Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)
+3
Maurício_Expressão
SMR
luizzeross
7 participantes
Página 1 de 1
Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)
Pessoal, comprei um neck plate novo Fender, com logo "F" para aquele baixo Fender Standard azul escuro que fiz o review comparando com o SX aqui no forum. O vendedor me disse que serve tanto para guitarras quanto para baixos. Eu tirei o original, liso (o baixo eh 1998), e percebi que o novo eh mais fino e mais leve. Queria saber se isso pode dar alguma zica, ou se estou sendo paranoico demais. Algum luthier de plantão para esclarecer as duvidas?
Por via das duvidas e curiosidades do pessoal, aqui a foto de como ficou:
No aguardo!
Por via das duvidas e curiosidades do pessoal, aqui a foto de como ficou:
No aguardo!
Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)
Creio q nao. TEnho um plate igual ao seu no meu jaguar. O original nao tinha o F.
SMR- Membro
Cara... nunca tive uma guitarra Fender e nunca medi para ver diferenças no neck plate com relação aos baixos.
Agora fiquei até curioso. Verificarei isso no próximo ensaio de minha banda.
Agora fiquei até curioso. Verificarei isso no próximo ensaio de minha banda.
é do mesmo tamanho. O parafusos é q sao menores. Qdo comprei o plate, veio com parafusos para guitarra....bem menores !!
SMR- Membro
Pois eh, agora vc me deu uma idea: vou demonstar denovo pra ver o tamanho dos parafusos... a principio pareceram o mesmo tamanho...
cara se o braço estiver bem preso e sem "sambar", desencana...luizzeross escreveu:Pois eh, agora vc me deu uma idea: vou demonstar denovo pra ver o tamanho dos parafusos... a principio pareceram o mesmo tamanho...
SMR- Membro
Revivendo o tópico!! hehehe
Surgiu uma dúvida, usei a busca e vim parar aqui. Pra não abrir outro tópico, aproveito esse aqui mesmo.
Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?
Surgiu uma dúvida, usei a busca e vim parar aqui. Pra não abrir outro tópico, aproveito esse aqui mesmo.
Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?
joaoortiz- Membro
joaoortiz escreveu:Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?
O neck-plate recebe bastante pressão do parafuso e se for de acrílico provavelmente vai rachar. É diferente do parafuso que vai no escudo, que é só de fixação.
allexcosta escreveu:joaoortiz escreveu:Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?
O neck-plate recebe bastante pressão do parafuso e se for de acrílico provavelmente vai rachar. É diferente do parafuso que vai no escudo, que é só de fixação.
Foi o que imaginei.... mas queria uma segunda opinião hehe
Valeu!
joaoortiz- Membro
Boa noite, tenho uma duvida.
tenho um SX com neck plate com três parafusos e gostaria de saber se é interessante substituir por um com quatro parafusos? Melhora a rigidez do corpo do contrabaixo com o braço?
tenho a impressão que três parafusos não é o mais seguro já que a só vejo contrabaixo e guitarra com neck plate de quatro parafusos ou isso é só uma impressão de um leigo?
Desde já grato e Deus abençoe
tenho um SX com neck plate com três parafusos e gostaria de saber se é interessante substituir por um com quatro parafusos? Melhora a rigidez do corpo do contrabaixo com o braço?
tenho a impressão que três parafusos não é o mais seguro já que a só vejo contrabaixo e guitarra com neck plate de quatro parafusos ou isso é só uma impressão de um leigo?
Desde já grato e Deus abençoe
nasrodrigo- Membro
nasrodrigo escreveu:tenho a impressão que três parafusos não é o mais seguro já que a só vejo contrabaixo e guitarra com neck plate de quatro parafusos ou isso é só uma impressão de um leigo?
Não é só impressão. Número de parafusos influencia, mas não é o único parâmetro. Nos Fender que eram assim, o parafuso solitário era um parafuso de máquina que trabalhava em uma base de metal chumbada no braço. Veja foto:
É capaz desse sistema ser mais resistente que 4 parafusos de madeira, mas fato é que a Fender trocou nos anos 80.
Seu instrumento foi desenhado para ser do jeito que é. Não vale muito a pena ficar mudando esse tipo de coisa, a não ser que você perceba algum problema.
allexcosta- Administrador
O problema que percebo é que quando afino o instrumento e estou tocando por algum tempo sem ele desafinar sozinho forço o braço um pouco para testar, o baixo desafina um pouco e não volta mais sozinho tem que afinar novamente, por isso tenho uma leve impressão que falta rigidez entre o braço e o corpo do instrumento.
Essa duvida me veio a mente porque vi um tópico aqui de um SX americano e lá o baixo usa neck plate com quatro parafusos. Observando o SX que vi na foto parece muito semelhante ao meu, porém, só dois detalhes são diferentes, a cavidade para passar os fios do capitador (no meu não tem a cava e posso usar sem escudo) e o neck plate de três furos no meu contra quatro no da foto.
Essa duvida me veio a mente porque vi um tópico aqui de um SX americano e lá o baixo usa neck plate com quatro parafusos. Observando o SX que vi na foto parece muito semelhante ao meu, porém, só dois detalhes são diferentes, a cavidade para passar os fios do capitador (no meu não tem a cava e posso usar sem escudo) e o neck plate de três furos no meu contra quatro no da foto.
nasrodrigo- Membro
^ Tire o braço.
Se forem 3 parafusos de madeira, mudar pra 4 adicionará alguma solidez. Mas o problema que você descreve é comum em Fenders e outros baixos parafusados.
Você também pode pedir pra seu luthier colocar umas buchas de metal e trocar os parafusos por parafusos de máquina. Sejam 3 ou 4, isso adicionará muita rigidez ao sistema.
Veja foto:
Se forem 3 parafusos de madeira, mudar pra 4 adicionará alguma solidez. Mas o problema que você descreve é comum em Fenders e outros baixos parafusados.
Você também pode pedir pra seu luthier colocar umas buchas de metal e trocar os parafusos por parafusos de máquina. Sejam 3 ou 4, isso adicionará muita rigidez ao sistema.
Veja foto:
allexcosta- Administrador
Entendi obrigado pelas respostas
nasrodrigo- Membro
A principal função do neck plate é mecânica. Ele exerce o mesmo papel das arruelas/buchas, ou seja, o de aumentar a área de pressão sobre o corpo, impedindo que a cabeça dos parafusos penetrem na madeira. Esqueça esse negócio de neck plate de acrílico, pois, com frisou o Allex, vai quebrar. Se a questão for meramente estética e quiser algo mais elegante, esqueça o neck plate e peça ao seu luthier que instale buchas, tipo assim:joaoortiz escreveu:allexcosta escreveu:joaoortiz escreveu:Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?
Foi o que imaginei.... mas queria uma segunda opinião hehe
Valeu!
P.S.: E atenção ao comprimento dos parafusos
JAZZigo- FCBR-CT