Tapping... =\
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Tapping... =
Bom pessoal, é o seguinte, estou estudando umas músicas em tapping, só q os dedos tão sofrendo, não por coordenação, mais pq n tenho força, principalmente no 4 e 3 da esquerda e no 3 da direita, fora q o dedo 3 da direita ta todo ardido, dolorido e tudo mais(acredito q por n ter feito calos nele ja q n uso pizzicato de 3 dedos.. =P), alguém tem alguma dica pra deixar os dedos mais seguros (fortes) ou isso é com o tempo!?
abraço!
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Re: Tapping... =\
Faz o exercício de 1 2 3 4 coma as duas mãos tipo:
Mão esquerda: corda Mí nota lá (5 casa)
Mão Direita: corda Lá nota Lá (12 casa)
assim:
G|-------------------------------12--13--14--15----
D|--------------------------------5---6---7---8----
A|----12--13--14--15--------------------------------
E|-----5---6---7---8-------------------------------
Mão esquerda: corda Mí nota lá (5 casa)
Mão Direita: corda Lá nota Lá (12 casa)
assim:
G|-------------------------------12--13--14--15----
D|--------------------------------5---6---7---8----
A|----12--13--14--15--------------------------------
E|-----5---6---7---8-------------------------------
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Rodrigo
Rdg Bass- Membro
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Re: Tapping... =\
E intercalando tmb.
G|-------------------------------------------------12------13-------14-------15--
D|----------------------------------------------5-------6--------7--------8--------
A|---------12------13--------14------15------------------------------------------
E|-----5-------6---------7---------8-----------------------------------------------
G|-------------------------------------------------12------13-------14-------15--
D|----------------------------------------------5-------6--------7--------8--------
A|---------12------13--------14------15------------------------------------------
E|-----5-------6---------7---------8-----------------------------------------------
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Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
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Re: Tapping... =\
é isso ai!
É importante fazer os exercícios em linha, e na diagonal.
É importante fazer os exercícios em linha, e na diagonal.
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Re: Tapping... =\
O grande segredo do tapping não é não fazer força ao pressionar as cordas,isso apenas deixa o seu som sujo e cria um grande risco de desenvolver uma tendinite (mesmo usando cordas "coladas" no braço),o importante é atacar as cordas com jeito.
A mão direita exige um grande cuidado,já que você pelo visto é um iniciante na técnica,é vital que você deixe o seu dedo polegar ancorado na parte de cima do braço do instrumento,ele deve ficar bem firme mas sem fazer força,isso lhe dará todo o apoio e segurança necessários pra poder pressionar as cordas,usando todos os 4 dedos se quiser.
Os exercícios que o Rdg Bass falou são ótimos pra desenvolver a pegada de ambas as mãos ao executar o tapping,uma boa também é estudar escalas com tapping.
A mão direita exige um grande cuidado,já que você pelo visto é um iniciante na técnica,é vital que você deixe o seu dedo polegar ancorado na parte de cima do braço do instrumento,ele deve ficar bem firme mas sem fazer força,isso lhe dará todo o apoio e segurança necessários pra poder pressionar as cordas,usando todos os 4 dedos se quiser.
Os exercícios que o Rdg Bass falou são ótimos pra desenvolver a pegada de ambas as mãos ao executar o tapping,uma boa também é estudar escalas com tapping.
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Rafael do Baixo- Membro
- Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tapping... =\
Rafael do Baixo
Sou sim, na verdade, comecei a estudar tapping hj! uiahiuhaiuhiua
vlw pelas dicas galera! dps q já tiver tocando alguma coisa com o mínimo de decência ( ou não, aiuhiauhiuhaiu) eu ponho aqui pra vocês irem me dando dicas de como melhor vlw? e se tiverem mais exercícios postem ae!
Sou sim, na verdade, comecei a estudar tapping hj! uiahiuhaiuhiua
vlw pelas dicas galera! dps q já tiver tocando alguma coisa com o mínimo de decência ( ou não, aiuhiauhiuhaiu) eu ponho aqui pra vocês irem me dando dicas de como melhor vlw? e se tiverem mais exercícios postem ae!
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Re: Tapping... =\
Tapping ? chamem o mestre nukebass!
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O nome da paz, foi declarado na cruz
O nome da paz é JESUS
Gospel Club #005
alfp1983- Membro
- Mensagens : 79
Localização : Uberlândia - MG
Re: Tapping... =\
sou iniciante e quero saber como tocar tapping no baixo e qual sua funçao
juniorbass- Membro
- Mensagens : 72
Localização : pe
Re: Tapping... =\
Se vc é iniciante, esqueça tapping agora...juniorbass escreveu:sou iniciante e quero saber como tocar tapping no baixo e qual sua funçao
Cid- Moderador
- Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa
Re: Tapping... =\
na verdade eu toco o tapping basico mais nao uso nas musicas por favor o que devo estudar ? para saber usar?
juniorbass- Membro
- Mensagens : 72
Localização : pe
Re: Tapping... =\
Na verdade vc pode usar as escalas corespondentes a musica. Veja quais notas vc toca - isso quando vc toca a musica normalmente - e passe a tocar essas notas em tapping. Particularmente eu faço isso no fim das musicas, quando vc tem aquele tempo para tocar as ultimas notas................ Qualquer duvida sobre metodos vá no nukebass.
JC - metal- Membro
- Mensagens : 24
Localização : Claudio/MG
Re: Tapping... =\
Ah...
Todo "Teppista" , tem de ralar muito p/ dar as notas certas. além disso, elas nao podem sair meio "trepadas", neh...
Complicaaaaaaaaado!!!!!
Tem de dominar esta técnica p/ tocar em 1 " Chapman Stick"!!!
Todo "Teppista" , tem de ralar muito p/ dar as notas certas. além disso, elas nao podem sair meio "trepadas", neh...
Complicaaaaaaaaado!!!!!
Tem de dominar esta técnica p/ tocar em 1 " Chapman Stick"!!!
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Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Re: Tapping... =\
Tapping é misto de pequenos detalhes que somados fazem o grande diferencial. Uma pequena coisa (como apoiar o polegar na parte de cima da escala) faz tudo ficar mais difícil. Esse é um clássico exemplo de como as pessoas apoiam o polegar da mão direita equivocadamente.
Parto do princípio de que Tapping é nada mais nada menos que hammer-on e pull-off... só que com as duas mãos. Na minha forma de ensinar, sempre digo aos alunos que a mão direita deve ser posicionada e tratada da mesma forma que a esquerda, só que invertida.
Tente apoiar o polegar da mão ESQUERDA na parte de baixo da escala... ruim, não é? Imagine como a pobre mão direita se sente ao ter o polegar posicionado de forma errada
Parto do princípio de que Tapping é nada mais nada menos que hammer-on e pull-off... só que com as duas mãos. Na minha forma de ensinar, sempre digo aos alunos que a mão direita deve ser posicionada e tratada da mesma forma que a esquerda, só que invertida.
Tente apoiar o polegar da mão ESQUERDA na parte de baixo da escala... ruim, não é? Imagine como a pobre mão direita se sente ao ter o polegar posicionado de forma errada
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Re: Tapping... =\
Ouch!
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Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Re: Tapping... =\
O sonho da minha vida é dominar esta complicadíssima técnica! Sou um fiasco!
Estas dicas serão muito úteis! Obrigado Rdg Bass e Rafael!
Estas dicas serão muito úteis! Obrigado Rdg Bass e Rafael!
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Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Re: Tapping... =\
Isso foi a dor ao tentar apoiar o polegar na lateral da escala?Ricardo Petrone escreveu: Ouch!
Gente, o básico do tapping é hammer e pull-off... lembrem disso. Peguem vários exercícios desses de hammer/pull-off e façam com a mão direita também. Posicionem a direita da mesma forma que a esquerda (invertida é claro). Baixo bem regulado ajuda muito. Se não usar compressor tem que treinar bastante para as notas ficarem homogêneas. Todos os dedos devem ter o mesmo "punch", se uns saem mais fortes, não tente aumentar a força do mais fraco, diminua a do mais forte
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Re: Tapping... =\
nukebass
Se você residisse em Sampa, já estaria empregado como professor deste humilde inútil que vos subescreve!
AHAHAHA
Genial! Nada melhor que se atentar à quem entende da coisa!
Valeu!
Se você residisse em Sampa, já estaria empregado como professor deste humilde inútil que vos subescreve!
AHAHAHA
Genial! Nada melhor que se atentar à quem entende da coisa!
Valeu!
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Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Re: Tapping... =\
Nukebass, mora em que bairro de Fortaleza? Moro no José Walter, conhece?
Masteles, será que te deixarei com inveja, será que terei um novo professor? hauhsuasahsuasas
Masteles, será que te deixarei com inveja, será que terei um novo professor? hauhsuasahsuasas
viewtiful12- Membro
- Mensagens : 31
Localização : Fortaleza-Ce
Re: Tapping... =\
Moro entre o Centro e a Aldeota, 200m do Ginásio Paulo Sarasateviewtiful12 escreveu:Nukebass, mora em que bairro de Fortaleza? Moro no José Walter, conhece?
Masteles, será que te deixarei com inveja, será que terei um novo professor? hauhsuasahsuasas
Sei onde é o José Walter sim, mas poucas vezes passei por lá.
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Re: Tapping... =\
viewtiful12 escreveu:Nukebass, mora em que bairro de Fortaleza? Moro no José Walter, conhece?
Masteles, será que te deixarei com inveja, será que terei um novo professor? hauhsuasahsuasas
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Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Re: Tapping... =\
Existem algumas músicas simples, pra se começar a treinar tapping? Alguem aí sabe algumas?
A única que conheço, e é possível de tocar, é uma do Charlie Brown, dessa época nova que o Heitor tocava... rs
Se alguem aí tiver umas dicas de algumas pra treinar, por favor... rsrs
Valeu!
A única que conheço, e é possível de tocar, é uma do Charlie Brown, dessa época nova que o Heitor tocava... rs
Se alguem aí tiver umas dicas de algumas pra treinar, por favor... rsrs
Valeu!
tullez- Membro
- Mensagens : 93
Localização : São Paulo, SP
Re: Tapping... =\
^Ao invés de tentar uma música, tente criar algo. Apenas ideias, licks, etc. Acredite, é mais fácil que pegar músicas em tapping, é mais gratificante e eficiente em termos de aprendizado. Por exemplo, você pode tentar criar algo usando apenas hammers, pra começar. Exeprimente acordes. Existem muitas formas de se usar tapping. Mas a "mecânica", ou a parte "motora", é basicamente a mesma, basta adicionar criatividade.
Não sei se esse exemplo é dos mais fáceis, mas...
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/gvRR1FGlqSg?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Não sei se esse exemplo é dos mais fáceis, mas...
<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/gvRR1FGlqSg?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
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Re: Tapping... =\
nuke, e quando as notas tocadas forem aquelas bem proximas do corpo, como o polegar fica?
ifernandes- Membro
- Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tapping... =\
^Da mesma forma que ficaria o da mão esquerda na mesma situação (tocando nas últimos trastes), ou seja, é bem mais chato. Da mesma forma que a mão esquerda, a mão direita sofre com esse acesso aos últimos trastes da escala.
Mas é claro que nesse caso é necessário que o apoio vá para a parte superior da escala. É por isso que eu nunca teria um single-cut
Mas ruim mesmo eu acho tocar a última corda, na segunda oitava (depois do traste #12), com a mão direita... é totalmente sem apoio.
Mas é claro que nesse caso é necessário que o apoio vá para a parte superior da escala. É por isso que eu nunca teria um single-cut
Mas ruim mesmo eu acho tocar a última corda, na segunda oitava (depois do traste #12), com a mão direita... é totalmente sem apoio.
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Re: Tapping... =\
nukebass escreveu:Tapping é misto de pequenos detalhes que somados fazem o grande diferencial. Uma pequena coisa (como apoiar o polegar na parte de cima da escala) faz tudo ficar mais difícil. Esse é um clássico exemplo de como as pessoas apoiam o polegar da mão direita equivocadamente.
Parto do princípio de que Tapping é nada mais nada menos que hammer-on e pull-off... só que com as duas mãos. Na minha forma de ensinar, sempre digo aos alunos que a mão direita deve ser posicionada e tratada da mesma forma que a esquerda, só que invertida.
Tente apoiar o polegar da mão ESQUERDA na parte de baixo da escala... ruim, não é? Imagine como a pobre mão direita se sente ao ter o polegar posicionado de forma errada
Amigo nukebass boa tarde tudo bem?
Você esta falando que fazendo um pisicato com a mão direita apoiando o polegar encima dos capitadores e não nas cordas (como John Myung faz) é uma forma mais correta, e com essa pratica tornar mais fácil o tapping?
Estou treinando o tapping a um tempinho e não tenho receio de falar estar tendo facilidade com o mesmo, embora a técnica seja fantástica.
Meu pisicato com a mão direita sempre foi apoiando o polegar na corda acima da que estou tocando e para determinadas técnicas há realmente uma dificuldade maior para fazer as mesmas, esse pisicato pode atrapalhar a desinvoltura de algumas técnicas?
Abraço a todos.
rafeldi- Membro
- Mensagens : 449
Localização : Maide in Minas
Re: Tapping... =\
/\ nao tem forma certa, o que lhe for melhor, vc usa.
ifernandes- Membro
- Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tapping... =\
Olá! Acho que não estamos falando da mesma coisa. Quando falo do apoio do polegar da mão DIREITA, estou falando de quando estamos executando o Tapping, não o "pizzicato/fingerstyle". Na hora do Tapping a mão direita vai estar lá no braço, numa posição inversa à da mão esquerda.rafeldi escreveu:Amigo nukebass boa tarde tudo bem?
Você esta falando que fazendo um pisicato com a mão direita apoiando o polegar encima dos capitadores e não nas cordas (como John Myung faz) é uma forma mais correta, e com essa pratica tornar mais fácil o tapping?
Estou treinando o tapping a um tempinho e não tenho receio de falar estar tendo facilidade com o mesmo, embora a técnica seja fantástica.
Meu pisicato com a mão direita sempre foi apoiando o polegar na corda acima da que estou tocando e para determinadas técnicas há realmente uma dificuldade maior para fazer as mesmas, esse pisicato pode atrapalhar a desinvoltura de algumas técnicas?
Abraço a todos.
Quanto ao off-topic do polegar da mão direita no PIZZICATO, creio estejas fazendo o "correto", ou seja, o + fácil. Apoiar sempre nos pickups fica complicado em baixos de 5 ou 6 cordas, quando você vai tocar as primeiras cordas. Como disseram, Myung faz dessa forma. Eu mesmo nunca prestei atenção nele tocando, mas se ele faz e funciona pra ele, ok. Mas certamente não é a maneira mais fácil de executar aquelas coisas que ele faz. As vantagens do polegar "flutuante" em relação ao "ancorado" são muitas.
Quanto a não ter forma certa, isso é relativo. Prefiro dizer que há formas mais fáceis, versáteis e adaptáveis... porém, algumas pessoas preferem (por diversos motivos) fazer a maneira mais difícil. Observem, por exemplo, a mão direita do Marty Friedman... aquilo é "correto"? Bom, ele TOCA MUITO! Funciona pra ele, mas estou certo que não é a maneira mais interessante de tocar, ainda mais se você for professor de guitarra e vai ensinar um iniciante
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Re: Tapping... =\
nukebass escreveu:Olá! Acho que não estamos falando da mesma coisa. Quando falo do apoio do polegar da mão DIREITA, estou falando de quando estamos executando o Tapping, não o "pizzicato/fingerstyle". Na hora do Tapping a mão direita vai estar lá no braço, numa posição inversa à da mão esquerda.rafeldi escreveu:Amigo nukebass boa tarde tudo bem?
Você esta falando que fazendo um pisicato com a mão direita apoiando o polegar encima dos capitadores e não nas cordas (como John Myung faz) é uma forma mais correta, e com essa pratica tornar mais fácil o tapping?
Estou treinando o tapping a um tempinho e não tenho receio de falar estar tendo facilidade com o mesmo, embora a técnica seja fantástica.
Meu pisicato com a mão direita sempre foi apoiando o polegar na corda acima da que estou tocando e para determinadas técnicas há realmente uma dificuldade maior para fazer as mesmas, esse pisicato pode atrapalhar a desinvoltura de algumas técnicas?
Abraço a todos.
Quanto ao off-topic do polegar da mão direita no PIZZICATO, creio estejas fazendo o "correto", ou seja, o + fácil. Apoiar sempre nos pickups fica complicado em baixos de 5 ou 6 cordas, quando você vai tocar as primeiras cordas. Como disseram, Myung faz dessa forma. Eu mesmo nunca prestei atenção nele tocando, mas se ele faz e funciona pra ele, ok. Mas certamente não é a maneira mais fácil de executar aquelas coisas que ele faz. As vantagens do polegar "flutuante" em relação ao "ancorado" são muitas.
Quanto a não ter forma certa, isso é relativo. Prefiro dizer que há formas mais fáceis, versáteis e adaptáveis... porém, algumas pessoas preferem (por diversos motivos) fazer a maneira mais difícil. Observem, por exemplo, a mão direita do Marty Friedman... aquilo é "correto"? Bom, ele TOCA MUITO! Funciona pra ele, mas estou certo que não é a maneira mais interessante de tocar, ainda mais se você for professor de guitarra e vai ensinar um iniciante
Meus tendões entram em decomposição só de ver aquela empunhadura de palheta "bizarra" que ele usa!
Falando mais de tapping no baixo...
Mestre Nuke, qual a sua opinião sobre melhor forma de trabalhar a "digitação" na mão direita? marteladas ou pressionadas firmes e seguras? Digo isso com o intuito de trabalhar com breves e semibreves com a mão direita, efetuando harmonizações um tanto mais complexas nos arppegios! Algo como se fossem dois baixos soando ao mesmo tempo!
Tenho profunda curiosidade sobre esse tipo de sonoridade com as breves e semibreves, muito utilizada pelo Billy Sheehan improvisando ao vivo!
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Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Re: Tapping... =\
^Para uma boa sonoridade você tem que praticar esses hammers de forma que todos os dedos tenham o mesmo "punch". Pressionar apenas não te dará o som do ataque, do hit no traste, você tem que martelar mesmo.
Se eu entendi bem, a questão das notas mais longas, é uma questão de sustain mesmo... instrumento bom, bem regulado e com cordas novas. Um compressor ajuda bastante... Sheehan sempre usa.
Se eu entendi bem, a questão das notas mais longas, é uma questão de sustain mesmo... instrumento bom, bem regulado e com cordas novas. Um compressor ajuda bastante... Sheehan sempre usa.
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Re: Tapping... =\
E eu que achava que compressor "matava" o som do meu baixo!
Vocês estão me evangelizando na arte da apuração sonora!
Eu esqueço às vezes que o tapping no baixo tem uma abordagem no quesito força completamente diferente da guitarra, onde apenas soprando já faz som!
ahahaha
Enfim, devolta aos estudos!
Ps.: Obrigado pela resposta Sr. nukebass!
Vocês estão me evangelizando na arte da apuração sonora!
Eu esqueço às vezes que o tapping no baixo tem uma abordagem no quesito força completamente diferente da guitarra, onde apenas soprando já faz som!
ahahaha
Enfim, devolta aos estudos!
Ps.: Obrigado pela resposta Sr. nukebass!
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Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Re: Tapping... =\
nukebass escreveu:
Olá! Acho que não estamos falando da mesma coisa. Quando falo do apoio do polegar da mão DIREITA, estou falando de quando estamos executando o Tapping, não o "pizzicato/fingerstyle". Na hora do Tapping a mão direita vai estar lá no braço, numa posição inversa à da mão esquerda.
Quanto ao off-topic do polegar da mão direita no PIZZICATO, creio estejas fazendo o "correto", ou seja, o + fácil. Apoiar sempre nos pickups fica complicado em baixos de 5 ou 6 cordas, quando você vai tocar as primeiras cordas. Como disseram, Myung faz dessa forma. Eu mesmo nunca prestei atenção nele tocando, mas se ele faz e funciona pra ele, ok. Mas certamente não é a maneira mais fácil de executar aquelas coisas que ele faz. As vantagens do polegar "flutuante" em relação ao "ancorado" são muitas.
Quanto a não ter forma certa, isso é relativo. Prefiro dizer que há formas mais fáceis, versáteis e adaptáveis... porém, algumas pessoas preferem (por diversos motivos) fazer a maneira mais difícil. Observem, por exemplo, a mão direita do Marty Friedman... aquilo é "correto"? Bom, ele TOCA MUITO! Funciona pra ele, mas estou certo que não é a maneira mais interessante de tocar, ainda mais se você for professor de guitarra e vai ensinar um iniciante
Amigo Nuke grato pelo esclarecimento, acho que o modo como me pus o dizer antes não foi o certo para onde quero chegar.
Meu pensamento foi o seguinte, se eu fizer um pizzicato (grato pela correção ortográfica) baseando o mesmo para quando for fazer tappings, ao fazer o mesmo ficaria mais "fácil".
Mais hoje me recordo de algo que meu primeiro professor me falou: A questão não é você fazer do meu modo, a questão é você fazer de um modo que você sinta conforto e facilidade para executar tais técnicas.
Então me recordei de quando eu estava aprendendo arpejos ele fazia de um jeito que para mim era quase impossível e depois coloquei um modo meu de fazer onde tiro o mesmo som que ele, porem de uma forma diferente.
Então resumindo talvez não exista "modo certo" a questão e agente fazer de um modo confortável e sonoridade boa.
Abraço.
rafeldi- Membro
- Mensagens : 449
Localização : Maide in Minas
Re: Tapping... =\
Como escolher as notas que vão ser tocadas no tapping???
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"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir." Steve Jobs
rafeldi- Membro
- Mensagens : 449
Localização : Maide in Minas
Re: Tapping... =\
use uma escala que nao fuja da tonalidade da musica..
ifernandes- Membro
- Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tapping... =\
Além da técnica das mãos(entenda-se "o que se vê"). O tapping envolve alguma questão harmônica? Tipo intervalos que se deve usar? Estilo que encaixa melhor? Etc?
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Groove? Just in God!
BR.- Membro
- Mensagens : 83
Localização : Fortaleza Ce
Re: Tapping... =\
Galera estou treinando o tapping na primeira cora do baixo, porem enquanto faço o mesmo as outras cordas vibram, qual melhor modo pra abafar o restante da corda???
Enquanto estou no primeiro, ate o quinto traste fica fácil de abafar com o braço mesmo, mais dali pra frente fica tenso.
Alguma dica????
Enquanto estou no primeiro, ate o quinto traste fica fácil de abafar com o braço mesmo, mais dali pra frente fica tenso.
Alguma dica????
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"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir." Steve Jobs
rafeldi- Membro
- Mensagens : 449
Localização : Maide in Minas
Re: Tapping... =\
como assim? quando eu faço tapping, so bato nas cordas, geralmente nao preciso abafar, mas quando precisa, faço o abafamento normal, como se tivesse usando o pizzicato..
ifernandes- Membro
- Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro
Re: Tapping... =\
Vamos lá...
Existem muitas maneiras de abafar as cordas... claro que abafar apenas com as mãos fica inviável em tappings mais complicados, principalmente envolvendo arpejos...
Muitos usam a velha liga felpuda de cabelo... usei muito tempo no início, mas, ao menos pra mim, não gosto da eficiência dela, além disso, ela vai ficando frouxa com o tempo. A vantagem é a praticidade, pois é muito fácil posicioná-la na hora do tapping e depois "desposicioná-la" para voltar a usar cordas soltas... mas, como disse, o problema é que ela realmente não abafa que preste...
Tem também uns dispositivos automáticos, no esquema alavanca, mas só vi adaptados em guitarra. Acho que era endorsado ou inventado pela Jennifer Batten. Agora achar isso, mesmo no eBay, é uma façanha. Fora que nunca testei a real eficiência, ainda mais em um Baixo elétrico, beeeem mais difícil de abafar que uma guitarra.
Vi outro "trocinho" de abafar cordas de guitarra no Youtube... só que esse era colocado por baixo das cordas, perto do nut. Perguntei há alguns meses, nos comentários do vídeo, se havia previsão para fazer um para Baixo elétrico e não obtive resposta. Tentei abafar por debaixo das cordas, usando flanelas, esponjas, borrachas, e outras coisas.. de TODAS as soluções, foi a que abafou mais perfeitamente... não soava NADA que não fosse seu tapping... PORÉM, um GRAVÍSSIMO defeito ==> Deixa (obviamente) a ação das cordas mais ALTA... ação essa, minuciosamente regulada para ficar BEM baixa, de forma a facilitar o tapping... aí, com esse abafador por baixo, você levanta as cordas :-/
Meu sonho é um dispositivo estilo os que existem nos Harpejji... é uma espécie de "muting eletrônico", no qual o piezzo de cada corda só é "ligado" quando um dedo toca aquela corda. Dessa forma, uma corda vibrando solta não enviará sinal. É simplesmente PERFEITO para "tappistas", mas só funcionaria num Baixo apenas com pickups piezzo.
Por fim... estou ultimamente usando um capo de pressão regulável no qual troco a borracha por uma BEM macia... além disso, é claro, regulo a pressão do capo de forma que ele não atue na verdade como um capo. Regulo com pressão suficiente apenas para abafar as cordas, sem pressioná-las até o traste.
Boa parte das minhas pesquisas em Tapping foram voltadas para descobrir, achar ou inventar algo que fosse prático, fácil de achar/confeccionar, barato e eficiente para abafar as cordas... infelizmente nunca consegui juntar todos esses features em uma só solução... esse último citado, por exemplo, até agora foi o que chegou mais próximo, mas não é 100% prático, de forma que eu possa facilmente "acioná-lo" e depois "desativá-lo" para continuar a música.
Espero ter ajudado.
Existem muitas maneiras de abafar as cordas... claro que abafar apenas com as mãos fica inviável em tappings mais complicados, principalmente envolvendo arpejos...
Muitos usam a velha liga felpuda de cabelo... usei muito tempo no início, mas, ao menos pra mim, não gosto da eficiência dela, além disso, ela vai ficando frouxa com o tempo. A vantagem é a praticidade, pois é muito fácil posicioná-la na hora do tapping e depois "desposicioná-la" para voltar a usar cordas soltas... mas, como disse, o problema é que ela realmente não abafa que preste...
Tem também uns dispositivos automáticos, no esquema alavanca, mas só vi adaptados em guitarra. Acho que era endorsado ou inventado pela Jennifer Batten. Agora achar isso, mesmo no eBay, é uma façanha. Fora que nunca testei a real eficiência, ainda mais em um Baixo elétrico, beeeem mais difícil de abafar que uma guitarra.
Vi outro "trocinho" de abafar cordas de guitarra no Youtube... só que esse era colocado por baixo das cordas, perto do nut. Perguntei há alguns meses, nos comentários do vídeo, se havia previsão para fazer um para Baixo elétrico e não obtive resposta. Tentei abafar por debaixo das cordas, usando flanelas, esponjas, borrachas, e outras coisas.. de TODAS as soluções, foi a que abafou mais perfeitamente... não soava NADA que não fosse seu tapping... PORÉM, um GRAVÍSSIMO defeito ==> Deixa (obviamente) a ação das cordas mais ALTA... ação essa, minuciosamente regulada para ficar BEM baixa, de forma a facilitar o tapping... aí, com esse abafador por baixo, você levanta as cordas :-/
Meu sonho é um dispositivo estilo os que existem nos Harpejji... é uma espécie de "muting eletrônico", no qual o piezzo de cada corda só é "ligado" quando um dedo toca aquela corda. Dessa forma, uma corda vibrando solta não enviará sinal. É simplesmente PERFEITO para "tappistas", mas só funcionaria num Baixo apenas com pickups piezzo.
Por fim... estou ultimamente usando um capo de pressão regulável no qual troco a borracha por uma BEM macia... além disso, é claro, regulo a pressão do capo de forma que ele não atue na verdade como um capo. Regulo com pressão suficiente apenas para abafar as cordas, sem pressioná-las até o traste.
Boa parte das minhas pesquisas em Tapping foram voltadas para descobrir, achar ou inventar algo que fosse prático, fácil de achar/confeccionar, barato e eficiente para abafar as cordas... infelizmente nunca consegui juntar todos esses features em uma só solução... esse último citado, por exemplo, até agora foi o que chegou mais próximo, mas não é 100% prático, de forma que eu possa facilmente "acioná-lo" e depois "desativá-lo" para continuar a música.
Espero ter ajudado.
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Re: Tapping... =\
ifernandes escreveu:como assim? quando eu faço tapping, so bato nas cordas, geralmente nao preciso abafar, mas quando precisa, faço o abafamento normal, como se tivesse usando o pizzicato..
Bom vou re-explicar o que acontece e a solução que encontrei.
Para fazer uma apresentação de dois contra-baixos junto com um amigo ele me pediu para fazer uma base em tapping, somente na primeira corda "G" e no final dessa base subindo para as demais cordas.
Porem fazendo o tapping somente na corda "G" as demais cordas do meu baixo (Yamaha RBX 375) ficam vibrando, não muito com som alto mais vibram e isso me atrapalha. Então o que pensei.
Enquanto faço o tapping somente na corda "G" eu mantenho minha mão esquerda apenas esbarrando nas demais cordas, sem apoiar o polegar na parte de cima do braço, em uma posição que eu consiga mover os dedos sem mover muito mão ( o que acaba acontecendo ), e desse modo consegui abafar as demais cordas que não estava usando. Como no final eu vou subir batendo nas cordas apenas uma vez em cada eu abafo com o indicador da mão direita e "resolvido" o meu problema.
Abraço a todos espero dar alguma luz para os demais amigos.
rafeldi- Membro
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Re: Tapping... =\
^eu uso soluções parecidas também, abafo com os dedos que não estou tocando no momento, mas isso é tão automático que tive que pensar agora como eu fazia isso...
Re: Tapping... =\
Galera agora me deparo com um outro problema, que acredito ser regulagem nos graves, agudos, volume, bass, trebble sei lá...
O que acontece é o seguinte, quando faço tapping em meu Yamaha e vou passando da decima segunda traste, o som quase não sai principalmente na corda G, continuo batendo com a mesma força, mesmo dedo que nas outras trastes, porem o som meio some, fica muito baixo.
Isso é alguma regulagem como disse acima???
Abraço a todos e feliz ano novo.
O que acontece é o seguinte, quando faço tapping em meu Yamaha e vou passando da decima segunda traste, o som quase não sai principalmente na corda G, continuo batendo com a mesma força, mesmo dedo que nas outras trastes, porem o som meio some, fica muito baixo.
Isso é alguma regulagem como disse acima???
Abraço a todos e feliz ano novo.
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rafeldi- Membro
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