Harmonia da música x melodia da música
4 participantes
Página 1 de 1
Harmonia da música x melodia da música
Boa noite galera,
sou novo aqui no fórum, desculpem-me qualquer erro! rsrsrs
Indo diretamente ao ponto: Como se chama, em uma música de rock, a parte do contrabaixo e da guitarra base (sem vocais e sem percussão)? Harmonia ou melodia?
Tenho pesquisado há três dias, mas não consegui concluir. Pode ser uma dúvida rídicula de importância, mas estou muito 'incomodado' com ela. hahaha
Abraços!
sou novo aqui no fórum, desculpem-me qualquer erro! rsrsrs
Indo diretamente ao ponto: Como se chama, em uma música de rock, a parte do contrabaixo e da guitarra base (sem vocais e sem percussão)? Harmonia ou melodia?
Tenho pesquisado há três dias, mas não consegui concluir. Pode ser uma dúvida rídicula de importância, mas estou muito 'incomodado' com ela. hahaha
Abraços!
duduapereira- Membro
- Mensagens : 9
Localização : Curitiba/PR
Re: Harmonia da música x melodia da música
Cara a linha do baixo provavelmente é uma melodia. E a guitarra, acordes.
Harmonia é a coisa toda se relacionando.
Pra ilustrar uma frase que pra mim é a melhor definição que alguém já fez do assunto:
Ou seja, a harmonia é uma consequencia da melodia (ela nasce com as polifonias renascentistas, contraponto, varias melodias) depois chega-se a noção de acorde, que é o bloco de notas (sem necessariamente haver contraponto).
Numa canção a melodia (principal, mas não única) está no canto, mas pode estar em outro instrumento como acontece em um solo. E o baixo é outra melodia só que no grave, contrapondo-se à melodia principal. O piano, a guitarra, por exemplo, às vezes tocam blocos de notas, os chamados acordes.
A relação das duas melodias principais: O Canto e o Baixo chama-se de bifonia fundamental.
Harmonia é a coisa toda se relacionando.
Pra ilustrar uma frase que pra mim é a melhor definição que alguém já fez do assunto:
“Os movimentos melódicos de atração e resolução são carregados de significações harmônicas: eles determinam a sucessão de acordes e a organização diatônica da escala.”
François-Joseph Fétis
Ou seja, a harmonia é uma consequencia da melodia (ela nasce com as polifonias renascentistas, contraponto, varias melodias) depois chega-se a noção de acorde, que é o bloco de notas (sem necessariamente haver contraponto).
Numa canção a melodia (principal, mas não única) está no canto, mas pode estar em outro instrumento como acontece em um solo. E o baixo é outra melodia só que no grave, contrapondo-se à melodia principal. O piano, a guitarra, por exemplo, às vezes tocam blocos de notas, os chamados acordes.
A relação das duas melodias principais: O Canto e o Baixo chama-se de bifonia fundamental.
____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro- Membro
- Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito
Re: Harmonia da música x melodia da música
Em música quando você tem sons sucessivos é melodia, quando tem sons simultâneos é harmonia. Simples assim.
Respondendo à pergunta: Já que quando você tem baixo e guitarra tocando sons simultâneos, os dois instrumentos sendo tocados mesmo que em uníssono, já é uma harmonia...
Respondendo à pergunta: Já que quando você tem baixo e guitarra tocando sons simultâneos, os dois instrumentos sendo tocados mesmo que em uníssono, já é uma harmonia...
____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54814
Localização : Terra
Re: Harmonia da música x melodia da música
Muito obrigado Filipe Castro e allexcosta!
Eu já tinha essa informação da diferença básica de melodia e harmonia, mas não conseguia concluir se a junção da melodia do contrabaixo e a harmonia da guitarra formavam uma harmonia ou uma melodia.
Respostas bem claras e diretas, valeu mesmo!
Eu já tinha essa informação da diferença básica de melodia e harmonia, mas não conseguia concluir se a junção da melodia do contrabaixo e a harmonia da guitarra formavam uma harmonia ou uma melodia.
Respostas bem claras e diretas, valeu mesmo!
duduapereira- Membro
- Mensagens : 9
Localização : Curitiba/PR
Re: Harmonia da música x melodia da música
Fala galera. BLZ?
Segue algumas idéias:
* As primeiras composições harmônicas foram feitas em cimados ditos "bicordes", geralmente uma tônica e sua quinta, as vezes dobrava-se a tônica uma oitava acima ou abaixo.
* Assim sendo, se um contrabaixo e uma guitarra perfazem um caminho melódico em vozes diferentes, pode-se entender que o que eles estão fazendo é uma harmonia pré-matura (nome utilizado pelos primeiros compositores orquestrais).
* EX.: O Baixo toca as notas: DÓ - SÍ - LÁ - SOL - FÁ - MI - RÉ
* EX.: A guitar toca as notas: LÁ - SOL - FÁ - MÍ - RÉ - DÓ - SÍ
Podemos, dentro de uma grande possibilidade, montar a harmonia: Am7 - G7 - F7M - Em7 - Dm7 - C7M - G7, correspondente a cada nota tocada.
Além disto, os músicos ainda podem exucutar notas de mesmo som e de mesma altura - que as vezes chamamos de RIFF's.
O que acontece neste ponto é que não podemos analizar as notas individualmentes, pois nos darão uma melodia. Devemos analizar o "contorno" melódico das notas dentro de um quisito harmônico, ou seja, tratá-las de maneira harmonioza, em cima de que acordes elas passeiam... E por ai vai.
Boa sorte com os estudos.
Segue algumas idéias:
* As primeiras composições harmônicas foram feitas em cimados ditos "bicordes", geralmente uma tônica e sua quinta, as vezes dobrava-se a tônica uma oitava acima ou abaixo.
* Assim sendo, se um contrabaixo e uma guitarra perfazem um caminho melódico em vozes diferentes, pode-se entender que o que eles estão fazendo é uma harmonia pré-matura (nome utilizado pelos primeiros compositores orquestrais).
* EX.: O Baixo toca as notas: DÓ - SÍ - LÁ - SOL - FÁ - MI - RÉ
* EX.: A guitar toca as notas: LÁ - SOL - FÁ - MÍ - RÉ - DÓ - SÍ
Podemos, dentro de uma grande possibilidade, montar a harmonia: Am7 - G7 - F7M - Em7 - Dm7 - C7M - G7, correspondente a cada nota tocada.
Além disto, os músicos ainda podem exucutar notas de mesmo som e de mesma altura - que as vezes chamamos de RIFF's.
O que acontece neste ponto é que não podemos analizar as notas individualmentes, pois nos darão uma melodia. Devemos analizar o "contorno" melódico das notas dentro de um quisito harmônico, ou seja, tratá-las de maneira harmonioza, em cima de que acordes elas passeiam... E por ai vai.
Boa sorte com os estudos.
____________________________
"Som GrAvE nas veiaSSS"!
Lucas M. de Souza- Membro
- Mensagens : 16
Localização : Saquarema / RJ
Tópicos semelhantes
» Feirinha de livros de música - ear training, harmonia, contrabaixo
» COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ?
» Workshop Edson Sousa: Dicas para o estudo de repertório de música brasileira e jazz - condução, harmonia e improvisação
» RIP Luiz Melodia
» TOCAR MELODIA NA PRIMEIRA POSIÇÃO , UTILIZANDO AS QUATRO CORDAS ???
» COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ?
» Workshop Edson Sousa: Dicas para o estudo de repertório de música brasileira e jazz - condução, harmonia e improvisação
» RIP Luiz Melodia
» TOCAR MELODIA NA PRIMEIRA POSIÇÃO , UTILIZANDO AS QUATRO CORDAS ???
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos