A Evolução do Sertanejo
+10
Glauco
Binão
Claudio Rocha
tiodu
Andrezinho
Cantão
allexcosta
Vlad
Quesadoc
Ber
14 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
A Evolução do Sertanejo
Acabei por ouvir nesses dias uma gravações do início da década de 90 quando a maioria das duplas mais famosas hoje começaram a estourar: Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo.
Dá pra ver que as gravações no começo era bem mais simples, inclusive a questão de arranjos. Parece que o mesmo guitarrista gravava para todas as duplas tamanha a semelhança nas gravações.
Aí pensei em criar esse tópico, ainda mais porque tem colegas aqui que eu sei que tocam ou já tocaram Sertanejo. Não vou entrar muito no mérito dessa questão do Sertanejo de raiz e tal. Tô falando mais exclusivamente dessas duplas que já citei.
Ao meu ver, parece que quando essas duplas começaram a estourar começou também um investimento muito maior. O avanço é bem interessante! Hoje em dia são grandes produções e músicos excelentes nessas bandas. A música está mais trabalhada, melhor de escutar, de mais bom gosto.
Sertanejo é uma das coisas que eu ainda não toquei mas acharia bem legal se aparecesse a oportunidade, principalmente pelo nível de profissionalismo e qualidade na produção e dos músicos (claro que existem trabalhos "fuleiros" também).
PRA EXEMPLIFICAR:
Zezé di Camargo e Luciano - Como um anjo (Gravação original)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/79838977/7e142606" width="420" height="250" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Zezé di Camargo e Luciano - Faz mais uma vez comigo (Gravação original)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/69333957/3d4e33d8" width="420" height="250" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Zezé di Camargo e Luciano - Como um Anjo / Faz mais uma vez comigo (Shows mais recentes)
Dá pra ver que as gravações no começo era bem mais simples, inclusive a questão de arranjos. Parece que o mesmo guitarrista gravava para todas as duplas tamanha a semelhança nas gravações.
Aí pensei em criar esse tópico, ainda mais porque tem colegas aqui que eu sei que tocam ou já tocaram Sertanejo. Não vou entrar muito no mérito dessa questão do Sertanejo de raiz e tal. Tô falando mais exclusivamente dessas duplas que já citei.
Ao meu ver, parece que quando essas duplas começaram a estourar começou também um investimento muito maior. O avanço é bem interessante! Hoje em dia são grandes produções e músicos excelentes nessas bandas. A música está mais trabalhada, melhor de escutar, de mais bom gosto.
Sertanejo é uma das coisas que eu ainda não toquei mas acharia bem legal se aparecesse a oportunidade, principalmente pelo nível de profissionalismo e qualidade na produção e dos músicos (claro que existem trabalhos "fuleiros" também).
PRA EXEMPLIFICAR:
Zezé di Camargo e Luciano - Como um anjo (Gravação original)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/79838977/7e142606" width="420" height="250" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Zezé di Camargo e Luciano - Faz mais uma vez comigo (Gravação original)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/69333957/3d4e33d8" width="420" height="250" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Zezé di Camargo e Luciano - Como um Anjo / Faz mais uma vez comigo (Shows mais recentes)
Re: A Evolução do Sertanejo
pow, meu.. incorporação desativada...
anyway, fui a um show de Zeze e Luciano em Julho... p*** showzaço!!
infelizmente depois da cirurgia o zezé não alcança mais aqueles xtremeagudos, mas anima do mesmo jeito....
anyway, fui a um show de Zeze e Luciano em Julho... p*** showzaço!!
infelizmente depois da cirurgia o zezé não alcança mais aqueles xtremeagudos, mas anima do mesmo jeito....
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc- Membro
Fala Ber... essa evolução aconteceu msm...
O mercado de sertanejo amadureceu mt nas duas últimas décadas... gerou mt grana; e onde entra mt grana (é de se esperar q) a qualidade técnica tb dá um UP.
Tanto foi q hj é um dos mais estabilizados (señ o mais) mercados p/ música no Brasil.
Na última entrevista do Chitãozinho e Xororó na Gabi eles comentam um pouco sobre essas diferenças no início de suas carreiras e de como este meio musical de desevolveu nos últimos anos.
Deve se ponderar tb q quase td q envolve a música feita no Brasil nesse período melhorou mt em termos de produção (tem a questão da abertura do mercado p/ tecnologia de fora na década de 90; profissionalização dos estúdios e operadores, e tal); mas de fato quando focamos na música sertanejo o salto foi muito significativo.
O mercado de sertanejo amadureceu mt nas duas últimas décadas... gerou mt grana; e onde entra mt grana (é de se esperar q) a qualidade técnica tb dá um UP.
Tanto foi q hj é um dos mais estabilizados (señ o mais) mercados p/ música no Brasil.
Na última entrevista do Chitãozinho e Xororó na Gabi eles comentam um pouco sobre essas diferenças no início de suas carreiras e de como este meio musical de desevolveu nos últimos anos.
Deve se ponderar tb q quase td q envolve a música feita no Brasil nesse período melhorou mt em termos de produção (tem a questão da abertura do mercado p/ tecnologia de fora na década de 90; profissionalização dos estúdios e operadores, e tal); mas de fato quando focamos na música sertanejo o salto foi muito significativo.
Só clicar no "Assista no Youtube" que rola. Sei lá porque os caras desativam a incorporação que facilita a vida de todo mundo.
Pois é, Vlad! Esqueci de citar a abertura de mercado e a tecnologia!
Realmente os arranjos evoluíram bastante. Começaram a fazer uso de bandas renomadas como Placa Luminosa e Roupa Nova pra gravar as bases. Além disso, a música country americana deu uma evoluída gigante nos últimos anos, basta ouvir Shania Twain, Rascal Flatts, etc... E normalmente os artistas de música sertaneja acompanham o que tá acontecendo na fonte. E acredito que todos concordam que a fonte desse sertanejo pop realmente é Nashville, de onde aliás, saem as melhores gravações de hoje em dia, na minha opinião...
Última edição por allexcosta em Seg Ago 09, 2010 11:01 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : burrice aguda)
Ah! Lembrei de uma história aqui.
Uns tempos atrás fui visitar um amigo meu que passou num concurso e foi morar em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Por coincidência tava rolando uma exposição numa cidade perto chamada Venda Nova do Imigrante.
Resolvemos ir e ia ter show do CPM 22 e do Eduardo Costa. Até então só conhecia o Eduardo Costa por nome e nem tinha ouvido nada no trabalho dele.
A diferença entre os dois shows foi gritante. Mas muito gritante mesmo. Não tinha palco principal e secundário, Eduardo Costa e CPM 22 tocaram em palcos diferentes. Provavelmente o Eduardo levou toda a estrutura, inclusive de palco.
O som dele tava perfeito. Mesmo com banda grande se ouvia tudo e muito bem. Uma qualidade impressionante. Já o show do CPM... nada contra a banda é claro, mas foi bem zoneado.
Uns tempos atrás fui visitar um amigo meu que passou num concurso e foi morar em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Por coincidência tava rolando uma exposição numa cidade perto chamada Venda Nova do Imigrante.
Resolvemos ir e ia ter show do CPM 22 e do Eduardo Costa. Até então só conhecia o Eduardo Costa por nome e nem tinha ouvido nada no trabalho dele.
A diferença entre os dois shows foi gritante. Mas muito gritante mesmo. Não tinha palco principal e secundário, Eduardo Costa e CPM 22 tocaram em palcos diferentes. Provavelmente o Eduardo levou toda a estrutura, inclusive de palco.
O som dele tava perfeito. Mesmo com banda grande se ouvia tudo e muito bem. Uma qualidade impressionante. Já o show do CPM... nada contra a banda é claro, mas foi bem zoneado.
allexcosta escreveu:E acredito que todos concordam que a fonte desse sertanejo pop realmente é Nashville, de onde aliás, saem as melhores gravações de hoje em dia, na minha opinião...
Não conheço muito do Country Americano. O que eu já ouvi de mais atual é o Trace Adkins. Produção bem legal e um som bom de escutar. Tudo muito "equilibrado".
^ Escuta Rascal Flatts e diz o que tu acha...
allexcosta escreveu:Além disso, a música country americana deu uma evoluída gigante nos últimos anos, basta ouvir Shania Twain, Rascal Flatts, etc... E normalmente os artistas de música sertaneja acompanham o que tá acontecendo na fonte. E acredito que todos concordam que a fonte desse sertanejo pop realmente é Nashville
O Chitão e o Xororó falem tb sobre essa influência para eles naquela entrevista q citei...
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc- Membro
O Chitão e Xororó é bem mais antigo , estouraram bem antes da década de 90 , e pensar que tudo começou com um fio de cabelo rsrsrss , mas entendi o seu post Ber...os caras evoluiram muito nos arranjos ...
Cantão- Moderador
allexcosta escreveu:^ Escuta Rascal Flatts e diz o que tu acha...
Sugestão anotada! Vou ouvir com calma e te falo.
Cantão escreveu:O Chitão e Xororó é bem mais antigo , estouraram bem antes da década de 90 , e pensar que tudo começou com um fio de cabelo rsrsrss , mas entendi o seu post Ber...os caras evoluiram muito nos arranjos ...
Pois é, Cantão. Falha minha! Eu dei uma pesquisada agora e vi que eles estouraram em 82!
allexcosta escreveu:^ Escuta Rascal Flatts e diz o que tu acha...
Bem legal e muito bom! Ouvi algumas músicas de gravação em estúdio, mas eu sempre gosto mais de ouvir como soa ao vivo. Encontrei um DVD deles gravado em Daytona Beach.
Dá pra perceber a semelhança entre eles e o tal Sertanejo Universitário que está na moda aqui.
Espero não ser polêmico, mas vamos lá!
Lá no início dos tempos, quando a música sertaneja era música sertaneja de verdade e as tais "duplas caipiras" eram realmente de trabalhadores do campo que cantavam a vida simples do campo, seus amores e seu dia-a-dia, não havia muita pretensão de sucesso.
Falo de Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, etc...
Quando caiu o tal fio de cabelo, Chitão e Xororó já eram bem conhecidos no interior paullista. Mas fizeram sucesso e levaram com eles outras duplas como Leandro e Leonardo, etc...
Abriu a porteira... E vieram vários outros. O dinheiro que rola nisso é absurdamente incalculável! E como tudo que é bom acaba "enchendo", hoje a música "caipira" se afastou muito da música sertaneja", existem alguns trocentos milhões de "sertanejos" cantando que jamais foram ao interior e que copiam o country americano. E copiam mal...
As duplas mais ricas podem pagar excelentes arranjadores, uma baita banda com músicos excelentes, um grupo de dançarinas, telão de 1 milhão de polegadas, etc... O que se vê é qualidade musical e de produção lá no alto...
Mas eu não curto nada o estilo "gato-esganiçado" de cantar. Não curto o tipo de música e nem o que rola por trás disso! Quando começam com aquelas dancinhas que imitam os cowboys americanos e o country americano, e que nada tem a ver com as danças e a cultura do interior do interior do Brasil, sinto gosto de falsidade! Então só ouço música caipira pra ouvir realmente, estudar e ver o que há de bom. Mas não pra curtir a música.
Se for pra curtir a música, volto ao sertanejo de verdade, ouvindo um Sérgio Reis, um Almir Sater, um Rolando Boldrim, um Germano Mathias...
Tipo assim...
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/jNJJZXodjtU&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/jNJJZXodjtU&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Lá no início dos tempos, quando a música sertaneja era música sertaneja de verdade e as tais "duplas caipiras" eram realmente de trabalhadores do campo que cantavam a vida simples do campo, seus amores e seu dia-a-dia, não havia muita pretensão de sucesso.
Falo de Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, etc...
Quando caiu o tal fio de cabelo, Chitão e Xororó já eram bem conhecidos no interior paullista. Mas fizeram sucesso e levaram com eles outras duplas como Leandro e Leonardo, etc...
Abriu a porteira... E vieram vários outros. O dinheiro que rola nisso é absurdamente incalculável! E como tudo que é bom acaba "enchendo", hoje a música "caipira" se afastou muito da música sertaneja", existem alguns trocentos milhões de "sertanejos" cantando que jamais foram ao interior e que copiam o country americano. E copiam mal...
As duplas mais ricas podem pagar excelentes arranjadores, uma baita banda com músicos excelentes, um grupo de dançarinas, telão de 1 milhão de polegadas, etc... O que se vê é qualidade musical e de produção lá no alto...
Mas eu não curto nada o estilo "gato-esganiçado" de cantar. Não curto o tipo de música e nem o que rola por trás disso! Quando começam com aquelas dancinhas que imitam os cowboys americanos e o country americano, e que nada tem a ver com as danças e a cultura do interior do interior do Brasil, sinto gosto de falsidade! Então só ouço música caipira pra ouvir realmente, estudar e ver o que há de bom. Mas não pra curtir a música.
Se for pra curtir a música, volto ao sertanejo de verdade, ouvindo um Sérgio Reis, um Almir Sater, um Rolando Boldrim, um Germano Mathias...
Tipo assim...
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/jNJJZXodjtU&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/jNJJZXodjtU&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Ou assim:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/btirbpVkVho&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/btirbpVkVho&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/btirbpVkVho&hl=pt_BR&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/btirbpVkVho&hl=pt_BR&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
Andrezinho escreveu:Espero não ser polêmico, mas vamos lá!
Sem dúvida muitos de nós preferimos Almir Sáter a Bruno e Marrone, mas o Ber já tinha sido bem específico lá em cima, quando disse:
Ber escreveu:Aí pensei em criar esse tópico, ainda mais porque tem colegas aqui que eu sei que tocam ou já tocaram Sertanejo. Não vou entrar muito no mérito dessa questão do Sertanejo de raiz e tal. Tô falando mais exclusivamente dessas duplas que já citei.
Pois é, Tio Allex... Por isso eu só citei no final...
heheheheheheheheheheheheheh
Realmente não curto o estuilo, mas respeito prakaray o pessoal que rala no palco com eles! São muuuuuuuito bons!
heheheheheheheheheheheheheh
Realmente não curto o estuilo, mas respeito prakaray o pessoal que rala no palco com eles! São muuuuuuuito bons!
Andrezinho- Membro
Ñ são comparáveis msm... essa música sertaneja mais comercial acabou se tornando um estilo específico...
Mas na minha opinião Milionário e José Rico já se enquadram nessa classificação mais moderna, foram peças importantes nesta transição inclusive...
Mas na minha opinião Milionário e José Rico já se enquadram nessa classificação mais moderna, foram peças importantes nesta transição inclusive...
E TODA entrevista que eu vi com o Tinoco até hoje foi sensacional. A história dele é uma coisa espetacular.
Concordo. Acaba que não tem outro jeito: esse estilo ficou conhecido como Sertanejo mesmo.
E TODA entrevista que eu vi com o Tinoco até hoje foi sensacional. A história dele é uma coisa espetacular.
Vlad escreveu:Ñ são comparáveis msm... essa música sertaneja mais comercial acabou se tornando um estilo específico...
Concordo. Acaba que não tem outro jeito: esse estilo ficou conhecido como Sertanejo mesmo.
Sem contar as grandes produções anuais: os "Rodeios". Sou morador de Osasco, e moro um pouco longe dos locais reservados para os rodeios, mas sempre dá pra escutar os "Alô galera bate a mão e bate o pé! PRAPRAPRA". É incrível a estrutura destes shows!
tiodu- Membro
Infelizmente, e evolução do sertanejo não trouxe uma evolução nos cachês dos músicos.
Muito pelo contrário, tocar com um artista sertanejo famoso nos anos 90 significava receber 2 tabelas por show, na pior das hipóteses 1 e 1/2. Depois caiu para 1 tabela por show, e nesses últimos anos a coisa desandou. Tem muita dupla estourada cobrando R$ 250.000 por show, fazendo 27 shows por mês, e pagando 400 mangos para os músicos, menos da metade da tabela da OMB. E muito músico bom pra caramba se sujeitando a isso, sem o mínimo problema.
Cada um sabe aonde "aperta o calo" mas, por essas e por outras, é o que o mercado vai ficando uma zona.
Abraço!
Muito pelo contrário, tocar com um artista sertanejo famoso nos anos 90 significava receber 2 tabelas por show, na pior das hipóteses 1 e 1/2. Depois caiu para 1 tabela por show, e nesses últimos anos a coisa desandou. Tem muita dupla estourada cobrando R$ 250.000 por show, fazendo 27 shows por mês, e pagando 400 mangos para os músicos, menos da metade da tabela da OMB. E muito músico bom pra caramba se sujeitando a isso, sem o mínimo problema.
Cada um sabe aonde "aperta o calo" mas, por essas e por outras, é o que o mercado vai ficando uma zona.
Abraço!
Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
As gravações destes "Caipiras" americanos são fantásticas.
Não curto muito as musicas, mais escudo tudo o que posso destes caras pra apreciar um trabalho bem feito.
Em relação ao tópico: percebi um evolução grande na qualidade da musica feita pelos nossos "setanejos". Qualidade sempre tivemos no que diz respeito aos musicos.
Mais acho isto mais fruto da globalização do que da melhora do gosto dos ouvintes.
Não curto muito as musicas, mais escudo tudo o que posso destes caras pra apreciar um trabalho bem feito.
Em relação ao tópico: percebi um evolução grande na qualidade da musica feita pelos nossos "setanejos". Qualidade sempre tivemos no que diz respeito aos musicos.
Mais acho isto mais fruto da globalização do que da melhora do gosto dos ouvintes.
^Isso ai é cruel heim....oloco, deve dar ate raiva nos músicos. Que ate conseguem receber uma graninha boa no final de 27 shows, mas tb trabalham pra caramba.
eu não manjo nada de Sertanejo, mas uma vez, na inauguração do Vila country aqui em SP, assisti ao show do Rio Negro e solimôes, caraca meu, muito bom o show, músicos de primeira mesmo!
eu não manjo nada de Sertanejo, mas uma vez, na inauguração do Vila country aqui em SP, assisti ao show do Rio Negro e solimôes, caraca meu, muito bom o show, músicos de primeira mesmo!
Glauco- Membro
O grande barato desse tópico é justamente ouvir opiniões diversas. E também de quem já tem uma carreira consolidada e pode falar dos bastidores, como o Claúdio.
Realmente R$ 400 por show é duro, mesmo ganhando no volume de shows. Talvez seja esse o raciocínio dos empresários.
Realmente R$ 400 por show é duro, mesmo ganhando no volume de shows. Talvez seja esse o raciocínio dos empresários.
Gravei um CD uns tempos atrás, onde todas as músicas tinham como referência uma música country americana dessa geração mais pop: Taylor Swift, Keith Urban, Rascall Flats, etc. A gente ouvia uma música para ter idéia de timbre, levada, climas, e depois gravava.allexcosta escreveu:Realmente os arranjos evoluíram bastante. Começaram a fazer uso de bandas renomadas como Placa Luminosa e Roupa Nova pra gravar as bases. Além disso, a música country americana deu uma evoluída gigante nos últimos anos, basta ouvir Shania Twain, Rascal Flatts, etc... E normalmente os artistas de música sertaneja acompanham o que tá acontecendo na fonte. E acredito que todos concordam que a fonte desse sertanejo pop realmente é Nashville, de onde aliás, saem as melhores gravações de hoje em dia, na minha opinião...
Coloquei uma música aqui pra quem se interessar.
<embed src="http://www.4shared.com/embed/357987805/94fe2bb8" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Última edição por Claudio Rocha em Qua Ago 11, 2010 12:01 am, editado 1 vez(es)
Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
^ Depois de ouvir um pouco de Rascal Flatts dá pra ver a influência do Country Americano em muita coisa do Sertanejo mais atual daqui.
Conversei rapidamente sobre o mercado Sertanejo aqui em Belo Horizonte com um amigo baixista que tem uma estrada boa já. Ele me falou isso:
"hj em dia quem toca sertanejo ja sabe tudo
vc ja tem que chegar sabendo"
"hj em dia quem toca sertanejo ja sabe tudo
vc ja tem que chegar sabendo"
^ É assim que funciona em qualquer estilo...
Ber escreveu:allexcosta escreveu:^ Escuta Rascal Flatts e diz o que tu acha...
Bem legal e muito bom! Ouvi algumas músicas de gravação em estúdio, mas eu sempre gosto mais de ouvir como soa ao vivo. Encontrei um DVD deles gravado em Daytona Beach.
Dá pra perceber a semelhança entre eles e o tal Sertanejo Universitário que está na moda aqui.
Em estúdio eles mostram que sabem, ao vivo então fazem a festa. Melhor, é banda de show mesmo, dedicada a isso, dá pra perceber que os arranjos das músicas ao vivo são sempre melhores do que as originais de estúdio. Só olhar no youtube que tem centenas de vídeos ao vivo, incluindo o usuário oficial deles.
Aliás, duas músicas deles já foram transformadas em lixo por aqui: Stand e What Hurts the Most.
Bom, pelo menos uma coisa tenho de bom apesar de não saber tocar: se um dia for tocar sertanejo, não vou me estressar e vou entrar sabendo
Agora, tocar algum dia são outros quinhentos.
Andremoura- Membro
O mais impressionante é que foi uma molecada quem fez quase tudo. Tirando eu e o baterista, que somos "tiozões", os outros músicos, o arranjador/produtor e o técnico que mixou não têm mais que 25 anos.Andremoura escreveu:
Caramba Cláudio, que qualidade de gravação! Timbraços!
Realmente uma outra geração, mais influenciada pelo pop / country americano. Bem diferente da anterior, que tinha muito mais influência do brega, e que conseguiu fazer versões muito ruins de músicas americanas muito boas.
^Muito bom Claudião...
Cantão- Moderador
Legal a gravação...som bem equilibradinho, show de bola, parabéns !!!
Fabio Motta- Membro
allexcosta escreveu:^ É assim que funciona em qualquer estilo...
O negócio é como começar então? Estudar o máximo possível sozinho pra pegar o "sotaque" e familiarizar com o Sertanejo e depois procurar gig com a cara e a coragem?
Vlad escreveu: Milionário e José Rico já se enquadram nessa classificação mais moderna, foram peças importantes nesta transição inclusive...
Por isso usei eles como exemplo! Eles, logo depois de Chitãozinho & Xororó e um pouco antes de Leandro & Leonardo!
Não o regional como Tonico e Tinoco...
Ber escreveu:Concordo. Acaba que não tem outro jeito: esse estilo ficou conhecido como Sertanejo mesmo.
Nisso você tá certo! Mas pra mim, vai continuar sendo caipira! O SERTANEJO pra mim continua com Almir Sater, Sérgio Reis, Tonico & Tinoco e etc...
Andrezinho- Membro
Putz... 400 pilas pra tocar 2 horas com esses caras...
É brabo...
Mas não precisa ir muito longe pra ver a evolução dos arranjos:
Eduardo Lage (arranjador do Roberto Carlos), Claudio Paladini e até |Eduardo Souto Neto já fizeram arranjos pra C&X! Acho que o Cláudio tá com eles até hoje...
É brabo...
Mas não precisa ir muito longe pra ver a evolução dos arranjos:
Eduardo Lage (arranjador do Roberto Carlos), Claudio Paladini e até |Eduardo Souto Neto já fizeram arranjos pra C&X! Acho que o Cláudio tá com eles até hoje...
Andrezinho- Membro
Vou dar uma pesquisada nesses nomes, Andrezinho!