Bertola´s PB MM 5c
+6
Mauricio Luiz Bertola
Amagomes
siodoni
João Marcel
Gomba
luizclaudiobarboza
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Bertola´s PB MM 5c
Bom atendendo a pedidos, fiz algo parecido com um Review do meu Bertola´s PB MM 5c
E meio estranho para mim escrever esse Review , pois e a primeira vez que faço algo parecido e o Bertola e meu amigo pessoal , e analisar de certa forma o trabalho dele sem eu ter experiencia me coloca em xeque.
Como disse anteriormente ele tem a seguinte configuração:
Corpo inteiriço em cedro rosa, braço em pau marfim, escala em jacaranda, ponte condor, 1 cap PB Kent Armstron no braço, 1 cap humbucker Kent Armstron na ponte, tarrachas Condor
Sonoridade Vintage com timbre bem grave (pressão), ideal para Blues e Hard-rock, mas ao mesmo tempo versátil.
Esse baixo tem um timbre muito peculiar, que e um grave gordo, o braço e muito confortável para um 5 cordas , a distância entre cordas e perfeita para mim ( um pouco menos de 1 cm )
Como eu já peguei ele usado não pude escolher combinação das cores o corpo branco com escudo branco, não me agradava muito no inicio , mas acabei me acostumando, a pintura e meia translucida , dando a impressão de uma só mão de tinta, já pensei em pintar o baixo de preto mas fiquei com medo de influenciar o timbre HuaaaaHuaaaaa!!!
brincadeiras a parte , como já abusei muito desse baixo ele já esta pedindo uma pintura, mas essas marcas de uso dão um certo charme ao bichinho.
ele tinha uma chave "split" para o humbucker, mas eu pedi para o Bertola desativar a mesma deixando o humbucker todo ativo.
As cordas são reguladas bem próximas a escala, sendo muito confortável, principalmente para o Pizicato
Separei dois sons, nada muito bem gravado mas dá para ter noção .
o primeiro gravado ao vivo em uma praia com overall ( dá para ouvir o vento no microfone ) na parte lenta ele bem grave já no riff com ele roncado
<embed src="http://www.4shared.com/embed/335484412/e540d2a0" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Já esse e um grove com o baixo puro, gravado no PC usando o meu mb400.
<embed src="http://www.4shared.com/embed/335496393/c8b89f80" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
E meio estranho para mim escrever esse Review , pois e a primeira vez que faço algo parecido e o Bertola e meu amigo pessoal , e analisar de certa forma o trabalho dele sem eu ter experiencia me coloca em xeque.
Como disse anteriormente ele tem a seguinte configuração:
Corpo inteiriço em cedro rosa, braço em pau marfim, escala em jacaranda, ponte condor, 1 cap PB Kent Armstron no braço, 1 cap humbucker Kent Armstron na ponte, tarrachas Condor
Sonoridade Vintage com timbre bem grave (pressão), ideal para Blues e Hard-rock, mas ao mesmo tempo versátil.
Esse baixo tem um timbre muito peculiar, que e um grave gordo, o braço e muito confortável para um 5 cordas , a distância entre cordas e perfeita para mim ( um pouco menos de 1 cm )
Como eu já peguei ele usado não pude escolher combinação das cores o corpo branco com escudo branco, não me agradava muito no inicio , mas acabei me acostumando, a pintura e meia translucida , dando a impressão de uma só mão de tinta, já pensei em pintar o baixo de preto mas fiquei com medo de influenciar o timbre HuaaaaHuaaaaa!!!
brincadeiras a parte , como já abusei muito desse baixo ele já esta pedindo uma pintura, mas essas marcas de uso dão um certo charme ao bichinho.
ele tinha uma chave "split" para o humbucker, mas eu pedi para o Bertola desativar a mesma deixando o humbucker todo ativo.
As cordas são reguladas bem próximas a escala, sendo muito confortável, principalmente para o Pizicato
Separei dois sons, nada muito bem gravado mas dá para ter noção .
o primeiro gravado ao vivo em uma praia com overall ( dá para ouvir o vento no microfone ) na parte lenta ele bem grave já no riff com ele roncado
<embed src="http://www.4shared.com/embed/335484412/e540d2a0" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Já esse e um grove com o baixo puro, gravado no PC usando o meu mb400.
<embed src="http://www.4shared.com/embed/335496393/c8b89f80" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Re: Bertola´s PB MM 5c
Luiz Cláudio,
Muito bacana o Review. Parabéns!
Não pude ouvir os áudios por que estou no trabalho, mas quando chegar em casa vou ouvir com certeza.
Um abraço!
Muito bacana o Review. Parabéns!
Não pude ouvir os áudios por que estou no trabalho, mas quando chegar em casa vou ouvir com certeza.
Um abraço!
João Marcel- Membro
Muito legal esse baixo.
Pelas fotos e pelo som dá pra se ver que é um ótimo instrumento.
Pelas fotos e pelo som dá pra se ver que é um ótimo instrumento.
Gomba escreveu:Um espetáculo esse baixo!!
(2)
Só faltou a assinatura do Bertola no headstock...
Amagomes- Membro
Pois é... Esse eu não assinei...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
E eu estou revendo meus conceitos em relação aos Kent Armstrong.
Amagomes- Membro
Sonzeira ....soco no peito esse Bertola's PB MM...
Cantão- Moderador
Amagomes escreveu:E eu estou revendo meus conceitos em relação aos Kent Armstrong.
Meu Condor veio com Kent Armstrong (pelo menos é isso que diz no site) e o bichinho fala bem mesmo.
Esse Bertola's com os KA então é um espetáculo.
eu quero esse baixo!
(sem falar que o Jethro Tull no primeiro sample fez o baixo soar ainda melhor!)
Convidado- Convidado
Gomba escreveu:
Meu Condor veio com Kent Armstrong (pelo menos é isso que diz no site) e o bichinho fala bem mesmo.
Qual? O CJB 5? Isso pra mim é novidade...eu pensei que fossem os caps fossem Condor...
Amagomes- Membro
Amagomes escreveu:Gomba escreveu:
Qual? O CJB 5? Isso pra mim é novidade...eu pensei que fossem os caps fossem Condor...
O meu CJB5A também veio com Kent Armstrong, e mesmo o alinhamento dos ferrites não estando perfeito com as cordas, tem um belo timbre e um excelente ganho.
AlvinW escreveu:eu quero esse baixo!
Se todo homem tem seu preço, imagine um contra-baixo.
estou aceitando Fender JB 75, Pb 51, Rickanbacker 4001 , Warwick thumb , etc... em troca na boa HuaaaHuaaa!!!
luizclaudiobarboza escreveu:O meu CJB5A também veio com Kent Armstrong, e mesmo o alinhamento dos ferrites não estando perfeito com as cordas, tem um belo timbre e um excelente ganho.
Ele é um cap pra espaçamento de 19mm e nao de 16mm como é o do Condor, mas ainda assim, dá um timbraço pro CJB mesmo. Eu mesmo fiquei espantado com a qualidade da captação dele.
E olha que o meu tá precisando de uma boa regulagem. (confesso que nao sei qual a altura certa pra eu deixar os captadores :s)
Eu comprei meu CJB por indicação do Bertola. Valeu cada centavo pago.
Amagomes escreveu:Gomba escreveu:Um espetáculo esse baixo!!
(2)
Só faltou a assinatura do Bertola no headstock...
Obrigado!! também achei logo que toquei.
Pois é, o Mestre Bertola não assinou, mas como esta "em casa" qualquer dia ele assina.
gostei do smile que ele colocou na resposta do comentário, perfeito, o que já teve de gente querendo conhecer melhor o baixo depois de show dava uma boa divulgação heeheee !! parece o Homer arrependido.
luizclaudiobarboza escreveu:Amagomes escreveu:Gomba escreveu:
O meu CJB5A também veio com Kent Armstrong, e mesmo o alinhamento dos ferrites não estando perfeito com as cordas, tem um belo timbre e um excelente ganho.
Agora eu vi, no site, os de 4 cordas são Condor e os de 5 KA.
Amagomes- Membro
Amagomes escreveu:Agora eu vi, no site, os de 4 cordas são Condor e os de 5 KA.
Os de 4c são condor Alnico e os de 5c são KA ceramicos. Qual deles é melhor eu nao sei, mas os dois falam muito.
luizclaudiobarboza escreveu:AlvinW escreveu:eu quero esse baixo!
Se todo homem tem seu preço, imagine um contra-baixo.
estou aceitando Fender JB 75, Pb 51, Rickanbacker 4001 , Warwick thumb , etc... em troca na boa HuaaaHuaaa!!!
aí quebrou a firma... vou ver se o Bertola trabalha na modalidade de consórcio, pois só assim vou conseguir bancar um desses prar mim
Convidado- Convidado
Gomba escreveu:Amagomes escreveu:Agora eu vi, no site, os de 4 cordas são Condor e os de 5 KA.
Os de 4c são condor Alnico e os de 5c são KA ceramicos. Qual deles é melhor eu nao sei, mas os dois falam muito.
Será que os caps do xb 250A são cerâmicos?
Última edição por basslave em Sex Jul 09, 2010 8:03 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : otrogafia)
basslave escreveu:Gomba escreveu:Amagomes escreveu:Agora eu vi, no site, os de 4 cordas são Condor e os de 5 KA.
Será que os caps do xb 250A são cerâmicos?
Acho que sim, cara.
E é melhor que alnico?
Isso é questão de gosto basslave
Um captador de alnico possui um timbre de melhor qualidade (há quem diga mais vintage), mas com uma saída mais baixa (nada que um pré interno ou exerto nao resolva).
O cerâmico tem um timbre mais plástico, mais artificial se comparado ao de alnico, mas tem uma saída mais alta.
Isso vai de gosto pessoal. Eu prefiro os de alnico, por causa do timbre, mas o do KA ceramico do meu Condor é bem interessante.
Dá uma lida nesse tópico aqui que ele explica bem melhor que eu: http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/ceramico-vs-alnico-t1053.htm
Um captador de alnico possui um timbre de melhor qualidade (há quem diga mais vintage), mas com uma saída mais baixa (nada que um pré interno ou exerto nao resolva).
O cerâmico tem um timbre mais plástico, mais artificial se comparado ao de alnico, mas tem uma saída mais alta.
Isso vai de gosto pessoal. Eu prefiro os de alnico, por causa do timbre, mas o do KA ceramico do meu Condor é bem interessante.
Dá uma lida nesse tópico aqui que ele explica bem melhor que eu: http://bass.forumeiros.com/pickups-eletronica-f18/ceramico-vs-alnico-t1053.htm
Tá explicado, acho que é alnico então, o baixo tem um som vintage bem gordo, e sem o circuito tem pouco ganho (saída baixa)
Gomba escreveu:Isso é questão de gosto basslave
Eu acho isso uma questão de gosto também...
Há quem diga que os cerâmicos tem uma resposta de frequências mais altas melhor que a do alnico, enquanto o alnico tem uma leve perda nessas frequências, dando o timbre "vintage".
Uma coisa é: Alnico vai te dar um timbre mais "warm" e vintage. Cerâmico vai te dar um timbre com mais ataque e moderno.
Mas isso também pode variar de ouvido pra ouvido, de captador pra captador...rs
gobatto- Eterno Colaborador
...ou de dedo pra dedo...
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos