captador é muito bem feito! Nota 10 pela construção e acabamento do captador.
A instalação
A instalação desse captador pode ser feita de duas maneiras: Retirando(lixando) madeira do proprio captador(do lado oposto daonde está escrito RS) ou mechendo na abertura do cavalete... Mas é importante lembrar que o manual fala que quanto mais madeira tiver no captador melhor o som, e o Andrea Spada disse que os melhores resultados que ele obteve foi com o captador com 5,5mm de espessura.
Infelizmente eu tive que mecher no meu cavalete além de lixar o captador, pois a abertura era muito pequena. O serviço foi realizado pelo luthier Alberto Viegas, que fez isso rapidamente.
O jack é instalado com uma 'presilha' que vai na corda sol. Para isso é necessario tirar a corda para colocar a presilha do jack... Como o Alberto ja estava fazendo o serviço do cavalete, essa parte foi bem rapida... Li no Talkbass que tem gente que prefere passar uma fita adesiva ao redor do estandarte para prender o jack, ou então colar um pedaço de velcro no estandarte e 'pregar' o jack. Quem conhece a captações Realist sabe como é esse sistema.
Acompanhando o kit veio um pedaço de borracha que é para ser utilizado(opcionalmente) depois do cavalete. Eu testei com e sem esse 'acessório' e só senti diferença mesmo com o arco, parece que ele segura mais os harmônicos. Com pizzicato realmente não senti diferença nenhuma.
(Foto retirada do site da Upton Bass)
A instalação se feita sozinha por alguem sem experiências pode trazer complicações... tirando isso, é bem rápida... Nota 8 para a instalação
O som
Bem, o som é excelente! Usando como comparação as captações que mais gosto(Underwood e Full Circle), achei esse captador do mesmo nível, e lógico com alguns diferenciais. Como explicado pelo Andrea, esse captador é bastante 'microfônico', isto é, é feito para ter uma resposta mais de microfone do que como captador, e isso tem vantagens e desvantagens...
Eu achei o som beeem fiel ao instrumento. Isso pode ser bom ou ruim, porque se o instrumento não tiver um som acústico bacana, o captador não vai resolver isso quando amplificado. A resposta dele tanto para arco quanto para pizzicato é ótima, e sinceramente é o melhor captador pra arco que ja escutei(conheço as seguintes captações para comparação: Germano M., Realist, Underwood, Full Circle, Fishman BP100).
Como praticamente toda captação piezzo, ela é de alta impedância, o que 'requer' um uso de um pre... eu não estou com nenhum pre e acho que por isso notei um dos poucos contras dessa captação que é uma sobra em algumas frequencias graves, o que talvez possa causar algum tipo de microfonia dependendo do lugar. Analisei o espectro no Reaper e realmente existe isso... aqui em casa eu consegui contornar equalizando direitinho no meu amp(Hartke A70)... Domingo tenho um ensaio em um estudio é um outro amplificador, lá eu vou saber realmente se isso é algo a se "preocupar" ou não. De qualquer forma, pretendo comprar um pre pra ele, mesmo que simples, para principalmente ajudar com o problema da impedância.
Mas tirando isso, é uma das captações mais fiéis(se não for a mais fiel) ao instrumento que ja testei, e isso conta muito... E apesar de ser um polo só, não existe diferença de volume nas cordas.
É importante lembrar que na instalação não é bom deixar o captador muito preso, e sim de uma forma que fique firme mas que permita o giro do mesmo... Esse captador é muito sensivel e por menos que vc mexa no polo de captação, a diferença no som é enorme... segundo o Andrea, isso é muito bom dependendo do lugar e da amplificação que vc está tocando, pois pode ajudar a contornar alguns problemas e também a obter outros timbres.
Nota: 9,0
Gravei um audio aqui em cima de um Play-Along do Aebersold, mas deu um problema no pc meio da gravação então resolvi colocar só uma pequena parte para vcs verem o audio... Nesse fim de semana eu tento gravar algo melhor, e com o arco também( ).
O primeiro audio é direto na interface, sem equalização nenhuma, e a segunda com um High-Pass Filter para tirar essa sobra de grave e um minimo de equalização para deixar o som mais do jeito que eu gosto, mais 'woody', como dizem os gringos.
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Média das notas: 9,0
É isso, espero que vocês gostem do review e que também tenham a oportunidade de experimentar essa excelente captação!
Última edição por LuCaSbass em Dom 7 Mar 2010 - 21:32, editado 2 vez(es)
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http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Como sempre o lucas mandando ver, esse mlk vai dar muito o que falar ainda...
Christian- Membro
- Mensagens : 3803
Localização : Brasilia
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Excelente review, Lucas...
Por enquanto o captador que uso tem me atendido perfeitamente. Mas sempre é bom conhecer as opções de mercado.
Obrigado por compartilhar sua experiência.
Abraços
____________________________
Eduardo Malta
Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta- Membro
- Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Hoje tive um ensaio e usei o acustico com o captador. Minha preocupação mostrada no post inicial quanto a sobra de graves acho que foi em 'vão' porque mesmo ligando direto no amp só foi equalizar direitinho para ter um som excelente, sem microfonias(mesmo com um volume bem razoável). O timbre de arco também ficou bem bacana! Enfim, achei o captador excelente, e consegui tirar o som que eu mais curto.
Hoje de tarde eu gravei uma condução no tema "Samba de uma nota só", passando somente por uma equalização... Acho que da pra sentir bem o som do cap, e o roncado do baixo:
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ou
http://www.4shared.com/file/236428396/94e23f3/sambaumanota.html
Hoje de tarde eu gravei uma condução no tema "Samba de uma nota só", passando somente por uma equalização... Acho que da pra sentir bem o som do cap, e o roncado do baixo:
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ou
http://www.4shared.com/file/236428396/94e23f3/sambaumanota.html
Última edição por LuCaSbass em Qui 17 Fev 2011 - 20:44, editado 1 vez(es)
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LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Sonzeira Lucas !!!
É uma excelente captação.
É uma excelente captação.
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Eduardo Malta
Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta- Membro
- Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Lucas,
qual o preço médio desse captador?
abraço
qual o preço médio desse captador?
abraço
Dpaulo- Membro
- Mensagens : 1895
Localização : Brasília
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
149 dolares. Fala com o Andrea ( www.andreaspada.com.br ) que ele tem como encomendar pra vocêDpaulo escreveu:Lucas,
qual o preço médio desse captador?
abraço
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LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Aí Lucas,peguei o meu ontem e já dei umas testadas. Até agora achei simplesmente excelente! É incrivelmente microfîonico mesmo. Exatamente o que você falou, ele reproduz tudo que é som que vem do baixo.
Não tive nenhum problema com boomy, mas toquei apenas no contrabasseto, o que certamente ameniza. Não sobra frequencia grave nenhuma.
Pelo contrário, tive problemas com certas frequências altas. Como o contrabasseto tem pouco volume acústico no pizzicato, o ruído das mãos batendo nas cordas é proporcionalmente alto. Por enquanto solucionei isso cortando um pouco das frequências mais agudas. Mas acho que isso também depende do costume, do modo de tocar e acho que dá pra tirar um bom volume sem cortar frequências e sem fazer muito ruído.
Ainda não testei com arco e ainda não testei nos gigantes.
Mas a combinação com o pre Fishman, como não poderia deixar de ser, é muito providencial. Esse pré faz mágica. Corta-se frequências e o som continua rico.
Não tive nenhum problema com boomy, mas toquei apenas no contrabasseto, o que certamente ameniza. Não sobra frequencia grave nenhuma.
Pelo contrário, tive problemas com certas frequências altas. Como o contrabasseto tem pouco volume acústico no pizzicato, o ruído das mãos batendo nas cordas é proporcionalmente alto. Por enquanto solucionei isso cortando um pouco das frequências mais agudas. Mas acho que isso também depende do costume, do modo de tocar e acho que dá pra tirar um bom volume sem cortar frequências e sem fazer muito ruído.
Ainda não testei com arco e ainda não testei nos gigantes.
Mas a combinação com o pre Fishman, como não poderia deixar de ser, é muito providencial. Esse pré faz mágica. Corta-se frequências e o som continua rico.
Última edição por Mayo Pamplona em Dom 18 Dez 2011 - 21:06, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : gramática)
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www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Bacana Mayo! O captador é excelente mesmo.
Sobre as frequencias altas, tenta fazer o seguinte: ao inves de colocar a parte que esta escrito RS virado para as cordas, coloque ao contrario. Eu fiz uns testes aqui e preferi o som assim, principalmente pro arco. O negocio é testar mesmo!
Sobre as frequencias altas, tenta fazer o seguinte: ao inves de colocar a parte que esta escrito RS virado para as cordas, coloque ao contrario. Eu fiz uns testes aqui e preferi o som assim, principalmente pro arco. O negocio é testar mesmo!
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LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Já está assim! Não testei ao contrário ainda, mas testei algumas posições com ele virado deste jeito.
Como você disse, qualquer pequeno ajuste milimétrico na colocação dele muda o som totalmente, é impressionante.
Como você disse, qualquer pequeno ajuste milimétrico na colocação dele muda o som totalmente, é impressionante.
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www.myspace.com/grupoaguaviva
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Olá Lucas e Mayo, como vão?
Já é passado algum tempo após este tópico, assim sendo imagino terem somado horas e horas de agradáveis (ou nem tanto) gigs, ensaios, enfim tocando com o Revolution Solo II.
Estou quase decidido a aposentar meu velho guerra Atelier Audio (não é dos melhores pra fazer alguns milagres, segura o tranco!) e partir para o Revolution Solo. Já testei no meu baixo Underwood, Full Circle e do Germano M e nenhum me agradou plenamente, seja por sonoridade e/ou dificuldades de mobilidade de desinstalar do baixo pra usar em outros. (Realist nem cogito porque não gosto da sonoridade e muito menos da forma de instalação).
- Considerando esta maior de experiência de utilização, vocês poderiam confirmar as impressões quanto a sonoridade próxima ao som natural? E quanto a sonoridade com o arco? Sobre o ganho, ele aguenta legal sem pré-amp mesmo quando exige-se mais volume (ex: numa formação com bateria, piano, sopro)? É fácil para tirar de um baixo e colocar em outro?
Um abraço e obrigado desde já.
Renan
Já é passado algum tempo após este tópico, assim sendo imagino terem somado horas e horas de agradáveis (ou nem tanto) gigs, ensaios, enfim tocando com o Revolution Solo II.
Estou quase decidido a aposentar meu velho guerra Atelier Audio (não é dos melhores pra fazer alguns milagres, segura o tranco!) e partir para o Revolution Solo. Já testei no meu baixo Underwood, Full Circle e do Germano M e nenhum me agradou plenamente, seja por sonoridade e/ou dificuldades de mobilidade de desinstalar do baixo pra usar em outros. (Realist nem cogito porque não gosto da sonoridade e muito menos da forma de instalação).
- Considerando esta maior de experiência de utilização, vocês poderiam confirmar as impressões quanto a sonoridade próxima ao som natural? E quanto a sonoridade com o arco? Sobre o ganho, ele aguenta legal sem pré-amp mesmo quando exige-se mais volume (ex: numa formação com bateria, piano, sopro)? É fácil para tirar de um baixo e colocar em outro?
Um abraço e obrigado desde já.
Renan
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
^Cara, eu não to com baixo acústico já faz um tempo. Acho que o Mayo pode te ajudar melhor, mas ele anda meio sumido.
Mas dentre essas que vc citou, a Revolution Solo é uma boa alternativa sim... tem um captador argentino que não me lembro o nome (acho que o Edumalta sabe) que está bem falado também... na verdade é um conjuntinho de cap+mic mas dizem que funciona bem.
Eu só não entendi bem pra que vc quer mobilidade nos pickups...
Mas dentre essas que vc citou, a Revolution Solo é uma boa alternativa sim... tem um captador argentino que não me lembro o nome (acho que o Edumalta sabe) que está bem falado também... na verdade é um conjuntinho de cap+mic mas dizem que funciona bem.
Eu só não entendi bem pra que vc quer mobilidade nos pickups...
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LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
É importante lembrar que nesse tipo de captação (piezo) faz muita diferença a impedância de entrada do pré ou do amp. Ela deve ser no mínimo de 2Mega. Bons prés costumam ter acima de 3,5Mega e isso muda completamente o som do captador, para melhor, na minha opinião.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Lucas, largou o acústico poxa?!
Vou perguntar ao Edumalta sobre este outro cap argentino. Estou aberto a opiniões e alternativas viáveis, funcionais e econômicas.
Quanto a mobilidade, porque toco em dois lugares que tenho que usar o baixo e amp do lugar, (não que sou obrigado, mas como já tem o baixo não preciso transportar o meu baixo), porém com captação por minha conta, eles não possuem sistema de captação.
Joabi, obrigado pelo comentário, vou observar isso nos amps que uso. Sobre pré-amp pra acústico, você recomenda algum? (porém não quero coloração e timbre a partir do pré-amp, e sim apenas amplificar o próprio som natural do instrumento obtido a partir da captação, com boa definição). Ou seja, imagino que o pré-amp seja só pra resolver um problema de baixo output, esquentar o sinal.
Vou perguntar ao Edumalta sobre este outro cap argentino. Estou aberto a opiniões e alternativas viáveis, funcionais e econômicas.
Quanto a mobilidade, porque toco em dois lugares que tenho que usar o baixo e amp do lugar, (não que sou obrigado, mas como já tem o baixo não preciso transportar o meu baixo), porém com captação por minha conta, eles não possuem sistema de captação.
Joabi, obrigado pelo comentário, vou observar isso nos amps que uso. Sobre pré-amp pra acústico, você recomenda algum? (porém não quero coloração e timbre a partir do pré-amp, e sim apenas amplificar o próprio som natural do instrumento obtido a partir da captação, com boa definição). Ou seja, imagino que o pré-amp seja só pra resolver um problema de baixo output, esquentar o sinal.
Re: Revolution Solo II(Captador para baixo acústico)
Renan, os da Fishman são os mais tradicionais, e são muito bons, porém, um que gosto bastante é o Para DI da LR Baggs. Não se acha por aqui, mas dá pra comprar no eBay ou por alguém que esteja vindo de fora.
Apesar de ter várias configurações, o som dele é muito transparente. É uma excelente opção, e a impedância de entrada é de 10Mega, bem adequada para qualquer captador acústico. Pena que seja um pouco caro, mas vale o investimento.
No site da Gollihur Music tem mais opções, veja se algo te ajuda.
abs,
PS: sei que você está perguntando pelo captador e não quero sair (mais) do assunto do tópico, mas no caso de caps Piezo, a combinação Captador + Pré é muito importante. Certamente tem mais informação sobre isso no fórum e muita gente (melhor que eu) pra te ajudar a escolher.
E que siga o tópico...
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
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