Morsa no headstock - Quem explica?
+8
Yngway
bodhan
SMR
Gomba
allexcosta
Guilé
RFFanBR
lumen
12 participantes
Página 1 de 1
Morsa no headstock - Quem explica?
Alguem aqui sabe porque ele pôs essa morsa (não sei se posso chamar isso de morsa, me fugiu o nome dessa ferramenta) no cabeçote?
É plausível isso que ele fala que dá mais sustein na hora de gravar?
Nos Classificados aqui do Forum tem um JB com algo parafusado no cabeçote, seria para o mesmo fim?
Quem não tiver saco de ver o webisode inteiro, pule para 1:25
É plausível isso que ele fala que dá mais sustein na hora de gravar?
Nos Classificados aqui do Forum tem um JB com algo parafusado no cabeçote, seria para o mesmo fim?
Quem não tiver saco de ver o webisode inteiro, pule para 1:25
Acho que não fui muito feliz em chamar isso de morsa.
Ignorem essa falha.
Ignorem essa falha.
Isso é conhecido como sargento.
Agora, pra que serve no headstock, não sei. Só sei que deve dar um neckdive violento!
Agora, pra que serve no headstock, não sei. Só sei que deve dar um neckdive violento!
Geralmente esse Gadget é utilizado em baixos com bodydiving para dar maior equilíbrio...alguns produtores também costumam colocar um captador piezo ali naquela região para captar as frequências que ressonam nesta região.
Vi no blog da Planet Waves q daí surgiu a idéia daqueles afinadores preso ali, qdo viram um maestro usando um diapasão preso em um cello por uma peça destas.
Vi no blog da Planet Waves q daí surgiu a idéia daqueles afinadores preso ali, qdo viram um maestro usando um diapasão preso em um cello por uma peça destas.
Algumas pessoas dizem que aumentando a massa do headstock há uma melhora no timbre e no sustain, além de uma diminuição nos "dead spots" tão comuns em baixos Fender. Existe uma peça de metal chamada "Fat Head" que é vendida com essa finalidade, ou então você coloca um grampo de metal como o do vídeo.
Fathead:
Fathead:
Re: Morsa no headstock - Quem explica?
Tem alguma relação?
^ Vale a pena ler...
http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=101351
http://www.talkbass.com/forum/showthread.php?t=101351
Tem esse acessório aqui... já tinha visto mas pensei q fosse meio lenda. E ae
Alex funciona mesmo ?? http://www.guitarcenter.com/Groove-Tubes-Fatfinger-Bass-Sustain-Enhancer-420271-i1133390.gc
Alex funciona mesmo ?? http://www.guitarcenter.com/Groove-Tubes-Fatfinger-Bass-Sustain-Enhancer-420271-i1133390.gc
SMR- Membro
... já testei de colocar um sargento no hedstock nos meus baixos de desenho Fender. Realmente o deadspot na nota dó na corda sol desaparece! ... só que, dependendo do peso, o deadspot vai para a nota lá!
Já fiz alguns testes com bons resultados usando pesos autoadesivos para balanceamento de rodas colados na parte traseira do headstock. O problema é que você até elimina o deadspot, mas ganha um neck dive!
Esse deadspot é muito chato, e pelo visto, inerente ao design Fender. Tive a impressão de que o deadspot é mais evidente nos fretless ...
O aumento de massa altera a frequência de ressonância do braço. A nota tocada ressoa na mesma frequência do braço e causa cancelamento de fase, alterando o sustain da nota ... alô alô luthiers de plantão! Alguém tem uma explicação melhor! Gracias!
Já fiz alguns testes com bons resultados usando pesos autoadesivos para balanceamento de rodas colados na parte traseira do headstock. O problema é que você até elimina o deadspot, mas ganha um neck dive!
Esse deadspot é muito chato, e pelo visto, inerente ao design Fender. Tive a impressão de que o deadspot é mais evidente nos fretless ...
O aumento de massa altera a frequência de ressonância do braço. A nota tocada ressoa na mesma frequência do braço e causa cancelamento de fase, alterando o sustain da nota ... alô alô luthiers de plantão! Alguém tem uma explicação melhor! Gracias!
Última edição por bodhan em Ter Nov 16, 2010 3:32 pm, editado 1 vez(es)
bodhan- Membro
Vocês testaram os dead spots com fones? A acústica do local pode pregar peças também...
... sinto o deadspot com o instrumento desligado. Dá até para ver que a corda vibra de forma diferente. Mas tudo é também uma questão de costume, não é algo que não dá para conviver. Incomoda mais para uns e menos para outros, nada demais.
Última edição por bodhan em Ter Nov 16, 2010 3:35 pm, editado 1 vez(es)
bodhan- Membro
Isso lembra meu Giannini antigo. Ele devia ter uns 3 "live spots" no máximo.
Tem alguma relação?
... acho que isso é para pendurar a correia, não é?!
bodhan- Membro
Considerando que eu chamei um sargento de "morsa", não sei de mais nada..
Yngway escreveu:Vocês testaram os dead spots com fones? A acústica do local pode pregar peças também...
Testei com o baixo plugado aqui na fast-track. Ouvindo no fone e amps ao mesmo tempo. O dead spot da corda G entre a 4a e a 6a casa apareceu nos dois baixos. E isso é da construção do baixo. Já no Condor, eu tocando a A da corda E ele ressoa exageradamente, coisa de vibrar o prédio todo. Enquanto no Strinberg, que tá com cordas .045 (diferente do condor, que tá com .040 a nota que ressoa muito mais é a B da E. E isso é do ambiente e não dos baixos.
Yngway escreveu:Isso lembra meu Giannini antigo. Ele devia ter uns 3 "live spots" no máximo.
SMR escreveu:Tem esse acessório aqui... já tinha visto mas pensei q fosse meio lenda. E ae
Não sei, nunca usei isso... Na verdade não sou muito de usar "gadgets". Carrego um baixo, uns 2 cabos, um afinador simples e um DI...
Se o Marcus Miller não liga pros deadspots do Fender dele sou eu que vou ligar?
Gomba escreveu:O dead spot da corda G entre a 4a e a 6a casa apareceu nos dois baixos. E isso é da construção do baixo...
Sem querer dar um up no topico mas já dando!
É exatamente nesse local que o meu baixo peca... Não é uma coisa que tire o valor do instrumento, até porque ainda assim acho um instrumento maravilhoso, mas tem uma certa diferença de sustain nessas casas da corda "G"...
Cabeça de dedo não pensa!!!Clube Fender #064Clube Giannini #033Clube do Blues #019Clube do Funk #003Clube dos amantes só das 4 cordas #001
hamilton du baixo- Membro
Eu tenho um problema de "Extreme LIVE SPOT" na setima casa da LÁ
mas me acostumei e compenso sempre tocando com menos intensidade nesta casa
rs
rs
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
hamilton du baixo escreveu:É exatamente nesse local que o meu baixo peca... Não é uma coisa que tire o valor do instrumento, até porque ainda assim acho um instrumento maravilhoso, mas tem uma certa diferença de sustain nessas casas da corda "G"...
Todo JB 34" tem isso. Inclusive de 5 ou 6 cordas!
Lapetina escreveu:Eu tenho um problema de "Extreme LIVE SPOT" na setima casa da LÁ
Não existe instrumento de corda sem essas peculiaridades. Uns tem mais, outros menos... A medida que nos acostumamos com o instrumento que usamos a gente vai aprendendo a compensar esses fenômenos com a maneira de tocar...
^e essa é uma das coisas que me apaixonou e me mantem apaixonado pela musica!!!
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina- Membro
Dead spots? o que seria?
desculpem a ignorância de minha parte! é que aqui não tem muitos baixistas com quem eu possa aprender!
desculpem a ignorância de minha parte! é que aqui não tem muitos baixistas com quem eu possa aprender!
Eliseumohr- Membro
ELISEUMOHR escreveu:Dead spots? o que seria?
Dead spots são regiões do braço que não conseguem soar direito. Isso varia de baixo pra baixo. Quando você toca, a nota fica meio apagada, sem sustain ou com um timbre bem xoxo.
Relax,trabalho com ferramentas,e isso é um erro comum,pode-ser chamado de sargento ou grampo "C",dependendo da região do país.
Relax,trabalho com ferramentas,e isso é um erro comum,pode-ser chamado de sargento ou grampo "C",dependendo da região do país.
luiztebet- Membro
Agora sim ! eu inthindi o que ele falooooo! Rss!
Yngway , muito obrigado!
Yngway , muito obrigado!
Eliseumohr- Membro