Mesa de som Yamaha
5 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Mesa de som Yamaha
Amigos,
Seguinte: Lá na igreja usamos uma mesa digital Yamaha igual a essa
O nosso operador de áudio não sabe mexer nela direito, então chamei um "técnico" de som para dar uma arrumada no som, entao ele falou que para o som da igreja ficar bom teríamos que com um "processador de frequencias", entao eu vos pergunto: Que tipo de processador é esse? Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.
Seguinte: Lá na igreja usamos uma mesa digital Yamaha igual a essa
O nosso operador de áudio não sabe mexer nela direito, então chamei um "técnico" de som para dar uma arrumada no som, entao ele falou que para o som da igreja ficar bom teríamos que com um "processador de frequencias", entao eu vos pergunto: Que tipo de processador é esse? Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.
NETOULTRA- Membro
Re: Mesa de som Yamaha
se o que o teu técnico de som julgar que um processador de frequencias é um crossover, pode comprar que é só o que falta nessa mesa. A banda que eu tocava usava uma assim. e a unica coisa que tinha além dela no rack da mixagem era o tal do crossover que, aos meus olhos, é o que o teu técnico de som disse que falta.
A behringer tem um bom e barato.
A behringer tem um bom e barato.
NESCAU- Membro
Dependendo do tipo de predio, o processador pode ser é um RTA, que tem a capacidade de configurar automaticamente a equalização necessária para aquele ambiente e atuar como feedback destroyer (a grosso modo um corta microfonia).
A bem dizer, em instalações fixas,basta analisar uma vez e corrigir em um eq qualquer. Essa correção a mesa pode fazer tranquilamente, já que ela tem (que me lembre) um eq parametrico muito bom (mas nao tem o feedback destroyer)
O crossover tem a função de separar faixas de frequencias para cada via. Nesse caso, as caixas já possuem seu crossover para enviar as altas para o tweeter/corneta e as baixas para o woofer. Se o sub for da mesma série, complementando o conjunto, muito provavelmente já o tem integrado, visto que sistemas ativos em tese são "plug and play". Mas pode ser que ele se refira a um crossover sim, vai saber...
Se tiver contato com ele, pede uma dica de equipamento pra usar lá. Isso ajuda a descobrir o que ele quer. Se for mesmo um RTA, a behringer tem um, o DEQ 2496, que faz o serviço.
A bem dizer, em instalações fixas,basta analisar uma vez e corrigir em um eq qualquer. Essa correção a mesa pode fazer tranquilamente, já que ela tem (que me lembre) um eq parametrico muito bom (mas nao tem o feedback destroyer)
O crossover tem a função de separar faixas de frequencias para cada via. Nesse caso, as caixas já possuem seu crossover para enviar as altas para o tweeter/corneta e as baixas para o woofer. Se o sub for da mesma série, complementando o conjunto, muito provavelmente já o tem integrado, visto que sistemas ativos em tese são "plug and play". Mas pode ser que ele se refira a um crossover sim, vai saber...
Se tiver contato com ele, pede uma dica de equipamento pra usar lá. Isso ajuda a descobrir o que ele quer. Se for mesmo um RTA, a behringer tem um, o DEQ 2496, que faz o serviço.
andremega- Membro
É... o ideal é chamar uma pessoa especializada para analisar o ambiente e descobrir o que é necessário. Verificar as frequencias que estão sobrando, qual o processamento que as caixas devem sofrer e etc. Vocês estão com uma ÓTIMA mesa em mãos. Eu particularmente gosto muito da 01V, e se me permitem, vou fazer propaganda de um outro forum que eu participo, que é específico sobre sonorização.
http://somaovivo.mus.br/
Galera lá é igual aqui, atenciosa e prestativa.
http://somaovivo.mus.br/
Galera lá é igual aqui, atenciosa e prestativa.
patrickqueres- Membro
NETOULTRA escreveu:Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.
Algumas observações:
- Nenhuma mesa tem crossover, mesmo as digitais mais caras.
- Se tem subwoofer, tem que ter crossover. Alguns modelos de caixas ativas tem crossover imbutido e dispensam o uso de crossover externo.
- Eu particularmente não confio muito em fazer a sala com pink noise e RTA, prefiro o velho e bom ouvido, até porque a sala muda com a presença de pessoas.
andremega escreveu:Dependendo do tipo de predio, o processador pode ser é um RTA, que tem a capacidade de configurar automaticamente a equalização necessária para aquele ambiente e atuar como feedback destroyer (a grosso modo um corta microfonia).
Pois é andremega ele falou que esse equipamento faria o corte das frequencias que estao sobrando, mas o correto não seria fazer esse corte canal a canal usando o eq da mesa? Lembrando que usamos a mesa ligada direto nas caixas, sem nenhum outro periférico ( eq, comp e etc... )
NETOULTRA- Membro
allexcosta escreveu:NETOULTRA escreveu:Será realmente necessário comprar uma vez que acho que essa mesa já seja completa. Usamos a mesa ligada a caixas ativas e 4 subwoofer ativos tb.
Algumas observações:
- Nenhuma mesa tem crossover, mesmo as digitais mais caras.
- Se tem subwoofer, tem que ter crossover. Alguns modelos de caixas ativas tem crossover imbutido e dispensam o uso de crossover externo.
- Eu particularmente não confio muito em fazer a sala com pink noise e RTA, prefiro o velho e bom ouvido, até porque a sala muda com a presença de pessoas.
Allex as caixas que usamos são essas:
http://www.ciclotron.com.br/produtos/Niobium/Niobium1600.html
http://www.ciclotron.com.br/produtos/Sub/Sub.html
A questão é que a sensação que eu fiquei é que o cara não soube tirar o máximo da mesa, e condenou logo o sistema dizendo que o som só ficaria bom se tivesse esse tal de processador de frequencias...
NETOULTRA- Membro
A descrição do seus subs diz o seguinte:
"crossover ativo Linkwitz-Riley de 4a ordem de 24 dB por oitava, Send com HPF - com corte em 120 Hz, para enviar o sinal para os sistemas de amplificação ativa full-range,"
Você não precisa de crossover (processador de frequências", pois os subs já cortam (seguram tudo abaixo de 120hz e liberam tudo acima disso pra os tops).
O uso de uma mesa digital não é tão intuitivo como uma analógica. Você precisa ler e reler o manual, ou então contratar um técnico de som com conhecimento de causa.
Tire uma foto do fundo do sub que eu te digo exatamente como ligar seu PA.
"crossover ativo Linkwitz-Riley de 4a ordem de 24 dB por oitava, Send com HPF - com corte em 120 Hz, para enviar o sinal para os sistemas de amplificação ativa full-range,"
Você não precisa de crossover (processador de frequências", pois os subs já cortam (seguram tudo abaixo de 120hz e liberam tudo acima disso pra os tops).
O uso de uma mesa digital não é tão intuitivo como uma analógica. Você precisa ler e reler o manual, ou então contratar um técnico de som com conhecimento de causa.
Tire uma foto do fundo do sub que eu te digo exatamente como ligar seu PA.
NETOULTRA escreveu:andremega escreveu:Dependendo do tipo de predio, o processador pode ser é um RTA, que tem a capacidade de configurar automaticamente a equalização necessária para aquele ambiente e atuar como feedback destroyer (a grosso modo um corta microfonia).
Pois é andremega ele falou que esse equipamento faria o corte das frequencias que estao sobrando, mas o correto não seria fazer esse corte canal a canal usando o eq da mesa? Lembrando que usamos a mesa ligada direto nas caixas, sem nenhum outro periférico ( eq, comp e etc... )
Quando os mais experientes (não mais velhos!) falam que pedal de eq é problema, não é à toa. O eq é uma ferramenta muito poderosa, que pode ser um simples efeito, ter a função de correção ou de inserção do instrumento no seu devido lugar no espectro.
Não adianta o cara tentar corrigir uma sala equalizando cada instrumento. Ele vai ficar louco. O eq do canal é para posicionar o instrumento, limpando as suas areas "inuteis" para dar espaço para outros no espectro. Não server para "cortar o grave excedente da sala".
Salvo engano essa mesa tem eq no master. Com isso vcs podem usar um RTA e depois só programar o eq da mesa ou, com um técnico experiente nessa área, usar o proprio ouvido para fazer isso.
Só de saber que frequencias cortar (ou subir) e a mesa ter o eq na sua saida já resolve uns 70% do som ruim da sua igreja. Isso sem comprar mais equipos. Ainda mais com essa mesa ai...
andremega- Membro
andremega escreveu:
Salvo engano essa mesa tem eq no master. Com isso vcs podem usar um RTA e depois só programar o eq da mesa ou, com um técnico experiente nessa área, usar o proprio ouvido para fazer isso.
Só de saber que frequencias cortar (ou subir) e a mesa ter o eq na sua saida já resolve uns 70% do som ruim da sua igreja. Isso sem comprar mais equipos. Ainda mais com essa mesa ai...
A primeira pergunta que o operador que eu levei fez foi se a mesa tinha equalizador no master, eu não soube responder e acho que ele não encontrou, então ele sugeriu comprar esse processador de frequencias...
NETOULTRA- Membro
allexcosta escreveu:
O pior foi que eu achei que esse operador tinha esse conhecimento de causa.... hehhehe
NETOULTRA- Membro
NETOULTRA escreveu:andremega escreveu:
A primeira pergunta que o operador que eu levei fez foi se a mesa tinha equalizador no master, eu não soube responder e acho que ele não encontrou, então ele sugeriu comprar esse processador de frequencias...
Velho, nao vou dizer que tem o eq prontinho nao, mas do jeito q sao flexiveis, dá pra botar até no aux com eq. Vi 1 post na net de um cara falando que tem e nao li o manual. Mas é de se pesquisar.
andremega- Membro