Estalar os dedos - Péssimo hábito para nós músicos
+20
Tiago Bass
DenisLM
Monzão
Claudio
malka_aff
Andrezinho
Cantão
Raul S.
LFBruschi
Pagode Alto Astral
Rafael FindanS
Gomba
allexcosta
Fred
Raissa
Rapha Avelino
Christian
dalton_lopes
thgbass
Fabio Motta
24 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Estalar os dedos - Péssimo hábito para nós músicos
Galera, gostaria de compartilhar uma informação com vocês a respeito de um hábito/mania que sempre tive, desde pequeno e infelizmente só agora tive ciência do mal que isso implica. Tive recentemente uma lesão na minha mão direita em decorrência de um acidente jogando futebol e precisei do auxílio de um ortopedista e posteriormente de um fisioterapeuta. Um dia, em uma consulta durante o meu tratamento, o médico me viu estalando os dedos das mãos e perguntou se eu tinha esse hábito. Respondi que sim, e que fazia desde pequeno. Ele disse que isso fazia um mal terrível para a articulação das mãos e que era melhor eu parar com esse hábito imediatamente e que isso com o tempo poderia gerar lesões irreversíveis nos dedos.
Ele não chegou a me explicar tecnicamente, porém pesquisando na internet tem algo mais detalhado:
"Estalos ocasionais ou espontâneos, como costuma acontecer nos pés e tornozelos depois de levantarmos da cama, são inócuos. Mas se forem repetidos com freqüência, aumentam a produção do líquido interno das juntas, o que pode causar engrossamento, dor e perda de flexibilidade, afirma o dr. Isidio Calich, da Faculdade de Medicina da USP. Conforme o tipo de estalo, pode provocar também sérios danos nos tendões e na cartilagem que recobre a extremidade dos ossos. Existem dois tipos de estalo. O primeiro ocorre quando esticamos a junta puxando um dedo, por exemplo. Isso gera uma espécie de vácuo que faz o líquido no interior das juntas se movimentar com violência, daí o ruído. O outro tipo é quando dobramos a articulação. Nesse caso, o estalo se deve ao atrito entre as cartilagens dos ossos como quando apertamos os dedos contra a palma da mão ou, então, ao contato do tendão com alguma saliência óssea ao girar o tornozelo, por exemplo. A princípio, todas as juntas do corpo podem ser estaladas, mas não vale a pena tentar comprovar isso na prática.
1. Em uma articulação, as pontas dos ossos são recobertas por uma cartilagem protetora. Entre elas, fica a cápsula articular
2. No interior da cápsula está o líquido sinuvial. Estalar a articulação estimula a produção desse líquido, fazendo a cápsula inchar e a junta engrossar."
Bem, até que ponto isso é mito ou verdade eu não sei, mas acho válido compartilhar a informação com os amigos foristas !!!
Abraços à todos !!!
Ele não chegou a me explicar tecnicamente, porém pesquisando na internet tem algo mais detalhado:
"Estalos ocasionais ou espontâneos, como costuma acontecer nos pés e tornozelos depois de levantarmos da cama, são inócuos. Mas se forem repetidos com freqüência, aumentam a produção do líquido interno das juntas, o que pode causar engrossamento, dor e perda de flexibilidade, afirma o dr. Isidio Calich, da Faculdade de Medicina da USP. Conforme o tipo de estalo, pode provocar também sérios danos nos tendões e na cartilagem que recobre a extremidade dos ossos. Existem dois tipos de estalo. O primeiro ocorre quando esticamos a junta puxando um dedo, por exemplo. Isso gera uma espécie de vácuo que faz o líquido no interior das juntas se movimentar com violência, daí o ruído. O outro tipo é quando dobramos a articulação. Nesse caso, o estalo se deve ao atrito entre as cartilagens dos ossos como quando apertamos os dedos contra a palma da mão ou, então, ao contato do tendão com alguma saliência óssea ao girar o tornozelo, por exemplo. A princípio, todas as juntas do corpo podem ser estaladas, mas não vale a pena tentar comprovar isso na prática.
1. Em uma articulação, as pontas dos ossos são recobertas por uma cartilagem protetora. Entre elas, fica a cápsula articular
2. No interior da cápsula está o líquido sinuvial. Estalar a articulação estimula a produção desse líquido, fazendo a cápsula inchar e a junta engrossar."
Bem, até que ponto isso é mito ou verdade eu não sei, mas acho válido compartilhar a informação com os amigos foristas !!!
Abraços à todos !!!
Fabio Motta- Membro
Re: Estalar os dedos - Péssimo hábito para nós músicos
iiiiHH
Parei com isso!
Tenho mania de estalar até o pescoço. . parei parei!
Parei com isso!
Tenho mania de estalar até o pescoço. . parei parei!
Última edição por thgbass em Qua Set 01, 2010 1:12 pm, editado 1 vez(es)
estimula a produção do líquido....
e o líquido fica alí o resto da vida, inchando e inchando, a ponto de estourar a junta do dedo pela pressão do líquido... hahahah
olha, eu almoço, tomo meu lanchinho a tarde e janto a noite. se eu te falar o q meu corpo produz de manhã...
e o líquido fica alí o resto da vida, inchando e inchando, a ponto de estourar a junta do dedo pela pressão do líquido... hahahah
olha, eu almoço, tomo meu lanchinho a tarde e janto a noite. se eu te falar o q meu corpo produz de manhã...
^nada disso ainda esta comprovado, ha casos e casos ,as penso que as articulações não forma feitas para seres estaladas, e sim uma forma de proteção inter ossea, então não vale a pena estalar.
Christian- Membro
eu estalo o dedo pra caraaaaamba.
nesse "pra caraaaaaamba" foram uns 10 estalos.
olha, se agente for dar importância para este tipo de coisa, não faríamos nada.
um dia meu médico disse pra eu não espremer espinhas ou cravos que estao no nariz, pq poderia entrar para dentro da cavidade craniana, atrás da cartilagem, infeccionar e eu iria perder os movimentos da face. dai eu perguntei: o sr. ja viu algum caso desse? ele despondeu: nao. eu disse: perdeu a chance de ficar queto.
nesse "pra caraaaaaamba" foram uns 10 estalos.
olha, se agente for dar importância para este tipo de coisa, não faríamos nada.
um dia meu médico disse pra eu não espremer espinhas ou cravos que estao no nariz, pq poderia entrar para dentro da cavidade craniana, atrás da cartilagem, infeccionar e eu iria perder os movimentos da face. dai eu perguntei: o sr. ja viu algum caso desse? ele despondeu: nao. eu disse: perdeu a chance de ficar queto.
toda vez que estralo minha namorada (fisioterapeuta) fala...
olha o Líquido Sinovial... ja virou uma brincadeira, mas ela ja brigou muito comigo por causa disso !!!
mas assim esta comprovado sim... vou descobrir algum artigo com a minha namorada e passo para todos...
olha o Líquido Sinovial... ja virou uma brincadeira, mas ela ja brigou muito comigo por causa disso !!!
mas assim esta comprovado sim... vou descobrir algum artigo com a minha namorada e passo para todos...
Engraçado, um amigo meu (também músico) conversou com um fisioterapeuta e este disse que podia estalar, pois não havia problema algum.
artigo não diz muita coisa, esta aí para ser provado e testado, a cada dia surge pesquisas novas, se tiver em algum tratado médico eu paro de estalar..... aahuahauhauaha
Christian- Membro
^ com todo respeito mas na minha opnião um fisioterapeuta que "indica" isso ao seu paciente é para duvidar de sua qualidade, isso é algo que eles aprendem na faculdade!
existem bolas nas juntas dos meus dedos por conta disso... eu estalo muito os dedos das mãos, dos pés e o maxilar... to ferrado
Christian escreveu:artigo não diz muita coisa, esta aí para ser provado e testado, a cada dia surge pesquisas novas, se tiver em algum tratado médico eu paro de estalar..... aahuahauhauaha
uahuahua calma Chris, vou achar algo... uahuaha mas mesmo assim um Artigo para ser publicado ele tem q ter provas das coisas que ele fala... (não soube me explicar mas acho q deu para entender)
Estalo os dedos da mão e do pé, coluna, pescoço, cotovelo, joelho, pulso e tornozelo dezenas de vezes por dia há mais de 30 anos e minhas juntas são normais, sem deformação, inchaço ou nenhum tipo de problema...
é eu tenho um amigo que ja não aconteceu isso, tem problemas serios nas articulações por esse motivo...
eu mesmo me sinto as vzes duro e tenho essa mania...
eu mesmo me sinto as vzes duro e tenho essa mania...
Li uma vez em algum lugar, acho que foi no hypescience.com sobre um cabra aí que estalou os dedos de uma mão por vários anos, enquanto nao estava os da outra e, depois desses x anos, não teve nenhuma diferença... tô procurando aqui os artigo...
Também estalo desde que me conheço por gente e nunca tive problema nenhum...
Deve ter algo cientificamente, mas derrepente não ao ponto de prejudir o músico, por exemplo.
Deve ter algo cientificamente, mas derrepente não ao ponto de prejudir o músico, por exemplo.
Daqui a pouco surge um 'teórico' dizendo que estalar faz bem demais pros dedos.
Pessoal anda mto mãos de fada ultimamente.
Pessoal anda mto mãos de fada ultimamente.
Pagode Alto Astral- Membro
allexcosta escreveu:Estalo os dedos da mão e do pé, coluna, pescoço, cotovelo, joelho, pulso e tornozelo dezenas de vezes por dia há QUASE 30 anos e minhas juntas são normais, sem deformação, inchaço ou nenhum tipo de problema...
[2]
LFBruschi- Membro
Pior que é uma coisa meio involuntária, quando vejo já estou terminando de estalar todos...rssss
Fabio Motta- Membro
cada um fala uma coisa. acho que é o mesmo que dizer que voce fica gripado por tomar friagem ou que faz mal tomar sorvete quando está com dor de garganta... coisa que vó diz! heheheEstalar os Dedos Engrossa as Articulações?
Não. “Ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo”, ensina o ortopedista cirurgião de mão Luís Nakashima. O mesmo fenômeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos. “Provocar o estalo no dedo não faz mal algum”.
Raul S.- Membro
Eu estralo os dedos a anos...agora mesmo acabei de estralar ...quando faço aquecimento antes de tocar , já começo estralando...se é ruim , então tô na roça...
Cantão- Moderador
Piadinhas médicas:
- Um grande amigo meu me perguntou se eu conhecia algum bom ortopedista! Eu respondi pra ele que BOM e ORTOPEDISTA são palavras incompatíveis e não devem ser usadas na mesma frase!
- Com exceção da OFTALMOLOGIA, não existem especialidades médicas que comecem com a letra "O"!
- Quando você termina a faculdade alguém pergunta: E ai? Você vai ser médico ou vai ser ortopedista mesmo?
Em resumo: em ortopedia, tudo se trata com gelo e anti-inflamatório! Se não for assim tem que operar logo!
Agora, voltando a vaca fria, eu não faço a menos idéia se isso faz algum mal! Se faz, já tô na fila da aposentadoria por invalidez, porque estalo o corpo quase todo desde que me entendo por gente e tô inteiro...
- Um grande amigo meu me perguntou se eu conhecia algum bom ortopedista! Eu respondi pra ele que BOM e ORTOPEDISTA são palavras incompatíveis e não devem ser usadas na mesma frase!
- Com exceção da OFTALMOLOGIA, não existem especialidades médicas que comecem com a letra "O"!
- Quando você termina a faculdade alguém pergunta: E ai? Você vai ser médico ou vai ser ortopedista mesmo?
Em resumo: em ortopedia, tudo se trata com gelo e anti-inflamatório! Se não for assim tem que operar logo!
Agora, voltando a vaca fria, eu não faço a menos idéia se isso faz algum mal! Se faz, já tô na fila da aposentadoria por invalidez, porque estalo o corpo quase todo desde que me entendo por gente e tô inteiro...
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho- Membro
eu li numa revista especializada em baixo (não sei se posso dizer o nome), o editor respondeu um e-mail sobre isso e ele disse que estalar os dedos não é prejudicial, a menos que você seja um músico, por que esses estalos fazem o reflexo diminuir, ou seja a resposta do seu dedo ao seu pensamento fica mais demorada, o que faz você perder agilidade tocando
ou algo assim, se fizerem questão posto a resposta por completo amanhã =D
ou algo assim, se fizerem questão posto a resposta por completo amanhã =D
lfbruschi escreveu:allexcosta escreveu:Estalo os dedos da mão e do pé, coluna, pescoço, cotovelo, joelho, pulso e tornozelo dezenas de vezes por dia há QUASE 30 anos e minhas juntas são normais, sem deformação, inchaço ou nenhum tipo de problema...
[2]
[3]
Inclusive, quando ando descalço, não consigo fazer os dedões não estalarem... cada passo é um estalo!
Claudio- Membro
Gomba escreveu:Li uma vez em algum lugar, acho que foi no hypescience.com sobre um cabra aí que estalou os dedos de uma mão por vários anos, enquanto nao estava os da outra e, depois desses x anos, não teve nenhuma diferença... tô procurando aqui os artigo...
Eu li algo parecido na Mundo Estranho que saiu na época do dia das mães. A matéria de capa era sobre "mitos" que quase todas as mães dizem quando somos pequenos, e ele mostraram que nem tudo é verdade. E eles citaram esse cara também.
Eu tenho o costume de estalar tudo desde criança e até hoje não tive problemas, meus dedos são um pouco "tortos" mas são assim desde que eu me lembro. Meu tio também estala os dedos desde moleque e hoje já velho não tem problema nenhum.
Monzão- Membro
Ás vezes me da uma dor no joelho ou no pescoço, após estalar me sinto muito melhor... e ai?
LFBruschi- Membro
Vixe , sou mais um que desde que me conheço por gente estralo várias articulações do corpo , das mãos , pés , pescoço , costas , joelhos ....e por ai vai .
uma vez quando ainda era criança fui ao médico e ele me falou que isso com o tempo poderia me trazer problemas sérios nas articulações .
hoje estou com 25 anos , e continuo estralando as articulações muito mais do que antes e nunca tive nenhum problema .
Bom , pelos depoimentos dos amigos , é uma coisa muito normal entre músicos isso , a maioria dos músicos que eu conheço faz o mesmo !
uma vez quando ainda era criança fui ao médico e ele me falou que isso com o tempo poderia me trazer problemas sérios nas articulações .
hoje estou com 25 anos , e continuo estralando as articulações muito mais do que antes e nunca tive nenhum problema .
Bom , pelos depoimentos dos amigos , é uma coisa muito normal entre músicos isso , a maioria dos músicos que eu conheço faz o mesmo !
Olha so falei assim porque sou da Educação Física e trabalho na parte de treinamento de força, onde há inumeros mitos, a artigo aparece um novo a cada dia, falei do tratado médico porque ultimamente é o que ando mais confiando sem stress...
Christian- Membro
Que isso Cristian , niguém ficou estressado não , de boa irmão . você só trouxe uma informação , e cada um deu seu ponto de vista . maioria pelo jeito nunca teve problemas com isso , mas pode ser que os medicos que desenvolveram essa tese , tenham se baseado em casos reais ou não ... bom sei lá .
Ainda bem que até agora nunca tive problemas com isso , e nem acho que vá ter daqui pra frente ...rsrs
Bom é isso , grande abraço brother !
Obs: Sempre que você tiver novidades sobre teses que possam nos auxiliar de alguma forma , posta por aqui pra gente discutir e análisar ...
Valeu
Ainda bem que até agora nunca tive problemas com isso , e nem acho que vá ter daqui pra frente ...rsrs
Bom é isso , grande abraço brother !
Obs: Sempre que você tiver novidades sobre teses que possam nos auxiliar de alguma forma , posta por aqui pra gente discutir e análisar ...
Valeu
Eu já fui no médico tb e perguntei isso, ele disse que não tem problema algum. Existe individualidade genética, o que pra um é bom pra o outro pode ser uma m**** e assim segue a vida. Tem gente que toma casos isolados como lei universal.
Faz assim... cada vez que vc estalar os dedos, vc passar meia hora a mais estudando no baixo! que vc fica com a consciencia tranquila!
Ups! acabei de estalar os dedos da mão...
Faz assim... cada vez que vc estalar os dedos, vc passar meia hora a mais estudando no baixo! que vc fica com a consciencia tranquila!
Ups! acabei de estalar os dedos da mão...
eu estalo quase tudo, inclusive meus joelhos estalam pra caramba enquanto eu ando... se isso de perder flexibilidade por estalar for verdade, meu corpo deve virar um pedaço de madeira daqui a uns 40 minutos.
^essa foto do avatar é vc?
Fabio Motta escreveu:Galera, gostaria de compartilhar uma informação com vocês a respeito de um hábito/mania que sempre tive, desde pequeno e infelizmente só agora tive ciência do mal que isso implica. Tive recentemente uma lesão na minha mão direita em decorrência de um acidente jogando futebol e precisei do auxílio de um ortopedista e posteriormente de um fisioterapeuta. Um dia, em uma consulta durante o meu tratamento, o médico me viu estalando os dedos das mãos e perguntou se eu tinha esse hábito. Respondi que sim, e que fazia desde pequeno. Ele disse que isso fazia um mal terrível para a articulação das mãos e que era melhor eu parar com esse hábito imediatamente e que isso com o tempo poderia gerar lesões irreversíveis nos dedos.
Abraços à todos !!!
com a idade perdemos liquido sinovial interno das aritulacoes devido a desidratacao natural que acontece no corpo...
o tal Dr da USP comprovou isto com pesquisa? Pois existe muita gente que especula sem comprovacao... Sabemos que nosso corpo nao é algo que da pra concluir com chutes e a logica biológica não segue padroes simples matematicos...
LFBruschi escreveu:Ás vezes me da uma dor no joelho ou no pescoço, após estalar me sinto muito melhor... e ai?
Comigo é direto isso, principalmente joelho e indicador da mão direita.
Conheço muitas pessoas que tem problemas nas articulações e nunca estalou coisa alguma (nem o chicote nos neurônios).