Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!
2 participantes
Página 1 de 1
Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!
Pessoal, tenho estudado com arco alemão e estou com uma dúvida quanto ao grip (empunhadura) do arco. Vi na net fotos de baixistas de grandes orquestras segurarem o arco alemão de formas diferentes. Tentei de 2 jeitos diferentes.
1 - Um apoiando a "vareta"(não sei o nome dessa parte - aquela que gira pra apertar a crina) na parte mais mole da mão, entre o osso do dedo polegar e do indicador.
2 - Tentei também apoiar essa "vareta" sobre o osso do dedo indicador.
A primeira forma confere mais pressão do arco sobre as cordas, especialmente quando tocando com a parte posterior do arco (V). A desvantagem que percebi foi que o arco tende a ricochetear mais sobre as cordas (bounce), dificultando tocar um som mais uniforme.
A segunda forma torna o arco mais estável, sem pular tanto sobre as cordas, mas tenho que fazer mais força pra pressionar o arco contra as cordas. Depois de tocar por algum tempo a "vareta" tende a escapar da posição sobre o osso e escorregar para a parte mais mole (entre o polegar e o indicador.
Alguém tem um diagrama com os nomes das partes do arco????
Gostaria de saber que tipo de empunhadura vocês usam, se usam alguma dessas que descrevi e qual preferem.
Estou postando algumas fotos para elucidar minha explicação.
Abraços
Técnica 2
Uploaded with ImageShack.us
Técnica 1
1 - Um apoiando a "vareta"(não sei o nome dessa parte - aquela que gira pra apertar a crina) na parte mais mole da mão, entre o osso do dedo polegar e do indicador.
2 - Tentei também apoiar essa "vareta" sobre o osso do dedo indicador.
A primeira forma confere mais pressão do arco sobre as cordas, especialmente quando tocando com a parte posterior do arco (V). A desvantagem que percebi foi que o arco tende a ricochetear mais sobre as cordas (bounce), dificultando tocar um som mais uniforme.
A segunda forma torna o arco mais estável, sem pular tanto sobre as cordas, mas tenho que fazer mais força pra pressionar o arco contra as cordas. Depois de tocar por algum tempo a "vareta" tende a escapar da posição sobre o osso e escorregar para a parte mais mole (entre o polegar e o indicador.
Alguém tem um diagrama com os nomes das partes do arco????
Gostaria de saber que tipo de empunhadura vocês usam, se usam alguma dessas que descrevi e qual preferem.
Estou postando algumas fotos para elucidar minha explicação.
Abraços
Técnica 2
Técnica 1
LucasJazz- Membro
Re: Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!
Bom existem mil jeitos de segurar o arco alemão.
a Ana Valéria Poles segura igual a foto 1, e o Sérgio de Oliveira igual a foto 2. Já o Pedro Gadelha segura com os dedos mais flexionados, e as pontas dos dedos é quem ficam em contato com o arco! Esse é o jeito que eu seguro.
Deixe eu te perguntar, você tem professor? Se não vale a pena pegar umas aulas para aprender a segurar o arco. Eu aprendi sozinho e até hoje meu maior problema é arco.
a Ana Valéria Poles segura igual a foto 1, e o Sérgio de Oliveira igual a foto 2. Já o Pedro Gadelha segura com os dedos mais flexionados, e as pontas dos dedos é quem ficam em contato com o arco! Esse é o jeito que eu seguro.
Deixe eu te perguntar, você tem professor? Se não vale a pena pegar umas aulas para aprender a segurar o arco. Eu aprendi sozinho e até hoje meu maior problema é arco.
luizribeiro- Membro
luizribeiro, fiz algumas aulas com o Marcio, primeiro baixista da orquestra de Ribeirão Preto. Ele estudou na Alemanha, e acho que com a Valéria também. Ele segura com a técnica 2 que postei. Mas ele me disse pra ficar a vontade e descobrir a forma que melhor me adapto. Atualmente estou estudando com o Itamar Collaço, com quem faço aulas de elétrico e fiz uma aula de acústico.
O baixo acústico realmente é um instrumento totalmente diferente do elétrico, exceto pela afinação das cordas soltas. Tenho estudado muito escalas, e também tenho estudado sozinho o Simandl.
abraço
O baixo acústico realmente é um instrumento totalmente diferente do elétrico, exceto pela afinação das cordas soltas. Tenho estudado muito escalas, e também tenho estudado sozinho o Simandl.
abraço
LucasJazz- Membro
está no caminha certo, procure por um livro chamado a new approach for bowing do zimmerman
luizribeiro- Membro
Tenho um do Zimmermann chamado "A contemporary concept of bowing technique for the double bass" você conhece?
LucasJazz- Membro
esse mesmo! nunca lembro o nome desse livro!
Eu faço ele todos os dias por 20 minutos! Ajuda muito. Percebi que o maior problema do contrabaixo é o arco!
Eu faço ele todos os dias por 20 minutos! Ajuda muito. Percebi que o maior problema do contrabaixo é o arco!
luizribeiro- Membro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos