Como compor linhas de baixo?
+6
Edu Fettermann
URSOBHZ
Cantão
NETOULTRA
allexcosta
Nekron#
10 participantes
Página 1 de 1
Como compor linhas de baixo?
Olá amigos, primeiramente me desculpem se a pergunta é repetida, mas nao achei muitas coisas por aqui que me ajudassem muito...
queria uma ajudinha de vocês para compor algumas linhas de baixo, pois tenho uma banda com musicas próprias, algumas delas faço umas caidinhas, mando um pouco de slap, ghost notes, etc... e em outras apenas fico na cabeça da nota
dei uma olhada na formação de acordes, e pentatonicas, e queria esclarecer algumas duvidas
a regra de Tonica, 3° e 5° tem que ser nesta mesma ordem? posso alternar a ordem delas, como por exemplo, Tonica 5° e 3°?
sobre a formação de acordes, em por exemplo, F - A - C, poderia fazer por exemplo F-F#-A-C, ou trocar esse F# de lugar? como por exemplo F - A -C - F#
e qualquer dica para criar linhas de baixo sao bem vindas, obrigado desde já amigos!
queria uma ajudinha de vocês para compor algumas linhas de baixo, pois tenho uma banda com musicas próprias, algumas delas faço umas caidinhas, mando um pouco de slap, ghost notes, etc... e em outras apenas fico na cabeça da nota
dei uma olhada na formação de acordes, e pentatonicas, e queria esclarecer algumas duvidas
a regra de Tonica, 3° e 5° tem que ser nesta mesma ordem? posso alternar a ordem delas, como por exemplo, Tonica 5° e 3°?
sobre a formação de acordes, em por exemplo, F - A - C, poderia fazer por exemplo F-F#-A-C, ou trocar esse F# de lugar? como por exemplo F - A -C - F#
e qualquer dica para criar linhas de baixo sao bem vindas, obrigado desde já amigos!
Nekron#- Membro
Re: Como compor linhas de baixo?
Você escuta a música sem baixo e cantarola uma linha legal que vem à cabeça. Depois tira o que você tá cantando no baixo e toca...
^Simples Assim...
NETOULTRA- Membro
^Eu faço assim...geralmente , saem várias linhas...vou gravando e depois que escolho a que ficou melhor , treino ela e vou corrigindo alguma coisa , ou acrescentando alguma nota que dê mais felling ...allexcosta escreveu:Você escuta a música sem baixo e cantarola uma linha legal que vem à cabeça. Depois tira o que você tá cantando no baixo e toca...
Cantão- Moderador
E, para ajudar, você pode utilizar um programa no estilo do Guitar Pro para escrever suas linhas. Fica mais fácil para vc "visualizar" o seu trabalho, e fazer alterações.
URSOBHZ- Membro
allexcosta escreveu:Você escuta a música sem baixo e cantarola uma linha legal que vem à cabeça. Depois tira o que você tá cantando no baixo e toca...
Boa dica, confesso que nunca tinha pensado assim. Sempre fui meio que na intuição
Eu também faço assim. Nem me preocupo em saber quais as notas do acorde que está sendo tocado na hora. Se a linha ficar legal na cabeça, ficará legal na música "real" também.
Lógico que com teoria se encurta o caminho. Já se sabe quais notas não "darão certo".
Mas tudo o que você perguntou (inverter ordem das notas do acorde, por exemplo) pode ser feito. Só precisa saber se ficar legal na música.
Lógico que com teoria se encurta o caminho. Já se sabe quais notas não "darão certo".
Mas tudo o que você perguntou (inverter ordem das notas do acorde, por exemplo) pode ser feito. Só precisa saber se ficar legal na música.
Bom tópico !
Vejo isso como algo bastante pessoal. Cada um encontra seu jeito de fazer, mas é interessante ver como é a maneira de cada um.
Vejo isso como algo bastante pessoal. Cada um encontra seu jeito de fazer, mas é interessante ver como é a maneira de cada um.
Fabio Motta- Membro
Nekron# escreveu:
Dá uma lida nesse post aqui:
http://bass.forumeiros.com/tecnica-teoria-f22/dicas-de-como-criar-uma-harmonia-t1838.htm
Claudio- Membro
Maurício_Expressão escreveu:(...) Lógico que com teoria se encurta o caminho. Já se sabe quais notas não "darão certo".
Cara, isso tbm é bem relativo... no DVD "Groove Workshop" do Victor Wooten, ele combate um pouco essa idéia de q as notas q darão certo serão necessáriamente as da escala em questão...
Pra mostrar isso, ele escolhe um tom e escreve as notas da escala desse tom, pede pro amigo dele tocar uma levada nesse tom e ele faz um solo usando tudo menos as notas da escala... realmente o resultado é extraordinário...
Recomendo muito esse DVD a todos, inclusive pro amigo forista q abriu esse tópico!
GusVCD escreveu:Maurício_Expressão escreveu:(...) Lógico que com teoria se encurta o caminho. Já se sabe quais notas não "darão certo".
Cara, isso tbm é bem relativo... no DVD "Groove Workshop" do Victor Wooten, ele combate um pouco essa idéia de q as notas q darão certo serão necessáriamente as da escala em questão...
Pra mostrar isso, ele escolhe um tom e escreve as notas da escala desse tom, pede pro amigo dele tocar uma levada nesse tom e ele faz um solo usando tudo menos as notas da escala... realmente o resultado é extraordinário...
Recomendo muito esse DVD a todos, inclusive pro amigo forista q abriu esse tópico!
Nossa... Preciso escutar isso. Vou pesquisar!
Obrigado a todos, realmente, funciona esse negocio de cantarolar a linha que quero compor
Claudio, vou dar uma lida bem carinhosa nesse link que você me passou, valeu ai
esta semana, ou na outra estarei gravando algumas musicas da minha banda, ai posto aqui no forum pra vocês darem uma olhada ;D
valeu galera, quaisquer outras dicas são super bem vindas!
Claudio, vou dar uma lida bem carinhosa nesse link que você me passou, valeu ai
esta semana, ou na outra estarei gravando algumas musicas da minha banda, ai posto aqui no forum pra vocês darem uma olhada ;D
valeu galera, quaisquer outras dicas são super bem vindas!
Nekron#- Membro