Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balanço Musical 2008

+8
Göltork
allexcosta
Claudio
Glauco
LuCaSbass
bruno nunes
Ivanov_br
Maurício_Expressão
12 participantes

Ir para baixo

Balanço Musical 2008 Empty Balanço Musical 2008

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Dez 13, 2008 10:07 pm

Pessoal
Hora de fazer o balanço musical do ano 2008.
Como foi o ano do ponto de vista musical: Bandas, Gigs, trabalhos na área, shows...
E a GAS? Como foi o ano em materia de gear. Achou o timbre certo?
E finalmente, perspectivas 2009: vamos arrasar ou vamos só dar um tempo?

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Balanço Musical 2008 Empty Re: Balanço Musical 2008

Mensagem por Ivanov_br Sáb Dez 13, 2008 10:49 pm

Bom tópico.

Minha banda de jazz e bossa sofreu duas baixas, mas foram devidamente preenchidas. Porém foi um ano complicado, o que tornou o projeto difícil de levar pra rua.

Foi apenas uma GIG de freela, parece pouco, mas nem sei como arranjei tempo pra ensaiar com os caras.

Este ano achei um timbre que me agrada muito, o GB75 da Cort e dei meus primeiros passos no Vertical com o Stagg EDB 3/4, ambos devidamente revisados aqui.

Continuo sem ampli de baixo. Ano que vem chego aos 30 sem nunca ter tido um, triste né?

2009 tende a ser parecido, pois será meu último ano de doutoramento, então o bicho vai pegar! A música vai ser meu lexotan, pra variar!!!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Mensagem por bruno nunes Dom Dez 14, 2008 12:24 am

esse foi meu primeiro ano no contrabaixo...dps d alguns meses maturando a ideia, em fevereiro comprei meu bass e, sem trabalho, cai de cara nos estudos...achei soh agora o studybass.com + ta valendo...
toquei em uma banda pela primeira vez na vida, com um tio, um primo, e dois amigos q me conhecem d qndo eu era beeeeeem pequeno(hj eu tenho 1,88 ), ensaiamos bastante, tocamos em 2 casamentos, e agora demos uma parada...
descobri q os 120W do meu amp sao pouco ou q os falantes sao ruins...
eu nao sou de fazer espectativas pro proximo ano, entao que venha 2009!!!
abraços...

Última edição por bruno nunes em Dom Dez 14, 2008 12:24 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : apareceu um smile sem graça no meio do texto)

Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagem por LuCaSbass Dom Dez 14, 2008 1:13 am

Aprendizado: Bem, o ano começou bem com meu terceiro(e mais produtivo, por eu estar mais 'maduro' musicalmente) Curso de Verão da Escola de Música daqui de Brasília, onde estudei duas semanas com o Andre Vasconcellos e o Thiago Espírito Santo. Fiz varias aulas com o Oswaldo Amorim e amadureci bastante, e aprendi muita coisa tbm....

De equipamentos: Coloquei uma rampa e comecei a estudar a tecnica do Matt Garrison... depois fiquei um tempão sem ela por uns problemas na madeira mas agora ja coloquei de volta e nao tiro mais! Também comprei meu Hartke A70 e encomendei meu vertical que não chegou ainda(o cara disse que de semana q vem nao passa, mas pago pra ver)... Além de varios pedais que passaram na minha mao, só sobrando alguns poucos...

Gigs: Foram boas. Foi o ano que mais toquei com certeza... toquei bastante com um grupo de samba em shows abertos e ate um casamento... Além das gigs instrumentais que a cada show eh um aprendizado diferente

enfim, esse ano foi muito proveitoso! que venha 2009, e se Deus quiser com o vertical novo! euheuhe

Membro

Mensagem por Glauco Dom Dez 14, 2008 1:38 am

Legal!
O ano começou bem e está terminando melhor ainda !!
No meio do ano resolvi sair da minha banda de amigos, a 600ml e tentar algo mais serio, e entrei no santo graal, uma banda q esse ano tocou em festivais ate em Portugal, e tava legal, mas sei lá, não aceitei algumas diretrizes da banda e resolvi sair tb. ficar sem banda pra mim é torturante, enfim, achei uma banda bacana, com gente bacana, e o som está muito bom, ja tocamos no Einstein nas eliminatórias e semifinal de um concurso musical de bandas de funcionários etc, e estamos na final, concorrendo a 6 mil reais para a banda toda, pra mim é bastante pq nunca ganhei nada com música e vejo q musicos por ai tem q ralar muito p tirar seu milzinho....Pro ano q vem vamos aumentar o repertório, e estamos com perspectivas de tocar na tv, em programas de ENORME visualização...ams isso so esperando um pouco!

em 2009 vou fechar meu set, quero tentar acabar com o gas, vou atras de um 5 cordas definitivo!!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagem por Claudio Dom Dez 14, 2008 5:28 am

Bandas: Desde bastante tempo que não entro em bandas em fase de formação. Dou preferência pra trabalhos já montados e estruturados, com repertório certo... aquele lance de chegar e tocar. Já passei um pouco da idade e da fase de montar bandas do zero, escolher repertório, ensaiar até cansar, coisas desse tipo.

GIGs: Toco fixo com 2 bandas. Com o cantor e violonista Márcio Bombini, desde +ou- 1983, e esse ano passei a fazer fixo na banda da Violonista e cantora Silvia Akashi. No mais, são aquelas GIGs que pintam no decorrer do ano, na maior parte pra trabalhos de instrumental e, em geral, sempre em cima da hora... neguinho ligando de tarde pra ver se tem disponibilidade pra ir tocar a noite... pra ser honesto, eu adoro essas GISs, são as melhores!

Trabalhos: Neste ano entrei pra um projeto junto a uma ONG que leva a música a comunidades carentes. Participo desse projeto dando aulas nas oficinas de Home Studio e de Baixo Acústico. É um lance bem legal... fazemos um trabalho com formação de bandas, ao invés de aulas individuais, damos aulas pra uma banda completa, com todos os músicos juntos.

Aprendizado: Continuo estudando música pelo menos 2 horas por dia, de forma religiosa e, dentro desse estudo, inseri o Trompete, um instrumento muito gostoso de se tocar, principalmente quando se começa a tocar algo que faça sentido! Música é algo que não vou parar de estudar e aprender nunca, nem quando estiver bem velhinho gagá!

Perspectivas 2009: Espero que em 2009 possa continuar com os trabalhos da ONG. Já fechei também com 2 bares aqui do Rio pra fazer fixo toda sexta-feira, logo depois do Carnaval. Faço votos que as GIGs de instrumental de última hora continuem aparecendo. Mas, meu grande projeto pra 2009 em relação a música, é começar a me aprofundar nos estudos de Clássico e Erudito, pois em 2019 (10 anos) pretendo fazer meus primeiros testes pra Contrabaixista de uma Orchestra Sinfônica. Quero também poder montar uma banda só de Bossa-Nova (piano, baixo e percussão) com minha esposa nos Vocais!

Em 2009 quero também continuar a fazer com que o Fórum Contrabaixo BR ganhe cada vez mais novos adeptos, mantendo sempre a qualidade, o que nos torna um Fórum diferenciado. Pra isso, nós da administração do Fórum contamos com a participação de todos vocês!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Dez 14, 2008 10:49 am

Em relacao ao baixo especificamente, uma das melhores coisas q me aconteceu foi esse forum aqui. O ano nao foi muito bom pra gigs, pelo menos de baixo, mas foi o ano em q mais fiz gigs de outros instrumentos. Tenho tocado bastante guitarra e estou fazendo gig de percussao toda semana. Pra 2009 pretendo fazer um curso de baixo na Players School ou talvez na Bass Collective, alem de tocar mais...

Administrador

Mensagem por Göltork Dom Dez 14, 2008 11:05 am

Esse ano eu larguei a guitarra e o violão e resolvi partir pro baixo pq achava que era mais facil. (Quem já não ouviu isso antes?)
Comprei meu SX depois de ouvir muitos de vocês falarem desse baixo, embora minha G.A.S estivesse me pedindo um precision Squier já que gosto mais dos modelos precision e da escala escura deste baixo.
Nos 5 meses como aprendiz autodidata não progredi por falta de tempo (entenda-se: muito tempo no PC), indisponibilidade de horários (eu trampo a noite) e pouco treino (só em findis).

Ano que vem tenderá a ser ainda pior se tratando de aprendizado. Trabalharei ainda a noite e em seguida, após o trampo irei estudar em um Curso Técnico em Mecatrônica. O tempo que resta, vai ser dedicado ao meu sono.
Mesmo assim pretendo comprar um Squier, vender/trocar meu SX SJB 75 por aquele Fretless da SX que apereceu aqui no forum... mas ainda assim será mais para "coleção".

Enfim, que venha 2009!
Göltork
Göltork
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Dom Dez 14, 2008 12:55 pm

Legal que o tópico cresceu. Não fiz o primeiro review do ano para não influenciar. Agora vai:

2008 ficará marcado para mim como o ano de maior agito musical da minha vida.

Foram 22 Gig's, o mesmo número do ano passado, por coincidência. Mas a banda Kid Cuba teve muito mais visibilidade esse ano.

Gravamos em Abr uma música (Tanto Faz) que caiu no gosto de um cara de uma FM da região (97,5 FM) e nos deu muita força. Depois o programa desse cara foi para outra estação (Stereo Vale 103,9 FM) que ao meu ver tem mais abrangência na região.

Em Nov gravamos outro single (Agora Só) e este tocou muito mais na rádio. Nos primeiros 15 dias tocou direto. É muito legal estar no carro, por exemplo, e escutar uma música sua tocando. Um sonho que nunca pensei que realizaria.

Escutar uma chamado de um show de sua banda na rádio já é muito legal e esse ano vários shows nosso tiveram divulgação maior. Mas escutar seu som rolando é realmente um sonho realizado.

Fui entrevistado pelo jornal Vale Paraibano. Um reportagem de uma gata (Suzane Carvalho) falando sobre médicos, engenheiros e outros profissionais que depois do expediente se transformam em músico.
A reportagem de meia página teve uma foto minha como principal tocando num show.

Demos 2 entrevistas na Stereo Vale. Uma delas tocando acústico ao vivo. Não demos nunhuma entrevista para TV esse ano (no ano passado demos 2, mas para TV regionais apenas).

E a maior surpresa do ano foi uma homenagem que empresa em que trabalho como engenheiro me fez: Um Banner de 5,5 x 5m com fotos de minha banda colocada na entrada principal da fábrica (23.000 funcionários trabalham nessa unidade).

Era uma campanha sobre qualidade de vida em que ela mostrava alguns funcionários em atividades esportivas ou social fora da empresa. Eu fui o véio propaganda dessa campanha... hehehehe.

Em termos de Gear, fui um dos piores dos últimos 5 anos. Só coloquei pick-up custon Shop Fender 60's num baixo Southern Cross. Mas o baixo ficou incrível. Com um som parecido com o Fender 83 Americano.

Para 2009 pretendemos gravar mais músicas e lá pra 2010 já ter músicas suficientes para montar um CD.

A outra banda de São Paulo (Expressão de rock Progressivo) foi bem mais devagar. fizemos só um ou 2 ensaios apenas.

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por jiroumaru Dom Dez 14, 2008 8:05 pm

Este foi o ano que eu comecei a estudar música. Não sei exatamente porque eu escolhi o contrabaixo, mas vejo que foi a decisão correta. Apesar de passar muitas horas do dia escutando música eu realmente sabia muito pouco de teoria e o estudo do contrabaixo me iniciou nos estudos. No mês passado comprei uma guitarra e pretendo continuar a estudar os dois instrumentos por muitos anos.
Se a vida profissional permitir quem sabe entro em alguma banda ou pelo menos um grupo para tocar regularmente.

YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagem por Renato Seg Dez 15, 2008 11:00 am

2008 foi o ano de início de minha relação de amor e ódio com o Baixo... Entre os instrumentos que sempre achei bacanas e desejei tocar, fiz a escolha que me trouxe até aquí.

Após quase 1 ano de aulas semanais e ensaios diários olho para tras e vejo como coisas que para mim eram "bichos de sete cabeças" hoje são simples e intuitivas... Frases que dizia nunca ser capaz de executar hoje fluem de forma natural e deixam até a mim espantado.

Ouví muita música, dos mais variados estilos, em casa, no carro, no trabalho, até quase enjoar. Isso foi e continua sendo ótimo pois aguçou minha percepção musical e me ajudou a selecionar o que ensaio e quero tocar

A algum tempo estou em busca de uma galera para juntos fazermos um som, já não tenho mais saco para tocar em casa ouvindo playback... Mas o principal problema é a falta de um baterista disponível na região... E olhe que conheço muita gente ligada à música! Guitarrista base tem a cada esquina, vocal tb (todo mundo quer aparecer.. Very Happy), guita solo já é mais difícil mas tb tem, já batera é igual a pé de cobra, uma raridade... Sad

Para 2009 pretendo comprar um amp/cubo que sirva para pequenas e médias apresentações, já dando seguimento ao meu projeto de iniciar algo diferente dos estudos. A partir da metade do ano, dependendo de minha evolução, começarei a pensar seriamente na aquisição de um novo baixo para em seguida transformar o meu em fretless. Tavez lá pelo final do ano ensaiar alguns passos no violão - instrumento que não me é muito simpático - só porque tem um em casa que comprei para minha esposa, que cismou querer tocar depois que comprei meu baixo e só fez 2 aulas, hoje nem olha para ele.

Ah, como meta também quero poder postar que fiz minha primeira GIG!!! lol!

Última edição por Renato em Seg Dez 15, 2008 4:41 pm, editado 2 vez(es)

Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagem por Fá Mendonça Seg Dez 15, 2008 1:43 pm

2008 foi um ano que começou muito bem musicalmente falando. Estudei no Curso de Verão da escola de Música de Brasília, junto com o LucassBass, e tive a oportunidade de conhecer e trocar experiências com muitos músicos e estudantes de música de várias regiões do país. Também fiz 2 apresentações com uma banda de rock'n roll cheia de coroas (eu só tenho 25). Foi muito divertido, lotamos uma casa bem importante aqui de Brasília, apesar dos donos não acreditarem que éramos capazes (Toma!).

Infelizmente tive que deixar de lado os estudos de contrabaixo para me dedicar em minha graduação, que graças a Deus acabei de concluir com o projeto de uma aplicação web de Percepção Musical que já me rendeu até convites para mestrado e publicação de artigos. Very Happy

Sempre que me restava um tempinho eu pegava o meu violão, um véio yamaha C40, e estudava harmonia para não ficar 100% afastado da música. Também antes de dormir - geralmente 4:30 da manhã - eu dava uma lida em livros de teoria, harmonia para "desacelerar". Até descobri umas relações interessantes entre superposição de intervalos e Álgebra.

Para 2009 espero poder voltar com tudo aos estudos do nosso amado instrumento. Inclusive para o GAS, eu mandei fazer um baixo que acho que vai ficar muito bom mesmo! Também espero voltar a tocar rock`n roll com os coroas (o batera tem mais de 60 anos) e estou com um grupo de samba com uns amigos - ainda em fase de preparação de repertório. Planejamos iniciar nossas apresentações no ano que vem.

Também pretendo comprar um bom cubo pra mim em 2009. Assim que terminar de construir a minha casa e juntar as escovas de dentes com a muié!

http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

http://www.youjammer.com

Mensagem por NESCAU Ter Dez 16, 2008 1:51 am

Meu ano, do ponto de vista musical, foi ótimo, toquei bastante, foi uma média de 3 bailes/gigs por semana, deu pra pagar as contas e sustentar a GAS, que embora em menor grau, fez com que eu deixasse de comprar uma moto à vista para comprar um cubo Hartke e continuar andando de busão. Ando de busão, mas finalmente consegui achar o timbre clean que eu sonhava. É Mara! cheers
E agora, para 2009, quero montar a minha tão sonhada banda de rock, comprar alguns pedais, além de participar de muitas gigs, e inclusive, quero ver se dou um pulo na Bahia depois da minha formatura. Quero ver se consigo algumas gigs por lá. Ou fazer uma viagem para Cuba. Vamos ver onde as economias vão alcançar... É isso!

santa Um feliz Natal e um Próspero Ano Novo! rendeer

Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo