Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida, Equalizer defeito

4 participantes

Ir para baixo

Duvida, Equalizer defeito Empty Duvida, Equalizer defeito

Mensagem por sales100 Dom Dez 19, 2010 7:13 pm

Fala galera!!!
Adiquiri um equalizer da boss geb 7, tava achando muito bom e tals...
mas depois de fuçar muito aq no bixo percebi que o som não se altera quando mexo nos knobs de frequencia mais aguda, especificamente nas de 4.5k e nas de 10k.
será paranóia minha? será q é pq essas frequencias num alteram mesmo o som de forma muito significativa?
Ou será q fui sortiado e peguei o negocio com defeito? uauahuhuaau
sales100
sales100
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida, Equalizer defeito Empty Re: Duvida, Equalizer defeito

Mensagem por Gomba Dom Dez 19, 2010 7:19 pm

O baixo nao toca muitas frequências altas não. Com cordas novas e fazendo slap-pops você consegue frequências acima de 5k. Fora isso, muito dificil. Além disso, se você estiver usando um amp que não tenha uma corneta ou tweeter, você não vai nem ouvir essas frequencias, porque a maioria dos falantes falam entre 50hz e 3,5khz.

Como teste, tenta plugar algum mp3 player e toque alguma coisa ou ruído rosa mesmo, no pedal e altere as frequências para ver se muda alguma coisa ou não quando você mexe nos knobs. Tente tambem usar o pedal num outro sistema que não seu amp de baixo. (sistema este que tenha via de agudos.
Gomba
Gomba
Membro

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Mensagem por sales100 Dom Dez 19, 2010 7:33 pm

^
Blz gomba valeu pela dica, só num sei como vou testar isso aq em casa rsrsrsrs Razz
mas vou tentar
sales100
sales100
Membro

Mensagem por sales100 Ter Dez 21, 2010 1:16 am

Gomba escreveu:O baixo nao toca muitas frequências altas não. Com cordas novas e fazendo slap-pops você consegue frequências acima de 5k. Fora isso, muito dificil. Além disso, se você estiver usando um amp que não tenha uma corneta ou tweeter, você não vai nem ouvir essas frequencias, porque a maioria dos falantes falam entre 50hz e 3,5khz.

Só acho estranho o baixo num trabalhar muito com frequencias acima de 5k e a maioria dos falantes falarem entre 50 e 3,5k e mesmo assim o pedal que é próprio para trabalhar as frequencias do baixo, ter knobs de frequencia de 4k e 10 k

Quem puder dar um esclarecimento eu agradeço!!
allex???
hauuhauhauahua
sales100
sales100
Membro

Mensagem por gobatto Ter Dez 21, 2010 7:56 am

sales100 escreveu:Fala galera!!!
Adiquiri um equalizer da boss geb 7, tava achando muito bom e tals...
mas depois de fuçar muito aq no bixo percebi que o som não se altera quando mexo nos knobs de frequencia mais aguda, especificamente nas de 4.5k e nas de 10k.
será paranóia minha? será q é pq essas frequencias num alteram mesmo o som de forma muito significativa?
Ou será q fui sortiado e peguei o negocio com defeito? uauahuhuaau

Seu baixo está com cordas novas?

Esses slides de 4,5k e 10k deveriam aumentar o brilho consideravelmente. Eu tinha um pedal desse. Como o Gomba disse, não é algo que altere muito significantemente, principalmente o de 10k, que mudava muito pouco o timbre em si, mas aumentava bastante ruidos e barulhos como os dos trastes e dos dedos deslizando na corda.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 21, 2010 9:59 am

Só acho estranho o baixo num trabalhar muito com frequencias acima de 5k e a maioria dos falantes falarem entre 50 e 3,5k e mesmo assim o pedal que é próprio para trabalhar as frequencias do baixo, ter knobs de frequencia de 4k e 10 k
Não estranhe. 4,5k é aquele agudo mais óbvio, e 10k é o brilho.

Os falantes falam que funcionam de 50 a 3,5k, mas eles respondem fora dessa faixa também. Só que não com a mesma eficiência.

O baixo "fala" desde cerca de 25 hz (a sizona) até mais de 15 khz (harmônicos das notas). Toda nota que você toca no baixo é um conjunto de harmônicos, e alguns deles são bem agudos. É essa associação dos harmônicos que faz o timbre do instrumento.

Moderador

Mensagem por sales100 Ter Dez 21, 2010 1:34 pm

Fui testar mais uma vez agora e realmente vi diferença, mas só quando vou dar um slap q o som sai mais "estralado" quando os knobs de de 4,5 e 10 estão no máximo. Ou então quando dou aquela diminuida nos medios e aumento os graves, aí realmente da mais brilho se eu botar os outros 2 no maximo.

Agora eu esperava q fosse mais sensivel esses knobs de agudo, pois como ja disse só vejo diferença quando boto os knobs no maximo, ja os medios e os graves qualquer mexidinha q eu dou o timbre se altera de forma significativa.

Entendi a explicação q os amigos acima deram, mas por se tratar de um pedal exclusivo pra baixo, deviam botar frequencias de agudos algo em torno de 2 a 5 k

oq acham?
sales100
sales100
Membro

Mensagem por gobatto Ter Dez 21, 2010 1:54 pm

sales100 escreveu:Fui testar mais uma vez agora e realmente vi diferença, mas só quando vou dar um slap q o som sai mais "estralado" quando os knobs de de 4,5 e 10 estão no máximo. Ou então quando dou aquela diminuida nos medios e aumento os graves, aí realmente da mais brilho se eu botar os outros 2 no maximo.

Agora eu esperava q fosse mais sensivel esses knobs de agudo, pois como ja disse só vejo diferença quando boto os knobs no maximo, ja os medios e os graves qualquer mexidinha q eu dou o timbre se altera de forma significativa.

Entendi a explicação q os amigos acima deram, mas por se tratar de um pedal exclusivo pra baixo, deviam botar frequencias de agudos algo em torno de 2 a 5 k

oq acham?

Pode ser.

Mas não é só no EQ o problema. Qual seu baixo? Qual idade das cordas? Qual seu amp? Etc...
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por sales100 Ter Dez 21, 2010 2:08 pm

^
Condor p-master modificado passivo, tirei o precision e botei caps em-hz jazz bass, cordas fodera victor wooten signature(com cerca de 1 mes de uso, porem ja se foi uma boa parte do brilho, pois minhas mãos soam muito quando tou tocando), cubo staner bx 100
sales100
sales100
Membro

Mensagem por gobatto Ter Dez 21, 2010 2:10 pm

^ Tem tweeter no seu amp?

Não conheço esses caps também...

Testou o eq em outros amps?
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por sales100 Ter Dez 21, 2010 2:24 pm

Testei no staner bx 200, só q como num sava muito das frequencias usei equalizações predefinidas q eu tinha pesquisado como o sorriso "u" e o triste "/" ahuhauhahua
como o resultado me agradou e boss dispensa comentarios eu comprei.

Mas só agora que fui perceber esse lance dos agudos
Aq uma gravaçãozinha amadora q eu fiz depois das modificações, mas com as cordas antigas ainda e sem o equalizer:
4shared.com /audio/cJ2NlaP8/tirando_um_som_do_baixo.html
sales100
sales100
Membro

Mensagem por gobatto Ter Dez 21, 2010 2:48 pm

^ Esses amps são somente um falante de 15" e sem tweeter. Normal não reproduzirem frequências muito agudas com tanta fidelidade.

Testa esses controles em um hartke com cone de alumínio que você vai sentir a diferença. Laughing
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por sales100 Ter Dez 21, 2010 4:44 pm

^
blz...
tb vou sentir diferença se testar na minha caixa só q com uma guitarra ou violão ?
sales100
sales100
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo