Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S
+4
João Marcel
GusVCD
Cantão
bodhan
8 participantes
Página 1 de 1
Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S
Prezados amigos,
Ano passado montei um Frankeinbass (ou EbayBass) com peças compradas no Ebay. Na ocasião não comprei a parte elétrica. É que tinha captadores, pots e jack tirados de um Tagima que fiz upgrade, então estava sobrando e acabei usando nele. Agora, com um pouco de fôlego, resolvi acabar o baixo e trocar sua parte elétrica. Já encomendei os pots, jack e material para blindagem da StewMac. Estou garimpando captadores no Ebay e, por enquanto estou com duas possibilidades: Fender Custom Shop 60' (modelo 2101. Já li o tópico do Maurício Expressão sobre os modelos de caps Fender, obrigado!), e os Bartolini 9J1L/S, captadores do tipo split coil, com cancelamento de fase.
Depois de exaustiva leitura no TalkBass, estou com uma leve tendência pelos Bartolini, porque toco samba-jazz, não sei usar slap e uso cordas flat, e me parece que os Bartolinis são mais fechados, e também com mais médios. Os Fender Custom Shop, pelo que li por aí afora são mais roncadores, som clássico, talvez mais roqueiros. Outra coisa, adoro ficar mudando a relação de volume entre os caps para mudar o timbre, e no caso dos Fender mesmo quando blindados, eles provavelmente vão ter ruído, o que não ocorre com os Bartolini split coil. Por outro lado, o som clássico de um JazzBass é sempre tentador e me parece ser mais versátil do que os Bartolini. Enfim é a dúvida cruel de muitos de nós ... sendo assim ... vem a velha pergunta ...
Gostaria de saber se alguém tem alguma indicação de um site com gravações desses captadores, ou qualquer outra informação e opiniões sobre o som desses caps.
Nem sempre é possível encontrar qualquer coisa no Ebay e também conseguir um bom preço de transporte e uma boa negociação com o vendedor. Portanto, dentro dessa equação, por enquanto vai dar para comprar somente ou um ou o outro modelo, mas, é claro, aceito sugestões!
Muito obrigado a todos!
Abração!
Bodão
Ano passado montei um Frankeinbass (ou EbayBass) com peças compradas no Ebay. Na ocasião não comprei a parte elétrica. É que tinha captadores, pots e jack tirados de um Tagima que fiz upgrade, então estava sobrando e acabei usando nele. Agora, com um pouco de fôlego, resolvi acabar o baixo e trocar sua parte elétrica. Já encomendei os pots, jack e material para blindagem da StewMac. Estou garimpando captadores no Ebay e, por enquanto estou com duas possibilidades: Fender Custom Shop 60' (modelo 2101. Já li o tópico do Maurício Expressão sobre os modelos de caps Fender, obrigado!), e os Bartolini 9J1L/S, captadores do tipo split coil, com cancelamento de fase.
Depois de exaustiva leitura no TalkBass, estou com uma leve tendência pelos Bartolini, porque toco samba-jazz, não sei usar slap e uso cordas flat, e me parece que os Bartolinis são mais fechados, e também com mais médios. Os Fender Custom Shop, pelo que li por aí afora são mais roncadores, som clássico, talvez mais roqueiros. Outra coisa, adoro ficar mudando a relação de volume entre os caps para mudar o timbre, e no caso dos Fender mesmo quando blindados, eles provavelmente vão ter ruído, o que não ocorre com os Bartolini split coil. Por outro lado, o som clássico de um JazzBass é sempre tentador e me parece ser mais versátil do que os Bartolini. Enfim é a dúvida cruel de muitos de nós ... sendo assim ... vem a velha pergunta ...
Gostaria de saber se alguém tem alguma indicação de um site com gravações desses captadores, ou qualquer outra informação e opiniões sobre o som desses caps.
Nem sempre é possível encontrar qualquer coisa no Ebay e também conseguir um bom preço de transporte e uma boa negociação com o vendedor. Portanto, dentro dessa equação, por enquanto vai dar para comprar somente ou um ou o outro modelo, mas, é claro, aceito sugestões!
Muito obrigado a todos!
Abração!
Bodão
bodhan- Membro
Re: Custom Shop 60 ou Bartolini 9J1L/S
^Esse é o seu Frankeinbass , bodhan ? coisa linda meu irmão...
Cantão- Moderador
Cantão escreveu:^Esse é o seu Frankeinbass , bodhan ? coisa linda meu irmão...
... todo ele! Ficou bem na foto, né? Agora ele precisa de um coração de verdade ... a parte elétrica é o seu ponto fraco ...
... está quase que pintando a possibilidade em um DiMarzio JModel 123 ... além dos citados acima. Vamos ver o que consigo.
bodhan- Membro
Muito bem na foto...parabéns Bhodan , putz , brother...que dilema esse lance dos caps hein ? os dois modelos que você citou acima são excelentes...boa escolha...
Cantão- Moderador
Se rolar, eu iria nos DiMarzios...
Olha o q eles fizeram no Chupa-Cabra q o Allex comprou:
[/quote]
Olha o q eles fizeram no Chupa-Cabra q o Allex comprou:
[/quote]
Eu também iria de DiMarzio... Se fosse fretless, ia de Bartolini...
E sobre os Frankeinbass, estive vendo o clube de donos de baixos assim (montados com peças de procedências diferentes) no TalkBass e tem cada coisa linda por lá... GAS na certa!
E sobre os Frankeinbass, estive vendo o clube de donos de baixos assim (montados com peças de procedências diferentes) no TalkBass e tem cada coisa linda por lá... GAS na certa!
Convidado- Convidado
Considere ai na sua pesquisa os Lindy Fralin e os Nordstrands...
Tenho uma grande queda por clássicos... dos três que você citou eu iria de Fender Custom Shop...
Um abraço!
Tenho uma grande queda por clássicos... dos três que você citou eu iria de Fender Custom Shop...
Um abraço!
João Marcel- Membro
Eu iria de Fender também.
O baixo está com um braço Fender, acredito que o corpo também, mantendo a linha ficaria com os Custon Shop 60, mesmo pra tocar samba Jazz o timbre vai cair bem, acho que colocando outro captador vai dar uma leve descaracterizada no som classico do Jazz Bass, eu gosto do som classico.
O baixo está com um braço Fender, acredito que o corpo também, mantendo a linha ficaria com os Custon Shop 60, mesmo pra tocar samba Jazz o timbre vai cair bem, acho que colocando outro captador vai dar uma leve descaracterizada no som classico do Jazz Bass, eu gosto do som classico.
ricardo_hiendl- Membro
Meu voto é nos DiMarzio123
Um abraço!
... é, João, com certeza são exelentes, mas estão em outro patamar de preço. Um Nordstrand ou Fralin set custa entre $180 a 220 dólares, enquanto os Custom Shop estão sendo vendidos entre $115 a 130 dólares. Estou agora pensando seriamente nos Custom Shop ...
bodhan- Membro
ricardo_hiendl escreveu:Eu iria de Fender também.
Hum, tem razão ... provavelmente vou de Fender. O braço do baixo é autorizado Fender, marca MightyMite o resto, fora a parte elétrica, é de um Fender MiM '96. Nada top de linha ...
A única coisa que me deixou um pouco intrigado, foi um review no HarmonyCentral de um cara falando que gostou mais dos caps Fender originais chamados de "Vintage Style" do que os Custom Shop. Estou pesquisando melhor sobre eles.
Obrigado!
bodhan- Membro
Oi bodhan, tenho os caps Fender Original JB instalados em meu Tagima JB gostei muito do resultado e outra referencia para esses captadores seria os N.Zaganin JB custom 4 cordas que vem equipados com eles, assim vc pode tentar achar um para testar.
Acabei comprando os captadores Fender JazzBass Custom Shop. Chegaram bem rápido para os padrões do Ebay, comprei no dia 28/04 e chegou hoje, dia 09/05, ou seja 12 dias, é um recorde! É certo que o vendedor tinha como opção a entrega expressa dos correios americanos por alguns poucos dólares a mais, e eu, claro, optei por este tipo de entrega. Custou no total US$150.99 sendo $36 de frete. Chegou sem ser taxado, custando algo como que R$280 pelo par.
Apesar de ter saído bem mais barato, acho incrível como pagamos uma grana por um punhado de fios enrolados num imã! Mais incrível ainda é que os danados têm um timbre bem melhor do que os genéricos chineses que estavam no baixo, apesar de serem também um punhado de fios enrolados num imã bem parecidos!
A primeira vista (ou escuta!) o som dos captadores não têm mais volume, mas a clareza principalmente nas notas mais graves é bem melhor. O som do baixo só com o captador do braço ficou incrível, bem roncado mesmo. O instrumento ficou com maior definição das notas de uma forma geral, mesmo com o tone fechado, que é como eu mais gosto. Agora não embola.
Falta chegar o resto da parte elétrica, os pots e o jack switchcraft e o material de blindagem. Vou colocar pot de 250 ao invés dos de 500 que estão agora. Vamos ver se fica melhor.
Gostei dos caps, ficou bom, apesar de preferir o som do meu JB Tagima fretless com os EMG JV. O conjunto baixo fretless+cordas lisas+EMG JV têm um grave bem mais profundo e envolvente, com um punch e decay curto ideal para tocar os samba-jazz que costumo tocar ... em todo caso vou continuar testando suas possibilidades ... um dia é muito pouco para se entender bem com eles.
Obrigado a todos,
abração,
Bodão
Apesar de ter saído bem mais barato, acho incrível como pagamos uma grana por um punhado de fios enrolados num imã! Mais incrível ainda é que os danados têm um timbre bem melhor do que os genéricos chineses que estavam no baixo, apesar de serem também um punhado de fios enrolados num imã bem parecidos!
A primeira vista (ou escuta!) o som dos captadores não têm mais volume, mas a clareza principalmente nas notas mais graves é bem melhor. O som do baixo só com o captador do braço ficou incrível, bem roncado mesmo. O instrumento ficou com maior definição das notas de uma forma geral, mesmo com o tone fechado, que é como eu mais gosto. Agora não embola.
Falta chegar o resto da parte elétrica, os pots e o jack switchcraft e o material de blindagem. Vou colocar pot de 250 ao invés dos de 500 que estão agora. Vamos ver se fica melhor.
Gostei dos caps, ficou bom, apesar de preferir o som do meu JB Tagima fretless com os EMG JV. O conjunto baixo fretless+cordas lisas+EMG JV têm um grave bem mais profundo e envolvente, com um punch e decay curto ideal para tocar os samba-jazz que costumo tocar ... em todo caso vou continuar testando suas possibilidades ... um dia é muito pouco para se entender bem com eles.
Obrigado a todos,
abração,
Bodão
bodhan- Membro
... aliás esses caps têm a aparência bem tosca. Alguém já instalou ou viu de perto um Custom Shop? É assim mesmo?
bodhan- Membro
Um amigo daqui do forum que tem um desses, me confirmou que a aparência é essa mesma. Ufa!
bodhan- Membro
Hum, toquei com os novos caps ontem à noite pela primeira vez com a banda. Definitivamente bem mais encorpado e dentro do som da banda. Muito bom.
Chegaram os pots Alpha, jack Switchcraft e o kit de blindagem que comprei na StewMac. Vou montar no fim de semana.
Encomendei também um nut TusqNut e novos saddles em niquel. Depois disso o bichão vai ficar finalmente pronto.
Abraços!
Chegaram os pots Alpha, jack Switchcraft e o kit de blindagem que comprei na StewMac. Vou montar no fim de semana.
Encomendei também um nut TusqNut e novos saddles em niquel. Depois disso o bichão vai ficar finalmente pronto.
Abraços!
bodhan- Membro
Ola amigoss Bartolini e tesao de captador, tenho um desses no mew jb fico animal so q tive q usar um pre pra dar uma empurrada pre do cristiano colela entre custom 60 bartolini ainda fico com o bartolini acho + equilibrado o custom 60 e som + tradicional + ardido tb ja tive dimarzio e um otimo captador dp 123 he abraço
Victor colmenero- Membro
Victor colmenero escreveu:Ola amigoss Bartolini e tesao de captador, tenho um desses no mew jb fico animal so q tive q usar um pre pra dar uma empurrada pre do cristiano colela entre custom 60 bartolini ainda fico com o bartolini acho + equilibrado o custom 60 e som + tradicional + ardido tb ja tive dimarzio e um otimo captador dp 123 he abraço
Demorei para entender o texto, amigão! Muito obrigado pela dica!
bodhan- Membro
Por curiosidade qual preamp q vc vai ligar os captadores ? abrx
Victor colmenero- Membro
Dimarzio eu ja tive no meu fretless mas não tive oportunidade de testar esse cap em instrumento com traste , tenho bastante curiosidade. O modelo do meu era o dp 123, e um tipo de som bem medio grave aveludado com agudos moderados. E um otimo captador recomendo a todos mas n e tao facil de achar ele , o q aparece bastante e o ultra jazz abrx
Victor colmenero- Membro
Victor colmenero escreveu:Por curiosidade qual preamp q vc vai ligar os captadores ? abrx
Victor, optei pelos caps Fender Custom Shop sem pre-amp. Cordas flatwound, tone fechado ligado direto no amplificador, sem medo de ser feliz!
Abração!
bodhan- Membro
E realment para esse tipo de timbre pstoriano com medios acentuados e agudos fechado, não tem a necessidade de um circuito eu particularmente tb gosto desse tipo de som.
Victor colmenero- Membro
Victor colmenero escreveu:
E realment para esse tipo de timbre pstoriano com medios acentuados e agudos fechado, não tem a necessidade de um circuito eu particularmente tb gosto desse tipo de som.
Por outro lado, gosto também dos timbres de JazzBass com Bartolini que escutei ... quem sabe para um futuro projeto ...
bodhan- Membro
Aqui um teste com o meu fender japa com caps fender custom 60 + pre colela
https://www.youtube.com/watch?v=CC8T17sE0RE
https://www.youtube.com/watch?v=CC8T17sE0RE
Victor colmenero- Membro