Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ?

+6
fma
allexcosta
Guilherme Lizardo
Amagomes
LuCaSbass
herbertbass
10 participantes

Ir para baixo

COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ? Empty COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ?

Mensagem por herbertbass Qui Nov 25, 2010 6:22 pm

Boa Noite Galera !

O que eu estou querendo saber como que eu posso utilizar os modos gregos para improvisar em certos acordes.

Exemplos:

take the a train

C7M = Jônio
Dm7 = Mixolídio
G7 =
F7M = Lídio

acho que é isso so não me lembro do G7.

Se alguém puder me passar algo eu agradeço.
herbertbass
herbertbass
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ? Empty Re: COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ?

Mensagem por LuCaSbass Qui Nov 25, 2010 6:30 pm

G7 é mixolídio, Dm7 é Dórico.
Mas ai pensa no tom de dó maior em tudo que vc pode se sentir mais livre.

Membro

COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ? Empty Re: COMO IMPROVISAR USANDO MODOS GREGOS NA HARMôNIA DA MÚSICA ?

Mensagem por Amagomes Qui Nov 25, 2010 10:26 pm

LuCaSbass escreveu:G7 é mixolídio, Dm7 é Dórico.
Mas ai pensa no tom de dó maior em tudo que vc pode se sentir mais livre.

Isso... é o seguinte: Digite uma diatônica de C maior. Depois faça o mesmo, começando pelo ré. Vc terá a mesma escala apenas começando de um ponto diferente,no caso Dm7,modo dórico, uma escala de Dm mas com a armadura de clave do C maior, ou seja nenhum acidente. Não raciocine com o campo harmônico de Dm e sim com o de C.
REpita esta operação com todas as notas, até o B, lembrando, é a escala de C maior começando de outros pontos, aí vc terá:

C7M - Jônio
Dm7 - Dórico
Emt - Frígio
F7M- Lídio
G7 - Mixolídio
Am7- Eólio
Bm7(b5) - Lócrio

Esta sequência se repete em todas as tonalidades. up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por Guilherme Lizardo Qui Nov 25, 2010 11:11 pm

Bom, vou postar ate um ponto de vista relativo:

Para Grooves em sí.. nunca senti tanta diferenças na implementação dos modos.. com uma tamanha mudança de sonoridade.. causando efeitos de tristezas essas coisas..

eu vou na idéia de se implorar o Tom Maior e usar suas variações e brincadeiras (Aproximações Cromaticas, Emprestimo Modal e por ai vai)..

mas quando tu monta uma Harmonia.. os modos mudam tudo.... tudo mesmo!

Membro

Mensagem por allexcosta Qui Nov 25, 2010 11:41 pm

Modo e um negocio simples de entender mas dificil de aplicar...

Procure estudar fraseado 2-5-1 e tirar os improvisos de outros musicos nas musicas que voce gosta. Aos poucos a linguagem do estilo e a fluencia do fraseado ira se incorporando ao seu jeito de tocar... Da uma olhada ai:

Administrador

Mensagem por fma Sex Nov 26, 2010 6:31 am

Primeiro passo: Tire a música (harmonia e melodia) de ouvido ou aprenda ela com uma fonte confiável.
Segundo: Toque a música até cansar (melodia e walking bass).
Terceiro: começe a criar melodias para a harmonia do tema.
Essa linguagem de standards é mais baseada na mudança de acordes do que em modos estáticos. Então procura criar suas melodias usando as notas dos acordes.
Acho mais negócio você estudar modos com temas baseados neles, dá-lhe todo o Kind of Blue do Miles.
Take the A Train é um ótimo tema pra estudar, tem acordes que duram dois compassos, acordes que duram dois tempos... quando rola o G7 do "A" da música, é muito legal aquele cromatismo e os saltos na melodia, tenha certeza de digerir bem tudo isso.
fma
fma
Membro

Mensagem por Amagomes Sex Nov 26, 2010 8:22 am

Seguindo a linha do II-V-I veja esta excelente vídeo aula do Demma K. É praticamente a mesma coisa do vídeo que o Allex postou,só que em português.

Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagem por NESCAU Sex Nov 26, 2010 9:09 am

C7M = Jônio
Dm7 = Dórico
G7 = Mixolídio
F7M = Lídio

Nossa, tem inúmeras possibilidades de improvisação modal aí.

Você pode alterar cada um desses modos pelo seu equivalente (sempre respeitando a nota modal característica), pode alterar completamente o tom do improviso, utilizando a tonalidade relativa menor do tom da cadência, e, inclusive fazer o que eu disse no início da frase dentro do tom relativo! É por isso que eu adoro Modos Gregos! \o/

Membro

Mensagem por PauloBassPVH Qua Dez 01, 2010 8:44 am

Rapá, ontem meu deu uma trabalheira pra estudar esse negocio de improvisação.
Fui estudar com o livro do Nelson Faria "A Arte da Improvisação" mas não consegui desenvolver o improviso.
Sempre tive dificuldade de fazer esse tipo de coisas, se eu for criar alguma coisas na hora sai melhor do que se eu parar pra estudar o trecho.
Mas, agora decidi estudar pra fazer as coisas de uma forma mais racional, pensada. e tive uma enorme dificuldade.
Acho que o que falta pra mim é uma bagagem maior de clichês, ou licks, como queiram.
Alguem pode me ajudar a melhorar essa parte? o llivro do nelson mesmo tem isso, umas frases elaboradas pra pegar e incorporar no nosso som, mas preciso aprender esse processo criativo do zero.

Membro

Mensagem por allexcosta Qua Dez 01, 2010 8:52 am

^ Consiga o DVD John Patitucci, Electric Bass Part II, arrume alguém pra traduzir pra você caso não compreenda o inglês e estude com afinco.

Administrador

Mensagem por PauloBassPVH Qua Dez 01, 2010 9:52 am

allexcosta escreveu:^ Consiga o DVD John Patitucci, Electric Bass Part II, arrume alguém pra traduzir pra você caso não compreenda o inglês e estude com afinco.

Humm valeu!!!
Vou procurar!!
O lance da tradução acho que dá pra entender alguma coisa, mas fala ai, foi assim que você aprendeu?
É o seu método pessoal? só por curiosidade!!!

Membro

Mensagem por Fernando Zadá Qua Dez 01, 2010 10:29 am

Putz! Dá pra escrever uma enciclopédia aqui:
modos gregos ou gregorianos?
Só ai já tem muita coisa a ser dita pois os modos que conhecemos não são os gregos e sim uma adaptação que a igreja difundiu se não me engano compiladas pelo papa Gregório. (nunca me aprofundei muito nisso que acho mais curiosidade que o assunto em si)
Agora em relação a pensar em modos pra improvisar esse lance de:

C7M = Jônio
Dm7 = Dórico
G7 = Mixolídio
F7M = Lídio

é tudo a mesma coisa no quesito conjunto de notas e se a música for tonal pensaria mais na escala de dó maior mesmo enfatizando as notas dos acordes. O Joe Pass é um dos defensores dessa abordagem. Segundo ele dizia ele pensava em escala maior e as menores e aplicava de acordo com a situação o que é semelhante a pensar nos modos mas simplificando o raciocinio.
Penso mais em modos na hora de solar num groove estático ou ambiente modal onde as diferenças de sonoridade servem pra colorir a brincadeira.
O lance do livro do Nelson Faria é justamente começar ambientando nesse sentido solando por centros tonais (maior ou menor) pra depois pensar nos modos em si. Acho bem didático esse livro.
Uma forma boa de estudo é pegar os modos Jõnico e lidio, por exemplo, numa mesma nota e ouvir as diferenças tocando com elas pra entender os modos antes de decora-los simplemente.
E nesses temas tipo Take the a train penso mais nos arpejos que nos modos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Qua Dez 01, 2010 1:15 pm

PauloBassPVH escreveu:O lance da tradução acho que dá pra entender alguma coisa, mas fala ai, foi assim que você aprendeu?
É o seu método pessoal? só por curiosidade!!!

Eu não improviso bem... Improvisar é uma arte que você precisa cuidar sempre, coisa que não tenho feito. Na época em que escrutinei o vídeo do John achei muito bom e muito fácil de entender, principalmente pra quem não quer ficar preso a licks batidos...

Administrador

Mensagem por Fernando Zadá Qua Dez 01, 2010 2:04 pm

Discordo Alex.
Na verdade criar grooves na hora envolve improviso e já vi você groovando em alguns videos e improvisa sim!!Rsss
O baixista quando não toca xerox (cover igualzinho) costuma improvisar muito. Na real mais que os guitarristas. É que o conceito de improviso esta ligado só a solo mas pode ser observado em acompanhamento também!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagem por allexcosta Qua Dez 01, 2010 3:28 pm

^ São seus ouvidos, meu caro... Meu vocabulário está sofrível...

Administrador

Mensagem por PauloBassPVH Qua Dez 01, 2010 3:30 pm

Fernando Zadá escreveu: É que o conceito de improviso esta ligado só a solo mas pode ser observado em acompanhamento também!

Legal Fernando, sempre tive esse pensamento, apesar de o improviso ainda ser um segredo pra mim, mas, aos poucos estou descobrindo os caminhos.
Toco num grupo que explora demais essas coisas, o formato trio (baixo, bateria e teclado), como não temos muito tempo pra ensaios e já temos uma afinidade musical bacana, sempre rola esse lance de criar na hora. agora estou procurando aperfeiçoar essa parte do improviso que é o que tá pegando pra mim, pois o tecladista que é meu irmão já tem uma baita experiência nisso, o batera também e restou eu pra alinhar com eles.
Desde a metade desse ano, começamos a trabalhar mais numas composições que temos. Vou estudar muito, mas eu chego lá!!!

Membro

Mensagem por PauloBassPVH Qua Dez 01, 2010 3:32 pm

allexcosta escreveu:^ Consiga o DVD John Patitucci, Electric Bass Part II, arrume alguém pra traduzir pra você caso não compreenda o inglês e estude com afinco.

Olha, já baixei aqui hein!!!!
de noite o bass vai pegar!!! kKKKKK
Valeu pela dica!!!!!!

Membro

Mensagem por vanildomoura Seg Nov 14, 2011 2:38 am

PauloBassPVH escreveu:

Olha, já baixei aqui hein!!!!
de noite o bass vai pegar!!! kKKKKK
Valeu pela dica!!!!!!
vanildomoura
vanildomoura
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo