Ferrugem nos captadores de pólos expostos
+7
Alambike
Ricardo
BR.
bruno nunes
allexcosta
Wotan
Daniel
11 participantes
Página 1 de 1
Ferrugem nos captadores de pólos expostos
Acredito que muitos aqui tem ou já viram um baixo com captadores cujos pólos estavam enferrujados.
Os dois baixo que tenho são singles com pólos expostos, e o tagima que já é mais velho está com alguns bem enferrujados.
Queria saber se a ferrugem afeta em alguma coisa a captação ou o timbre e se passar aquele superbonder nos pólos ajuda mesmo, sem interferir no timbre/captação.
Os dois baixo que tenho são singles com pólos expostos, e o tagima que já é mais velho está com alguns bem enferrujados.
Queria saber se a ferrugem afeta em alguma coisa a captação ou o timbre e se passar aquele superbonder nos pólos ajuda mesmo, sem interferir no timbre/captação.
Daniel- Membro
Re: Ferrugem nos captadores de pólos expostos
O problema é apenas estético, não afetando o som.
Recomendo proteger a superfície dos captadores com fita crepe deixando apenas os pólos aparentes. Depois com uma lixa dágua bem fina ou com um bombril, remova a ferrugem cuidadosamete. um a um. Retire o pó com uma escova e limpe-os com um algodão embebido em álcool isopropílico. Para garantir a durabilidade aplique esmalte de unha incolor em cada pólo, deixe secar e aplique uma segunda mão.
Recomendo proteger a superfície dos captadores com fita crepe deixando apenas os pólos aparentes. Depois com uma lixa dágua bem fina ou com um bombril, remova a ferrugem cuidadosamete. um a um. Retire o pó com uma escova e limpe-os com um algodão embebido em álcool isopropílico. Para garantir a durabilidade aplique esmalte de unha incolor em cada pólo, deixe secar e aplique uma segunda mão.
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
Enquanto isso na sala de justica, nossos super-herois da Fender Custom Shop mergulham os magnetos dos seus captadores em acido muriatico pra obter ferrugem instantanea. E cobram centenas de dolares por isso...
allexcosta escreveu:Enquanto isso na sala de justica, nossos super-herois da Fender Custom Shop mergulham os magnetos dos seus captadores em acido muriatico pra obter ferrugem instantanea. E cobram centenas de dolares por isso...
enquanto houver mercado para os esmaltes incolores e para os baixos relicados, o mundo continua rodando...
abraços...
Squier Club #002
bruno nunes- Membro
bom saber que não influi em nada no timbre ou captação. Deixa a maresia daqui fazer o que sabe!!
conta lá allex, como estão os seus fralin do Lakland? apresentam alguma ferrugem? tem deixado na varanda de casa tomando maresia pra "valorizar" de uma vez??
conta lá allex, como estão os seus fralin do Lakland? apresentam alguma ferrugem? tem deixado na varanda de casa tomando maresia pra "valorizar" de uma vez??
Daniel- Membro
danielreo escreveu:conta lá allex, como estão os seus fralin do Lakland? apresentam alguma ferrugem? tem deixado na varanda de casa tomando maresia pra "valorizar" de uma vez??
Jah nao sou muito chegado a relic, agora, fazer num baixo q nao eh Fender eh ateh comico...
Sei que é dúvida de iniciante,mas dúvida é dúvida né,tem que morrer logo.
Todo captador precisa de pólos?Mesmo aqueles onde a capa cobre tudo,tem polos por debeixo da capa?
Tô perguntando porque quero trocar a capa do meu captador com pólos expostos por uma que cobre tudo,queria saber se dá certo...
Todo captador precisa de pólos?Mesmo aqueles onde a capa cobre tudo,tem polos por debeixo da capa?
Tô perguntando porque quero trocar a capa do meu captador com pólos expostos por uma que cobre tudo,queria saber se dá certo...
BR. escreveu:Todo captador precisa de pólos? Sim
Mesmo aqueles onde a capa cobre tudo,tem polos por debeixo da capa? Sim
Tô perguntando porque quero trocar a capa do meu captador com pólos expostos por uma que cobre tudo,queria saber se dá certo... Dá
Essa foi comédia...
Obrigado Alex.
Aproveitando,o que eu poderia fazer com os meus captadores velhos,vou trocar e não queria jogar fora,são aqueles que vem nos baixo Eagle.Será que você teria alguma idéia de reutilização?
Obrigado Alex.
Aproveitando,o que eu poderia fazer com os meus captadores velhos,vou trocar e não queria jogar fora,são aqueles que vem nos baixo Eagle.Será que você teria alguma idéia de reutilização?
^^ Ímã de geladeira.
BR. escreveu:Aproveitando,o que eu poderia fazer com os meus captadores velhos,vou trocar e não queria jogar fora,são aqueles que vem nos baixo Eagle.Será que você teria alguma idéia de reutilização?
Dá pra alguém que vá usar.
Diferença entre pólos fechados e abertos.
Eu ia criar um tópico para perguntar a respeito dos pólos, mas acabei encontrando este.
Estou com uma duvida,
Existem captadores com os polos abertos e com os polos fechados (captador todo preto) e gostaria de saber se existe diferença no som entre eles. Ou é meramente estético ??
Estou com uma duvida,
Existem captadores com os polos abertos e com os polos fechados (captador todo preto) e gostaria de saber se existe diferença no som entre eles. Ou é meramente estético ??
Alambike- Membro
Se a capa for bem fina, a diferença será mínima ou nenhuma e mais relacionada à saída do que ao timbre em si.
Outra diferença é que polos expostos podem gerar ruído ao contato.
Outra diferença é que polos expostos podem gerar ruído ao contato.
allexcosta- Administrador
O que poderia interferir na saída ? somente o ruído ?
Os captadores fechados não poderiam tirar um pouco de "brilho" do som ?
Os captadores fechados não poderiam tirar um pouco de "brilho" do som ?
Alambike- Membro
Se o timbre muda, eh imperceptivel, o que pode acontecer eh que a capa dos captadores deixa os polos mais longe das cordas, diminuindo o volume do sinal.
fgbass- Membro
Dizem (os físicos), que qualquer capa plástica, não afeta em nada a captação, devido ao Electron magnetic dipole moment ... principalmente de magnetos de alnico, cerâmicos e de neodímio ...
Porém, polos descobertos tendem a produzir mais ruídos e hamônicos indesejáveis, além de permitir um contato eventual da corda no polo, como já foi dito...
Acho que é importante notar, que alguns captadores, que já saem de fábrica cobertos, possuem uma forma de captação diferente em natureza ...
Porém, polos descobertos tendem a produzir mais ruídos e hamônicos indesejáveis, além de permitir um contato eventual da corda no polo, como já foi dito...
Acho que é importante notar, que alguns captadores, que já saem de fábrica cobertos, possuem uma forma de captação diferente em natureza ...
Boss2K- Membro
Uma ideia talvez seja colocar um suporte na base do captador para deixa-lo mais próximo das cordas, em algum ponto ótimo que não fique tão próximo e interfira na tocabilidade.
Não sei também se é uma boa ideia, pois nunca desparafusei um captador pra ver como é a sua base e também não sei se é qualquer material que pode ir ali na cavidade sem interferir na captação.
Será que alguns milímetros mais próximo das cordas mudaria tanto assim o som??
Não sei também se é uma boa ideia, pois nunca desparafusei um captador pra ver como é a sua base e também não sei se é qualquer material que pode ir ali na cavidade sem interferir na captação.
Será que alguns milímetros mais próximo das cordas mudaria tanto assim o som??
Alambike- Membro
Os parafusos que prendem os captadores no corpo sao usados pra regular a altura dos captadores, e isso eu acho que eh algo bem pessoal. Eu, por exemplo deixo o captador da ponte do meu Jazz mais alto que o do braco, ja no meu 6 cordas, eh o contrario na maioria dos casos. O que acontece, eh que quanto mais perto da corda fica o polo, maior a forca magnetica, que diminui o sustain, mas isso nunca foi um problema para mim.
fgbass- Membro
O esmalte incolor não afeta o timbre?
Vlademir Felix- Membro