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Mensagem por gmv bass Qua Dez 08, 2010 7:49 pm

Galera
a pergunta pode ser meio impertinente...
mas qual Pre Amp se encaixa bem num baixo Ativo?
sem "colorir" muito o som...
sgestoes bem vindas
valew!
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Mensagem por allexcosta Qua Dez 08, 2010 7:52 pm

O baixo é ativo porque tem preamp ou só a captação é ativa? Quais os captadores?

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Mensagem por Thales_Sr Qua Dez 08, 2010 9:01 pm

mas qual Pre Amp se encaixa bem num baixo Ativo?
Pera, você quer um pré que não vá colorir o som? Não entendi...

Depois, não tem "pré pra baixo ativo" ou "pré pra baixo passivo", então você tem que testar qual você gosta e qual você não gosta.

Se realmente quer um pré amplificador que não dê cor alguma, compra um pedal de booster.

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Mensagem por edumerino Qui Dez 09, 2010 10:10 am

Thales_Sr escreveu:
mas qual Pre Amp se encaixa bem num baixo Ativo?
Pera, você quer um pré que não vá colorir o som? Não entendi...

Depois, não tem "pré pra baixo ativo" ou "pré pra baixo passivo", então você tem que testar qual você gosta e qual você não gosta.

Se realmente quer um pré amplificador que não dê cor alguma, compra um pedal de booster.


Também não entendo isso... De repente se não quer colorir o som o melhor é deixar tudo como está, ou então só um boost como sugerido acima.

Na minha opinião a "graça" do pré (interno ou externo) é justamente esse PAM a mais no som...

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Mensagem por wellrod Qui Dez 09, 2010 10:46 am

No meu TRB6 eu descobri que desligando o SHAPE da minha Kickbass o som fica muito melhor... eu acho q dá alguma confusão de frequencias quando o SHAPE da caixa funciona junto com o Pré do TRB... alguém saberia explicar isso, já passou por isso ou é loucura da minha cachola?!?!?

dia desses q eu descobri isso...

Tem uns brothers q dizem q o TRB6 precisa sofrer um ajuste nessa parte do Pré... tipo se desligar o Pré dele, o som fica muito melhor... alguém já ouviu falar disso? Num gosto de mexer mto nele não... de alterar as características... mas é o q já ouvi a respeito... q o Pré do TRB6II não é mto legal...
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Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 09, 2010 11:37 am

Essa função SHAPE dá um "boost" no sinal, e é um filtro "notch", ele dá um corte profundo numa faixa pequena de frequências.

Ao ligar ele pra dar um som "porreta", provavelmente você deixou o filtro dando um corte nos médios (se fosse nos graves o som ficaria magro, nos agudos deixaria abafado), então o que acontece é que o som, que já vem meio "quente" do pré ativo do seu baixo, ainda recebeu um corte nos médios, que é a faixa de frequências que deixa o som do baixo mais inteligível (mais fácil de distinguir as notas, ou "definido"), uma combinação perfeita pro som ficar embolado.

Ao desligar o shape, você tirou esse ganho extra e os médios apareceram de volta. Aí o som desembolou.

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Mensagem por Tripa Bass Qui Dez 09, 2010 12:07 pm

Hum... boa explicação THales... agora o que fazer para desembolar rsrs utilizando a função shape?
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Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 09, 2010 12:32 pm

Não utilizar...

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Mensagem por fmt90 Qui Dez 09, 2010 1:29 pm

Caro Thales,

Em relação ao meu Hartke Bass Attack, uma solução para deixar os graves mais definido com o SHAPE ativado não seria dar uma leve cortada nos graves e, no caso do meu baixo, dar uma presença maior nos graves?

Também tenho o mesmo problema em relação ao SHAPE, porém nunca me atentei a isso!
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Mensagem por Luciano Zani Qui Dez 09, 2010 1:43 pm

Shocked


Última edição por Luciano Zani em Sex Dez 10, 2010 2:19 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por edumerino Qui Dez 09, 2010 2:02 pm

^ scratch

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Mensagem por wellrod Qui Dez 09, 2010 2:23 pm

Thales_Sr escreveu:Não utilizar...

Uhuuuuu!!! Então BINGO!!! acertei na mosca!!! pensei... ou eu desligo o Pré... ou desligo o Shape... como o meu TRB6 não desliga, fui pela opção mais fácil... hehe
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Mensagem por wellrod Qui Dez 09, 2010 2:24 pm

fmt90 escreveu:Caro Thales,

Em relação ao meu Hartke Bass Attack, uma solução para deixar os graves mais definido com o SHAPE ativado não seria dar uma leve cortada nos graves e, no caso do meu baixo, dar uma presença maior nos graves?

Também tenho o mesmo problema em relação ao SHAPE, porém nunca me atentei a isso!

e eu já achava q o problema era no meu baixo... aí veio esse estalo de desligar o Shape... e tudo ficou maravilhoso... meu TRB6 também tem problemas com pedais... não fica legal o som... ele tem q sair puro da fonte...
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Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 09, 2010 4:27 pm

fmt90 escreveu:Caro Thales,

Em relação ao meu Hartke Bass Attack, uma solução para deixar os graves mais definido com o SHAPE ativado não seria dar uma leve cortada nos graves e, no caso do meu baixo, dar uma presença maior nos graves?

Também tenho o mesmo problema em relação ao SHAPE, porém nunca me atentei a isso!
O shape é um recurso adicional, mas não é necessário que você tenha que ficar com tudo ligado o tempo todo não...
É como comprar um ampli e achar que ele deve soar bem com todos os controles no 10.

Deixa o Shape como uma equalização adicional, não uma definitiva.

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Mensagem por ct.colela Sex Dez 10, 2010 4:35 am

Um pre tem como finalidade amplificar um sinal de audio
um booster amplica as frequencias em um todo
um pre de grave medios e agudos amplifica frequencias pre estabelecidas

vamos entender como sao os pres
um cap ativo tipo emg tem um pre de booster embutido
um pre embutido no baixo de grave medio e agudo é pre de frequencias pre estabelida
um pedal externo tipo o da hartke citado é outro pre
os controles de grave medio e agudos do seu ampli sao outro pre

agora veja
seu baixo tem cap emg circuito aguilar ligado no pedal da hartke e depois no no eq da boss e depois o ampli

é pre em cima de pre em cima de pre
o sinal é muito processado acaba comprometendo a qualidade
em questao de pres quanto menos usar melhor(nao estou dizendo para nao usar ,estou dizendo para usar no maximo dois)
é como fazer um xerox colorido depois fazer o xerox do xerox do xerox
a imagem acaba sendo denegrida no caso dos pres o audio
agora fica dificil dizer qual tipo de pre usar pois isso é muito pessoal

agora sobre a pergunta do topico se seu baixo tiver cap ativo e pre interno eu nao te indico usar nenhum pre externo
a maioria dos pres externo nesse caso passa a colorir o som a meu ver plastificar o som
se seu baixo for um so com caps ativos vai fundo ou instala um pre interno no bass ou usa um pre externo de boa

meu caso eu uso um booster que projetei ligado em um eq da boss que uso para atenuar frequencias e nao ampliar
fiz um pre que me desse a porrada do baixo ativo mas sem colorir o som
ligo nos meus pedais e depois no ampli
(pedais sao uma forma diferente de pre ) pois sao usados em alguns casos para alterar o audio mesmo
isso é uma opiniao pessoal é o som que eu buscava
agora voce tem que pesquizar testar pres externos e garimpar o seu som
abç

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Mensagem por wellrod Sex Dez 10, 2010 8:04 am

claps Show de bola a explicação!!!
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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 10, 2010 12:45 pm

Pois então... Pré que não colore o som é basicamente um booster. Ou um equalizer com tudo no flat, ou pra ser mais chato, um amplificador não inversor com ganho acima de 0 dB.

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Mensagem por edumerino Sex Dez 10, 2010 2:08 pm

Eu ainda acho que um Pré que não "colore" o som é o mesmo que pedir um "sorvete não muito gelado por favor..."

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Mensagem por Luciano Zani Sex Dez 10, 2010 2:15 pm

eu tenho um baixo com circuito ativo e uso um adi 21 e a diferença é grande com o pré ligado e desligado

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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 10, 2010 3:43 pm

Pois é, o ADI é um pré que "colore" o som.

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 10, 2010 3:46 pm

edumerino escreveu:Eu ainda acho que um Pré que não "colore" o som é o mesmo que pedir um "sorvete não muito gelado por favor..."

Confesso que também acho meio engraçado. Se não for pra colorir prefiro um booster limpo!
Mesmo o Tone Hammer que colore pouco da um up legal e acabo usando pra realçar ou esconder uma determinada faixa de frequências.
Se fosse só dar up um booster resolvia legal.
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Mensagem por Luciano Zani Sex Dez 10, 2010 3:52 pm

pois é... falando em baixo ativo. tem como deixar ele com som de passivo sem mudar o circuito?

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Mensagem por Schafe Sex Dez 10, 2010 3:56 pm

^ como assim "som de passivo"?
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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 10, 2010 3:56 pm

O que é "som de passivo"?

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Mensagem por Tripa Bass Sex Dez 10, 2010 4:01 pm

eauieaueahuaea essa galera me diverte viu rsrsrsrsrsrsrsrs
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Mensagem por Luciano Zani Sex Dez 10, 2010 4:14 pm

vou tentar explicar... o baixo ativo tem circuito muito sensivel, qualquer força a mais que vc coloque nas cordas ja percebe-se aquele som de tec-tec nas cordas e tb os agudos muito fortes e graves mal definidos, os baixos passivos tem som mais aveludado, entende? cara na verdade não sei mais o que fazer pra conseguir um timbre legal, acho que to ficando doido ja, comprei varios pedais, mas acho que vou ter que acabar comprando um fender mesmo ou coisa parecida. Crying or Very sad

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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 10, 2010 4:17 pm

Pois é, não tem "som de passivo" nem "som de ativo".
O "tec tec" é trastejamento, tem a ver com a regulagem do instrumento, e não é relacionado com a parte eletrônica dele.

O que parece que tá acontecendo é que seu baixo (1) está regulado com as cordas baixas demais para a força que você toca, e (2) você não gosta do som do seu baixo.

O item (1) você resolve com uma regulagem da ação das cordas.
Mas o item (2), não é pedal que resolve não. Tem que trocar o instrumento mesmo... Ou então arriscar uma troca de captação, ou de circuito.

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Mensagem por Luciano Zani Sex Dez 10, 2010 4:24 pm

pois é... vc me disse verdades e verdades são duras, acho que vou ter que trocar o baixo pois acabei de tirar ele do luthier gastei 120 mangos achando que ia melhorar e nada, vlw Sad

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Mensagem por Schafe Sex Dez 10, 2010 4:27 pm

baixo ativo = Baixo com circuito ativo, que necessita de energia elétrica (normalmente de uma bateria 9v), normalmente possui mais controles de equalização (grave, agudo, médio,...) e costumam ter uma saída com ganho maior, mas isso não é regra.

Baixo passivo = baixo que não possui um circuito ativo, normalmente só possui controles de volume dos captadores e um filtro de agudos chamado "tone"
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Mensagem por allexcosta Sex Dez 10, 2010 4:30 pm

^ Tem baixo ativo que tem circuito passivo...

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Mensagem por Schafe Sex Dez 10, 2010 4:40 pm

^quando só o captador usa energia pra dar mais ganho né?
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Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 10, 2010 4:44 pm

Isso aí. Um baixo com captadores EMG, mas com controles passivos, seria um "baixo ativo" mas com circuito passivo.

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Mensagem por allexcosta Sex Dez 10, 2010 4:45 pm

Schafe escreveu:^quando só o captador usa energia pra dar mais ganho né?

Quando o captador tem um pré interno, tipo os EMG... A grosso modo, se põe bateria, o baixo é ativo. O circuito pode ou não ser...

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Mensagem por Schafe Sex Dez 10, 2010 4:59 pm

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Mensagem por Ismael Seg Jan 24, 2011 9:59 am

Desculpe ressuscitar o tópico !!

De tudo o que foi dito... posso chegar a conclusão que... no meu caso:

Como tenho uma baixo em que posso optar entre o modo passivo e ativo e tb utilizo um pré externo (Hartke VXL), seria ideal ou correto:

- Utiliza-lo no modo passivo, com o pré externo, plugado no input ativo do combo? assim fazendo uso das funções do VXL ?

- Utiliza-lo no modo ativo, sem o pré externo, plugado no input ativo do combo?

- Utiliza-lo no modo ativo, com o pré externo, plugado no input ativo do combo?


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Mensagem por allexcosta Seg Jan 24, 2011 10:04 am

^ De modo geral eu diria primeira ou segunda opção, mas deixe seu ouvido julgar.

Se optar pela opção 3, cuidado com o excesso acumulativo dos graves, que pode danificar seu amp.

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Mensagem por Ismael Seg Jan 24, 2011 10:16 am

^ Ai que tá Alex,

de todas essa possibilidades que relatei, a melhor para meu ouvido, seria a que eu não disse:

- Utiliza-lo no modo passivo, com o pré externo, plugado no input passivo do combo !

Li a materia do link que vc postou acima, sei que é a opção errada de ligação... mais o som fica extremamente melhor...com relação ao volume e timbre!

Ontem ensaiei sem utilizar o Bass attack, com o baixo no modo ativo plugado no input tb ativo do Hartk A100.... sinceramente,o som ficou sem peso sem aquele "punch", coisa que não acontece quando estou utilizando o Bass Attack no input passivo !

Será que agindo assim estarei condenando o meu combo?



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Mensagem por allexcosta Seg Jan 24, 2011 10:18 am

^ Você entende a diferença entre entrada passiva e ativa, correto?

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Mensagem por Ismael Seg Jan 24, 2011 10:20 am

^ sim !
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Mensagem por allexcosta Seg Jan 24, 2011 10:21 am

^ Sabe identificar "clipping"?

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Mensagem por Ismael Seg Jan 24, 2011 10:24 am

Sei....

regulo o limiter do combo na posição "2" !! e não acende a luz de clip !!

Talvez eu esteja regulando por baixo a sensibilidade dele ...



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Mensagem por allexcosta Seg Jan 24, 2011 10:27 am

Se a luz de clip não tá acendendo tá tudo certo. Use na entrada que mais te agradar. É óbvio que a entrada passiva terá BEM mais som, pois não é atenuada.

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Mensagem por Ismael Seg Jan 24, 2011 10:31 am

^ Alex,

Obrigado pela força e por passar sua experiência !!

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Mensagem por lobo bassman Seg Mar 28, 2011 11:34 pm

Ola Boa noite a todos, gostaria de aproveitar e pegar carona no tópico para tentar tirar algumas duvidas.
Primeiramete meu nome Luigy moro em Campo Grande - MS e aqui sentimos muita dificuldade em ter acesso a equipamentos para testa-los.
Bom estou buscando investir em meus equipementos para melhorar o som.
Eu tenho um baixo personalizado de 5 cordas o qual tem um timbre muito legal e no qual eu fiz um upgrade colocando capitadores seymor duncan basslines passivos.
Desde que fiz essa modificação o som ganhou muito em definição e tomou um timbre mais medio agudo, sem perder o peso que tinha. Anteriormente ele tinha muito peso porém sem definição.
Mais recentemente levei em um luthier e mesmo modificou o circuito, acrecentando uma chave de defasagem e segundo ele utilizou o humbucker da ponte em serie ou parelo ja naum me lembro mais, o que segundo ele faria com que o humbucker trabalhasse em sua capacidade maxima. O circuito continuou passivo.
Realmente percebi um ganho no som e timbre e me deu mais recursos de equilização.
Bom agora vamos as minhas duvidas, estou pensando em acrecentar o circuito interno Preamp Aguilar Obp-3 | Três Bandas | P/ Baixo.
Com a finalidade de ganhar mais possibilidades e versatilidade na timbragem do meu som e poder ter uma gama maior de timbres em um unico instrumento.
Também buscando melhorar ou facilitar o soar do slap aumentando os harmonicos.
Também ter a possibilidade de utiliza-lo como booster, para solos ou momentos em que tenho que segurar a base sozinho.
Duvidas:
Eu conseguirei alcansar o meu objetivo com este circuito? Se não alguem me recomenda um outro que satisfassa minhas necessidades?
Outra coisa após fazer esta modificação estou com a ideia de montar o pedal board da seguinte forma:
Karcect transmissor sem fio - pedal A B C, no A (David Eden Preamp Bass), no B (SansAmp Tech 21 Bass Driver Di) e no C (Pedal Tc Electronic Polytune - Afinador) - as saidas dos dois prés ligadas em um pedal A B-saida do pedal A B ligada no Electro Harmonix The Worm Analog Wah Phase Vibrato Tremolo - por fim Pré Amplif Presonus Bluetube 2 Canais Valvulado (um canal valvulado para esquentar um pouco o som do baixo e o outro para o microfone que utilizo.

Gostaria de saber a impressão de vc's com respeito a este set ok? Vai me ajudar muito.
P.S este set eu monto com o intuito de tirar um som bom seja em qual Amp eu venha a tocar, pois cada local que toca é um diferente, então vou deixar sempre tudo no flat, ou para ter um som completo e com qualidade em gravações ou ligados direto na mesa.
Agora galera agradeço o apoio de todos e a ajuda, vou ouvir cada conselho com certeza, abraço a todos.
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Mensagem por edumerino Seg Mar 28, 2011 11:47 pm

Hum... o Aguilar + o David Eden + o SansAmp me parecem um tanto quanto redundantes... Pré-amp demais.

MAAAS pensando que pode utilizá-los separadamente para conseguir timbres diferentes, aí tá ok...

O fato é que são todos equipos de ótima qualidade (apesar de não conhecermos o D.Eden, certeza que ruim não é).

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Mensagem por lobo bassman Seg Mar 28, 2011 11:54 pm

Então a ideia é utilizar o eden e o sanamp em separado, na maior parte do tempo o eden por ter o compressor encorporado nele e em alguns caso para timbres diferentes e distorções o sansamp.
Então mais e o pre interno que quero colocar vai atender as minhas espectativas? Vou conseguir tirar dele um bosster?
E isto fica ruim utilizando outro pre depois? Ou o Eden ou o Sans Amp?

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Mensagem por ct.colela Ter Mar 29, 2011 12:15 am

^quais sao os equipamentos que voce tem?
sabendo dessa questao ficaria mais facil de te ajudar

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Mensagem por lobo bassman Ter Mar 29, 2011 12:44 am

Então é como eu falei amigo, eu utilizo so o meu contra-baixo mesmo não uso mais nada. Tenho um amp meteoro star black mais nem conto com isso.
Por isso estou aqui pra tira as duvidas sobre o pre interno da aguilar no meu circuito Semour Duncan Bass lines.
E saber a impressão de vc do pedal board nesta configuração que passei.
É mais ou menos o que ue tenho em mente e a minha opinião vai servir para evitar erros. Dinheiro para compra ja tenho falta mesmo so a esperiência de vcs para cometer o minimo de erros possiveis.
Mais uma vez agradeço.

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Mensagem por Cayo Castro Ter Mar 29, 2011 1:31 am

To ligado...
Na dificuldade de morar londe dos grandes centros...

Tenho duvida sobre isso tbm...
Meu baixo é ativo e toquerendo comprar o hartke bass attack...
Como faz??? hahaha

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Mensagem por daniloviana7 Ter Mar 29, 2011 8:52 am

^
O Hartke sempre aparece por aqui, alguém vendendo. E tem no Mercado Livre tb, esse pedal não é difícil de achar não.

Lobo, você não tá com muito preamp não? hahahaha. Até entendi seu uso, mas sei lá, acho que vai ficar preamp demais, apesar de você usar em separado e todos são equipamentos de ótima qualidade.
Você não consegue dar esse Booster em um dos preamps? Tipo, utilizar sempre o Eden, e quando quiser esse booster alternar para o Sansamp ou vice-versa?

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