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Mensagem por thgbass Seg Abr 05, 2010 5:28 pm

allexcosta escreveu:
Correto, é o que venho dizendo há muito tempo. Não dá pra saber qual é de um baixo sem tocar, e infelizmente a maneira de encontrar o "seu baixo" é colocando a fila pra andar até a fila parar naquele que casa com você. Pra algumas pessoas isso leva anos e dezenas de baixos (eu incluso). Alguns sortudos casam rápido...

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Mensagem por Claudio Seg Abr 05, 2010 6:04 pm

Hoje eu parei pra ler esse tópico... encontrei informações interessantes, mas teve uma coisa que me deixou intrigado. Desculpem se vou falar besteira, mas como não conheço essa onda fanned frets, alguns comentários que li me levantaram a seguinte questão:

O Dingwall fanned frets é um baixo elétrico com trastes não-paralelos, de forma a buscar uma afinação mais adequada, ou o mais próximo possível da correta, e como todo instrumento com trastes, você deve tocar dentro daquela área limitada pelos trastes.

Só que... retirando os trastes do Dingwall e colocando uma escala completamente lisa, sem nenhum tipo de marcação (fretlines)... isso não tornaria o Dingwall um fretless como outro qualquer? Ou mesmo assim ainda teria alguma diferença na forma de tocar em relação a um outro fretless? caso positivo, qual seria essa diferença?

Minha pergunta desconsidera questões relacionadas a construção e excelência do instrumento, acredito nos depoimentos dos amigos que conhecem o instrumento e o colocam como o baixo a ser batido...

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Mensagem por allexcosta Seg Abr 05, 2010 6:17 pm

^ Cláudio,

Na verdade o nome correto do sistema é escala híbrida ou múltipla, pois os trastes só abrem como um leque como consequencia dessa característica. A idéia de que cada corda deve ter um comprimento diferente dependendo da afinação é antiga, pois instrumentos como harpa e piano são construídos dessa forma há séculos.

Um baixo de escala híbrida fretless terá os pontos de afinação no mesmo lugar que estão os trastes (o fato da escala ser totalmente lisa não faz nenhuma diferença), ou seja, abrindo como um leque, e é de se esperar um processo de adaptação pra alguém que está acostumado a escala única. Um iniciante não deve ter problemas com um fretless de escala híbrida, pois ainda não tem a memória muscular de quem já toca.

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 05, 2010 8:54 pm

É isso mesmo Claúdio mas pelo que entendi de sua pergunta é se as notas estariam no mesmo lugar que um comum? É isso?
Se a pergunta for essa a resposta é que não estaria . Eles etsriam um pouco deslocados em função dos comprimentos diferentes das cordas. E na região mais aguda conforme você sobre da primeira pra segunda corda , por exemplo, as notas vão estar um pouco mais pra direita e não exatamente em cima como num de trastes paralelos.
E não entendo ele como um instrumento que busca uma afinação mais correta e sim uma entonação mais correta visto que o que muda é o comprimento da escala de corda pra corda e isso gera mais equilibrio na tensão das cordas. Não arriscaria dizer que ele afina melhor ou algo do genero. Se existir diferença deve ser praticamente imperceptível.
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Mensagem por Claudio Seg Abr 05, 2010 10:07 pm

^ Ahhh, ok... a coisa funciona em função do comprimento da corda.... entendido... valeu!

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 05, 2010 10:09 pm

É isso mesmo.
cada corda tem um comprimento. Vou medir com detalhes e posto aqui!
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 06, 2010 11:46 am

lá vai a medição corda por corda:

B - 37,3 (xi que zoado esse padrão) ou 94,5 cm
E - 36, alguma coisa ou 92,7cm
A - 35, alguma coisa ou 90,6cm
D - 34 e um montão ou 88,5 cm
G - 34 e um pouquinho ou 86,6 cm

Desculpem a imprecisão em polegadas mas não entendo essa marcação direito.
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Mensagem por GusVCD Ter Abr 06, 2010 12:15 pm

Fernando Zadá escreveu: (...) O negócio é tão tenso que nem me animo mais a ver fotos de baixos normais. Nem bate mais a GAS... (...)

Vixi... o Zadá Brochou! Alguém arruma um viagra pro rapaz tomar antes de entrar nas gigs de guitarra e baixo de 6 cordas, por favor!! grin

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 06, 2010 8:11 pm

Rss
Hoje toquei bastante no Ibanez e se bobear desisto de vender!!
Vou com calma nesse lance de GAS que agora preciso estudar mais!!!
Hoje outro amigo tocou, e tá no fórum faz uns dias e nem estranhou os trastes.
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Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 06, 2011 9:42 am

Mais ou menos um ano depois continuo concordando com o Allex.

allexcosta escreveu:Olha, sinceramente:

Eu tinha muita curiosidade sobre os Dingwall. Pra matar a vontade comprei um, que é o que tá aí. Quando ele chegou eu já tinha uma coleção e tal, já tinha o Lakland DJ5 que adoro. Mas...

Coloquei minha mão nesse baixo eu pensei: "Carácoles, vou fazer o que agora, me desfazer dos outros baixos e comprar tudo fanned?"

Tomei um choque com a onda do baixo, tanto que resolvi nem pegar mais nele, pois se eu enveredasse por esse caminho ia pirar e já foi numa época de menos grana e tal. Não quis nem continuar a brincadeira.

Como eu já disse antes, é superior sim. Quanto mais você toca nele mais acha TODOS os outros baixos mal feitos e mal elaborados. Quase todo baixo tem defeito, seja o peso, ou uma notinha aqui ou ali que sai com menos sustain e tal. A Dingwall fabrica baixos sem defeito. Simples assim...

Essa mensagem sintetiza tudo que tenho sentido com ele.
E como nesse período vi violão clássico, guitarras, bandolins e etc fanned acredito que o sistema fanned veio pra ficar e aperfeiçoar a concepção dos instrumentos de corda.
Peguei o TRB1006 do Sá que é animal. Adorei o baixo mas se toco depois no Dingwall fico achando ele fraquinho!!
p*** lance perigoso esse de tocar nos fanned, em especial no Dingwall.
Achei curioso reler isso aqui depois de tanto tempo e continuar concordando em 100% com tudo que escrevi estando agora com um fanned frets e um fanned fretless e meses tocando neles.

E essa afirmação tirada do site que coloquei link no inicio faz cada vez mais sentido:

When you look closer at the human hand, there is already a natural "fanning" that occurs in the shape of the hand. What you don't realize is that the traditional straight frets is something a player initially adapts to, and that becomes the standard, albeit an unnatural one.


[img]Fanned frets - Página 2 Handfan [/img]

http://jazzmando.com/tips/archives/001206.shtml
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Mensagem por bodhan Dom Mar 06, 2011 10:54 am

Tá bom Zadá, esse negócio de fanned tá dando uma baita coceira!
Por favor, poderia indicar um "SX" dos fanned? Tem algo mais em conta do que o Combustion? Guitarras? Pedido de ajuda
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Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 06, 2011 12:39 pm

Putz acho que o SX seria o Combustion.
Aparece uma hora dessas pra fazer um test drive.
Vou ver se tem algo mais em conta mas como citou o Alex não é só o fato de ser fanned mas a construção como um todo. Também queria testar outros pra ver se todos tem essa pegada.
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Mensagem por carlos_sales Sáb Mar 02, 2013 11:18 pm

Pessoal, estou bem curioso a respeito desses baixos com escala híbrida; pela faixa de preço, vale mais a pena pegar um destes que um Fender American Standard, MusicMan etc?
e quanto ao encordoamento, posso usar um normal? ou existe um próprio para esse baixo?
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Mensagem por allexcosta Sáb Mar 02, 2013 11:21 pm

carlos_sales escreveu:Pessoal, estou bem curioso a respeito desses baixos com escala híbrida; pela faixa de preço, vale mais a pena pegar um destes que um Fender American Standard, MusicMan etc?

Só você pode dizer.

carlos_sales escreveu:e quanto ao encordoamento, posso usar um normal? ou existe um próprio para esse baixo?

Depende da escala do baixo.

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Mensagem por Fernando Zadá Dom Mar 03, 2013 2:51 pm

Concordo com o Allex.
É questão de gosto, sonoridade que se busca, e modelo.
Qual faixa de preço esta citando? Tem algumas opções no mercado.
E as cordas vai depender do modelo e da escala que ele tiver. Nos Dingwalls sem ser o Super J vai ter que comprar corda especifica no caso dos outros tem que ver o que escolher.

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Mensagem por carlos_sales Qui Mar 14, 2013 12:26 am

estou tendendo para a linha de entrada, o Combustion ou o Afterburner; aceitam encordoamento "normal"? quanto a preço, já tenho conversado com o cara de vendas da Dingwall, e ele me passou um pdf com os preços em vigor...
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 14, 2013 12:35 am

carlos_sales escreveu:aceitam encordoamento "normal"?

Não

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Mar 14, 2013 8:33 am

Não é por nada não mas fiquei sabendo que tem um Combustion sendo regulado no Samuel para vir para os classificados muito em breve... notme
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Mensagem por PauloBass Qui Mar 14, 2013 9:17 am

^ Wink
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Mensagem por allancarlosac Qui Mar 14, 2013 10:10 am

Quanto sai um baixo desses?

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Mensagem por afonsodecampos Qui Mar 14, 2013 10:49 am

Não tinha visto este tópico. Até andei procurando informações sobre este sistema na internet mas encontrei quase nada. Os reviews do Alex e do Zadá sobre os instrumentos do Samuel me deixaram curioso.

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Mensagem por Cephey1 Qui Mar 14, 2013 11:12 am

allancarlosac escreveu:Quanto sai um baixo desses?

Mande uma MP para o Samuel (s.martyn, se não me engano). Ou então tente contatá-lo pelo Face.

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Mensagem por Felmor Qua Abr 24, 2013 9:45 am

Uma dúvida:

A diferença principal desse sistema "fanned fret" é uma melhor tensão das cordas, ou também influencia na afinação, principalmente das oitavas?

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Mensagem por allexcosta Qua Abr 24, 2013 9:51 am

^ Em teoria a entonação é superior.

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Mensagem por Fernando Zadá Qua Abr 24, 2013 10:21 am

^e tocar numa E e B com tensão equivalente a G e D não tem preço....
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Mensagem por Felmor Qua Abr 24, 2013 10:32 am

Imagino...
O Sizão "frouxo" de muitos baixos é meio broxante...

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Mensagem por gpraxedes Seg Jan 27, 2014 6:17 pm

allexcosta escreveu:Fernando, fazer um baixo como o que você tem aí nas mãos é muito mais do que entender os ângulos de uma escala "fanned". Pare pra pensar, a própria NOVAX que inventou o sistema não tem 1/4 da fama da Dingwall...

O Sheldon Dingwall vem fazendo esses baixos há décadas e aperfeiçoando ao longo dos anos.

Apesar de ter o maior respeito pelos luthiers do Brasil, acho um risco você fazer um baixo custom e esperar que ele tenha a mesma pegada do que você acabou de comprar.

Allex, como anda esse pensamento hoje?

Eu nunca toquei num Ding, mas estou super satisfeito com meu S.martyn.
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Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 8:03 pm

gpraxedes escreveu:Allex, como anda esse pensamento hoje?

Mais ou menos da mesma forma. Chegar pra um luthier e encomendar um fanned que ficará pronto daqui a 3 meses pra mim é uma temeridade.

O caso do Samuel foi diferente. Foram praticamente 3 anos de pesquisas e cálculos antes de meter a mão pra fazer o meu baixo. E mesmo assim, sei que a leva seguinte já saiu um nível acima.
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 9:13 pm

e parece que cada fornada sai mais bacana.....

bolas preciso entrar numa fornada das novas de novo!! rsss
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Mensagem por gpraxedes Seg Jan 27, 2014 9:50 pm

Interessante. Não vejo como ainda pode melhorar, mas isso pode ser devido ao meu limitado conhecimento.

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 9:59 pm

Pó de pirlimpimpim.....
Vindo do Samuel eu não duvido de nada!
O dia que a pessoa achar que chegou no top ai é o primeiro sinal de que a derrocada e a perda de qualidade serão os próximos passos.
O Samuel é um artista e não um simples construtor e isso faz a diferença total!
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Mensagem por PauloBass Seg Jan 27, 2014 10:28 pm

^ Verídico!
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Mensagem por DenisLM Seg Jan 27, 2014 10:39 pm

não demorou muito e os fanned viraram moda....

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Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 10:48 pm

tá com inveja né Denis!!! Rss
E agora se lascou que se quiser ficar na moda tem que recorrer aos gringos que não chegam aos pés dos brazucas.
Fica triste não!!
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Mensagem por DenisLM Seg Jan 27, 2014 10:55 pm

ja toquei no seu antigo ding e em vários dings aqui na bassnw.
é legal sim, tem uma certa diferença claro, mas na boa, não é nada de outro mundo não.

e quanto a ficar na moda, não é pra mim não Wink
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 11:13 pm

sei......

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Mensagem por DenisLM Seg Jan 27, 2014 11:18 pm

só toco dumdumdum e tônica.

pra quê traste torto?
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 11:23 pm

Rss
Ah sim e o cheio de cordas e trastes, esqueci o nome...
virou enfeite de parede???
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Mensagem por DenisLM Seg Jan 27, 2014 11:25 pm

os trastes ainda são paralelos!
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 11:30 pm

mas pra que tanta corda se só faz tum tum??? Rssss
Assuma que você é tradicionalista, ou tenta ser, e que baixos da moda não te dão GAS por serem da moda!! Rss
Brincadeiras a parte acredito numa tendência e não num modismo. É um aperfeiçoamento ergônomico e de entonação e quem se acostuma com as cordas numa tensão mais equilibrada dificilmente quer voltar pro normal. mas é aquela coisa de ame ou odeie...
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Mensagem por allexcosta Seg Jan 27, 2014 11:39 pm

Quem usa aquele negócio do Tony Levin (também esqueci o nome) não pode ser chamado de tradicionalista.

Já repudiar tudo aquilo que vira moda entre aqueles que não pertencem à sua tribo, normal...

Mas realmente, a mudança é sutil. Ninguém vai tocar melhor ou tirar um som que revolucione o mercado por usar um fanned. É um design que tem como proposta resolver alguns pequenos problemas do instrumento tradicional, não revolucionar.
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 27, 2014 11:41 pm

allexcosta escreveu:
Mas realmente, a mudança é sutil. Ninguém vai tocar melhor ou tirar um som que revolucione o mercado por usar um fanned. É um design que tem como proposta resolver alguns pequenos problemas do instrumento tradicional, não revolucionar.

Perfeito!
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Mensagem por PauloBass Seg Jan 27, 2014 11:44 pm

allexcosta escreveu:l...Mas realmente, a mudança é sutil. Ninguém vai tocar melhor ou tirar um som que revolucione o mercado por usar um fanned. É um design que tem como proposta resolver alguns pequenos problemas do instrumento tradicional, não revolucionar.
Exato!! a começar pela adaptação, pelo menos prá mim, não tive nenhum tipo de problema, peguei o baixo e comecei a tocar normalmente.
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Mensagem por DenisLM Ter Jan 28, 2014 5:25 am

Fernando Zadá escreveu:mas pra que tanta corda se só faz tum tum??? Rssss
Assuma que você é tradicionalista, ou tenta ser, e que baixos da moda não te dão GAS por serem da moda!! Rss
Brincadeiras a parte acredito numa tendência e não num modismo. É um aperfeiçoamento ergônomico e de entonação e quem se acostuma com as cordas numa tensão mais equilibrada dificilmente quer voltar pro normal. mas é aquela coisa de ame ou odeie...

eu entendo o sistema e como já disse toquei em vários dings em diversas oportunidades.

allexcosta escreveu:Quem usa aquele negócio do Tony Levin (também esqueci o nome) não pode ser chamado de tradicionalista.

Já repudiar tudo aquilo que vira moda entre aqueles que não pertencem à sua tribo, normal...

não sou tradicionalista, e o "repúdio" é suave. mais uma provocação.  Razz 

Fernando Zadá escreveu:
allexcosta escreveu:
Mas realmente, a mudança é sutil. Ninguém vai tocar melhor ou tirar um som que revolucione o mercado por usar um fanned. É um design que tem como proposta resolver alguns pequenos problemas do instrumento tradicional, não revolucionar.

Perfeito!

esse é o ponto, a mudança é tão sutil que na minha opinião não vale a pena.
sinto que vira mais uma moda que algo absurdo que deixa a tocabilidade infinitamente melhor.
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Mensagem por Nando Vasques Ter Jan 28, 2014 9:56 am

Negócio q o Tony Levin usa foi muito bom.... Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito 
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Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 28, 2014 10:13 am

DenisLM escreveu:
esse é o ponto, a mudança é tão sutil que na minha opinião não vale a pena.
sinto que vira mais uma moda que algo absurdo que deixa a tocabilidade infinitamente melhor.
Wink

No meu caso acho que a diferença não é tão sutil mas concordo que também não faz milagre.
é um conforto maior e pra quem vem da guitarra onde as cordas são um pouco mais equilibradas em termos de tensão confesso que o sistema fanned me ganhou e mostrou ser um passo adiante em termos de design, concepção e conforto.

Não tem gente que troca a ponte alegando maior sustain ou outros pequenos upgrades quase imperceptíveis ... no meu caso o fanned é esse pequeno upgrade que me deixa bem mais feliz!! rsss
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Mensagem por DenisLM Ter Jan 28, 2014 4:21 pm

Nando Vasques escreveu:Negócio q o Tony Levin usa foi muito bom.... Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito 

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Mensagem por Stormbringer Ter Jan 28, 2014 6:36 pm

DenisLM escreveu:só toco dumdumdum e tônica.

pra quê traste torto?
Ah, esses roqueiros :troll:


Tenho curiosidade em tocar num baixo bizarro desses (nao o chapman stick, o fanned)... mas tenho a impressão que nao vai rolar direito, hahahah... impressão por "pre-conceito" mesmo, mas vai que eu ame e tenha que urgentemente comprar um  lol! 
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Mensagem por Binão Ter Jan 28, 2014 7:43 pm

Modinha.
Daqui um ano só tem o Zadá com estes trates tortos ai.
Bom é fender. o resto nem comento.
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Mensagem por siodoni Ter Jan 28, 2014 8:26 pm

Stormbringer escreveu:Tenho curiosidade em tocar num baixo bizarro desses (nao o chapman stick, o fanned)... mas tenho a impressão que nao vai rolar direito, hahahah... impressão por "pre-conceito" mesmo, mas vai que eu ame e tenha que urgentemente comprar um  lol! 
Toquei a primeira vez no do Zadá, e me arrependi...
Enquanto não comprei um não sosseguei... Very Happy
Pode ser moda, frescura ou sei lá o que, mas sinceramente é diferente sim.
Pelo menos pra mim está sendo muito diferente.
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