Descaracterização do timbre do baixo Fender Marcus Miller
+8
YURI LEWASCHIW
malka_aff
GusVCD
leandroxyz
SILVIAO
Thales_Sr
allexcosta
dalton_lopes
12 participantes
Página 1 de 1
Descaracterização do timbre do baixo Fender Marcus Miller
Olá Allex.
Eu ví que alguns proprietários de baixos Marcus Miller trocam seus captadores por lindys and nords.
Pois bem. Ouvindo músicas e vendo vídeos, tenho o timbre do negão gravado em meu cérebro. Reconheceria o timbre mesmo se fosse surdo.
Estes captadores "diferentes" dos originais desqualificam o timbre roots do marcão? Muda muita coisa?
Eu ví que alguns proprietários de baixos Marcus Miller trocam seus captadores por lindys and nords.
Pois bem. Ouvindo músicas e vendo vídeos, tenho o timbre do negão gravado em meu cérebro. Reconheceria o timbre mesmo se fosse surdo.
Estes captadores "diferentes" dos originais desqualificam o timbre roots do marcão? Muda muita coisa?
Re: Descaracterização do timbre do baixo Fender Marcus Miller
Se o camarada enveredar pelos noiseless e double-coils da vida acho que sim, mas se mantiver o single-coil diria que não. Lembrando que o MM sempre usou um baixo bem normal com um pré também bem normal (na verdade dos mais baratos, um Bartolini TCT). O som do cara é basicamente dedo, mas uma equalização cuidadosa e a compressão característica do Distressor dão a pitada final ao timbre "signature" dele.
Então o pré original que vem nos MM é Bartolini?
dalton_lopes escreveu:Então o pré original que vem nos MM é Bartolini?
Não, o pré do Fender 77 do MM é Bartolini. O pré que vem nos baixos MM é feito na Korea por encomenda da Fender, e é baseado no Bartolini TCT, mesmos centros de frequência e tal...
pode me adiantar quais sao os centros das frequencias?
Depois tenta descobrir o "Q" de cada um dos parâmetros...
dalton_lopes escreveu:pode me adiantar quais sao os centros das frequencias?
80hz e 6khz, não sei o Q, mas é um pre muito similar ao Aguilar OBP-1.
geralmente o Q é bem alto. isso é notório. eu ja tive os 3 prés onboard da aguilar. o q menos agradou foi o obp-1. obp-2 e 3 são excelentes. mas voltando ao assunto principal, tinha receio sobre a descaracterização do som nos fenders marcus miller quando se trocava os captadores. quanto ao circuito, nao vejo pq trocar. tem headroom de sobra e tem bastante output. o meu marcus miller ta chegando. vamos ver qual é a desse baixo tao comentado.
o obp-1 tem agudos na casa dos 4khz. muito médio agudo pra mim. gosto de sons mais cristalinos. 6khz pra cima.
allexcosta escreveu:Se o camarada enveredar pelos noiseless e double-coils da vida acho que sim, mas se mantiver o single-coil diria que não. Lembrando que o MM sempre usou um baixo bem normal com um pré também bem normal (na verdade dos mais baratos, um Bartolini TCT). O som do cara é basicamente dedo, mas uma equalização cuidadosa e a compressão característica do Distressor dão a pitada final ao timbre "signature" dele.
Allex o funcionamento do distressor pode ser emulado com um compressor de boa qualidade!!??
SILVIAO- Membro
sera que consigo um timbre SIMILAR, usando meu Equalizer BEQ700, qeria uma dica sobre um preset básico, tanto de grave, tanto de agudo, médio ETC. meu baixo é um precision com caps malagoli.
Queria saber como originalmente é o timbre do MM.
Grave - ?
Médio - ?
Agudo - ?
Queria saber como originalmente é o timbre do MM.
Grave - ?
Médio - ?
Agudo - ?
leandroxyz- Membro
^ Você quer tirar um som MM com um Precision? Impossível...
Qualquer JB com espaçamento anos 70, captação de qualidade, corda de aço e um amp decente vai chegar muito próximo se o quesito "mão" estiver resolvido.
Qualquer JB com espaçamento anos 70, captação de qualidade, corda de aço e um amp decente vai chegar muito próximo se o quesito "mão" estiver resolvido.
Se conseguir essa façanha, posta pra gente...leandroxyz escreveu:sera que consigo um timbre SIMILAR (...) meu baixo é um precision com caps malagoli.
eu sei que é praticamente impossível, mas a minha pergunta foi clara, timbre SIMILAR na questao de equalização. Graves, médios e agudos.
GusVCD, vou gravar algo aqui, só precisava de uma luz na questao de equalização. / Grave - % / Médio - % / Agudo - % /, alguma ideia ??
GusVCD, vou gravar algo aqui, só precisava de uma luz na questao de equalização. / Grave - % / Médio - % / Agudo - % /, alguma ideia ??
cara, põe bastante grave e agudo e poucos médios, o tal do scoop. ou seja, equalização sorriso. É o máximo que da pra fazer, e duvido que lembre o MM
Não, nem similar, nem parecido, nem nada... Não se muda timbre com equalização. O mais importante no timbre de um baixo é a localização dos captadores. P e J são completamente diferentes.
Ahhh beleza, sei q nao vai chegar nem perto mas vale o aprendizado. Era o que eu precisava saber tb o SCOOP. valeu MALKA.malka_aff escreveu:cara, põe bastante grave e agudo e poucos médios, o tal do scoop. ou seja, equalização sorriso. É o máximo que da pra fazer, e duvido que lembre o MM
leandroxyz- Membro
allexcosta escreveu:leandroxyz escreveu:eu sei que é praticamente impossível, mas a minha pergunta foi clara, timbre SIMILAR na questao de equalização. Graves, médios e agudos.
Não, nem similar, nem parecido, nem nada... Não se muda timbre com equalização. O mais importante no timbre de um baixo é a localização dos captadores. P e J são completamente diferentes.
Valeu alex, acho que foi uma pergunta meio idiota minha desde o início hehehe, mas foi só por curiosidade mesmo. abraço.
leandroxyz- Membro
boa tarde
comprei um miller e gostaria de saber a opinião sobre colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east. vale a pena ? o baixo fica melhor e relação ao timbre comparando com um jazz bass vintage ou descaracteriza o som do baixo tanto no ativo quanto no passivo ?
comprei um miller e gostaria de saber a opinião sobre colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east. vale a pena ? o baixo fica melhor e relação ao timbre comparando com um jazz bass vintage ou descaracteriza o som do baixo tanto no ativo quanto no passivo ?
YURI LEWASCHIW- Membro
Pessoal dando uma desenterrada, apenas pra não criar outro tópico pra uma dúvida tão simples:
Os MM 5 cordas usa o mesmo pré que os 4 cordas? o Fender 77' do Marcus Miller usa um pré até barato Bartolini TCT, esse pré é melhor que o Aguilar obp3 ? (pergunta meio sem noção de inexperiente )
Obrigado Galera.
Os MM 5 cordas usa o mesmo pré que os 4 cordas? o Fender 77' do Marcus Miller usa um pré até barato Bartolini TCT, esse pré é melhor que o Aguilar obp3 ? (pergunta meio sem noção de inexperiente )
Obrigado Galera.
#030 Clube Warwick Brasil
balduf- Membro
oi amigo, que eu saiba i pré usado no MM 5 cordar é o mesmo, o Miller usa um fender 75 com o bartolini que é um ótimo circuito e lhe dá a opção de regular as frequências de médio , o que não acontece nos prés originais fender.
como você deve ter visto no decorrer do fórum , eu coloquei um pré john east Marcus retro e 2 pickups lindy fralin , e posso te garantir que o som mudou da água pro vinho , ficou animal e eu tenho uma gama enorme de regulagens inclisive corte de médios e volume de médios o que faz o baixo ficar igual ao so do "PATRÃO" vale a pena tentar ,é caro mas te garanto o resultado. espero ter ajudado !! fique com Deus !!
como você deve ter visto no decorrer do fórum , eu coloquei um pré john east Marcus retro e 2 pickups lindy fralin , e posso te garantir que o som mudou da água pro vinho , ficou animal e eu tenho uma gama enorme de regulagens inclisive corte de médios e volume de médios o que faz o baixo ficar igual ao so do "PATRÃO" vale a pena tentar ,é caro mas te garanto o resultado. espero ter ajudado !! fique com Deus !!
YURI LEWASCHIW- Membro
o aguilar é um ótimo pré também funciona muito bem , e é fiel nas respostas das regulagen que você precisa . no seu caso eu iria de aguilar ! abç
YURI LEWASCHIW- Membro
YURI LEWASCHIW escreveu:comprei um miller e gostaria de saber a opinião sobre colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east. vale a pena ? o baixo fica melhor e relação ao timbre comparando com um jazz bass vintage ou descaracteriza o som do baixo tanto no ativo quanto no passivo ?
Sim, alguns baixistas já fizeram isso e ficou muito bom. O Marcus Retro é feito para dar um som bem próximo ao do MM.
balduf escreveu:Os MM 5 cordas usa o mesmo pré que os 4 cordas? o Fender 77' do Marcus Miller usa um pré até barato Bartolini TCT, esse pré é melhor que o Aguilar obp3 ? (pergunta meio sem noção de inexperiente.
O pré do 5 cordas tem topologia idêntica ao 4 cordas, mas há uma pequena diferença nos centros de frequência. Ambos foram desenhados pela Fender com participação direta do John Suhr, mas acho que o 4 cordas é feito no Japão mesmo, enquanto o 5 cordas é feito nos EUA.
O pré TCT é mais simples que o OBP3, mas o TCT não é fundamental no som do MM, tanto que ele não usa mais o baixo 77 que tem esse pré e o som dele não mudou.
Hoje em dia Tio Marquinhos usa um baixo dos anos 70 (79 eu acho) branco modificado pela Fender Custom Shop e um MM Signature Americano. Nenhum deles tem pré Bartolini.
YURI LEWASCHIW escreveu:o aguilar é um ótimo pré também funciona muito bem , e é fiel nas respostas das regulagen que você precisa . no seu caso eu iria de aguilar ! abç
Valeu amigo, ja sabia que o Aguilar tambem é um bom pré, porém sempre é bom ouvir novas opiniões
allexcosta escreveu:O pré do 5 cordas tem topologia idêntica ao 4 cordas, mas há uma pequena diferença nos centros de frequência. Ambos foram desenhados pela Fender com participação direta do John Suhr, mas acho que o 4 cordas é feito no Japão mesmo, enquanto o 5 cordas é feito nos EUA.
O pré TCT é mais simples que o OBP3, mas o TCT não é fundamental no som do MM, tanto que ele não usa mais o baixo 77 que tem esse pré e o som dele não mudou.
Hoje em dia Tio Marquinhos usa um baixo dos anos 70 (79 eu acho) branco modificado pela Fender Custom Shop e um MM Signature Americano. Nenhum deles tem pré Bartolini.
Valeu pelo esclarecimento Allex, sempre tive essa dúvida, é que na verdade to afim de me entregar ao mundo dos Jazzbass, e como a grana ta curta to pensando em pegar o Squier VM 5 cordas e dar uma turbinada no garoto, sei que jamais chegarei num som do MM, até porque são instrumentos distintos e o Squier é bemmm mais barato, sem contar ainda o equipamento que o Tio Marcus usa, então eu pensei em deixar os Duncan, e colocar um pré, a príncipio pensei no Aguilar, e depois pensei no Bartolini, mas ja to me animando a insvestir grana no Squier ja que vai ser meu baixo de uso e fazer igual o Yuri colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east, até que ponto vale a pena eu não sei...
Obrigado
balduf- Membro
balduf escreveu:Valeu pelo esclarecimento Allex, sempre tive essa dúvida, é que na verdade to afim de me entregar ao mundo dos Jazzbass, e como a grana ta curta to pensando em pegar o Squier VM 5 cordas e dar uma turbinada no garoto, sei que jamais chegarei num som do MM, até porque são instrumentos distintos e o Squier é bemmm mais barato, sem contar ainda o equipamento que o Tio Marcus usa, então eu pensei em deixar os Duncan, e colocar um pré, a príncipio pensei no Aguilar, e depois pensei no Bartolini, mas ja to me animando a insvestir grana no Squier ja que vai ser meu baixo de uso e fazer igual o Yuri colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east, até que ponto vale a pena eu não sei...
Soar diferente do MM tem muito mais a ver com a técnica dele do que com o baixo que você vai usar... Dedo + qualquer JB + cordas de aço são a fórmula do som MM. As outras coisas são adornos. Um pouco de sensibilidade na EQ e uma leve compressão podem tornar o caminho mais suave. Se você tem um Jazz Bass, mesmo que barato como Squier, Eagle ou SX, com cordas de aço e está muito longe do timbre MM, considere investir tempo em você como músico e desencane de equipamento.
allexcosta escreveu:balduf escreveu:Valeu pelo esclarecimento Allex, sempre tive essa dúvida, é que na verdade to afim de me entregar ao mundo dos Jazzbass, e como a grana ta curta to pensando em pegar o Squier VM 5 cordas e dar uma turbinada no garoto, sei que jamais chegarei num som do MM, até porque são instrumentos distintos e o Squier é bemmm mais barato, sem contar ainda o equipamento que o Tio Marcus usa, então eu pensei em deixar os Duncan, e colocar um pré, a príncipio pensei no Aguilar, e depois pensei no Bartolini, mas ja to me animando a insvestir grana no Squier ja que vai ser meu baixo de uso e fazer igual o Yuri colocar 2 pickups lindy fralin 8.5/9k e um pré marcus retro john east, até que ponto vale a pena eu não sei...
Soar diferente do MM tem muito mais a ver com a técnica dele do que com o baixo que você vai usar... Dedo + qualquer JB + cordas de aço são a fórmula do som MM. As outras coisas são adornos. Um pouco de sensibilidade na EQ e uma leve compressão podem tornar o caminho mais suave. Se você tem um Jazz Bass, mesmo que barato como Squier, Eagle ou SX, com cordas de aço e está muito longe do timbre MM, considere investir tempo em você como músico e desencane de equipamento.
Excelente Resposta Allex, valeu mesmo, foi de grande ajuda...realmente a técnica do MM é exclusiva dele, vou seguir seu conselho e me dedicar mais ainda, a unica coisa que farei sera colocar um Aguilar OBP3 no Squier e me afundar na dedicação
balduf- Membro
Como vídeos valem mais que 1000 palavras...
Sadowsky ativo com escala de maple:
Fender passivo com escala de Jacarandá:
Sadowsky ativo com escala de maple:
Fender passivo com escala de Jacarandá:
Mestre Allex, sabedoria de Salomão
balduf- Membro
Recentemente um amigo me emprestou seu fender MM, com aguilar obp3 instalado, mas com captadores originais. Simplesmente me apaixonei pelo som!
Parabéns pela Dynamite... Ficou muito boa!
Muito legal !! o que deixa a desejar no fender Miller todo original é o pré mesmo.
com o aguilar o baixo já fica muito superior,pois os caps originais são muito bons , parabéns pela sonzeira , se o Robinho Tavares escutar com certeza vai aprovar !! rsrs . abraços !
com o aguilar o baixo já fica muito superior,pois os caps originais são muito bons , parabéns pela sonzeira , se o Robinho Tavares escutar com certeza vai aprovar !! rsrs . abraços !
YURI LEWASCHIW- Membro
Parabéns pela Dynamite... Ficou muito boa!. 2
Este e o timbre que eu me amarro!!! valeu Rodrigo
Este e o timbre que eu me amarro!!! valeu Rodrigo
Obrigado Thales Yuri e Jorge, o fender ficou bala msm, quem dera eu ser aprovado por Robinho tavares!
Eu sempre achei que faltava algo nesses baixos, cheguei até a comentar num outro tópicos que a falta de médios desse baixo me afastaria de comprar um, mas depois que usamos cordas rotosound nickel roundwound mudei de idéia. O timbrão de jazz bass veio bem na cara, claro que como ele não possui tone e o pré é "boost only", não dá para "anasalar" o som da ponte mas o timbrão veio , claro que não é o som do MM, mas como não tenho sua técnica não adianta muito buscar seu som , pra mim esse baixo mais nickel já fecha a conta.