Arco Alemão?
4 participantes
Página 1 de 1
Arco Alemão!?
Na coluna "... acústico" intitulada "Arcos" na páguna 32 da edição número 2 da Baixo Brasil, o colunista Evaldo Guedes no parágrafo sobre o arco alemão diz o seguinte:
"Muitas vezes chamado de "Dragonetti", foi desenvolvido por Domenico Dragonetti, contrabaixista da filarmônica de Londres, mas esse tipo de arco que se tornou padrão nas orquestras da Alemanha, teve como principal criador um outro italiano, chamado Guido D'Arezo, inventor da viola da gambá - instrumento tocado com um arco idêntico ao Dragonetti."
Dito isto, algumas correções se fazem necessárias.
1º. Viola da Gambá deve ser um instrumento muito malcheiroso (rsrsrs). Ele quis dizer Viola da Gamba (sem acento). Este instrumento foi desenvolvido no século XV por autor desconhecido (pelo menos por mim) e pelo seu tamanho era tocado em pé ou sentado apoiado entre as pernas como o baixo e o violoncelo, tendo sido o precursor de ambos. O nome de origem italiana (viola da perna) serve para distinguir de outro instrumento mais antigo, precursor do violino, a viola da braccio (viola do braço) que era apoiado sobre o ombro.
A viola da gamba tinha formatos e tamanhos diferentes e possuia trastes, mas o arco sempre era côncavo:
2º. Guido D'Arezzo (com dois zes), um monge italiano que era músico da Catedral de Arezzo na Toscana, nasceu no ano de 992 e faleceu em 1050, logo jamais poderia ter criado a viola da gamba e seu arco. Devemos a este grande vulto da história da música a criação da notação musical moderna, que pela sua genialidade e perfeição é usada até hoje (o pentagrama, as notas (dó(ut), ré, mi, fá, sol, lá, si), as figuras e suas durações, as claves, pausas, etc). Já pensaram: como se não bastasse a sua fantástica criação que revolucionou a comunicação musical, ainda por cima ter criado um instrumento e seu arco que só surgiriam séculos depois.
O monge Guido D'Arezzo:
A notação musical antiga pré Guido D'Arezzo não era precisa, apenas servia de lembrete pra refrescar a memória:
3º. Exceto pelo tamanho do talão e pela maneira de segurar (apoiado na palma da mão) os arcos daquela época eram côncavos como o arco-e-flecha (vide foto acima) e não covexos como os atuais. Portanto dizer que são idênticos aos atuais Dragonettis é um exagero.
Com a palavra ClaudioBass e Maurício de Moraes Corrêa.
"Muitas vezes chamado de "Dragonetti", foi desenvolvido por Domenico Dragonetti, contrabaixista da filarmônica de Londres, mas esse tipo de arco que se tornou padrão nas orquestras da Alemanha, teve como principal criador um outro italiano, chamado Guido D'Arezo, inventor da viola da gambá - instrumento tocado com um arco idêntico ao Dragonetti."
Dito isto, algumas correções se fazem necessárias.
1º. Viola da Gambá deve ser um instrumento muito malcheiroso (rsrsrs). Ele quis dizer Viola da Gamba (sem acento). Este instrumento foi desenvolvido no século XV por autor desconhecido (pelo menos por mim) e pelo seu tamanho era tocado em pé ou sentado apoiado entre as pernas como o baixo e o violoncelo, tendo sido o precursor de ambos. O nome de origem italiana (viola da perna) serve para distinguir de outro instrumento mais antigo, precursor do violino, a viola da braccio (viola do braço) que era apoiado sobre o ombro.
A viola da gamba tinha formatos e tamanhos diferentes e possuia trastes, mas o arco sempre era côncavo:
2º. Guido D'Arezzo (com dois zes), um monge italiano que era músico da Catedral de Arezzo na Toscana, nasceu no ano de 992 e faleceu em 1050, logo jamais poderia ter criado a viola da gamba e seu arco. Devemos a este grande vulto da história da música a criação da notação musical moderna, que pela sua genialidade e perfeição é usada até hoje (o pentagrama, as notas (dó(ut), ré, mi, fá, sol, lá, si), as figuras e suas durações, as claves, pausas, etc). Já pensaram: como se não bastasse a sua fantástica criação que revolucionou a comunicação musical, ainda por cima ter criado um instrumento e seu arco que só surgiriam séculos depois.
O monge Guido D'Arezzo:
A notação musical antiga pré Guido D'Arezzo não era precisa, apenas servia de lembrete pra refrescar a memória:
3º. Exceto pelo tamanho do talão e pela maneira de segurar (apoiado na palma da mão) os arcos daquela época eram côncavos como o arco-e-flecha (vide foto acima) e não covexos como os atuais. Portanto dizer que são idênticos aos atuais Dragonettis é um exagero.
Com a palavra ClaudioBass e Maurício de Moraes Corrêa.
Última edição por Wotan em Seg Abr 06, 2009 12:49 pm, editado 1 vez(es)
____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
- Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ
Re: Arco Alemão?
Bem... falta-me conhecimento sobre Arco Alemão. Os dois arcos que possuo são da Escola Francesa, convexos, com a crina bem próxima ao extensor.
Quanto a Viola de Gambá malcheirosa, acredito que tenha sido um "erro" desse maldito corretor ortográfico que tem mania de fazer correções automáticas, ou por falta de conhecimento de quem fez a revisão do texto e achou de colocar o acento onde não existe. Um instrumentista do nível de Evaldo Guedes não cometeria esse tipo de erro!
Quando ao Guido D'Arezzo, a colocação está corretíssima. Inclusive eu mesmo já havia feito um post com o título "Sete Notas" no fórum de História e Curiosidades sobre esse assunto: http://bass.forumeiros.com/historia-e-curiosidades-f11/sete-notas-t252.htm
Guido registrava apenas guias para linhas vocais, também nunca li nenhum texto atribuindo a Viola de Gamba como sendo de sua autoria!
Quanto a Viola de Gambá malcheirosa, acredito que tenha sido um "erro" desse maldito corretor ortográfico que tem mania de fazer correções automáticas, ou por falta de conhecimento de quem fez a revisão do texto e achou de colocar o acento onde não existe. Um instrumentista do nível de Evaldo Guedes não cometeria esse tipo de erro!
Quando ao Guido D'Arezzo, a colocação está corretíssima. Inclusive eu mesmo já havia feito um post com o título "Sete Notas" no fórum de História e Curiosidades sobre esse assunto: http://bass.forumeiros.com/historia-e-curiosidades-f11/sete-notas-t252.htm
Guido registrava apenas guias para linhas vocais, também nunca li nenhum texto atribuindo a Viola de Gamba como sendo de sua autoria!
____________________________
[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Arco Alemão?
Lá onde estudo existe um núcleo de música antiga onde existe alguns instrumento antigos e tem uma viola de gamba.
Olhem uma aqui: http://www.hapmoore.com/images/july03/Viola-Da-Gamba.jpg
Olhem uma aqui: http://www.hapmoore.com/images/july03/Viola-Da-Gamba.jpg
____________________________
Rodrigo
Rdg Bass- Membro
- Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP
Re: Arco Alemão?
Não questiono ou duvido do talento, musicalidade e do alto nível do Evaldo Guedes. Acho que apenas falta-lhe um pouco mais de conhecimento histórico, o que não diminui seus méritos como instrumentista.
Quanto ao "gambá" deve ter sido mesmo o tal corretor ortográfico, mas que ficou engraçado ficou. Atenção revisores.
Quanto ao "gambá" deve ter sido mesmo o tal corretor ortográfico, mas que ficou engraçado ficou. Atenção revisores.
____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
- Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ
Re: Arco Alemão?
Wotan escreveu:
Não questiono ou duvido do talento, musicalidade e do alto nível do Evaldo Guedes. Acho que apenas falta-lhe um pouco mais de conhecimento histórico, o que não diminui seus méritos como instrumentista.
Não falar sobre o que não se conhece, também é uma forma de mostrar que sabe das coisas
Wotan escreveu:
Quanto ao "gambá" deve ter sido mesmo o tal corretor ortográfico, mas que ficou engraçado ficou. Atenção revisores.
Sim, ficou engraçado... mas o cérebro já está tão condicionado que nem percebi esse acento!
____________________________
[ ]s Cláudio -- Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Arco Alemão?
A Viola de Gambá seria esta aquí??
____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato- Membro
- Mensagens : 6252
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)
Re: Arco Alemão?
Hahahahahahaha!!!
É essa mesmo.
Esse Renato arranja cada uma...
É essa mesmo.
Esse Renato arranja cada uma...
Última edição por Wotan em Seg Abr 06, 2009 4:46 pm, editado 1 vez(es)
____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
- Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ
Re: Arco Alemão?
Saber calar na hora certa é ser sábio.ClaudioBass escreveu:Não falar sobre o que não se conhece, também é uma forma de mostrar que sabe das coisas
____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
- Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ
Re: Arco Alemão?
Rdg Bass escreveu:Lá onde estudo existe um núcleo de música antiga onde existe alguns instrumento antigos e tem uma viola de gamba.
Lindíssimo instrumento.
____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan- Membro
- Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ
Tópicos semelhantes
» Arco e Case (Alemão)
» Onde comprar um arco alemão?
» Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!
» ABAIXEI!!!! Warwick Fortress Alemão, Warwick Corvette Alemão, Cort Corbow 5 e Jay Turser JT402
» breu e arco, como é q usa?
» Onde comprar um arco alemão?
» Dúvida sobre grip (empunhadura) de arco alemão!
» ABAIXEI!!!! Warwick Fortress Alemão, Warwick Corvette Alemão, Cort Corbow 5 e Jay Turser JT402
» breu e arco, como é q usa?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos