Dúvida sobre partituras
+5
edu_carvalho
Anisio Fraga
Alencar
LuCaSbass
Bhernardo
9 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre partituras
Então pessoal, estou com uma dúvida básica e rápida em relação á apenas uma coisa na partitura.
Decidi começar a tentar aprender a ler partituras, pois uso várias tabs que frequentemente estão erradas. Logo que começo a ler um livro, me deparo com isso:
O que me incomoda é o que vem depois da clave de Fá, esse 'C' estranho aí.
O que ele é e o que ele altera na leitura da partitura? Obrigado desde já
Decidi começar a tentar aprender a ler partituras, pois uso várias tabs que frequentemente estão erradas. Logo que começo a ler um livro, me deparo com isso:
O que me incomoda é o que vem depois da clave de Fá, esse 'C' estranho aí.
O que ele é e o que ele altera na leitura da partitura? Obrigado desde já
Bhernardo- Membro
Re: Dúvida sobre partituras
Ele significa que o compasso é 4/4 (quatro por quatro), ou seja, cada compasso tem 4 tempos, e a figura que representa 1 tempo é a semínima.
Com relação a altura das notas, fica tudo igual!
Muito bom o movimento de abandonar as Tabs e partir pra leitura! Qualquer dúvida tamos aí...
Com relação a altura das notas, fica tudo igual!
Muito bom o movimento de abandonar as Tabs e partir pra leitura! Qualquer dúvida tamos aí...
Convidado- Convidado
Grande Sá Reston! Sempre á espreita aqui na área pra responder as dúvidas de todo mundo
Agora outra coisa, aproveitando que você ta aqui, existe algum outro tipo de conotação desse tipo pra representar outros tempos como um 5/4, 7/8 e etc?
Agora outra coisa, aproveitando que você ta aqui, existe algum outro tipo de conotação desse tipo pra representar outros tempos como um 5/4, 7/8 e etc?
Bhernardo- Membro
Valeu brou! hehe
Então, com relação aos compassos que vc perguntou, não conheço símbolos desse tipo... Acho que qdo é 2/2 ou 2/4 se usa um C cortado no meio, mas não tô lembrando agora...
É sempre um prazer ajudar, mesmo que humildemente, com quem tá disposto e afim de estudar!
Então, com relação aos compassos que vc perguntou, não conheço símbolos desse tipo... Acho que qdo é 2/2 ou 2/4 se usa um C cortado no meio, mas não tô lembrando agora...
É sempre um prazer ajudar, mesmo que humildemente, com quem tá disposto e afim de estudar!
Convidado- Convidado
Você está dando uma aula baby! uehuehuehuehuehuehSá Reston escreveu:
uheueheuheuheuehueheuheuehueheuheuheueheuheuheuehueheuheueh
cara, eu fiquei rindo horas sozinho disso aqui outro dia!!!!! Arismar é o cara!!!
cara, eu fiquei rindo horas sozinho disso aqui outro dia!!!!! Arismar é o cara!!!
Convidado- Convidado
Sá Reston escreveu:Então, com relação aos compassos que vc perguntou, não conheço símbolos desse tipo... Acho que qdo é 2/2 ou 2/4 se usa um C cortado no meio, mas não tô lembrando agora...
Exato, quando o compasso e 2/2 o "C" é cortado.
Olá Bhernardo.. deixa ver se eu te ajudo com isso cara:
O primeiro simbolo é a clave de fá, que pelo visto voce já conhece. A clave serve para nominar as notas nas linhas e espaços da partitura. As claves mais usadas são as de fá e sol, e recomendo que você aprenda a ler nas duas , mesmo que toque só baixo, pois encontrará várias partituras contendo a de sol (solos de outros instrumentos, linhas melódicas, etc).
O segundo símbolo, esse "C" estranho aí que voce falou, é um simbolo que indica a formula de compasso da musica, ou seja, indica quantos tempos haverá dentro de cada compasso, e qual figura representará o valor de cada tempo.
o "C" é usado como abreviação de 4/4, que é a fórmula mais usada em musica popular.
Formulas de compasso mais usadas:
2/4 - Binario - dois tempos em cada compasso
3/4 - ternário - tres tempos em cada compasso
4/4 - quatro tempos em cada compasso = Representado pelo "C"
Numero de cima da fraçao - indica quantos tempos existem em cada compasso,
Numero de baixo: representa qual figura de nota representará um tempo.
1-semi-breve
2-minima
4-seminima
8-colcheia......e assim por diante.
Espero ter ajudado..Abraço!!
O primeiro simbolo é a clave de fá, que pelo visto voce já conhece. A clave serve para nominar as notas nas linhas e espaços da partitura. As claves mais usadas são as de fá e sol, e recomendo que você aprenda a ler nas duas , mesmo que toque só baixo, pois encontrará várias partituras contendo a de sol (solos de outros instrumentos, linhas melódicas, etc).
O segundo símbolo, esse "C" estranho aí que voce falou, é um simbolo que indica a formula de compasso da musica, ou seja, indica quantos tempos haverá dentro de cada compasso, e qual figura representará o valor de cada tempo.
o "C" é usado como abreviação de 4/4, que é a fórmula mais usada em musica popular.
Formulas de compasso mais usadas:
2/4 - Binario - dois tempos em cada compasso
3/4 - ternário - tres tempos em cada compasso
4/4 - quatro tempos em cada compasso = Representado pelo "C"
Numero de cima da fraçao - indica quantos tempos existem em cada compasso,
Numero de baixo: representa qual figura de nota representará um tempo.
1-semi-breve
2-minima
4-seminima
8-colcheia......e assim por diante.
Espero ter ajudado..Abraço!!
Nossa gente, valeu mesmo, tive até explicações mais aprofundadas do que eu queria, mas que me ajudaram bastante, muito obrigado!
Bhernardo- Membro
Muito legal o tópico e excelente a contribuição dos colegas!
Eu sou outro pretenso baixista, viciado nas tablaturas e no ouvido (nem sempre, há limites), e que sempre negligencio os estudos que me conduzam para uma melhor leitura da partitura.
Mas, vou ver se encontro novamente motivação (e disciplina) para que um dia eu consiga dominar adequadamente essa leitura!
[ ]´s
Eu sou outro pretenso baixista, viciado nas tablaturas e no ouvido (nem sempre, há limites), e que sempre negligencio os estudos que me conduzam para uma melhor leitura da partitura.
Mas, vou ver se encontro novamente motivação (e disciplina) para que um dia eu consiga dominar adequadamente essa leitura!
[ ]´s
edu_carvalho- Membro
Sim, eu também adoro as tablaturas e até hoje só uso elas, porém existem muitas músicas que eu quero tirar e da pra perceber que a tablatura ta MUITO errada, além de eu ainda não tenho um ouvido bem treinado pra conseguir tirar as músicas de ouvido. Daí se eu quero tirar todas as músicas de um CD de uma banda qualquer ai e eu não acho a tablatura certa, só comprando aqueles 'livros' que vem as músicas certinhas, que raramente tem a tablatura junto com a partitura
Bhernardo- Membro
o grande problema da tablatura é que ela condiciona você a se acomodar com aqueles numerozinhos e não se aprofunda no braço do instrumento, por exemplo: você só sabe que tem que tocar na 8ª casa da 2ª corda, mas não sabe que lá tem um A# entende? e isso dificulta muito ao baixista criar fluência no seu instrumento, fora o fato de que pra quem quer ser profissional, pode dar adeus a muitos trabalhos e a faculdade pois é necessário uma leitura fluente de partitura.
Então, isso é verdade. Eu demorei muito pra localizar algumas notas no braço por causa das tablaturas, faz algum tempo que comecei a realmente dar mais atenção á nota Mi do que à casa 7 na corda 3, se é que me entendem =D
Bhernardo- Membro
^ cara tem um exercício bem legal, pra você pegar fluência no braço que é bem simples, você vai tocar todas as notas naturais de cada corda sucessivamente cantando todas elas indo e voltando, isso vai ajudar a conhecer o braço do instrumento, a ter uma digitação melhor e a ter raciocino de escala.
Assim que possível vou fazer esse exercício, muito obrigado ;D
Bhernardo- Membro
Lembrando de cantar as notas juntos, e usar sempre um metrônomo.
Ps: foi mal pela digitação "errada" na 2ª corda.
Ps: foi mal pela digitação "errada" na 2ª corda.
Última edição por Alencar em Qui Jun 03, 2010 1:31 pm, editado 1 vez(es)
Segundo o que aprendi esse "C" na verdade é um circulo cortado, que era utilizado antigamente.
No inicio da notação músical utilizava-se uma série de simbolos para indicar os diferentes valores de tempo. Um circulo com um ponto no meio representava o compasso 9/8, ja um circulo sem o ponto era o 3/4 (um professo já me disse que esse representava um 8/8 ), já o "C" com um ponto no meio era o 6/8, o "C" representa o 4/4 e como o Alencar comentou acima o "C" cortado é o mesmo que 2/2.
No inicio da notação músical utilizava-se uma série de simbolos para indicar os diferentes valores de tempo. Um circulo com um ponto no meio representava o compasso 9/8, ja um circulo sem o ponto era o 3/4 (um professo já me disse que esse representava um 8/8 ), já o "C" com um ponto no meio era o 6/8, o "C" representa o 4/4 e como o Alencar comentou acima o "C" cortado é o mesmo que 2/2.
ótimo exercício alencar, valeu.
acjunior- Membro
A teoria é muito importante, você se torna um músico completo!
PauloBass- Membro
Pra mim, o C era de comprasso Cuarternário!
rafammbass- Membro