Pizzicato diferente?
+10
Cantão
DUDUBASS
Christian
Rafael do Baixo
allexcosta
Renato
Luciano Carvalho
gobatto
webercar
Romano
14 participantes
Página 1 de 1
Pizzicato diferente?
Sou baixista a pouco tempo. Comecei com o pizzicato(dedo 1 e dedo 2),como todos...
Depois de algum tempo estudo (bem pouco) a técnica de 3 dedos.
Vi q pra algumas coisas ficavam boas outras nem tanto.Abandonei a técnica de 3 dedos.
Mas me pegava ,por diversas vezes fazendo o pizzicato,com o DEDO 1 E DEDO 3 !
Me senti muito confortavel,e minha velocidade,precisão e "explicação " das notas aumentaram.
A unica explicação pode ser,e que os dedos 1 e 3(ao menos os meus) são quase do mesmo tamanho !
Já o dedo 1 para o dedo 2(q é maior) tem essa diferença normal!
Alguem já fez isso ?Tocar com o dedo 1 e 3 ?
Se não,experimentem e contem !
P.S: Não me chamem de maluco !rsrs..Abç
Depois de algum tempo estudo (bem pouco) a técnica de 3 dedos.
Vi q pra algumas coisas ficavam boas outras nem tanto.Abandonei a técnica de 3 dedos.
Mas me pegava ,por diversas vezes fazendo o pizzicato,com o DEDO 1 E DEDO 3 !
Me senti muito confortavel,e minha velocidade,precisão e "explicação " das notas aumentaram.
A unica explicação pode ser,e que os dedos 1 e 3(ao menos os meus) são quase do mesmo tamanho !
Já o dedo 1 para o dedo 2(q é maior) tem essa diferença normal!
Alguem já fez isso ?Tocar com o dedo 1 e 3 ?
Se não,experimentem e contem !
P.S: Não me chamem de maluco !rsrs..Abç
Re: Pizzicato diferente?
Cara, se vc está achando mais confortável tocar deste jeito é válido. Mas cuidado, talvez isto possa causar algum tipo de lesão nas articulações dos dedos no futuro. Pois mecanicamente este pizzicato não seja a maneira adequada para se tocar. Eu, particulamente, procuraria saber se tocar deste jeito tecnicamente não me causaria problemas futuros.
Abraços....
Abraços....
webercar- Membro
Eu já ouvi bastante gente que usou o pizzicato com os dedos 1 e 3 pra "fortalecer" o dedo 3 para usar técnica de 3 dedos.
gobatto- Eterno Colaborador
Amigo não sei se sou conservador demais, mas acho que usando os dedos 1 e 3 o dedo 2 poderia até atrapalhar numa digitação mais rápida da mão esquerda, dependendo da divisão, ainda, pode até ficar mais difícil de se tocarsíncopes ou músicas mais sincopadas.
Bem, essa é minha opinião!!!
Bem, essa é minha opinião!!!
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013
Equipamento:
Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Webercar : Me preoucupo com lesões sim !
Gobatto: Parece q fortaleci mais o dedo 3 do que o dedo 2 !
Luciano : Estou experimentando todas digitações possíveis,salto de cordas e etc... e tudo fica melhor com o dedo 1 e 3 !
Exemplo ,a música "Teen Town " do Jaco.. minha velocidade e precisão aumentaram ao fazer o pizzi de dedo 1 e 3 !
Gobatto: Parece q fortaleci mais o dedo 3 do que o dedo 2 !
Luciano : Estou experimentando todas digitações possíveis,salto de cordas e etc... e tudo fica melhor com o dedo 1 e 3 !
Exemplo ,a música "Teen Town " do Jaco.. minha velocidade e precisão aumentaram ao fazer o pizzi de dedo 1 e 3 !
Romano- Membro
No Festival da Revista Baixo Brasil de Campinas o Felipe Andreoli se apresentou usando a técnica dos 3 dedos. Quando perguntado o porque disso, respondeu ser necessário pela velocidade das músicas que toca, que com 2 dedos não estava "dando conta".
Particularmente já tentei o pizicatto com os dedos 1, 2 e 3 e 1 e 3 mas não acostumo (quem sabe com muito treino), uso habitualmente os dedos 1 e 2.
Particularmente já tentei o pizicatto com os dedos 1, 2 e 3 e 1 e 3 mas não acostumo (quem sabe com muito treino), uso habitualmente os dedos 1 e 2.
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
romanobass escreveu:Alguem já fez isso ?Tocar com o dedo 1 e 3 ?
Já sim, várias vezes nas gigs de trio quando o dedo 2 começa a sangrar primeiro ou então está doendo muito por causa das bolhas. Acho normal...
Tocando carnaval geralmente eu começo com dedos 1 e 2, depois 1 e 3, depois 3 e 4, depois só slap, no último dia tô só na palheta...
Eu uso muito esse tipo de pizzicato,eu comecei a estudar assim em 2004,mas com o objetivo de fortalecer o dedo 3 para executar o pizzicato de 3 dedos,mas como hoje não uso mais o pizzicato de 3 dedos com tanta frequência,aproveitei as minhas horas com esse tipo de estudo e hoje acabo usando muito o pizzicato com os dedos 1 e 3,gosto de usá-lo em músicas ou trechos muito rápidos [metal,funk tipo ToP,e outras coisas com linhas bem busy],onde eu costumo até brincar um pouco com essa técnica,tocando um compasso com os dedos 1 e 2,e outro com os dedos 1 e 3,as vezes toco música sim música não com essa técnica,tocando assim não forço muito a minha musculatura,e acho muito confortável tocar dessa maneira inclusive.
O lance é você tocar do modo que lhe der mais conforto,mas tenha atenção com a sonoridade dessa técnica,já que o som produzido pelo dedo 3 é normalmente mais fraco e descontrolado,mas com algum estudo você consegue desenvolver a igualdade no som desses dedos.
O lance é você tocar do modo que lhe der mais conforto,mas tenha atenção com a sonoridade dessa técnica,já que o som produzido pelo dedo 3 é normalmente mais fraco e descontrolado,mas com algum estudo você consegue desenvolver a igualdade no som desses dedos.
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo- Membro
Em educação Física devemos respeitar o moviment do corpo, então acredito que na música seja livre tambem, existe postura correta sim, mas a ponto de utilizar uma e poder gerar lesão acho meio difícil, ainda mais quando é uma adaptação neural dos musculos.... Ex: o individuo com escoliose, pode realizar corridas sem problema, des de que se respeite a integridade do seu movimento, algumas vezes corrigir faz é atrapalhar. Mas deve-se cuidar de posicionamento, na academia onde trabalho, aparece muitos músicos com queixa de Ler ou mesmo dor em coluna, que já passaram por fisiotereapia e foram encaminhados para fortalecimento muscular... emfim nem sei se precisava escrever isso talvez nem seja pertinente....
Christian- Membro
tempos atras, eu tentei com os dedos 1 e 3, porque vi o Steve Bailey fazendo isso, mas não me pareceu eficiente. me atrapalhava todo e até errava as cordas.
depois por conta de uma tendinite no pulso direito, comecei a tocar de palheta, mas não me adaptei 100%.
então conheci a técnica do garry willis, que permite tocar com o pulso mais reto, mas aquilo dá um nó na cabeça quando vc começa a treinar escalas, por exemplo.
de uns tempos pra ca, tento usar aquela tecnica de 4 dedos do matthew garrison (p-i-m-a). Procurando no youtube, achei um maluco que gravou uma aula bem legal sobre essa técnica que comecei a praticar. não causa tanto estranhamento pq ja fiz aula de violão, mas to demorando pra pegar o jeito. Ainda uso palheta a maior parte do tempo.
depois por conta de uma tendinite no pulso direito, comecei a tocar de palheta, mas não me adaptei 100%.
então conheci a técnica do garry willis, que permite tocar com o pulso mais reto, mas aquilo dá um nó na cabeça quando vc começa a treinar escalas, por exemplo.
de uns tempos pra ca, tento usar aquela tecnica de 4 dedos do matthew garrison (p-i-m-a). Procurando no youtube, achei um maluco que gravou uma aula bem legal sobre essa técnica que comecei a praticar. não causa tanto estranhamento pq ja fiz aula de violão, mas to demorando pra pegar o jeito. Ainda uso palheta a maior parte do tempo.
Convidado- Convidado
Não vejo problema nisso, pra mim é somente uma questão de adaptação, já vi várias vezes o Stanley Clarke utilizando os dedos 1 e 3, até no baixo acústico.
DUDUBASS- Membro
Quando toco , dependendo da música , uso os 3 ...
Cantão- Moderador
O Christian McBride toca assim tb, descobri esses dias vendo um video incrível dele tocando baixo elétrico:
Convidado- Convidado
Uau! É mesmo... Não sou o unico doido !!! Virarei um genio do contrabaixo?rsrsr
Peço a todos q já usaram a tecnica de 3 dedos,tentem tocar assim..E diga o q aconteceu
Peço a todos q já usaram a tecnica de 3 dedos,tentem tocar assim..E diga o q aconteceu
Romano- Membro
Uma coisa que não observei nos post, que se você prestar atenção na anatomia da mão, vera que o dedo 1 e 3 são mais compatíveis em questão de tamanho, talvez por isso possa ocasionar maior conforto ao tocar.
Única questão que o dedo 2 terá que ficar levantado ou encolhido para não atrapalhar, com isso pode acabar gerando stress no nervo, talvez uma das melhores opções que o allexcosta disse, ir alterando conforme o dedo vai cansando, seja pela velocidade da música ou pelo período que ficará tocando.
Tópico antigo, espero que não leve uma advertência por reviver ele...
Única questão que o dedo 2 terá que ficar levantado ou encolhido para não atrapalhar, com isso pode acabar gerando stress no nervo, talvez uma das melhores opções que o allexcosta disse, ir alterando conforme o dedo vai cansando, seja pela velocidade da música ou pelo período que ficará tocando.
Tópico antigo, espero que não leve uma advertência por reviver ele...
zeponi- Membro
allexcosta escreveu:Já sim, várias vezes nas gigs de trio quando o dedo 2 começa a sangrar primeiro ou então está doendo muito por causa das bolhas. Acho normal...romanobass escreveu:Alguem já fez isso ?Tocar com o dedo 1 e 3 ?
Tocando carnaval geralmente eu começo com dedos 1 e 2, depois 1 e 3,depois 3 e 4, depois só slap, no último dia tô só na palheta...
Cara... um dia quero ser que nem você! Pizzicato no 3 e 4 é coisa de ninja
brucce- Síndico
Não vejo necessidade.zeponi escreveu:talvez uma das melhores opções que o allexcosta disse, ir alterando conforme o dedo vai cansando, seja pela velocidade da música ou pelo período que ficará tocando.
Só fiz isso por motivos de força maior, como bolhas grandes ou dedos sangrando. E em situações extremas, como micaretas, que é uma gig de 8 horas por dia durante 4 dias.
Acredito que a grande maioria de vocês não passe por esse tipo de situação.
allexcosta- Administrador
Desculpas pelo desenterro deste tópico, mas achei melhor pôr aqui.
Já vi baixistas tocarem usando o dedo polegar, mas nunca vi com tanta intensidade como este cara. O som não curti muito não.
Já vi baixistas tocarem usando o dedo polegar, mas nunca vi com tanta intensidade como este cara. O som não curti muito não.
webercar- Membro
Todo direto usando os dedos 1 e 3 por conta de meu dedo mais "forte", ou o que tenho mais controle ser o dedo 3.
fgbass- Membro