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Mensagem por Wotan Ter Nov 18, 2008 9:09 pm

Concordo que as listrinhas sejam bonitas.
Concordo também com o Alencar quando diz que prefere o braço todo liso, o que também é bonito.
Mas não estou questionando a beleza. Aliás seu trabalho Luthier é coisa muito fina, coisa de mestre. Parabéns!
A questão é a seguite: O verdadeiro músico deve ter sentido de afinação e percepção musical. Colocar o dedo sobre as listrinhas, não garante isto. É preciso ter ouvido musical. Além disso a corda pressionada sobre um plástico!!! Sei não...
Agora, imaginem só uma orquestra sinfônica inteira no escuro do fosso de um palco de ópera com listrinhas ou com papel verde que brilha no escuro.

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Mensagem por LuCaSbass Ter Nov 18, 2008 9:13 pm

Wotan escreveu:O verdadeiro músico deve ter sentido de afinação e percepção musical.
E Gary Willis, Thiago Espirito Santo, Jaco Pastorius, Alain Caron, Sylvinho Mazzuca não são 'verdadeiros' musicos?
e o Gary ainda usa rampa, considerado por alguns aqui do forum uma 'muleta'... e enquanto agente fala isso ele ta la fazendo o trabalho dele e aposto q ninguem que toca com ele esta interessado se ele toca com marcação ou nao, com rampa ou nao etc, e sim no som maravilhoso q ele tira...

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Mensagem por Wotan Ter Nov 18, 2008 9:28 pm

Carter, Holland, Pedersen, Mingus, Haden, Zeca Assumpçao, Luiz Alves, etc. usam (usavam) listrinhas???

Claro que estes que você citou Lucas, são verdadeiros (até demais) e se usam (usavam) marcas talvez seja (fosse) só pela ... beleza. Eles não precisam (precisavam) deste artifício.

Obs.: Pastorius retirou os trastes ele próprio e não colocou listrinhas e sim uma massa de cor (quase) igual do espelho só para tapar os buracos. Acho que ele não teve a intenção de deixar marcas visíveis.

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Mensagem por allexcosta Ter Nov 18, 2008 9:29 pm

Wotan escreveu:Quem se propõe a tocar um instrumento sem trastes deve dispensar isto.

Nao se esqueca de q gosto eh igual a nariz... Cada um tem o seu...

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Mensagem por LuCaSbass Ter Nov 18, 2008 9:32 pm

allexcosta escreveu:
Wotan escreveu:Quem se propõe a tocar um instrumento sem trastes deve dispensar isto.

Nao se esqueca de q gosto eh igual a nariz... Cada um tem o seu...
exatamente. acho um artificio valido mas nao deve se prender somente a isso. sabe qual a probabilidade de vc acertar a nota num braço fretless, com ou sem 'marquinha'? 0%... vc pode chegar perto mas nunca vai acertar 100%, isso é um fato matematico. se pode usar artificios para chegar mais perto pq nao usar?
esses musicos q vc citou eu conheço bem eles, e assim como os que eu citei acho eles fantasticos... ninguem eh menos musico q ninguem por usar 'listrinha'.
alias, eu pedi meu vertical sem marcação nenhuma, para exercitar minha percepção mesmo, e me preparar para o acustico. mas não vai por causa disso que quando eu tocar afinado eu vou falar mau do Thiago ou de outros tantos... não mesmo.

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Mensagem por Wotan Ter Nov 18, 2008 9:43 pm

Muito boa a sua colocação. A chance de acertar a nota no salto é 0%. Chega-se perto e numa fração de segundo dá-se uma puxadinha ou inclinadinha no dedo para acertar a afinação. Tenho experiência disto pois toco violoncelo (sem listrinhas) há 20 anos.
"Niguém é menos músico que niguém por usr listrinha". CORRETÍSSIMO. Basta ver os exemplos que você citou.
Mas... por este motivo, creio que as listrinhas criam um certo clima de falsa segurança no músico iniciante, se não tiver ouvido apurado. Ele coloca o dedo sobre a marca e acha que está tudo bem.


Última edição por Wotan em Ter Nov 18, 2008 10:01 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por LuCaSbass Ter Nov 18, 2008 9:48 pm

Wotan escreveu:Mas... por este motivo, creio que as listrinhas criam um certo clima de falsa segurança no músico iniciante, se não tiver ouvido apurado. Ele coloca o dedo sobre a marca e acha que está tudo bem.
é, isso eh certo. o primeiro fretless que eu tive era sem listras, so com as bolinhas em cima, e ainda meio desafinado, entao tive q ir no ouvidão mesmo. até com listras, dependendendo da regulagem de oitavas q vc faz, vai ter 'casa' q vc tem q apertar um pouco mais a esquerda... mas para iniciante acho valido sim, e para mais experientes tbm... mas tem q tomar esse cuidado. mas enfim... se o som não é bom, nao eh listrinha que vai resolver...

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Mensagem por Wotan Ter Nov 18, 2008 10:00 pm

Perfeito! Então concordamos (pelo menos em parte). Não sou radicalmente contra as marcas. Apenas não as usaria e não as aconselho. Use quem quiser e gostar.

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Mensagem por Claudio Ter Nov 18, 2008 10:55 pm

Na minha opinião, a não utilização de marcações em instrumentos não temperados tem duas funções:

1 - Estética: Acho que uma escala completamente lisa fica bem mais bonita do que aquelas com marcações;

2 - Afinação: Tocar um instrumento não temperado requer que você reeduque seus ouvidos, que passe a trabalhar com a afinação auditiva ao invés da afinação visual. Seus ouvidos é que irão dizer se você está ou não na nota correta, a comma que falta pra você alcançar determinada nota, e por aí vai... Com isso, sua percepção musical aumenta de forma rápida e dinâmica, e em pouco tempo você verá que as marcações atrapalham mais do que ajudam.

Se hoje eu estou tendo uma evolução bem rápida no aprendizado do Trompete, deve-se ao fato de tocar baixo acústico há muitos anos, e ter uma audição bem apurada pela escala do instrumento.

Pra começar a treinar isso é bem fácil... passe a tocar no escuro, pare de olhar pra escala enquanto toca, coloque uma venda nos olhos se necessário, compre um fretless completamente liso... com o tempo você perceberá que é muito mais interessante ter a afinação guiada pelos ouvidos do que pelos olhos!

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Mensagem por Wotan Ter Nov 18, 2008 11:48 pm

Brilhante Cláudio! Concordo plenamente.
Só quem toca instrumentos não temperados sabe exatamente do que estamos falando. Ajustar o(s) comma(s) que falta(m) para afinar a nota numa fração de segundo depende somente do ouvido bem treinado.

Portanto sigam estes conselhos:
1. Dispensem as marcas.
2. Não olhem para a escala.
3. Jamais tirem a mão dela.
4. Usem e abusem do glissando e do vibratto, pois as chances de erro serão bem menores.

No início pode ser difícil mas o tempo trará os resultados.
Um bom e simples exercício é aquele conhecido entre músicos de instrumentos não temperados, popularmente chamdo de "Tortura Chinesa", que consiste em ir de uma nota até a sua oitava acima e abaixo na mesma corda glissando.


Última edição por Wotan em Qua Nov 19, 2008 1:15 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Daniel Ter Nov 18, 2008 11:49 pm

olha, eu desfretei o meu tagima e tá muito bom de tocar com as marcações. No meu caso, que nunca tinha tocado um fretless, estou apanhando um pouco até mesmo com as linhas. Elas têm me ajudado bastante a acostumar o ouvido. Isso que o Cláudio falou do treino do ouvido é uma boa mesmo e funciona.

Concordo que a escala toda lisa é muito mais bonita. Eu preferi fazer com a marcação marfim pois de todos os fretless que vi usando massa da cor da escala as linhas não sumiram totalmente, então optei por deixar as linhas aparentes de uma vez ao invés de tentar ocultar.

Mas eu penso em mandar fazer um braço todo fretless liso pra ele daqui a algum tempo.

Agora, se é melhor, pior, mais feio ou mais bonito, isso é pessoal e temos que respeitar as opiniões de cada um. No MEU caso as marcações estão me servindo muito bem e não tenho do que reclamar.

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Mensagem por Ivanov_br Ter Nov 18, 2008 11:59 pm

Não tenho preconceitos, mas lisão é mais bonito.

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Mensagem por Wotan Qua Nov 19, 2008 12:00 am

danielreo escreveu:Concordo que a escala toda lisa é muito mais bonita. Eu preferi fazer com a marcação marfim pois de todos os fretless que vi usando massa da cor da escala as linhas não sumiram totalmente, então optei por deixar as linhas aparentes de uma vez ao invés de tentar ocultar.
É impossível fazer as linhas sumirem totalmente (creio). Mas no meu, que eu mesmo desfretei, só é possível percebê-las a cerca de 1 metro ou menos de distância. Para quem está mais distante, como o público, parece mesmo uma escala lisa.

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Mensagem por Luthier Qua Nov 19, 2008 5:00 pm

Wotan escreveu:
danielreo escreveu:Concordo que a escala toda lisa é muito mais bonita. Eu preferi fazer com a marcação marfim pois de todos os fretless que vi usando massa da cor da escala as linhas não sumiram totalmente, então optei por deixar as linhas aparentes de uma vez ao invés de tentar ocultar.
É impossível fazer as linhas sumirem totalmente (creio). Mas no meu, que eu mesmo desfretei, só é possível percebê-las a cerca de 1 metro ou menos de distância. Para quem está mais distante, como o público, parece mesmo uma escala lisa.
Com PVC preto fica quase invisível também.
Se for calafetado com massa ou o próprio pó da madeira, tem que ser muito bem feito, senão fica parecendo remendo.
Detalhe... Não importa a cola que se use, se calafetar com o pó da própria madeira, os slots ficarão mais escuros que a escala, a menos que seja ébano... fica difícil ficar mais escuro que ébano...

Abraço! tongue

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Mensagem por Göltork Qua Nov 19, 2008 5:42 pm

Visualmente falando , eu gosto das "tirinhas".
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Mensagem por allexcosta Qua Nov 19, 2008 6:06 pm

Wotan escreveu:É impossível fazer as linhas sumirem totalmente (creio). Mas no meu, que eu mesmo desfretei, só é possível percebê-las a cerca de 1 metro ou menos de distância. Para quem está mais distante, como o público, parece mesmo uma escala lisa.

Eh possivel fazer sumir as linhas com wood filler. Existem de todas as cores e tipos de madeira. Fica imperceptivel... Alem disso vc pode dar uma resina epoxi na escala e aih fica tudo uniforme, mais ou menos assim:

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Mensagem por Daniel Qua Nov 19, 2008 6:49 pm

Esse dá até pena de tocar...tão lisinho que na primeira música já mandaria polir de novo.

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Mensagem por Luthier Qua Nov 19, 2008 7:13 pm

allexcosta escreveu:
Wotan escreveu:É impossível fazer as linhas sumirem totalmente (creio). Mas no meu, que eu mesmo desfretei, só é possível percebê-las a cerca de 1 metro ou menos de distância. Para quem está mais distante, como o público, parece mesmo uma escala lisa.

Eh possivel fazer sumir as linhas com wood filler. Existem de todas as cores e tipos de madeira. Fica imperceptivel... Alem disso vc pode dar uma resina epoxi na escala e aih fica tudo uniforme, mais ou menos assim:

Fazer sumir 100% sem trocar a escala é quase impossível e dá mais trabalho que fazer outro baixo.
Essa escala da foto não tinha slots...

Ahhh... eu faço esse tipo de acabamento.

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Mensagem por allexcosta Qua Nov 19, 2008 7:47 pm

Luthier escreveu:Fazer sumir 100% sem trocar a escala é quase impossível e dá mais trabalho que fazer outro baixo.
Essa escala da fot não tinha slots...

Nao sou luthier mas me permita discordar. Se vc usar wood putty da cor da escala e der um epoxy com um stain bem escuro as linhas ficam praticamente imperceptiveis. As linhas abaixo sao claras e olha como ficam. Imagine se fosse da mesma cor da madeira...

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Mensagem por Luthier Qua Nov 19, 2008 8:53 pm

allexcosta escreveu:
Luthier escreveu:Fazer sumir 100% sem trocar a escala é quase impossível e dá mais trabalho que fazer outro baixo.
Essa escala da fot não tinha slots...

Nao sou luthier mas me permita discordar. Se vc usar wood putty da cor da escala e der um epoxy com um stain bem escuro as linhas ficam praticamente imperceptiveis. As linhas abaixo sao claras e olha como ficam. Imagine se fosse da mesma cor da madeira...
Alex,

Não precisamos discutir no que diz respeito a gosto, mas no que se vê é outro papo...
Fica bom, sem dúvida. O trabalho tá excelente. Mas 100% não, nem 90% pra falar a verdade.

Pro público, funciona, mas pra mostrar o instrumento, por exemplo, não funciona. De perto dá pra ver.

Ahhh, Epoxy aceita pigmentação. Se colocar preto, esconde a escala de vez e dá o mesmo efeito prático. Nesse caso esconde 100%.

Abraço! Cool

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Mensagem por Wotan Qua Nov 19, 2008 8:57 pm

Adorei o resultado da resina epoxi Alex!
Falem-me mais sobre ela. Frabricantes e marcas, modelos, onde encontrar (no Brasil), etc...

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Mensagem por allexcosta Qua Nov 19, 2008 9:01 pm

Wotan escreveu:Adorei o resultado da resina epoxi Alex!
Falem-me mais sobre ela. Frabricantes e marcas, modelos, onde encontrar (no Brasil), etc...

Eh realmente muito legal. E foi uma ideia do Jaco neh?
Acho q o luthier eh mais apto pra dar informacoes sobre resina epoxi vendida no Brasil. Aqui vende em muitos lugares e ha muitas marcas. Sou apaixonado pelo trabalho q a Pedulla faz usando esse material. Jah vi sendo aplicado e eh feito a mao, nao spray...

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Mensagem por Wotan Qua Nov 19, 2008 9:19 pm

Fala Luthier!

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Mensagem por Luthier Qua Nov 19, 2008 9:32 pm

Eu sei o método, mas na prática nunca fiz... vou experimentar.
Trata-se de resina epoxy bi-componente (com catalizador), aplicada direto na escala.
Existem vários segredos aí, mas creio que o mais importante a descobrir é como tratar a escala previamente pra ter a aderência correta.
Creio que aplicando a própria resina super diluida, pra conseguir uma absorção da escala, e antes de secar aplicar a resina definitiva.

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Mensagem por allexcosta Qua Nov 19, 2008 9:55 pm

Talvez isso ajude:

http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=231434

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Mensagem por Luthier Qua Nov 19, 2008 10:07 pm

Vou usar um Dreamer de 6 cordas que tenho aqui como cobaia.. me aguardem! Twisted Evil

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Mensagem por allexcosta Qua Nov 19, 2008 10:09 pm

Luthier escreveu:Alex,

Não precisamos discutir no que diz respeito a gosto, mas no que se vê é outro papo...
Fica bom, sem dúvida. O trabalho tá excelente. Mas 100% não, nem 90% pra falar a verdade.

Pro público, funciona, mas pra mostrar o instrumento, por exemplo, não funciona. De perto dá pra ver.

Ahhh, Epoxy aceita pigmentação. Se colocar preto, esconde a escala de vez e dá o mesmo efeito prático. Nesse caso esconde 100%.

Abraço! Cool

Pois eh... As fotos q coloquei sao de baixos q tem as linhas claras, soh pra ter uma ideia. Se assim jah fica bem escondido imagine com linhas da mesma cor da madeira e varias camadas de epoxi em cima. Fica tudo preto, cor de ebano... Vou tentar achar uma foto...

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Mensagem por allexcosta Qua Nov 19, 2008 10:44 pm

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Mensagem por Claudio Qui Nov 20, 2008 12:32 am

Só uma dúvida:

Pelo o que vi no vídeo e pela lógica, depois de passar o Epoxy, a superficie fica com uma outra textura, algo meio "plastificado". Será que isso não modifica consideravelmente o som do instrumento? penso que as cordas lisas em contato direto com uma superficie com resina, deva dar um som completamente diferente daquele com a madeira fosca da escala.

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Mensagem por allexcosta Qui Nov 20, 2008 12:38 am

ClaudioBass escreveu:Só uma dúvida:

Pelo o que vi no vídeo e pela lógica, depois de passar o Epoxy, a superficie fica com uma outra textura, algo meio "plastificado". Será que isso não modifica consideravelmente o som do instrumento? penso que as cordas lisas em contato direto com uma superficie com resina, deva dar um som completamente diferente daquele com a madeira fosca da escala.

Muda o som sem duvida... Puxa mais pro medio e medio-agudo. Fica mais facil pra tirar aquele mwahhh caracteristico.
Acho q dah pra ter uma nocao aqui:


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Mensagem por Claudio Qui Nov 20, 2008 2:07 pm

É... realmente muda bastante... como imaginava fica algo meio "plastificado" mesmo... mas não achei feio não, é um som diferente!

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Mensagem por Luthier Qui Nov 20, 2008 7:12 pm

Com certeza o timbre muda, mas o que mais muda no vídeo é o fato do baixo ser um piccolo... Very Happy

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Mensagem por allexcosta Qui Nov 20, 2008 7:49 pm

Luthier escreveu:Com certeza o timbre muda, mas o que mais muda no vídeo é o fato do baixo ser um piccolo... Very Happy

Pois eh, foi o unico Pedulla fretless q tinha no youtube. Talvez esse aqui seja melhor, o baixo fretless com epoxi mais famoso da historia:


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Mensagem por LuCaSbass Qui Nov 20, 2008 9:19 pm

O Yuri Poppof, baixista gringo mas que vive em Minas faz um tempão, usa um Pedulla fretless... quem conhece os discos dele podem sentir como eh... fica muito bom sim!

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Mensagem por Alencar Qui Nov 20, 2008 9:33 pm

pocha q groove massa o do primeiro video!

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Mensagem por Claudio Qui Nov 20, 2008 11:00 pm

LuCaSBass escreveu:
O Yuri Poppof, baixista gringo mas que vive em Minas (...)

Desculpe Lucas, mas o Yuri é professor titular de Contrabaixo do Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, inclusive atua como coordenador de cursos junto o Pianista Sérgio Lavor!

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Mensagem por LuCaSbass Qui Nov 20, 2008 11:03 pm

ClaudioBass escreveu:
LuCaSBass escreveu:
O Yuri Poppof, baixista gringo mas que vive em Minas (...)

Desculpe Lucas, mas o Yuri é professor titular de Contrabaixo do Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro, inclusive atua como coordenador de cursos junto o Pianista Sérgio Lavor!
Ah eh? pensei que ele tava em minas... mas ele viveu muito tempo por la, gravou discos com o pessoal do clube da esquina(toninho horta e outros)... nao sabia que ele estava no Rio agora hehe

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Mensagem por Claudio Qui Nov 20, 2008 11:08 pm

LuCaSBass escreveu:(...) nao sabia que ele estava no Rio agora hehe

Agora não... há pelo menos uns 10 anos!

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Mensagem por LuCaSbass Qui Nov 20, 2008 11:11 pm

ClaudioBass escreveu:
LuCaSBass escreveu:(...) nao sabia que ele estava no Rio agora hehe

Agora não... há pelo menos uns 10 anos!
ueheuhe
mas o cara deve ser velho ja, 10 anos 'não é nada'
e acabei de descobrir que ele eh brasileiro mesmo... pensei que era ucraniano, mas o pai dele que era... mas enfim! não vamos desviar o topico por isso euheuhe

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Mensagem por Claudio Qui Nov 20, 2008 11:22 pm

LuCaSBass escreveu:
e acabei de descobrir que ele eh brasileiro mesmo...

Sim, ele tem um especto meio de gringo... já está bem velho também... ele é meio "nômade", lecionou na Estácio de Sá, no CBM e no CIGAM... eu não o vejo envolvido em projeto nenhum já há bastante tempo, da última vez que eu o vi ele estava no CBM, mas se bobear já deve ter migrado de lá!

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Mensagem por Guilé Sex Nov 21, 2008 10:51 am

Yuri mora em Sta Tereza...um amigo meu é vizinho dele e disse q é figura fácil nas mesas das imediações..rsrsrsrs

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Mensagem por Daniel Dom Dez 07, 2008 5:06 pm

Bom, fiquei fissurado naqueles braços espelhados com epoxi e procurei meu luthier pra ver o que podia fazer com o tagima que tirei os trastes (veja fotos dele mais atrás)

Ao invés do epoxi direto, ele me sugeriu outro tipo de acabamento.

Segundo ele, a massa F12 não seca muito bem por dentro dos buracos dos trastes, e o ideal mesmo é usar madeira ou plástico mesmo.

Aí ele tirou a massa, colocou plástico, em seguida colou apenas uma lâmina de jacarandá por cima da escala, e apenas na parte de cima dá pra ver as marcações, auxiliando a tocabilidade afinada. De frente fica tudo sem marcação.

Aproveitei e substitui o botão de balanço por uma chave, pois fazia muito ruído quando mexia, e ele aconselhou usar a chave de uma vez e acabar com futuros problemas.

Ah, já está com cordas daddario chromes flatwound.

Vejam as fotos e gravei um vídeozinho só pra mostrar como ficou. Clique para ampliar.

Importante: tudo isso por R$100,00... O serviço não é aquilo que se diga: "ó, mas que serviço impecável!!", mas acho que valeu muito a pena pelo benefício obtido.

Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 2 Cimg2889io4.th

Nessa abaixo dá pra ver como ficaram as marcações:

Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 2 Cimg2896do8.th

Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 2 Cimg2891bc2.th

Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 2 Cimg2893ns7.th

POR FAVOR, COMENTEM O QUE ACHARAM, INCLUSIVE COM CRITICAS NO SOM, NO SERVICO, ETC.


Última edição por danielreo em Qui Abr 09, 2009 1:10 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Jackson Seg Dez 08, 2008 9:54 am

caraca daniel, ficou muito bonito!

Mas diz ae, o braço não ficou muito grosso?? Qual a espessura dessa lâmina?

Outra coisa, qual foi o luthier e quanto tempo levou pra fazer o serviço? Vou passar alguns dias em Vitória, se desse tempo ia levar o meu pro cara fazer também (aqui no Rio é muuuiito mais caro!).

Parabéns pelo baixo!
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Mensagem por Daniel Seg Dez 08, 2008 10:35 am

Jackson, valeu pelo elogio.

Quanto ao braço, continua muito confortável na tocabilidade. A lâmina inclusive ajudou na regulagem da ação. Está bem rente à escala.

O luthier é o melk vidal - www.melkvidal.com ou no orkut dele (Melk Vidal) - ele não entra muito na internet, mas principalmente no orkute tem bastante fotos dos trabalhos dele, que também é baixista.

Ele levou uma semana pra fazer, mas se falar que precisa com urgência acho que ele faz com uns 2 ou no máximo 3 dias (tem que secar a cola, etc).

Qualquer coisa me manda um email - danielreo@gmail.com - e te dou meu telefone informando onde é ou até te levo lá quando você vier.

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Mensagem por Jackson Seg Dez 08, 2008 6:19 pm

valeu daniel!

vou mandar um e-mail pra ele, mas lembrei que vou pra vitoria na semana do natal, provavelmente ele vai estar de folga........ mas vou pedir um orçamento assim mesmo!


POR FAVOR, COMENTEM O QUE ACHARAM, INCLUSIVE COM CRITICAS NO SOM, NO SERVICO, ETC.

só agora assisti o vídeo! O som do bass tá maneiro! Conheço essa introdução hehe

Quanto às dicas, talvez seria interessante usar um pouco mais de slides ascendentes na mão esquerda, e posicionar a mão direita mais próximo ao braço, dá um som maneiro, mais aveludado (isso para solos, pra groove pode ficar um pouco embolado e sem definição). Vê o que vc acha também do som utilizando uns 80% ou mais do cap da ponte.
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Mensagem por Daniel Qua Dez 10, 2008 11:17 pm

Valeu pelas dicas Jackson. Peguei alguns materiais de fretless do steve bailey e vou dar uma estudada. Esses slides são legais, mas fico me vigiando pra não ficar com um som muito repetitivo.

Abraço

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Mensagem por Osmar Oliveira Ter Dez 16, 2008 1:01 pm

Jackson escreveu:Vê o que vc acha também do som utilizando uns 80% ou mais do cap da ponte.

Essa é uma boa idéia. Daniel, experimenta também cortar um pouco o Tone. Acho que você abriu todos os pots na hora de gravar e o som ficou muito brilhante e estalado. Se você usar mais o cap da ponte e cortar o tone (não todo, só a ponto do som não ficar estalado) você vai conseguir um timbre bem interessante e roncado.

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Mensagem por Rodolfo Katatau Ter Mar 10, 2009 3:56 pm

Alguém sabe me dizer se o Yuri Poppof tem uma tocabilidade legal? FAz mais de três anos q entrei em contato com ele mas não sabia como ele era tocando a vera mesmo!

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Mensagem por VictorLuigi Dom Mar 22, 2009 10:14 pm

Eae pessoal!

Tirei os trastes do meu baixolão com a tecnica aperfeiçoadas do Claudio.
Realmente foi bem fácil e o resultado ficou ótimo, levando em conta que eu não manjo nada de luthieria.

Seguem algumas fotos.
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Transformando em Fretless - Evolução da técnica anterior - Página 2 22032009131.th

Fico devendo o som pro pessoal, pois não consigo gravar muita coisa com meu pc aqui.

Mas ficou bem legal mesmo.
Sou prova que a técnica do Claudio funciona muito bem.

Grande abraço!

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Mensagem por Daniel Dom Mar 22, 2009 11:42 pm

Ficou legal hein Victor!!

como ficou a ação?? não vai precisar abaixar o capotraste?

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