Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Composição - Dúvidas sobre o mercado, canais e etc...

+5
DUDUBASS
Fabio Motta
NETOULTRA
allexcosta
Cid
9 participantes

Ir para baixo

Composição - Dúvidas sobre o mercado, canais e etc... Empty Composição - Dúvidas sobre o mercado, canais e etc...

Mensagem por Cid Sex Ago 20, 2010 2:38 pm

Galera tenho algumas dúvidas e se alguém pudesse me esclarecer...

Como é calculado o valor que o autor tem direito sobre uma música que roda no rádio, que toca no show, na venda de um CD?

Quanto que se pode ganhar? Ou quanto que vcs já ouviram falar que um compositor chegou a ganhar por uma música de sucesso?

Os grandes artistas por exemplo, como recebem uma música nova? Quais os canais pra vc ter sua música pra ser ouvida por um artista?

Valeu...

Cid
Cid
Moderador

Ir para o topo Ir para baixo

Composição - Dúvidas sobre o mercado, canais e etc... Empty Re: Composição - Dúvidas sobre o mercado, canais e etc...

Mensagem por allexcosta Sex Ago 20, 2010 7:00 pm

Bem, antigamente eu ouvia falar de compositor recebendo 100.000 Reais ou mais por uma música de sucesso. Hoje acredito que os valores são menores.
Você só chega ao artista através de algum compositor conhecido, geralmente alguém que aquele artista já gravou, que vai querer parceria na música, aí você conversa com alguém da produção que também quer o nome dele lá, portanto a música que você fez sozinho terá mais um ou dois nomes nos créditos. CDs e fitas de gente desconhecida vão parar no lixo, sempre...

Administrador

Composição - Dúvidas sobre o mercado, canais e etc... Empty Re: Composição - Dúvidas sobre o mercado, canais e etc...

Mensagem por NETOULTRA Sex Ago 20, 2010 7:07 pm

Pelo que sei tem 2 formas de receber R$: uma quando vc vende a música, o valor pode variar de R$ 0,00 até o máximo que alguém queira pagar, e a outra forma é de acordo com as execuções em rádios, tvs e etc, se não me engano que cuida disso é o ECADE.

NETOULTRA
Membro

Mensagem por Fabio Motta Sex Ago 20, 2010 8:32 pm

Bom tópico...também sempre tive essa curiosidade.
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagem por DUDUBASS Sex Ago 20, 2010 8:41 pm

O ECADE arrecada através de estações de rádio e TV, shows e quaisquer lugares onde há execução pública de músicas(ao vivo ou mecânica), daí eles fazem a divisão dessa grana pelos mais executados, os critérios para os mais executados não sei como funciona, mas seriam tipo as 500 músicas mais tocadas(exemplo, não sei quantas são), daí distribuem este dinheiro entre os compositores; Quanto a gravação de uma música, se vc detiver o direito sobre esta música ela só será gravada se vc autorizar e isso não custa caro, cada artista estipula um valor X pra liberar sua obra, há um tempo ouvi falar que o cantor/compositor Ednardo havia pedido R$ 700,00 pra liberar uma música sua e o artista que ía gravar achou caro e não a incluiu no seu repertório.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagem por DUDUBASS Sex Ago 20, 2010 8:46 pm

Os músicos que participam das gravações também recebem pela execução das músicas que gravam pelo tempo que essas músicas estão sendo executadas, claro que o valor não é alto, mas se o cara grava muito e músicas de sucesso como um Pedro Ivo por exemplo, vai rolar uma grana legal, porém o músico tem que atentar para a parte burocrática da coisa pra fazer valer seus direitos conexos.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Ago 20, 2010 9:23 pm

Aqui na minha cidade eu trabalhei um tempo na prefeiturapale:(secretaria de cultura) e o pessoal do ECAD ficava na cola aqui, eles tipo cobram da prefeitura um R$ e daí olham o repertório das bandas nas festas e a grana é depositada na conta dos compositores das músicas mais tocadas, inclusive no ano passado eu acho, o compositor que mais arrecadou foi o Victor da dupla Victor e Léo, eu só não sei se a banda tem que pagar alguma coisa. scratch : Question scratch Question
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Ago 20, 2010 9:43 pm

Como compositor até hoje recebi nada... Hehehehe.
Tenho 2 músicas gravadas por um pessoal sertanejo.
Tenho um vizinho que tem um cara que sempre grava músicas dele. Umas 15. E ele um dia recebeu uns R$ 200. Ficou muito feliz. Mas isso foi o total depois de uns 5 anos e uns 5 CD gravados com 3 a 4 músicas dele nesses CDs.
Tá certo que o cara nunca fez sucesso. Mas já teve um Globo Reporter da vida ai que a trilha sonora foi uma música dele (uma música que falava da Praça da Sé e como era um programa mostrando o povo que vivia e trabalhava na Praça da Sé...).
Mas já ví depoimento do Herbert Vianna dizendo que num ano o que segurou as contas de hospital quando ele caiu de um ultraleve foram os direitos de uma música (Se eu não te amasse tanto assim...) gravada pela Ivete.
Sei lá se ajudou esse depoimento.

Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Ago 20, 2010 10:00 pm

Maurício_Expressão escreveu:Como compositor até hoje recebi nada... Hehehehe.
Tenho 2 músicas gravadas por um pessoal sertanejo.
Tenho um vizinho que tem um cara que sempre grava músicas dele. Umas 15. E ele um dia recebeu uns R$ 200. Ficou muito feliz. Mas isso foi o total depois de uns 5 anos e uns 5 CD gravados com 3 a 4 músicas dele nesses CDs.
Tá certo que o cara nunca fez sucesso. Mas já teve um Globo Reporter da vida ai que a trilha sonora foi uma música dele (uma música que falava da Praça da Sé e como era um programa mostrando o povo que vivia e trabalhava na Praça da Sé...).
Mas já ví depoimento do Herbert Vianna dizendo que num ano o que segurou as contas de hospital quando ele caiu de um ultraleve foram os direitos de uma música (Se eu não te amasse tanto assim...) gravada pela Ivete.
Sei lá se ajudou esse depoimento.

Mas tb o cara grava as músicas dele e ele não cobra nada:?: Mesmo não fazendo sucesso ele pode e deve cobrar um preço para os caras gravarem a não ser que sejão amigos e ele ceda claro.
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Ago 20, 2010 10:06 pm

Uma vez tava conversando com um dono de banda e ele dizia que tem compositores que ficam na porta do hotel hyper esperando os donos das bandas para playing mostrar as músicas,isso acontece mais com bandas de axé e principalmente forró, eles cobras uns mil conto por ex. se o cara pagar ele assina um papel passando os direitos autorais para o cara da banda, se não quizer assim com 500 conto ele cede a música,mas a mostrará para outras bandas tb,por isso que tem muitas bandas que gravam uma música dizendo que é deles e na mesma época aparece outra banda com a mesma música dizendo que é deles tb facepalm vira uma bagunça. weed
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Ago 20, 2010 10:18 pm

Nosso CD tem uma música que é de autoria de um ex-guitarrista nosso. Quando fui falar com ele que queríamos gravar a música dele ele ficou foi contente. A gravadora registrou a música em nome dele e exigiu de todos os autores de músicas uma declaração de autoria (já fiz um post com esses detalhes burocráticos).
Também assinamos uma declaração permitindo por 2 anos a gravadora reproduzir mais tiragens do CD.
Se ele cobrasse alguma coisa da banda a gente simplesmente não gravaria a música...
Já artistas famosos gravando músicas de desconhecidos acho que pode ter várias formas de acontecer. Inclusive essa que você falou de venda de musica.

Maurício_Expressão
Moderador

Mensagem por DUDUBASS Sáb Ago 21, 2010 2:21 am

Maurício_Expressão escreveu:Nosso CD tem uma música que é de autoria de um ex-guitarrista nosso. Quando fui falar com ele que queríamos gravar a música dele ele ficou foi contente. A gravadora registrou a música em nome dele e exigiu de todos os autores de músicas uma declaração de autoria (já fiz um post com esses detalhes burocráticos).
Também assinamos uma declaração permitindo por 2 anos a gravadora reproduzir mais tiragens do CD.
Se ele cobrasse alguma coisa da banda a gente simplesmente não gravaria a música...
Já artistas famosos gravando músicas de desconhecidos acho que pode ter várias formas de acontecer. Inclusive essa que você falou de venda de musica.

Tem que ver se a música já não é registrada, porque se for... caberá aí uma ação judicial por plágio, pois se a música já está registrada fod#*, exemplo conhecido de plágio, foi do Roberto Carlos que foi condenado por ter plagiado a música "torturas de amor" acho que é isso, do compositor, cantor e médico Sebastião Braga, virou na voz dele "O Careta", e rendeu alguns milhões pro Sebastião Braga, que era fã do rei e contratou o Eduardo Lages pra fazer alguns arranjos do seu disco, daí pediu pro Eduardo Lages entregar seu disco ao RC como fã do cara, depois de um tempo ouviu a música "O Careta" e a sua família começou a incentivá-lo a entrar na justiça contra RC, até que ele se encorajou, entrou com uma ação judicial, ganhou em todas as instâncias e recebeu a bagatela de R$ 3.000.000(três milhões de reais), e depois morreu de câncer... ufa , tudo na vida do Rei da zebra....heheheh, até o cara que entrou na justiça contra ele morreu de câncer.... ah fí duma mãe "azaLado", com "L" mesmo, esse termo é muito usado aqui no Ceará....
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Cid Sáb Ago 21, 2010 8:10 am

Eu tenho um exemplo interessante aqui tambem... tocava aqui em Fortaleza com o Pastor Allison(que por coincidencia DUDU, morreu esse ano de Aneurisma), um cantor bem conhecido, muito musical.... o cara tinha umas 300 musicas, nunca registrou nada...

Quando um belo dia a gente assistindo o JO SOARES aí aparece lá o Padre Marcelo Rossi cantando uma música do Allison, que na voz do PAdre M estourou no Brasil, aquela: Senhor eu sei que tu me sondas...

E o bom foi o Jô conversando com o Padre Marcelo no Programa, dizendo da música: Que música linda, quem fez? aí o Padre, fui eu, Deus me deu.......

Má que cabra mentiroso...

O Allison nao tinha registrado a música, mas tinha gravações antigas, mostrando que ele ja cantava essa musica a muito tempo...

Processou o Padre e ganhou, uns 60 ou 80000 reais...
Cid
Cid
Moderador

Mensagem por DUDUBASS Sáb Ago 21, 2010 8:28 am

^^^^ Aí é muita cara de pau mesmo, o Padre Marcelo não consegue afinar uma nota sequer, imagina as composições dele....hehehhee
Quanto ao Pastor Alisson, já tinha escutado falar dele(sem saber do seu trabalho musical), daí em um programa de tv(o da suzi) vi o cara ao vivo com a a banda, achei muito legal o trabalho e fiquei assistindo, depois a apresentadora conversou com ele e o apresentou, achei o cara e a banda muito bons com um som bem swingado, tocaste ali naquele programa?
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Ago 21, 2010 11:34 pm

DUDUBASS escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:Nosso CD tem uma música que é de autoria de um ex-guitarrista nosso. Quando fui falar com ele que queríamos gravar a música dele ele ficou foi contente. A gravadora registrou a música em nome dele e exigiu de todos os autores de músicas uma declaração de autoria (já fiz um post com esses detalhes burocráticos).

Tem que ver se a música já não é registrada, porque se for... caberá aí uma ação judicial por plágio, pois se a música já está registrada fod#*, exemplo conhecido de plágio, foi do Roberto Carlos que foi condenado por ter plagiado a música "torturas de amor" acho que é isso, do compositor, cantor e médico Sebastião Braga, virou na voz dele "O Careta", e rendeu alguns milhões pro Sebastião Braga, que era fã do rei e contratou o Eduardo Lages pra fazer alguns arranjos do seu disco, daí pediu pro Eduardo Lages entregar seu disco ao RC como fã do cara, depois de um tempo ouviu a música "O Careta" e a sua família começou a incentivá-lo a entrar na justiça contra RC, até que ele se encorajou, entrou com uma ação judicial, ganhou em todas as instâncias e recebeu a bagatela de R$ 3.000.000(três milhões de reais), e depois morreu de câncer... ufa , tudo na vida do Rei da zebra....heheheh, até o cara que entrou na justiça contra ele morreu de câncer.... ah fí duma mãe "azaLado", com "L" mesmo, esse termo é muito usado aqui no Ceará....

Acho que você não entendeu... A nossa gravadora é que registrou a musica do nosso ex-guitarrista e as nossas também. Exatamente para esse CD que estamos lançando.

Maurício_Expressão
Moderador

Mensagem por DUDUBASS Sáb Ago 21, 2010 11:40 pm

^^^^^Meu comentário foi complementando o seu.... é que eu não fiz essa referência na hora drunk mas a idéia foi essa... Very Happy
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão Sáb Ago 21, 2010 11:49 pm

Ok!
Mas o que o Cid perguntou, de como é pago os direitos autoriais, eu realmente não sei como isso é feito.

Já tivemos 3 músicas nossas que tocaram nas estações de rádio aqui de minha região no passado e não recebemos nada de direitos autorais.

Aliás, a gente acha que tem é que pagar para as músicas tocar no rádio. A gente conseguiu um cara que deu uma oportunidade para nossa banda e colocou as músicas na programação. Dai as outras rádios também passaram a tocar as nossas músicas.
Era comum a 2 ou 3 anos atrás, músicas de bandas da região tocando nas rádios, vinhetas com vocalistas das bandas, e as rádios fazerem propagandas de nossos shows.
Nem e-mail era preciso mandar. Acho que as próprias casas avisavam as rádios.
Era incrível estar no carro e escutar nossa música, entrar num elevador com música e escutar nossa música. Mas isso acabou.
Hoje as rádios da região simplesmente ignoram as bandas da região...

Maurício_Expressão
Moderador

Mensagem por DUDUBASS Dom Ago 22, 2010 5:47 am

Maurício, Lê o meu primeiro post, funciona daquele jeito. Já o lance de pagar pra tocar no rádio, isso aí é o velho "jabá", o sistema do ECADE não tem nada a ver com isso, eles simplesmente arrecadam e distribuem aos mais executados de uma forma geral, não é por estação de rádio não, são os mais executados nas rádios brasileiras.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagem por Claudio Rocha Seg Ago 23, 2010 10:06 pm

Não conheço muito bem como funciona essa questão de direitos autorais, mas conheço melhor os direitos conexos.
Se não me engano, a maior porcentagem vai para os autores, e os conexos são rateados entre as pessoas que gravaram e produziram aquela música,
Como todo esquema de "grana fácl", tem mil maracutaias.
Por exemplo: o produtor recebe uma música para colocar no CD de um artista famoso. Se acha que ela tem potencial, faz a sugestão:
"Coloco a música no CD, mas entro como co-autor da mesma".
Outra famosa é aquela em que você encontra nomes na lista de rateio de conexos que simplesmente não tem nada a ver com a mesma. O produtor colocar uns "laranjas" no rateio, e recebe uma porcentagem maior de conexos.
Feio, né, mas corriqueiro.
Abs!

"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)

Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio Rocha
Claudio Rocha
Membro

http://www.captainbasement.blogspot.com

Mensagem por Toninho (Tequeba) Seg Ago 23, 2010 11:21 pm

No caso do mercado fonográfico existe o direito do autor, que varia de 3 a 18% ou mais e existem os direitos do artista que interpreta aquela obra, estes percentuais variam de acordo com o artista/contrato. Tem artista que recebe 10/12 até 50% (nos bons tempos). Estes valores são calculados sobre a serie em que o disco é classificado, ou seja, sobre o preço de venda para os lojistas: serie prata $12, serie ouro $14, serie diamante $18, etc. A coisa é feita desta forma, para que o artista/autor não sejam enrolados, se as vendas forem mal e a gravadora colocar o preço de venda abaixo da seria classificada, ela recolhe os direitos sobre o preço cheio, salvo o caso de haver concordância do artista. No caso dos importados o disco costuma custar mais devido ao calculo ser feito sobre o preço de venda em dolar. O direito autoral é rateado pelo numero de faixas e pagos para editora no percentual negociado, a apuração é feita trimestralmente. No caso do artista existe o advance, que é um valor antecipado, por conta da venda futura. Ex. A Sony adianta x milhões para o Roberto Carlos acreditando que ele irá vendar x milhões de cópias (nos bons tempos, claro). A coisa funciona + ou - nesses moldes.

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo