Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com potenciômetro

+28
João Ferreira
monteirofn
allexcosta
P.r.g.r.
SILVIAO
Jhonny.Bear
tentsubass
gbarcelos
Rick Charles
GeTorres
Batista Bass
CG
guicastrol
andrepbbass
Wiliam Moscardi
lcalazans
José Carlos
Pedrogustofs
Zéff
Motta
Mauricio Luiz Bertola
Daniel
Alex Guimaraes
basslave
Guga Ramone
Gomba
Thales_Sr
mum
32 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Ajuda com potenciômetro - Página 3 Empty Re: Ajuda com potenciômetro

Mensagem por monteirofn Qua Set 06, 2017 9:40 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
P.r.g.r. escreveu:
allexcosta escreveu:^ Troca.

Sabe um local bacana aonde eu possa comprar por aqui no RJ ??? E o interessante é que nao da um ruído mesmo desse jeito.

Qual marca e referência eu compro ???
Musicware.
http://www.musicware.com.br/

Excelente local, compro várias coisas lá, inclusive potenciômetros.
monteirofn
monteirofn
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por allexcosta Qua Set 06, 2017 9:49 am

P.r.g.r. escreveu:Qual marca e referência eu compro ???

Primeira linha: Gotoh, CTS, Noble, Bourns.
Segunda linha (bons também): Alpha

Não compre genérico.

No original há números e letras, tipo "250A" ou "500B". Use isso como referência. Ou simplesmente leve o original e peça um igual.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por João Ferreira Qua Out 18, 2017 5:42 pm

Boa tarde a todos do grupo. Recentemente comprei um baixo yamaha bb615 com circuito ativo (grave, médio, agudo, volume e balance) e me deparei com dois problemas relacionados a potenciômetros. O primeiro está no balance (A500K), que ao ser posicionado no centro (center click), para usar os dos dois captadores ao mesmo tempo, o som, simplesmente, desaparece e fica parecendo um radio de pilha. A impressão que eu tenho é que grave, médio e agudo são desconsiderados, além da enorme queda de volume. Agora quando eu posiciono o balance para utilizar um ou outro captador, o som fica legal. Ou eu tenho som de ponte ou de braço, não tenho a opção dos dois captadores juntos.
O outro problema está volume (não dá pra ver direito devido a quantidade de soldas na carcaça, mas parece ser 15 A250K), mas não sei se é realmente um problema ou se é característica do potenciômetro. Em todos os baixos que já tive, à medida que eu ia abrindo o volume, o som ia aumentando até chegar no máximo. Já com esse bb615, o som só aparece quando chega no volume máximo, não me dando a possibilidade de tocar com o volume baixo. Já me disseram que os potenciômetros lineares são os que têm essa característica. Já nos logarítmicos o som aparece à medida que se aumenta o volume.
Agradeço a todos que puderem me ajudar.

João Ferreira
Membro

Mensagem por JAZZigo Qua Out 18, 2017 6:02 pm

João Ferreira escreveu:Boa tarde a todos do grupo. Recentemente comprei um baixo yamaha bb615 com circuito ativo (grave, médio, agudo, volume e balance) e me deparei com dois problemas relacionados a potenciômetros. O primeiro está no balance (A500K), que ao ser posicionado no centro (center click), para usar os dos dois captadores ao mesmo tempo, o som, simplesmente, desaparece e fica parecendo um radio de pilha. A impressão que eu tenho é que grave, médio e agudo são desconsiderados, além da enorme queda de volume. Agora quando eu posiciono o balance para utilizar um ou outro captador, o som fica legal. Ou eu tenho som de ponte ou de braço, não tenho a opção dos dois captadores juntos.
Chuto que as fases dos captadores estão invertidas.
João Ferreira escreveu:O outro problema está volume (não dá pra ver direito devido a quantidade de soldas na carcaça, mas parece ser 15 A250K), mas não sei se é realmente um problema ou se é característica do potenciômetro. Em todos os baixos que já tive, à medida que eu ia abrindo o volume, o som ia aumentando até chegar no máximo. Já com esse bb615, o som só aparece quando chega no volume máximo, não me dando a possibilidade de tocar com o volume baixo. Já me disseram que os potenciômetros lineares são os que têm essa característica. Já nos logarítmicos o som aparece à medida que se aumenta o volume.
Agradeço a todos que puderem me ajudar.
Pot A250k é logarítmico.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por arturbmallmann Qui Out 19, 2017 12:57 am

Negócio do balanço: fora de fase, quase certeza. Inverta os fios de um dos caps.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagem por Orla Bass Qua Out 24, 2018 3:25 pm

E ai galera! Agora pouco fui plugar o baixo pra tirar umas músicas e aconteceu algo estranho. O potenciômetro do grave simplesmente não funciona, meu baixo é um Cort B5 aquele com uma chavinha. A chavinha pra cima deveria funcionar Grave, Médio e Agudo, mas apenas o Médio e o Agudo estão funcionando, botão de captador tudo beleza, o som não está cortando. Já faz um tempo que quando eu mexo nos botões ele da um ruído como se fosse sujeira lá dentro.

Eu não entendo nada de elétrica, to meio preocupado aqui, é meu principal baixo, uso ele pra tocar com as duplas da região. Será que pode ser apenas um problema no potenciômetro e trocando ele fica bom? ou pode ser um problema no pré?
Ele funciona tudo, apenas fica aquele som magro, giro o botão de grave e não acontece nada.
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagem por campos Qua Out 24, 2018 7:03 pm

Coloquei um Malagoli em meu Tagima TW66 e surgiu a ideia de melhorar a parte elétrica:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-748832088-kit-eletrica-precision-bass-circuito-fender-cts-pio-p-bass-_JM
Será que vale?? Influencia o timbre de alguma forma??

campos
Membro

Mensagem por JAZZigo Qua Out 24, 2018 9:42 pm

campos escreveu:Será que vale?? Influencia o timbre de alguma forma??
IMHO, vale, pois é um investimento relativamente pequeno. Jack, pots, capacitores e resistor de alta qualidade, além de soldas bem feitas proporcionarão décadas de uso sem dor de cabeça. O treble bleed garantirá que as altas frequências não sofrerão perda, quando o volume do baixo for reduzido. No mais, não haverá diferenças perceptíveis de timbre.

Coloquei um desses no meu Classic Vibe e ficou muito bom.

Ajuda com potenciômetro - Página 3 Fullsizeoutput_8d0
Ajuda com potenciômetro - Página 3 Fullsizeoutput_8b7
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3