Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo de 6 cordas e improvisação.

+15
Nelson Bass
dibass
fma
PauloBass
Carlosrzz
Dja
Rá_Bass
LuCaSbass
Fernando Zadá
DUDUBASS
Alencar
Ivanov_br
Christian
Gomba
bodhan
19 participantes

Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Ter Jun 01, 2010 12:04 am

Olá, pessoal.
Toco numa banda amadora de jazz, bossa e samba-jazz. Este ano estamos buscando desenvolver melhor a improvisação no contexto da banda. Uma das idéias é a de que nos ensaios todo mundo vai improvisar em todas as músicas, inclusive a bateria.
A primeira coisa que me veio em mente foi um baixo de 6 cordas para ter um alcance maior durante os improvisos.
É legal mesmo ter um baixo de 6 cordas para improvisar?
Eu sou muito resistente a baixos que não sejam de 4 cordas. Primeiro porque também toco guitarra e não sou jovem, tenho 47 anos!. Em um baixo de 6 cordas as escalas e figuras dos acordes são diferentes, o que pode gerar confusão. Deve ser duro ter que pensar de forma diferente para cada instrumento: de uma forma com a guitarra e de outra enquanto estiver tocando baixo. Já tive um baixo de 5 cordas há uns 6 anos e não me adaptei na época. O baixo era bom (Cort A5), mas acabei vendendo.
Vou ver se arrumo um de 6 cordas emprestado para sentir.
Então pergunto: O que dizem os amigos das 6 cordas graves?

Obrigado e abraços a todos!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Convidado Ter Jun 01, 2010 12:11 am

Fala Bodhan!

Então, sempre dou força pra todos que querem ampliar seu campo de atuação musicalmente falando, mas caso opte por utilizar o bom e velho 4 cordas, lembre-se que muitos dos músicos que se tornaram expoentes dos estilos que vc citou o fizeram com um 4 cordas na mão!!

Se dedicando em desenvolver a improvisação, os limites e o que ser pode ser feito com um 4 cordas é infinito. Como diria um amigo meu, finito em largura, mas infinito em profundidade.

Mantenha-nos informado sobre a banda e sobre como anda esse processo, ok?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Gomba Ter Jun 01, 2010 9:52 am

^ A improvisação nao depende da quantidade de cordas.
A unica diferença do baixo de 5 cordas pro de 6, é que você ganha 5 notas a mais lá nos agudos. E mais 1,5 cm de largura de braço. Tonto
Eu nao gosto e nem acho necessário, haja vista que, dos caras que eu mais respeito em termos de improvisação, todos eles usam 4 cordas majoritariamente.
Mas enfim, procure material sobre gente usando baixo de 6 cordas (Zeli, Steve Bailey, entre outros) e vê se te apetece. E testa um de 6 cordas numa loja pra ver se vc gosta.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Ter Jun 01, 2010 10:13 am

Gomba escreveu:^ A improvisação nao depende da quantidade de cordas.

Com certeza!

Na verdade iniciei o tópico buscando saber as impressões dos amigos usuários de baixos de 6 cordas com relação aos solos e improvisações, se as 6 cordas ajudam. Assisti recentemente aqueles vídeos do Nico, e ele disse algo como que para a moçada partir para um baixão de 6 cordas para ampliar os horizontes.
Tem o Itamar Colaço, que usa 6 cordas com maestria e tantos outros ...
Eu estou mais do que condicionado às 4 cordas, mas fico curioso na utilidade das 6 cordas ... vou testar! E estou aguardando mais opiniões dos amigos do forum!
Obrigado,
Abração!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Christian Ter Jun 01, 2010 1:27 pm

Cara o material do Nico Assumpção é excelente neste quesito, procure por ele.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3803
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Ivanov_br Ter Jun 01, 2010 2:24 pm

Não tenho nenhum preconceito contra 6 cordas. Acho que alguns aproveitam mais seus recursos, outros menos.

Para quem abusa da região aguda, é bem indicado.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7034
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Alencar Ter Jun 01, 2010 3:21 pm

Acho que não tem mais muito o que falar, é questão de escolha, não é necessário um de 6 cordas pra uns, outros sim... é mais costume do que necessidade entende?

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Alencar Ter Jun 01, 2010 3:21 pm

Mas se você quer tentar não tem por que não. =D

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por DUDUBASS Ter Jun 01, 2010 3:48 pm

Um baixo de 6 cordas vai deixar as notas mais na mão que um de 4 cordas, te possibilita utilizar acordes mais cheios e mais facilmente, tocar de uma forma mais vertical, notas duplas e tal, porém(isso aqui é EXTREMAMENTE IMPORTANTE) vc possivelmente vai ter que mudar(e muito) a sua forma de tocar com a mão direita, utilizando-se de abafamentos constantes com essa mão segurando cordas, principalmente as mais graves, quando estiver na região mais aguda(improvisando), pois vasa nota mesmo nem que vc não queira....

Quando comecei a tocar, passei 8 anos tocando somente com baixo de 4 cordas, depois passei para as seis cordas e foram 9 anos somente com baixo de seis cordas e foi uma mudança muito dura pra mim(acho que levei um ano e meio ou dois pra dominar o abafamento bem e intuitivamente, mas valeu a pena.

Depois, quis voltar a tocar com baixos de menos cordas, passei a utilizar baixos de 5 cordas com a afinação (CGDAE) que é hoje o que utilizo mais.

Há dois anos reaprendi a tocar com baixos de 4 cordas, é verdade, passei tanto tempo sem pegar baixo de 4 cordas que minha mão travava quando eu pegava um. Hoje utilizo baixos de 6 cordas, 5 cordas somente com afinação CGDAE, e baixos de 4 cordas e me sinto confortável com todos eles, até mesmo variando o pitch, pois como uso vários instrumentos me acostumei até com isso.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 01, 2010 3:52 pm

SE você é guitarrista pode até usar a 1 corda em B que facilita.
Eu curto e acho interessante as possibilidades. Vira e mexe pintam uns Condor simples e bacanas de 6 por aqui e descolaria um assim pra ver se você se adapta. Eu to sem de 6 no momento mas logo mais vou atrás de outro que achei bem interessante. Essencial não digo mas é bacana!!!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por LuCaSbass Ter Jun 01, 2010 3:55 pm

Eu gosto das possibilidades dos 6 cordas, mas to pra ver um que eu goste mesmo da tocabilidade.
Mas se você não quiser abandonar as 4 cordas, não tem porque... quantos baixistas fizeram e fazem coisas maravilhosas com 4 cordas, como o Jaco, Jeff Andrews, os baixistas de acústico como Ray Brown, Ron Carter e etc...
O proprio Nico usou bastante 4 cordas no começo de carreira e você vê que ele não tinha necessidade nenhuma de 6 cordas, mas como as tinha explorava todas suas possibilidades.
Eu acho que não custa nada experimentar, mas não acho nenhum baixo mais limitado que o outro... quem se limita é o proprio musico.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Alencar Ter Jun 01, 2010 4:03 pm

LuCaSbass escreveu:Eu gosto das possibilidades dos 6 cordas, mas to pra ver um que eu goste mesmo da tocabilidade.
Mas se você não quiser abandonar as 4 cordas, não tem porque... quantos baixistas fizeram e fazem coisas maravilhosas com 4 cordas, como o Jaco, Jeff Andrews, os baixistas de acústico como Ray Brown, Ron Carter e etc...
O proprio Nico usou bastante 4 cordas no começo de carreira e você vê que ele não tinha necessidade nenhuma de 6 cordas, mas como as tinha explorava todas suas possibilidades.
Eu acho que não custa nada experimentar, mas não acho nenhum baixo mais limitado que o outro... quem se limita é o proprio musico.

[2]

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por DUDUBASS Ter Jun 01, 2010 4:08 pm

São instrumentos bem diferentes em tocabilidade, por isso muito músico foi pras seis cordas e voltou depois pras quatro... requer paciência e disciplina pra tocar legal, porém te abre um leque a mais de graves e agudos, a técnica de slap requer muitos cuidados de abafamento especialmente na corda B e a corda C pra quem não tem costume também atrapalha bastante... é um instrumento que te dá mais recursos e te cobra muito também, mas nenhum é superior ao outro, como o Lucas falou: Jeff Andrews, Jaco e eu acrescento André Gomes, Marcus Miller, Victor Wotten praticamente só usam 4 cordas, mas, e o Nico, Alain Caron, Steve Bailey, Christian Galvez(esse cara é fantástico).... todos os instrumentos resolvem os casos, mas cada um tem o seu predileto pra fazer o seu som... eu prefiro 5 cordas com CGDAE, mas uso os outros também, mas o preferido é 5 cordas CGDAE.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por LuCaSbass Ter Jun 01, 2010 4:14 pm

Ainda bem que nós baixistas temos tantas possibilidades para 'escolher'... baixos de 4, 5 e 6 cordas, com e sem trastes, baixolão... Isso tirando o acústico. E os guitarristas? hehe Razz

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Ter Jun 01, 2010 5:32 pm

Fernando Zadá escreveu: ... e descolaria um assim pra ver se você se adapta. Eu to sem de 6 no momento mas logo mais vou atrás de outro que achei bem interessante...

Pô, muito obrigado, Fernando! Vou testar um de um amigo na semana que vem ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Ter Jun 01, 2010 5:39 pm

DUDUBASS escreveu: ... tocar de uma forma mais vertical, notas duplas e tal, porém(isso aqui é EXTREMAMENTE IMPORTANTE) vc possivelmente vai ter que mudar(e muito) a sua forma de tocar com a mão direita, utilizando-se de abafamentos constantes com essa mão segurando cordas, principalmente as mais graves, quando estiver na região mais aguda(improvisando), pois vasa nota mesmo nem que vc não queira...

Legal, Dudu. Tocar mais verticalmente me parece ser bem interessante, uma coisa diferente, deve ser um outro tipo de fluidez no encadeamento das notas. Vou prestar atenção nisso quanto testar um.
Quanto ao abafamento, creio que a coisa pode ser facilitada pois sempre utilizei a tal técnica do dedão flutuante. É infalível, tudo sai mais seco e limpo.

No mais, muito obrigado!
Abração!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Ter Jun 01, 2010 5:56 pm

LuCaSbass escreveu:Ainda bem que nós baixistas temos tantas possibilidades para 'escolher'... baixos de 4, 5 e 6 cordas, com e sem trastes, baixolão... Isso tirando o acústico. E os guitarristas? hehe Razz

Ah! Olha, eu toco guitarra, e os sabores estão, creio, entre as variações de corpo sólido, acústico, semi acústico.

Agora, Lucas, imagina que eu adoro tocar baixo e também sou apaixonado por guitarras! Um mundo muito vasto! Isso tudo sendo amador com trabalho, mulher e filhos! Êita mundão!

Abraços
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Ter Jun 01, 2010 5:58 pm

LuCaSbass escreveu:Eu acho que não custa nada experimentar, mas não acho nenhum baixo mais limitado que o outro... quem se limita é o proprio musico.

Estou providenciando um para testes na semana que vem. Obrigado!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Rá_Bass Seg Jun 14, 2010 2:19 pm

Opaa! então! eu comecei tocando baixo de 6 cordas por mais diferente q seja! eu sempre fui guitarrista, porem como a necessidade de achar um baixista que pulace de cabeça em meu projeto musical tava dificil, resolvi aprender baixo e disponibilizar a vaga de guitarrista, e na epoca quis começar no de 6 por achar q poderia ter algo a ver com guitarra, E NÃO TEM NADA A VER HAUHASA, bom com 1 mes de instrumento e ensaios eu fiz o primeiro show, confesso q vendo a filmagem desse primeiro show eu me assusto até hj de como foi feio kkk mas aprendi, hj faço free lance com muitas bandas, gravei dos cds um com banda de Reggae e outro com uma Banda Catolica de pop rock com pitadas de funk, e me sinto mt bem com esse baixo, ja toquei em baixos de 5 depois disso e levei uma surra no de 4 cordas, pq os grooves tem q ser apenas pra baixo hauhsa!
por fim minha opnião pra vc meu amigo é que é mais dificil utilizar a corda B do baixo do que a corda C, para usar groove para baixo vc fará normalmente apos acostumar com o espaçamento, pois a corda C vc utilizará bem nos solos, e improvisos mais facilemtente, nunca vi alguem reclamar dela corda "C", porem o que mais vi nos estudios de gravações é chegar baixista com instrumento de 5 cordas e na hora de gravar só utilizar as 4 , deixando a B de fora! ou seja, sempre tem pessoas reclamando da corda B. tipo se vc teve dificuldade no de 5 corda como disse antes, deve ser devido a esse fato de groovear para cima, pois no de 4 vc apenas grooveia para baixo ou pro lado hehe. começa assistir video de Samba, Pagode, Forró, (NÃO É MT MEU ESTILO) Mas aprendi mt como usar essas cordas vendo esse povo tocar!
Obaixo de 6 cordas me ajuda ter o que eu quero, peso da corda B e agudo da corda C, e todo o resto de um baixo de 4 cordas tb! mas é questão de gosto e costume e não de ser melhor!
sendo assim, Não troco meu bass de 6 cordas por nenhum outro de menos cordas, testei e prefiro o meu pra tudo, solos, slap, pizzicato ... etc!

____________________________
Rá_Bass - Banda RG5 - Baixo Art Wood 6 Cordas - Pedaleira da Boss GT10b - pedal GEB - 7 - Cubo Hartke A70
Rá_Bass
Rá_Bass
Membro

Mensagens : 74
Localização : Alegre ES

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Convidado Seg Jun 14, 2010 2:40 pm

Nada melhor que a diversidade!!!

Muito bacana o lance de vc ter passado pro baixo pra viabilizar um projeto musical seu... Aconteceu o mesmo comigo, toquei piano por 3 anos no grupo que montei, mas assim que deu voltei pro bass que eu sou maluco mas não sou (tão) burro hehehehe


Última edição por Sá Reston em Seg Jun 14, 2010 2:46 pm, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Rá_Bass Seg Jun 14, 2010 2:45 pm

Relamente, mas no meu caso foi paixão pra vida toda! NUNCA MAIS VOLTO PRA GUITARRA KKK, sou dos graves pro resto da minha vida! até pq por aqui os guitarristas são mts e não precisarei mudar mais!
abração aew Sá Reston

____________________________
Rá_Bass - Banda RG5 - Baixo Art Wood 6 Cordas - Pedaleira da Boss GT10b - pedal GEB - 7 - Cubo Hartke A70
Rá_Bass
Rá_Bass
Membro

Mensagens : 74
Localização : Alegre ES

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Dja Qui Jun 17, 2010 4:11 pm

Baixo de 6 cordas e improvisação. Bongo6

6 cordas maquina monstra!
Dja
Dja
Membro

Mensagens : 653
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Rá_Bass Sex Jun 18, 2010 8:45 pm

é vi um fender na Carneiro aqui no ES, o bixo de 6 cordas tva quase 15 mil uiiiii como eu ainda tenho q ganhar dinheiro pra isso! tem q ser mt mesmo, pois tenho tantas outras coisa pra comprar tb kkkkk

____________________________
Rá_Bass - Banda RG5 - Baixo Art Wood 6 Cordas - Pedaleira da Boss GT10b - pedal GEB - 7 - Cubo Hartke A70
Rá_Bass
Rá_Bass
Membro

Mensagens : 74
Localização : Alegre ES

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Carlosrzz Qui Jun 24, 2010 6:16 pm

bodhan escreveu:
Gomba escreveu:^ A improvisação nao depende da quantidade de cordas.

Com certeza!

Na verdade iniciei o tópico buscando saber as impressões dos amigos usuários de baixos de 6 cordas com relação aos solos e improvisações, se as 6 cordas ajudam. Assisti recentemente aqueles vídeos do Nico, e ele disse algo como que para a moçada partir para um baixão de 6 cordas para ampliar os horizontes.
Tem o Itamar Colaço, que usa 6 cordas com maestria e tantos outros ...
Eu estou mais do que condicionado às 4 cordas, mas fico curioso na utilidade das 6 cordas ... vou testar! E estou aguardando mais opiniões dos amigos do forum!
Obrigado,
Abração!

Não é querendo desmerecer ninguém, mas solo em baixo de 6 cordas é com o Nico Assumpção e ai esta um vídeo para comprovar, um dos últimos trabalhos de uma dos maiores baixistas que já pisou nesta terra!
Abraços e boa sorte com as 6 cordas.

____________________________
"Ame a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a tí mesmo" Jesus
Carlosrzz
Carlosrzz
Membro

Mensagens : 605
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por PauloBass Seg Jun 28, 2010 6:43 pm

Meu professor uma vez me disse que se a intenção é solar, não necessariamente precisa de um 6 cordas, pois apenas aumenta o número de notas e de dificuldades para tocá-las!
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Carlosrzz Seg Jun 28, 2010 6:46 pm

PauloBass escreveu:Meu professor uma vez me disse que se a intenção é solar, não necessariamente precisa de um 6 cordas, pois apenas aumenta o número de notas e de dificuldades para tocá-las!
apesar de ainda não ter aprendido a solar rsrsrs entendo o que ele disse, mas o que ele apontou como empecilho vejo como mais recursos, mais possibilidades! up

____________________________
"Ame a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a tí mesmo" Jesus
Carlosrzz
Carlosrzz
Membro

Mensagens : 605
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Rá_Bass Seg Jun 28, 2010 9:56 pm

Carlosrzz escreveu:
PauloBass escreveu:Meu professor uma vez me disse que se a intenção é solar, não necessariamente precisa de um 6 cordas, pois apenas aumenta o número de notas e de dificuldades para tocá-las!
apesar de ainda não ter aprendido a solar rsrsrs entendo o que ele disse, mas o que ele apontou como empecilho vejo como mais recursos, mais possibilidades! up

concordo : "mas o que ele apontou como empecilho vejo como mais recursos, mais possibilidades" ²

____________________________
Rá_Bass - Banda RG5 - Baixo Art Wood 6 Cordas - Pedaleira da Boss GT10b - pedal GEB - 7 - Cubo Hartke A70
Rá_Bass
Rá_Bass
Membro

Mensagens : 74
Localização : Alegre ES

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Sex Jul 08, 2011 12:39 pm

Ressuscitando!
Acabei comprando, no começo do ano (2011), um baixo de 6 cordas do amigo do Zadá. Um Tune TWB63.
Estou estudando com ele desde então, e agora posso dar uma opinião, minhas impressões sobre o assunto do tópico que iniciei.
Primeiramente digo que, com relação à improvisação, os amigos que disseram que o número de cordas não tem nada a ver, estão corretíssimos, no meu entender.
O que acho mais legal é ficar tocando harpejos. Para tocar na banda, nem pensar! Bom para estudar. A corda si grave é realmente bem interessante, entendo agora o porque de tantos usando baixos de 5 cordas. Já a corda dó aguda acho meio estranha. Tem um som meio "chué", magrinha, parece meio fora do contexto do baixo. Prefiro o timbre da corda sol nos registros agudos. Para mim a corda dó é bem legal na montagem de acordes. Isto sim, um motivo para ter um baixo de 6 cordas! Acordes.
Prefiro tocar nos baixos de 4 cordas, me sinto melhor, inclusive improvisando. O baixo de 6 cordas é um instrumento incrível, acho bom ter um.
Diferentemente do que imaginava, o baixo de 6, pelo menos para mim, é um instrumento que abre mais as possibilidades de tocar acordes do que para solos.
A decepção ficou por conta da corda dó, que acho meio "fanha", pelo menos no baixo que estou usando ...
Abraços a todos!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jul 08, 2011 5:34 pm

Nem me fala tenho tirado uns chorinhos e uma corda dó aguda seria show!!
mas compras agora nem pensar!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por fma Sex Jul 08, 2011 5:47 pm

Acho exatamente o que você falou, ajuda mais no caso de montagem de acordes do que no solo em si. Também não gosto muito da sonoridade da corda dó, mas no meio do acorde o som passa tranquilo.
Como alguns colegas disseram, é mais uma questão de musicalidade e estudo do que da quantidade de notas disponíveis... Temos mais tessitura que o John Coltrane, mas e quanto ao fraseado? rsrs
Acho que o lance é você tirar os solos que te chamam a atenção. Nesse tipo de estilo que você citou, se entupa dos discos do J. T. Meirelles, tem uns baita solos.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por dibass Sex Jul 08, 2011 9:10 pm

Zada vc por ser guitarrista usaria o de 6 cordas com a 1a corda afinada em dó ou em si ?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Convidado Sáb Jul 09, 2011 2:24 am

fma escreveu:Acho exatamente o que você falou, ajuda mais no caso de montagem de acordes do que no solo em si. Também não gosto muito da sonoridade da corda dó, mas no meio do acorde o som passa tranquilo.

Pra mim é bem isso tb... Muito mas na montagem de acordes do que de improviso mesmo (solo)....

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jul 09, 2011 10:27 am

dibass escreveu:Zada vc por ser guitarrista usaria o de 6 cordas com a 1a corda afinada em dó ou em si ?

Ssssss Não espalha não!!!Rsss
Brincadeiras a parte prefiro em C acho que fica mais interessante pro baixo! tudo simétrico.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por bodhan Sáb Jul 09, 2011 11:17 am

Fernando Zadá escreveu:
dibass escreveu:Zada vc por ser guitarrista usaria o de 6 cordas com a 1a corda afinada em dó ou em si ?

Ssssss Não espalha não!!!Rsss
Brincadeiras a parte prefiro em C acho que fica mais interessante pro baixo! tudo simétrico.

Eu também toco guitarra, mas também prefiro o baixo com o Dó. Fica melhor mesmo, né, Zadá? A simetria ... Já para os acordes ...
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1991
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jul 10, 2011 10:46 am

Até para os acordes prefiro pois ai consigo um jeito mais biaxistico de toca-los. Acaba sendo mais um lance de 3 e 7 e mais umas graças mas soa mais no contexto do instrumento. Se for pra tocar aranha pego a guitar.
Vou confessar que não curto muito o lande baixo tocado como guitarra estilo Ebinho Cardoso. O cara é fera mas pra fazer nessa pegada prefiro guitarra a lá Joe Pass.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Nelson Bass Dom Jul 10, 2011 11:35 am

Comecei tocando com um 4 cordas, depois troquei por um de 6, que troquei por um de 4, que troquei por um de 6, hoje uso um jazz bass 4 cordas rsrs. Acho legal baixo de 6 principalmente para acordes, e algumas coisas de música brasileira em que o sizão é importante. Mas considero perfeitamente possível usar um 4 cordas pra qualquer coisa, inclusive para improvisação.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por GUBASS Dom Jul 10, 2011 4:54 pm

Tem o John Patitucci também.
GUBASS
GUBASS
Membro

Mensagens : 119
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por dibass Dom Jul 10, 2011 5:25 pm

valeu Zada perguntei pois eu estudei violao muitos anos e pensando acho q afinar em C é melhor por ficar tudo em 4as
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por ruicouto68 Sáb Ago 13, 2011 10:08 pm

Depende da musicalidade de cada um e depende muito do que vc quer pra vc. se vc quer um baixao de 6, compre um , toque bastante e seja feliz, so acho que vc nunca deve largar o de 4 cordas, eu por exemplo, tenho os dois. abraços a todos!
ruicouto68
ruicouto68
Membro

Mensagens : 1
Localização : mendes, rj - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Fernando Zadá Dom Ago 14, 2011 2:04 pm

Ahh. Um 6 cordas..... ai....... o GAS
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por dibass Dom Ago 14, 2011 4:26 pm

Zada esse avatar quer dizer algo ?
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Fernando Zadá Dom Ago 14, 2011 7:08 pm

Quem sabe? Pode ser que sim! Pode ser que não......
Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Convidado Dom Ago 14, 2011 7:10 pm

Ou seja, sim!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Fernando Zadá Dom Ago 14, 2011 7:13 pm

..... GAS com certeza .....
GAS nas corda C para tocar acordes isso tem rolado de monte aqui mas ainda não achei o 6 cordas que case comigo.
Esse do avatar seria a solução e dizem que o que a gente mentaliza mutio acontece então coloquei um pra lembrar dele toda hora!!Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14279

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por NeyBass Seg Ago 22, 2011 9:51 pm

amigo eu tenho a seguinte opinião
você ja teve um de 5c e não se adaptou, e não te aconselho a comprar um 6c assim de cara, tenta conseguir um emprestado por uns dias, ou então compre e mantenha seu 4c, agora uma coisa eu acho bacana, você saber tocar em 4, 5 e 6, ainda que não tenha maestria no de 6c como vc tem no de 4, mas imagina que chato você como baixista chega num lugar te oferecem um bass de 6c e você falar que não sabe tocar em 6 cordas.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por leo bassman Sáb Out 12, 2013 9:39 pm

Peguei hoje um de 6 cordas ,um tagima millenium top ,cara , to vendo que vou ter que estudar ,e muito para tocar com ele , é muito diferente ,mais to super empolgado e dedicado a conseguir me adaptar.
logo posto vídeo tocando com ele. Vlw e abraços a todos do fórum
leo bassman
leo bassman
Membro

Mensagens : 212
Localização : ribeirão das neves

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 cordas e improvisação. Empty Re: Baixo de 6 cordas e improvisação.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos