Vida Util das cordas...
+7
Rdg Bass
Maurício_Expressão
bruno nunes
Ivanov_br
Claudio
allexcosta
Cid
11 participantes
Página 1 de 1
Vida Util das cordas...
Alex na tua opiniao qual o tempo de vida util de uma corda?
Logico que isso muda muito de marca de corda, tempo de uso, mas fazendo uma media, qual o tempo ideal de troca? Logico que o teu ouvido vai te avisar tambem, mas ha certas frequencias que a corda comeca a perder com o uso e nem muitas vezes isso e percebido.
Mas na tua experiencia e pelo que vc escuta qual o tempo ideal de troca?
Logico que isso muda muito de marca de corda, tempo de uso, mas fazendo uma media, qual o tempo ideal de troca? Logico que o teu ouvido vai te avisar tambem, mas ha certas frequencias que a corda comeca a perder com o uso e nem muitas vezes isso e percebido.
Mas na tua experiencia e pelo que vc escuta qual o tempo ideal de troca?
Cid- Moderador
Re: Vida Util das cordas...
Depende de varios fatores.
- Umidade do ar
- Niveis de acido-urico da pessoa e o quanto ela sua
- Proximidade do mar e uso na beira da praia
- Gosto pessoal
Se vc gosta do som de corda bem nova, nao sua muito e toca/pratica umas 10 horas por semana, eu diria q algo entre 1 e 3 meses estah de bom tamanho. Como vc eh de Fortaleza, deve manter o baixo sempre guardado quando nao estiver em uso. Fast Fret aumenta a vida util das cordas em ateh 30%.
Cordas flat duram mais.
- Umidade do ar
- Niveis de acido-urico da pessoa e o quanto ela sua
- Proximidade do mar e uso na beira da praia
- Gosto pessoal
Se vc gosta do som de corda bem nova, nao sua muito e toca/pratica umas 10 horas por semana, eu diria q algo entre 1 e 3 meses estah de bom tamanho. Como vc eh de Fortaleza, deve manter o baixo sempre guardado quando nao estiver em uso. Fast Fret aumenta a vida util das cordas em ateh 30%.
Cordas flat duram mais.
Aproveitando o "gancho" da pergunta estendendo as dicas pro pessoal do baixo acústico.... se você optar por um jogo de cordas de primeira linha tipo Thomastik Spirocore Orchestra, não fizer a utilização de arco, e comprometer-se a passar uma flanela seca ao longo de cada corda quando terminar de tocar, você vai trocar cordas a cada 2 anos, mesmo tocando todos os dias!
Tiro essa média por mim mesmo, que toco todos os dias... estudo durante a semana e gigs nos finais de semana!
Agora... se você optar por cordas vagabundas como a Mauro Calixto, aí com certeza em no máximo 1 ano elas já perderam o brilho... se usar o arco então... vai pro espaço bem mais cedo!
Tiro essa média por mim mesmo, que toco todos os dias... estudo durante a semana e gigs nos finais de semana!
Agora... se você optar por cordas vagabundas como a Mauro Calixto, aí com certeza em no máximo 1 ano elas já perderam o brilho... se usar o arco então... vai pro espaço bem mais cedo!
Claudio- Membro
Tô usando um limpador da Dunlop a base de limão, pois não achei o Fast Fret aqui em PoA. é bonzinho, mas sempre usei o Fast.
Acho que manter o instrumento encapado e limpar as cordas após uso é básico pra quem não quer gastar muito.
Outros fatores como suor, continentalidade, e timbre pessoal é relativo.
Mas, tem as cordas encapadas, como a Elixir. Elas REALMENTE DURAM MAIS? Pois custam 30-40% a mais no mercado nacional....
Acho que manter o instrumento encapado e limpar as cordas após uso é básico pra quem não quer gastar muito.
Outros fatores como suor, continentalidade, e timbre pessoal é relativo.
Mas, tem as cordas encapadas, como a Elixir. Elas REALMENTE DURAM MAIS? Pois custam 30-40% a mais no mercado nacional....
Caramba, essa palavra (continentalidade) q eu queria ter usado no lugar de "proximidade da praia". To ficando burro mesmo...
Nunca usei Elixir mas todo mundo fala q dura mais. Alem disso despela (desculpa se for baianes...)
eu coloquei elixir no meu baixo a +- um mes e meio...tao com timbre d novas ainda, como se tivesse acabado de colocar...nao esperavca algo do tipo...marquei no calendario o dia q eu coloquei e vou ver qnto tempo dura... explica esse "despela" ai q eu num conheço a expressao alex...
abraços...
abraços...
Squier Club #002
bruno nunes- Membro
bruno nunes escreveu:explica esse "despela" ai q eu num conheço a expressao alex...
Descasca...
Sai a pele...
ah sim, isso eh verdade...+ eh pouca coisa...
Squier Club #002
bruno nunes- Membro
O FAst Fret, vc usa sempre antes e depois de tocar?
Cid- Moderador
Rapaz, aquele despelamento da Elixir eu nao gosto, da uma agonia ver aqueles descascados... sem falar que eu acho que com aquele revestimento a corda perde um pouco o timbre, é a minha impressao.
Cid- Moderador
Para mim uma corda dura 350 h nos baixos elétricos e 300 h no baixolão.
Isso pode significar mais de 2 anos... Mas pode significar 2 meses também... depende da intensidade de uso.
Isso pode significar mais de 2 anos... Mas pode significar 2 meses também... depende da intensidade de uso.
Eu não gosto do som de corda nova nas duas primeiras semanas.
Por falar em cordas.. e aproveitando o tópico (p amor à economia de tópicos) certa vez ouvi de um vendedor na Teodoro q se eu pusesse flat num JB eu acabaria com o som do instrumento pela incompatibilidade 'orgânica' natural de timbres... qual a sua opinio Allex sobre isso? flat é só p freteless ou dá p a misturar as coisas, colocar flat no fretado e round no fretless ? como não tenho um fretless não posso testar...
lcalazans- Membro
lcalazans escreveu:Por falar em cordas.. e aproveitando o tópico (p amor à economia de tópicos) certa vez ouvi de um vendedor na Teodoro q se eu pusesse flat num JB eu acabaria com o som do instrumento pela incompatibilidade 'orgânica' natural de timbres... qual a sua opinio Allex sobre isso? flat é só p freteless ou dá p a misturar as coisas, colocar flat no fretado e round no fretless ? como não tenho um fretless não posso testar...
Tem mitos como esses q eu tenho curiosidade pra saber de onde surgiram. Caramba cara, "imcompatibiladade organica natural de timbres" pra mim eh "samba do crioulo doido". Alias, gostei tanto q vou colocar essa frase na minha assinatura.
Nao existe isso. O famoso SX Jazz q eu perdi tinha cordas flat e meu Pedulla fretless tem cordas round. Nao ha problema algum. Eh soh testar e ver qual vc gosta mais, lembrando q as round vao comer a escala mais rapido (o q nao eh problema pra mim pq a escala do Pedulla tem uma camada bem grossa de polimero).
allexcosta escreveu:... lembrando q as round vao comer a escala mais rapido (o q nao eh problema pra mim pq a escala do Pedulla tem uma camada bem grossa de polimero).
Ora,
Então é possível concluir q as flats no fretado reduzirão ainda mais o desgaste da camada de polímero do fretado ... além de reduzir o 'zing' e aumentar o conforto no glissando..
eu intuía isso, mas depois de desse "alerta" do carinha lá eu abandonei a idéia...
lots of tks !
lcalazans- Membro
Isso, e terá um som mais fechado.Então é possível concluir Idea q as flats no fretado reduzirão ainda mais o desgaste da camada de polímero do fretado ... além de reduzir o 'zing' e aumentar o conforto no glissando..
lcalazans escreveu:Então é possível concluir q as flats no fretado reduzirão ainda mais o desgaste da camada de polímero do fretado ... além de reduzir o 'zing' e aumentar o conforto no glissando..
Nao sei se eu entendi bem o q vc quis dizer. Eh raro se ver baixo com camada de epoxy como o Pedulla tem. Baixo com trastes praticamente nao tem desgaste da escala, mas cordas flat aumentam, sim, a vida dos trastes. E sim, o "zing" diminui bastante, mas o conforto eh pessoal. Eu por exemplo prefiro deslizar a mao em cordas round.
allexcosta escreveu:... Alias, gostei tanto q vou colocar essa frase na minha assinatura.
Legal, é uma lisonja tomar o lugar do grande MJ, ainda q por motivos menos proeminentes.. na verdade esse é o resultado de uma semana de diálogos intensos com Gil e Brown no Pelô..acerca da infinitude da relatividade entre a dimensão do micro e do macrocosmo com base na proporção quântica ante à parábola da lata vazia ou cheia, mas sempre (é claro), do ponto de vista epistemológico... espero não ter complicada nada ...
lcalazans- Membro
lcalazans escreveu:allexcosta escreveu:... Alias, gostei tanto q vou colocar essa frase na minha assinatura.
Legal, é uma lisonja tomar o lugar do grande MJ, ainda q por motivos menos proeminentes.. na verdade esse é o resultado de uma semana de diálogos intensos com Gil e Brown no Pelô..acerca da infinitude da relatividade entre a dimensão do micro e do macrocosmo com base na proporção quântica ante à parábola da lata vazia ou cheia, mas sempre (é claro), do ponto de vista epistemológico... espero não ter complicada nada ...
diz ai, vc andou fazendo um estágio com esse cara aqui, não foi?
https://www.youtube.com/watch?v=K6lO1rfW6F8
URSOBHZ- Membro
Daniel- Membro
URSOBHZ escreveu:
diz ai, vc andou fazendo um estágio com esse cara aqui, não foi?
Desculpe, mas vc não entendeu bem... o q existe é uma certa dose de 'baianidade'... só isso!
lcalazans- Membro