Dirigir economicamente
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Dirigir economicamente
Bom amigos,
Gostaria de fazer algumas perguntas sobre o uso do nosso querido carrinho rs...
É sempre bom dirigi economicamente, primeiro porque você estará deixando de gastar um pouquinho mais e segundo que estará ajudando a poluir menos o nosso ambiente.
Bom la vai as perguntas:
1) Se eu utilizar o ar-condicionado na força 1... vou gastar menos combustível do que se eu usar ele na força 3?
2) Eu sempre desligo o ar-condicionado para ventilado nas subidas de ladeiras, isso de ficar ligando e desligando é ruim pro carro?
3) Vale a pena botar gás num carro flex?
4) O ar-condicionado no modo 2 gela mais rápido do que no modo 4?
5) Dirigir na banguela pode prejudicar o motor do carro?
Sei que são perguntas idiotas hehe mas vai me ajudar a saber utilizar direito as coisinhas do carro rs e a economizar mais
Gostaria de fazer algumas perguntas sobre o uso do nosso querido carrinho rs...
É sempre bom dirigi economicamente, primeiro porque você estará deixando de gastar um pouquinho mais e segundo que estará ajudando a poluir menos o nosso ambiente.
Bom la vai as perguntas:
1) Se eu utilizar o ar-condicionado na força 1... vou gastar menos combustível do que se eu usar ele na força 3?
2) Eu sempre desligo o ar-condicionado para ventilado nas subidas de ladeiras, isso de ficar ligando e desligando é ruim pro carro?
3) Vale a pena botar gás num carro flex?
4) O ar-condicionado no modo 2 gela mais rápido do que no modo 4?
5) Dirigir na banguela pode prejudicar o motor do carro?
Sei que são perguntas idiotas hehe mas vai me ajudar a saber utilizar direito as coisinhas do carro rs e a economizar mais
Re: Dirigir economicamente
Tripa Bass escreveu:
1) Se eu utilizar o ar-condicionado na força 1... vou gastar menos combustível do que se eu usar ele na força 3?
2) Eu sempre desligo o ar-condicionado para ventilado nas subidas de ladeiras, isso de ficar ligando e desligando é ruim pro carro?
3) Vale a pena botar gás num carro flex?
4) O ar-condicionado no modo 2 gela mais rápido do que no modo 4?
5) Dirigir na banguela pode prejudicar o motor do carro?
1- indiferente, pois o compressor que fica acoplado ao motor do carro vai funcionar da mesma forma, você só reduz a velocidade do ventilador que faz o vento passar pelo trocador de calor... logo, tanto faz a velocidade.
2- Não é ruim, pois o compressor sempre desliga e liga, mas é claro que se você fizer isso com uma frequencia absurdar não é muito bom não...
3- Atualmente não, a não ser que você rode centenas de quilômetros por dia... (vide carros de frota de empresa, só são flex mesmo)
4- O ar da cabine é trocado mais rápido, logo o carro gela mais rápido sim.
5- dirigir na banguela é errado, pois o carro fica totalmente solto, o ideal é estar sempre engrenado, se estiver em uma descida principalmente. Ao tirar o pé do acelerador numa descida e reduzir uma marcha (freio motor) a injeção detecta que o carro não precisa de combustível para funcionar. se estiver na banguela o motor continua recebendo combustível, assim gastando mais. Isso é fácil de comprovar se você tiver um carro com computador de bordo que exiba consumo instantâneo.
Re: Dirigir economicamente
Legal, mais gente que se interessa por automóveis...
Sobre dirigir economicamente, até hoje me questiono sobre isso, e sempre leio muito.
Sobre dirigir economicamente, até hoje me questiono sobre isso, e sempre leio muito.
Não, pois o que muda é só a velocidade do ventilador. O compressor vai estar ligado da mesma maneira, e é ele o principal responsável, nesse caro.1) Se eu utilizar o ar-condicionado na força 1... vou gastar menos combustível do que se eu usar ele na força 3?
Não. Tem modelos, inclusive, que quando você pisa fundo no acelerador, ele desliga o compressor por alguns instantes, religando-o automaticamente depois.2) Eu sempre desligo o ar-condicionado para ventilado nas subidas de ladeiras, isso de ficar ligando e desligando é ruim pro carro?
Aí vai de cada um. Depende do preço do gás... Atualmente eu não vejo muita vantagem, já que o preço do m³ tá quase no preço do alcool. Era bom quando o gás era muuito mais barato.3) Vale a pena botar gás num carro flex?
Depende... Quanto menor a velocidade, você acaba sentindo que o ar sai mais frio das aletas de ventilação, mas na velocidade maior o ar se dispersa mais uniformemente pelo carro. Se o sol não tá muito forte, dá pra usar uma velocidade menor, mas quando o sol aperta, o jeito é aumentar o ventilador...4) O ar-condicionado no modo 2 gela mais rápido do que no modo 4?
Não, mas nos carros com injeção eletrônica (todos, hoje em dia...), isso não representa melhora no consumo. Se for descer uma ladeira, melhor descer engrenado que gasta menos combustível, e é mais seguro, já que o carro não vai depender só do freio para segurar a velocidade.5) Dirigir na banguela pode prejudicar o motor do carro?
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Dirigir economicamente
Outra dica pra economizar combustível: Troque as marchas sempre em rotação baixa, o carro vai ficar meio fraco, mas em compensação o consumo diminui.
Quando estiver no plano, mantenha o carro na marcha mais alta possível, sem que o motor engasgue.
Quando estiver no plano, mantenha o carro na marcha mais alta possível, sem que o motor engasgue.
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Thales_Sr- Moderador
- Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE
Re: Dirigir economicamente
^ Bacana Denis! É bem isso mesmo!
Tudo na verdade "depende" !
Eu diria que no "depender" da potência do carro, aliado ao tipo de ar-condicionado . . o consumo pode aumentar aí, de 8 a 20% ! Pensando a grosso modo!
E dirigir na banguela, além de consumir "mais", é bem perigoso!
Uso bastante o ar, acho válido esse consumo "maior" pelo conforto oferecido . . me amarro num ar, tô até pensando em instalar um aqui no quarto . . me amarro!
Existem outras dicas de como obter uma economia bacana . . troca de marcha, reduções nas rotações certas, ter velas . . motor "em bom estado". . no contexto geral até o pneu faz uma diferença "braba"!
Tudo na verdade "depende" !
Eu diria que no "depender" da potência do carro, aliado ao tipo de ar-condicionado . . o consumo pode aumentar aí, de 8 a 20% ! Pensando a grosso modo!
E dirigir na banguela, além de consumir "mais", é bem perigoso!
Uso bastante o ar, acho válido esse consumo "maior" pelo conforto oferecido . . me amarro num ar, tô até pensando em instalar um aqui no quarto . . me amarro!
Existem outras dicas de como obter uma economia bacana . . troca de marcha, reduções nas rotações certas, ter velas . . motor "em bom estado". . no contexto geral até o pneu faz uma diferença "braba"!
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thgbass- Membro
- Mensagens : 3639
Localização : Brasília
Re: Dirigir economicamente
eu normalmente dirijo na boa, sempre com o a/c ligado, até de noite....
o lance de trocar as marchas em baixa eu normalmente faço também, mas como meu carro é 16V e Vtec ainda, em baixa o bixo é bem fraco, mas em alta é o capeta!
o lance de trocar as marchas em baixa eu normalmente faço também, mas como meu carro é 16V e Vtec ainda, em baixa o bixo é bem fraco, mas em alta é o capeta!
Re: Dirigir economicamente
Pode fechar o tópico...o Denis falou tudo...
Rrespeito do GNV, tb depende do carro e da adaptação....perder um put.. espaço no porta malas eu acho zica....A não ser q se instale sob o assoalho, como ja vi em Zafiras , Merivas...
Rrespeito do GNV, tb depende do carro e da adaptação....perder um put.. espaço no porta malas eu acho zica....A não ser q se instale sob o assoalho, como ja vi em Zafiras , Merivas...
Glauco- Membro
- Mensagens : 3401
Localização : São Paulo
Re: Dirigir economicamente
Aqui o GNV é interessanto por conta da redução de 75% do IPVA! E o GNV consome quase a mesma coisa que a gasolina enquanto o álcool consome cerca de 30% a mais...
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Andrezinho- Membro
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Localização : Rio de Janeiro
Re: Dirigir economicamente
Po...Andrezinho...sendo assim..é de se pensar mesmo!!
Glauco- Membro
- Mensagens : 3401
Localização : São Paulo
Re: Dirigir economicamente
Perguntas interessantíssimas do Tripa. Eu também tinha essas dúvidas, e o Denis e o Thales falaram tudo.
Licas- Membro
- Mensagens : 1690
Localização : Floripa
Re: Dirigir economicamente
(2)...LucasLermen escreveu:Perguntas interessantíssimas do Tripa. Eu também tinha essas dúvidas, e o Denis e o Thales falaram tudo.
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Cantão- Moderador
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Re: Dirigir economicamente
outra coisa que li, mas não sei se é verdade!
li que em velocidades acima de 80km/h é mais economico usar o ar condicionado(logico que de vidros fechados) do que sem Ar condicionado de vidros abertos devido ao arrasto.
essa de trocar as marchar em rotação baixa é velha, ainda mais eu morando em santos, uma das cidades mais planas do mundo. aqui carro 1.0 da e sobra na cidade.
li que em velocidades acima de 80km/h é mais economico usar o ar condicionado(logico que de vidros fechados) do que sem Ar condicionado de vidros abertos devido ao arrasto.
essa de trocar as marchar em rotação baixa é velha, ainda mais eu morando em santos, uma das cidades mais planas do mundo. aqui carro 1.0 da e sobra na cidade.
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Lapetina- Membro
- Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP
Re: Dirigir economicamente
provavelmente, mas eu sou extremista e tou sempre com o a/c ligado.
e ficar desligando o a/c pra economizar combustível eu acho que tem que ser muito mão de vaca...
e ficar desligando o a/c pra economizar combustível eu acho que tem que ser muito mão de vaca...
Re: Dirigir economicamente
2DenisLM escreveu:provavelmente, mas eu sou extremista e tou sempre com o a/c ligado.
e ficar desligando o a/c pra economizar combustível eu acho que tem que ser muito mão de vaca...
Ou não ter mesmo gas . .se tiver no "taaaaaalo". .
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thgbass- Membro
- Mensagens : 3639
Localização : Brasília
Re: Dirigir economicamente
^Nem o meu....Sou um pobre professor...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Dirigir economicamente
^Bertola, é por que a gente sabe aproveitar as coisas boas da vida! Vento na cara, calor, cheiro de gasolina, braço pra fora do vidro! Isso que é bom!!!
Re: Dirigir economicamente
^carburador ruim....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Dirigir economicamente
powww vlw ae povo.... hejehehe ajudou bastante nas duvidas
só agora falar mais algumas perguntas:
6) desligar o carro na ladeira com a macha engrenada na primeira estraga o carro?
7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...
só agora falar mais algumas perguntas:
6) desligar o carro na ladeira com a macha engrenada na primeira estraga o carro?
7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...
Re: Dirigir economicamente
Tripa Bass escreveu:powww vlw ae povo.... hejehehe ajudou bastante nas duvidas
só agora falar mais algumas perguntas:
6) desligar o carro na ladeira com a macha engrenada na primeira estraga o carro?
7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...
6- imagino que vc se refira a estacionar o carro e deixar ele engatado... bom, o "parking brake" ou freio de mão não foi feito a toa né... eu normalmente deixo o carro engatado e com o freio de mão puxado.
7- freiar lentamente é o correto. naturamente se você estiver descendo uma serra ou uma descida muito longa, é recomendado utilizar o freio-motor para não sobreaquecer o sistema de freio, o que pode o tornar inoperante ou desgastando prematuramente.
Re: Dirigir economicamente
hum bala denis...
perguntei mal a 6)
é que tipo se o freio de mão estiver quebrado, pode ser utilizar este articifio de deixar o carro engatado?
perguntei mal a 6)
é que tipo se o freio de mão estiver quebrado, pode ser utilizar este articifio de deixar o carro engatado?
Re: Dirigir economicamente
Olha, meu carro tá consumindo bem menos desde que voltei a usar banguela em descida de ponte, naquele sinal que vc vê fechar a 500 metros, etc.
O motor ainda tá amaciando, mas que deu uma diferença, isso deu.
O motor ainda tá amaciando, mas que deu uma diferença, isso deu.
Daniel- Membro
- Mensagens : 5329
Localização : BR
Re: Dirigir economicamente
Pode, não tem problema nenhum.Tripa Bass escreveu:hum bala denis...
perguntei mal a 6)
é que tipo se o freio de mão estiver quebrado, pode ser utilizar este articifio de deixar o carro engatado?
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Dirigir economicamente
Tripa Bass escreveu:powww vlw ae povo.... hejehehe ajudou bastante nas duvidas
só agora falar mais algumas perguntas:
6) desligar o carro na ladeira com a macha engrenada na primeira estraga o carro?
7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...
Se o freio de mão estiver ruim, não estacione em ladeira... Se possível. Estaciona o carro, puxo o freio de mão, engrene a Ré ou a 1ª, e vire o jogo da direção para o meio-fio. Geralmente problemas com o freio de mão se dá por causa do cabo do freio de mão, ou no tampor a presilha ou a palheta não está legal. Levar num mecânico é importante. Eu ja tive, e eu mesmo troquei. Quando se tem carro velho... hehehe!
Re: Dirigir economicamente
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^carburador ruim....
Bertola... meu carburador tá horrível... heheh! Pior que ja limpei ele... Essa gasolina que está matando meu carburador do carro... Heheh!
Eu geralmente, quando tenho tempo, faço a manutenção do carro. Meu sogro é mecânico, eu compro as peças, e ele não bota a mão em nada! Eu que tenho que ficar mexendo... hehehe! Dai comecei a entender um bocado de mecânica básica. Troca de óleo, filtro, limpeza de carburador, colocar no ponto o carro, regular correia dentada e de alternador, calço de motor, amortecedor, escapamento, trocar rolamento... enfim... o que dá mais problema no carro eu sei fazer. Me viro bem! hahah! Então podem imaginar ai: se tive tanto problema pra trocar o cap do baixo, imagina no carro!
Re: Dirigir economicamente
^No meu caso o carburador do meu golzinho 1990 "tá bixado" mesmo....
Eu não entendo nada de mecânica, apenas na teoria.....
Eu não entendo nada de mecânica, apenas na teoria.....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
- Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ
Re: Dirigir economicamente
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^No meu caso o carburador do meu golzinho 1990 "tá bixado" mesmo....
Eu não entendo nada de mecânica, apenas na teoria.....
Mas vamos ser sinceros né bertola!!! O carrinho bom!!! heheh!
Re: Dirigir economicamente
Nada, bom mesmo é pegar o tremzão da marginal pinheiros, lendo um livro, ouvindo um som, com ar condicionado, enquanto os carros tão tudo parado no trânsito!Eduardo Chaves escreveu:^Bertola, é por que a gente sabe aproveitar as coisas boas da vida! Vento na cara, calor, cheiro de gasolina, braço pra fora do vidro! Isso que é bom!!!
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Clube Cort #022 - Clube Hartke #031 - Clube Roland Boss #020 - Clube dos Pedais c/ MOD Kit's #013
daniloviana7- Membro
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Localização : São Paulo
Re: Dirigir economicamente
daniloviana7 escreveu:Nada, bom mesmo é pegar o tremzão da marginal pinheiros, lendo um livro, ouvindo um som, com ar condicionado, enquanto os carros tão tudo parado no trânsito!
rsss
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O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Dirigir economicamente
Vai gastar menos ainda se você usar o freio-motor (descer com o carro engrenado), ao invés de usar banguela.
Olha, meu carro tá consumindo bem menos desde que voltei a usar banguela em descida de ponte, naquele sinal que vc vê fechar a 500 metros, etc.
O motor ainda tá amaciando, mas que deu uma diferença, isso deu.
Pode sim, não danifica. Veja que em uma arrancada violenta o sistema motor/câmbio sofre um esforço muito maior, e mesmo assim não estraga.
é que tipo se o freio de mão estiver quebrado, pode ser utilizar este articifio de deixar o carro engatado?
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Thales_Sr- Moderador
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Re: Dirigir economicamente
Tenho um amigo q é mais economico ainda, ele economiza até nas curvas, passa direto!!! hauahuahauahauah isso é q é economia de espaço!!!
bruno the manager- Membro
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Re: Dirigir economicamente
Se o carro tiver ABS, vc não pode ficar soltando/pisando, tem que pisar firme e o pedal vai oscilar mesmo (trepidar), devido justamente a ação do ABS.Tripa Bass escreveu:7) é verdade isso que numa frenagem precisa ficar apertando e soltando o freio aos poucos, ou melhor freiar lentamente? eu mesmo não gosto de freiar apertando o carro fica indo e voltando causa desconforto, mas sei la.. as vezes acho que é por causa que freiando e soltando a luz pisca e o que ta atrás observa melhor não sei...
Já no carro sem ABS, soltar/pisar rapidamente ajudaria a frenagem evitando que a roda trave e o carro perca aderência, porém na hora H mesmo, ninguém vai conseguir fazer isso e pode acabar piorando a situação. Aliás o ABS justamente faz esse papel, pressionando e folgando rapidamente os freios, de modo que a roda não trave e o carro saia deslizando.
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korg- Membro
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