Reformando precision bass
+3
allexcosta
Licas
mum
7 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Reformando precision bass
Falae galera!
Resolvi reformar meu Samick Precision Bass!
Acabei de comprar um captador novo Sound Traditional PB HOT pra ele para dar uma turbinada no som e dar uma definição a mais (gosto muito do som dele, mas acho a captação muuuito fraca, e sinto que faltam uns graves). Vou refazer a pintura dele, trocar algumas ferragens...
A questão é:
Tava pensando em mandar fazer um braço novo para ele, pois o acho muito fino, e creio que isso acaba comprometendo um pouco o PESO do som (caracteristica do precision bass). Será que compensa mandar fazer um braço novo? E a mudança? vai ser perceptível? Alguém tem medidas padrões de um braço de precision bass? o que eu tenho é muito fino, nao da para usar como base..
valeu galera!
Resolvi reformar meu Samick Precision Bass!
Acabei de comprar um captador novo Sound Traditional PB HOT pra ele para dar uma turbinada no som e dar uma definição a mais (gosto muito do som dele, mas acho a captação muuuito fraca, e sinto que faltam uns graves). Vou refazer a pintura dele, trocar algumas ferragens...
A questão é:
Tava pensando em mandar fazer um braço novo para ele, pois o acho muito fino, e creio que isso acaba comprometendo um pouco o PESO do som (caracteristica do precision bass). Será que compensa mandar fazer um braço novo? E a mudança? vai ser perceptível? Alguém tem medidas padrões de um braço de precision bass? o que eu tenho é muito fino, nao da para usar como base..
valeu galera!
mum- Membro
Re: Reformando precision bass
IMHO, acho que não compensa fazer um braço pro baixo, já a troca de captadores acho válida, embora não conheça esse captador que tu tá colocando no Precision.
Licas- Membro
Falae Lermen... Então.. sempre ouvi falar que o braço é tão importante quanto o corpo quando o assunto é timbre. E ja ouvi falar também que o braço influencia mais que o corpo no timbre. essa a minha duvida... de repente faço o braço novo e o som nao muda hehehehe!
mum- Membro
O mais barato e mais logico eh vender seu baixo e comprar um SX Precision. Se vc estiver a fim de um projeto, mexer no baixo e tal, pode trocar o braco.
Eu sou um dos q acha q o braco influencia bastante o som do baixo.
Eu também... a testemunha é meu SX (a escala de maple dele nao deixa mentir) hehehe... eu tava mt afim de comprar um SX precision, mas aqui no brasil nao tem! só os Shelters antigos, e ainda assim são bastante raros!
Como esse baixo foi o meu primeiro e tem aquele valor sentimental, e ta meio encostado, pensei em fazer essa reforma.
Como esse baixo foi o meu primeiro e tem aquele valor sentimental, e ta meio encostado, pensei em fazer essa reforma.
mum- Membro
Dá uma olhada no Precision da condor ví outro dia na Sta. Efigenia e tinha um exelente acabamento.
Em momento algum eu falei que o braço não influenciava no som, não me interpretem mal
Cara, eu acho que se é pra fazer um braço novo, é mais negócio pegar outro baixo... Mas se tu prefere fazer o braço, go on
Com relação ao captador, se tu curte um timbre moderno de Precision a lá Blink 182 e Iron Maiden, coloca um Seymour Duncan Quarter Pound SPB-3 no baixo... Ele custa uns R$250,00 no ML (Foi isso que eu paguei a uns 4 meses) e influencia mt no timbre... Coloquei no meu Fender e ficou f***..
Cara, eu acho que se é pra fazer um braço novo, é mais negócio pegar outro baixo... Mas se tu prefere fazer o braço, go on
Com relação ao captador, se tu curte um timbre moderno de Precision a lá Blink 182 e Iron Maiden, coloca um Seymour Duncan Quarter Pound SPB-3 no baixo... Ele custa uns R$250,00 no ML (Foi isso que eu paguei a uns 4 meses) e influencia mt no timbre... Coloquei no meu Fender e ficou f***..
Licas- Membro
allexcosta escreveu:O mais barato e mais logico eh vender seu baixo e comprar um SX Precision. Se vc estiver a fim de um projeto, mexer no baixo e tal, pode trocar o braco.
Você quer dizer braço em sentido amplo ou escala? Normalmente os baixos daqui são braço em maple e escala rosewood/maple.
Daniel- Membro
danielreo escreveu:allexcosta escreveu:O mais barato e mais logico eh vender seu baixo e comprar um SX Precision. Se vc estiver a fim de um projeto, mexer no baixo e tal, pode trocar o braco.
Você quer dizer braço em sentido amplo ou escala? Normalmente os baixos daqui são braço em maple e escala rosewood/maple.
O braco eh o coracao do instrumento. Tudo q se refere ou estah contido no braco tem papel fundamental no som e pegada de um baixo. Por esse motivo nao existe baixo de 5 cordas q soe como um 4 cordas, a massa do braco eh diferente.
não sei se é o caso do seu baixo, mas no caso da minha guitarra samick, o problema era a madeira do corpo que era muito ruim. Fiz um corpo em cedro e o som dela ficou muito bom.
Realmente os braços q a samick fabrica são finos demais. Sinto a mesma coisa com minha guitarra.
Mas concordo com algumas pessoas acima. Acho q não vale a pena investir essa grana em um braço novo
Realmente os braços q a samick fabrica são finos demais. Sinto a mesma coisa com minha guitarra.
Mas concordo com algumas pessoas acima. Acho q não vale a pena investir essa grana em um braço novo
heitor_pg- Membro
Bota umas fotos detalhadas ai do teu samick.
Para fotos boas de instrumentos segue as seguintes dicas:
*use luz natural, de preferência um comodo bem iluminado, sem deixar a luz bater diretamente no baixo, evitando reflexo.
*Evite flash, a cor é distorcida e sempre tem reflexo.
*Lembre-se, celular é um telefone, e não camera fotográfica.
*Tire fotos de tetalhes de ponte, knobs, tarrachas, braço usando o MACRO da sua camera. Esta função é representada por uma pequena FLOR (Padrão). Não use flash de forma alguma e respeite a distância focal para macro da sua camera (cameras comuns ~ 5 a 10 cm).
*Seja criativo, inove nos ângulos.
Para fotos boas de instrumentos segue as seguintes dicas:
*use luz natural, de preferência um comodo bem iluminado, sem deixar a luz bater diretamente no baixo, evitando reflexo.
*Evite flash, a cor é distorcida e sempre tem reflexo.
*Lembre-se, celular é um telefone, e não camera fotográfica.
*Tire fotos de tetalhes de ponte, knobs, tarrachas, braço usando o MACRO da sua camera. Esta função é representada por uma pequena FLOR (Padrão). Não use flash de forma alguma e respeite a distância focal para macro da sua camera (cameras comuns ~ 5 a 10 cm).
*Seja criativo, inove nos ângulos.
Entao lermen.. o cap eu ja comprei.. um sound! o Bertola sempre recomendou esses caps, entao resolvi comprar um pra ver como fica o resultado! Quanto ao SPB-3, realmente ele é incrível, tenho um no braço do meu jazz bass, o problema é o preço. Paguei 250 no meu... o Sound eu comprei por 80 dinheiros hehehe... Como eu ja tive experiencia com troca de captadores, e sei que os mesmos nao fazem milagres, pensei em fazer um braço novo! Ai além de melhorar o timbre do meninão eu ainda resolvo o problema do "braço de moça".
Curto bastante blink, procurei aquele som de precision por bastante tempo, mas hj nao é mais o que eu quero! quero o som clássico mesmo, aquele pesadao e roncado que treme todo o chão auhauhau.
Valeu pelas opiniões ai galera!
mum- Membro
Puts Ivanov! to sem camera agora, só a do cel mesmo hehehe.. vou postar algumas fotos antigas dele:
Eu particularmente nao gosto dessa cor, mas.... heheheh!
Eu particularmente nao gosto dessa cor, mas.... heheheh!
mum- Membro