Cesário Leony
+7
Fabricio Bass boc
Alaney
allexcosta
Caledonian
thgbass
Cantão
Ber
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Cesário Leony
Essa linha de baixo que ele fez pra música do Chico Cesar, mas que ficou conhecida pela voz da Daniela pra mim é sensacional. É algo simples mas ao mesmo tempo tem uma execução primorosa. Tão bem executado e com um groove tão legal que realmente é uma linha que merece um estudo.
Não sei se o Allex é contemporâneo do Cesário, mas ele é mais um grande baixista saído da Bahia que ganhou notoriedade.
"Licenciado na Escola de Música da UFBA, Cesário Leony ganhou notoriedade nacional e mundial como baixista, arranjador e diretor musical de Daniela Mercury, parceria que dura mais de 15 anos. Participou, ao lado da cantora, de diversos festivais internacionais de significante importância, como Festival de Jazz em Montreaux, London Jazz Festival, Jazztel Music, Tübingen Festival, Rock in Rio, Imatra Big Band Festival, Maiz Stage, entre outros, além de ter participado de toda a sua discografia. Nascido na efervescência cultural baiana da década de 1960, o instrumentista frequentou o curso de harmonia e improvisação com Volker Kriger no Instituto Cultural Brasil Alemanha / ICBA, em 1980, e com Samuel da Mota com o método da Berklin. Já participou de inúmeros projetos musicais ligados à música instrumental na Bahia, integrando grupos e acompanhando artistas como Jazz Carmo Quinteto, Raposa Velha, Paulinho Andrade e várias outras formações. Trabalhou com vários artistas da MPB em turnês pelo Brasil e exterior, a exemplo de Luis Melodia, Zezé Mota, Gilberto Gil, Margarete Menezes, Ivete Sangalo, Vânia Abreu, Carla Visi, Luiz Caldas e Armandinho. Cesário Leony produz vários artistas independentes e desenvolve gravações e produções musicais em estúdio próprio – o Estúdio da Ladeira. Já recebeu inúmeros prêmios como instrumentista e, em 2006, foi homenageado com o troféu Dodô e Osmar de melhor baixista do carnaval baiano."
FONTE: Música Instrumental do Nordeste
Não sei se o Allex é contemporâneo do Cesário, mas ele é mais um grande baixista saído da Bahia que ganhou notoriedade.
"Licenciado na Escola de Música da UFBA, Cesário Leony ganhou notoriedade nacional e mundial como baixista, arranjador e diretor musical de Daniela Mercury, parceria que dura mais de 15 anos. Participou, ao lado da cantora, de diversos festivais internacionais de significante importância, como Festival de Jazz em Montreaux, London Jazz Festival, Jazztel Music, Tübingen Festival, Rock in Rio, Imatra Big Band Festival, Maiz Stage, entre outros, além de ter participado de toda a sua discografia. Nascido na efervescência cultural baiana da década de 1960, o instrumentista frequentou o curso de harmonia e improvisação com Volker Kriger no Instituto Cultural Brasil Alemanha / ICBA, em 1980, e com Samuel da Mota com o método da Berklin. Já participou de inúmeros projetos musicais ligados à música instrumental na Bahia, integrando grupos e acompanhando artistas como Jazz Carmo Quinteto, Raposa Velha, Paulinho Andrade e várias outras formações. Trabalhou com vários artistas da MPB em turnês pelo Brasil e exterior, a exemplo de Luis Melodia, Zezé Mota, Gilberto Gil, Margarete Menezes, Ivete Sangalo, Vânia Abreu, Carla Visi, Luiz Caldas e Armandinho. Cesário Leony produz vários artistas independentes e desenvolve gravações e produções musicais em estúdio próprio – o Estúdio da Ladeira. Já recebeu inúmeros prêmios como instrumentista e, em 2006, foi homenageado com o troféu Dodô e Osmar de melhor baixista do carnaval baiano."
FONTE: Música Instrumental do Nordeste
Última edição por Ber em Seg Jun 28, 2010 11:51 pm, editado 1 vez(es)
Re: Cesário Leony
Daquela série: merece um um fone de ouvido legal!
Realmente essa linha de bass é marcante...
Cantão- Moderador
Cantão escreveu:Realmente essa linha de bass é marcante...
Isso é o mais interessante. Ele usa elementos básicos como tônica, quinta e oitava (básico do básico, descontando as nuances). O difícil é executar da mesma forma.
Realmente mesmo! Merece um fone na orêia isso aí!
Curto esse ritmo, curto essas linhas. .acho bacana demais! Valeu pelos vídeos Ber,
Curto esse ritmo, curto essas linhas. .acho bacana demais! Valeu pelos vídeos Ber,
Exatamente. E ficou muito bom, ele sabe colocar bem as notas numa levada que agrada bastante.Ber escreveu:Cantão escreveu:Realmente essa linha de bass é marcante...
Isso é o mais interessante. Ele usa elementos básicos como tônica, quinta e oitava (básico do básico, descontando as nuances). O difícil é executar da mesma forma.
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian- Membro
Não conheço muito do trabalho do Cesário, mas pelo que já pesquisei ele é um sideman fenomenal além de produtor e arranjador de mão cheia. E essa linha de A Primeira Vista eu acho maravilhosa! Resume muito do papel de um baixo bem executado na música.
Inclusive não tenho certeza se ele é o baixista em todos os vídeos. Se o Youtube nos enganou já peço desculpas.
Inclusive não tenho certeza se ele é o baixista em todos os vídeos. Se o Youtube nos enganou já peço desculpas.
"A Primeira Vista" no Bem Brasil da TV Cultura.
Baixo se destacando mesmo com a percussão:
Baixo se destacando mesmo com a percussão:
Sou de outra geração, mas conheço bem o trabalho de Césario como baixista, arranjador e diretor musical de vários artistas, incluindo Daniela. Realmente, um dos melhores músicos do Brasil, sem dúvida nenhuma...
Se não me engano é LEONE, e não LEONY...
Se não me engano é LEONE, e não LEONY...
O Cesário já acompanha a Danilea há muito tempo. Ele também participa da produção musical.
É o Gigi com Ivete e o Cesário com a Daniela, grandes nomes da música baiana.
Os caras tem grooves marcantes e cheios de criatividades.
É o Gigi com Ivete e o Cesário com a Daniela, grandes nomes da música baiana.
Os caras tem grooves marcantes e cheios de criatividades.
Alaney- Membro
Realmente. Dois baixistas sensacionais!
Tb sou fã desse cara
tem varios na comu dele no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=35959138
tem varios na comu dele no orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=35959138
Fabricio Bass boc- Membro
Por coincidência eu tava pesquisando outros vídeos dele e achei alguns desses aí que você postou. Gostei muito também desse guitarrista Alexandre Vargas.
A levada é muito bôa!
PauloBass- Membro
Desenterrando o tópico - fazer o quê...
Estou ouvindo o cd da DM - Feijão com arroz - por recomendação do Allex.
Estou impressionado com a criatividade, o timbre...emfim, o cara entrou para a minha galeria dos "f****ásticos"
Se um dia eu tocar 50% do que ele toca, ficarei feliz demais
E prá quem não conhece ou ouviu este trabalho da DM, não perca mais tempo - aula de contrabaixo. Faixas como "Nobre vagabundo", "Feijão de corda", "Musa Calabar", "Usted abusó", passaram a ser obrigatórias - IMO.
Estou ouvindo o cd da DM - Feijão com arroz - por recomendação do Allex.
Estou impressionado com a criatividade, o timbre...emfim, o cara entrou para a minha galeria dos "f****ásticos"
Se um dia eu tocar 50% do que ele toca, ficarei feliz demais
E prá quem não conhece ou ouviu este trabalho da DM, não perca mais tempo - aula de contrabaixo. Faixas como "Nobre vagabundo", "Feijão de corda", "Musa Calabar", "Usted abusó", passaram a ser obrigatórias - IMO.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
Aproveitando o up que o Tarcísio deu no tópico, alguém sabe que baixo é esse que ele usa? Sempre vejo ele tocando com o mesmo instrumento...
abs,
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:
Aproveitando o up que o Tarcísio deu no tópico, alguém sabe que baixo é esse que ele usa? Sempre vejo ele tocando com o mesmo instrumento...
É um baixo Dharma, marca desse luthier:
http://www.myspace.com/jorgeitacaranha
As coisas que eu ouvi dele recaem num tema já debatido aqui: tocar as linhas dele mantendo o sotaque exige um bom tempo de estudos. Na minha opinião, claro.
Dando um up pros mais novos, essa música, nessa velocidade é de tirar o fôlego!
joabi- Eterno Colaborador
Realmente ele é um excelente baixista !
O Slap dele é um dos poucos perfeitos do Axé. Ele tem muita técnica e bom gosto. Sou fã do trabalho dele.
O Slap dele é um dos poucos perfeitos do Axé. Ele tem muita técnica e bom gosto. Sou fã do trabalho dele.
:: Fórum Técnico :: Baixistas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos