Afinação da oitava Jazz Bass
+3
Raul S.
Renato
ricardo_hiendl
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Afinação da oitava Jazz Bass
Salve galera !
Tenho uma dúvida com relação a afinação das oitavas através dos carrinhos da ponte dos Jazz Bass's.
No meu baixo eu afinei todas as cordas e oitavas, mas uma coisa que tenho reparado, é que em várias fotos de outros Jazz Bass, vejo que há uma grande distância entre os carrinhos da ponte (geralmente a corda G fica bem mais para o lado do braço do baixo) e vai diminuindo corda a corda.
Mas no meu baixo não fica muito distante, a diferença entre os carrinhos é de pouca coisa, cerca de 3 ou 4 mm de um carrinho pra outro. E checo a afinação e está normal afinadinho (corda solta e decima segunda casa afinadinhas).
Eis a questão: Será que tem algo de errado com o meu baixo, ou será que a maioria dos baixos que vejo em fotos estão com oitavas desafinada ? Ou depende também da ação das cordas (altura dos carrinhos) ?
Tenho uma dúvida com relação a afinação das oitavas através dos carrinhos da ponte dos Jazz Bass's.
No meu baixo eu afinei todas as cordas e oitavas, mas uma coisa que tenho reparado, é que em várias fotos de outros Jazz Bass, vejo que há uma grande distância entre os carrinhos da ponte (geralmente a corda G fica bem mais para o lado do braço do baixo) e vai diminuindo corda a corda.
Mas no meu baixo não fica muito distante, a diferença entre os carrinhos é de pouca coisa, cerca de 3 ou 4 mm de um carrinho pra outro. E checo a afinação e está normal afinadinho (corda solta e decima segunda casa afinadinhas).
Eis a questão: Será que tem algo de errado com o meu baixo, ou será que a maioria dos baixos que vejo em fotos estão com oitavas desafinada ? Ou depende também da ação das cordas (altura dos carrinhos) ?
Última edição por ricardo_hiendl em Ter Abr 06, 2010 10:19 pm, editado 1 vez(es)
ricardo_hiendl- Membro
Re: Afinação da oitava Jazz Bass
Nos meus 3 baixos a posição dos saddles é semelhante à descrita por você, bem próximos uns dos outros.
Já me fiz essa mesma pergunta mas como os instrumentos estão afinados deixei de lado os questionamentos...
Já me fiz essa mesma pergunta mas como os instrumentos estão afinados deixei de lado os questionamentos...
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
nao sei quanto à ação, mas quando coloquei o encordoamento flat, a posição dos carrinhos mudou um pouco... talvez seja a diferenca de tensão e contrução entre cordas de diferentes tipos/marcas/calibres.
Raul S.- Membro
acho que tido influencia
construção do corpo, ação das cordas, calibre, material das cordas, marca e etc
no meu, a mi fica bem mais longe do braço que a sol
construção do corpo, ação das cordas, calibre, material das cordas, marca e etc
no meu, a mi fica bem mais longe do braço que a sol
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
É, pelo visto esta variação na distancia entre os baixos é normal. Menos mal... achava que era algum problema. Obrigado.
ricardo_hiendl- Membro
Raul S. escreveu:nao sei quanto à ação, mas quando coloquei o encordoamento flat, a posição dos carrinhos mudou um pouco... talvez seja a diferenca de tensão e contrução entre cordas de diferentes tipos/marcas/calibres.
[2]
edu_carvalho- Membro
Meus caros, Quando se troca o encordoamento é sempre bom conferir as 8ªs, pois podem haver variações. Quando se muda o TIPO de corda ou sua espessura, isso ocorre com certeza.
Abçs
Abçs
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bertola, tens alguma dica para a regulagem de oitavas de um fretless? Sempre regulei meus baixos com trastes, mas estou apanhando um pouco no meu fretless...
André, da uma olhada nesse tópico que o Lucas criou, ele fala sobre afinação também:Andremoura escreveu:Bertola, tens alguma dica para a regulagem de oitavas de um fretless? Sempre regulei meus baixos com trastes, mas estou apanhando um pouco no meu fretless...
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/baixo-fretless-tecnicas-timbres-e-etc-t5226.htm
Raul S.- Membro
Valeu pela dica!!! Realmente resolveu. Estava tentando regulá-lo como um instrumento temperado e não estava funcionando, agora estou conseguindo dar a entonação certa...