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Sobre Orquestras e Incentivos...

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Mensagem por luizribeiro Qua Dez 29, 2010 11:41 am

Esses instrumentos muito caros acabam indo para o pessoal da música erudita! Que felizmente tem um salário fixo e razoavelmente bom.
Pensem por um lado galera, R$15.000,00 não paga um violino ruim para profissionais. Lá no orquestra da minha universidade todo mundo tem violinos de estudante, valor vinte mil dólares!
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Mensagem por Filipe Castro Qua Dez 29, 2010 11:52 am

NY my friend! Aposto que nenhum violinista aluno da ufmg tem violino desse preço... hehe

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Mensagem por luizribeiro Qua Dez 29, 2010 12:27 pm

Realmente a realidade dos Estados Unidos é outra. existem vários incentivos para músicos. Por exemplo existe um financiamento de instrumentos oferecido pela União dos Músicos. Outra coisa é que existe muito capital privado rolando no mundo da música erudita. Se você imaginar que a Julliard é capaz de oferecer bolsa integral para quase todos os estudantes de lá. O ano na Julliard custa quarenta mil dólares, esse valor é pouco acessível para maioria, mas por conta das doações que a Universidade recebe mais de 70% dos estudantes tem bolsa integral e a outra parcela tem uma bolsa generosa. Outra coisa que acontece bastante é se você estiver precisando de um instrumento legal, seu professor te indica para algum desses milionários que doam para a escola e ele decide se vai te ajudar ou não a comprar o seu baixo ou o instrumento que for. Ele analisa seu desempenho escolar e sua qualidade como instrumentista. E sempre que fizer alguma apresentação no programa sai seu nome e "em honra de ........." Esse foi o meu caso, ganhei metade do meu instrumento a outra metade veio da venda do paulo gomes, mais muito suor e vários cachês com orquestras!
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Mensagem por Claudio Qua Dez 29, 2010 12:48 pm

No Brasil músico de orquestra ganha um salário bom, rala muito, mas é bem remunerado. Agora, esse quadro aí que você colocou das universidades americanas, aqui no Brasil simplesmente não existe... se você não tirar do próprio bolso vai ter que acabar tocando com baixo chinês pro resto da vida.

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Mensagem por luizribeiro Qua Dez 29, 2010 1:01 pm

Infelizmente isso não é a realidade em todas as universidades aqui! Acontece em muito poucas! Mas ainda assim aqui é muito mais viável comprar um instrumento legal por aqui. Existe uma outra cultura com música. Ao contrário do Brasil que a maioria começa tocando contrabaixo elétrico e em algum momento começa o estudo do acústico, e isso acontece normalmente relativamente tarde, como o meu caso que comecei a tocar contrabaixo acústico a três anos atrás. Nos estados unidos tenho muitos amigos que nunca nem pegaram num baixo elétrico, e já tocam acústico desde os 12 anos. Isso faz com que muitos músicos juntem dinheiro por 8 anos daí compram um instrumento para tocar durante a graduação e depois um instrumento que vá tocar pelo mestrado e que possibilite competir por uma vaga em orquestra.
A maioria das escolas primárias dos estados unidos tem orquestras infantis que colocam em contato as crianças com instrumentos sinfônicos. Sem contar com as aulas obrigatórias de historia da música. Isso faz toda a indústria movimentar de outra maneiro. Pense no meu caso. Eu juro que nunca tinha escutado uma obra sinfônica antes dos 21 anos. Pra mim malmsteen era o cara da música erudita. Não tenho vergonha de falar isso. Mas é a verdade. Minha família não tem tradição musical. Minha cidade tem uma das piores e mais bem pagas orquestras do Brasil, alem disso é super mal divulgada, a única propaganda que passa sobre os concertos que a orquestra faz da até vergonha, a filmagem deve ter sido feita a mais de dez anos atrás, eles usam um trecho de uma música do Dvorak que não é nada convidativo para um leigo. E sem contar que depois da primeira experiência vendo a orquestra não dá muita vontade de voltar.
Brasil ainda está a anos luz atrás do que poderia ser em questão de música erudita. Isso complica em todos os aspectos, do instrumento até a educação. O nível dos estudantes do Brasil e do resto do mundo é muito discrepante. Inclusive os Brasileiras não tem a menor expressão na música erudita. Tirando raros casos, não temos ninguem oculpando um cargo numa orquestra top. Ainda bem que temos a Osesp que está nos representando lá fora. Porém a cada mudança de governo a Osesp corre o risco de ser largada pras traças.


Última edição por luizribeiro em Qua Dez 29, 2010 1:06 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Filipe Castro Qua Dez 29, 2010 1:06 pm

É isso aí, eu por exemplo comecei o curso de Licenciatura em música na uemg, daí arrumei um trabalho dando aula de iniciação musical numa escola pública, foi com a grana de um ano de trabalho que comprei meu baixo. Agora eu simplesmente larguei a licenciatura, já que tenho instrumento pra estudar, vou prestar vestibular pro bacharelado daqui um tempo. hehe...

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Mensagem por Filipe Castro Qua Dez 29, 2010 1:08 pm

Orquestra boa no Brasil é meio estranho, porque metade dos músicos são gringos...
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Mensagem por Filipe Castro Qua Dez 29, 2010 1:11 pm

Alguém aí já viu o programa de educação musical que fizeram na Venezuela? E o nível artístico que eles tem alcançado, só com musicos Venezuelanos... que é possível chegar nesse nível é, o problema é quem tem o poder querer!

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Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 2:17 pm

Filipe Castro escreveu:Orquestra boa no Brasil é meio estranho, porque metade dos músicos são gringos...

É... um dia vi numa propaganda dessas aí da TV... e os caras sendo apresentados e o narrador ainda falando com mó orgulho... fazer o q né...
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Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 2:20 pm

Num sei se vocês conhecem, mas acho muito importante o trabalho q o músico Arthur Moreira Lima faz rodando pelo Brasil e levando um pouco de música clássica para as pessoas... talvez seja uma gotinha no oceano, mas o Brasil, na situação que tá, qualquer ajuda é muito bem vinda...
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Mensagem por luizribeiro Qua Dez 29, 2010 2:44 pm

Arthur Moreira Lima é campeão!
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Mensagem por André "Odé" Qua Dez 29, 2010 3:00 pm

Este tópico gerou uma outra discussão extremamente relevante. Poderiamos abrir outro tópico com esse tema, não?
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Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 3:56 pm

Aqui no Rio existem alguns trabalhos da Orquestra sinfônica no Theatro municipal com ingressos a preços BEEEMM populares... mas o povo ainda é meio receioso de frequentar esses lugares ainda mais pra ouvir esse tipo de música... (isso assim a primeira vista)

Creio que pra esse cenário mudar, o inverso e o natural poderiam acontecer... as ORQUESTRAS irem até o povo... como o Arthur Moreira Lima faz... quantas crianças, quantos jovens ao OUVIR E VER uma orquestra não se apaixonariam?

Eu me ARRUPEIO todo só de lembrar daqueles sons maravilhosos que SOMENTE uma orquestra sabe fazer!!!
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Mensagem por wellrod Qua Dez 29, 2010 3:57 pm

Segue aí o link do Arthur caso vocês ainda não conheçam e pra ficar registrado aqui no fórum:

http://www.arthurmoreiralima.com.br/site/pianopelaestrada.htm

Fico muito feliz quando vejo umas iniciativas dessas!!!
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Mensagem por Filipe Castro Qua Dez 29, 2010 11:23 pm

A Filarmonica de Minas tem uns concertos no parque, mas isso é o mínimo sei lá... com a grana que rolam nessas orquestras.

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Mensagem por Claudio Qui Dez 30, 2010 7:34 am

wellrod escreveu:
Creio que pra esse cenário mudar, o inverso e o natural poderiam acontecer... as ORQUESTRAS irem até o povo...

Quando eu era guri, o jornal O Globo patrocinava o Projeto Aquarius, e aconteciam pelo menos de 3 a 4 shows por ano na Quinta da Boa-Vista, eles armavam aquele palco enorme dentro do lago principal, e o público ficava sentado no gramado... eram shows grandiosos, bonitos em todos os aspectos. Mas, o Projeto Aquarius meio que "morreu". O último rolou há 5 anos na Enseada de Botafogo numa apresentação da OSB em conjunto com a Orquestra Carioca de Chorinho, fazendo uma homenagem a Mozart.

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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 7:46 am

Eu me lembro disso... faz tempo q não ouço falar desse projeto... pelo menos na TV não tem anunciado mais... Sad
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Mensagem por Voila Marques Qui Dez 30, 2010 9:52 am

Participei de alguns “Projeto Aquarius” ao longo dos anos em que toquei na OSB.
Era realmente impressionante. Não dava prá definir a última fila do público. Parecia, visto do palco, que o público era infinito.

A programação musical e cênica tinha um forte apelo popular: repertório acessível, dança, locução, telão (nos últimos concertos), efeitos especiais, etc.

Depois que saiu da Quinta da Boa Vista, o projeto passou por praias como as de Copacabana e Botafogo, mas o encanto e o público infinito ficaram na lembrança de quem assistiu os espetáculos na Quinta, que incluíam quase sempre a OSB, mas que teve até balé russo.

A OSB teve, ao longo de sua história, um compromisso com a formação de platéia, seja nesse projeto, como nos “Concertos para a Juventude”, aos domingos de manhã, assim como em diversos concertos em locais abertos como o Maracanã (RJ), o Ibirapuera (SP), a Universidade de Viçosa (MG), etc.

Ao fim dos concertos, havia pessoas que beijavam emocionadas as mãos dos músicos, pediam autógrafos, entre outras manifestações de carinho.
Como a arte é uma troca, da mesma forma que várias pessoas me disseram que nunca haviam visto uma orquestra ao vivo, eu ganhei a minha primeira e única camélia branca de uma emocionada senhora ao fim de um concerto no Ibirapuera...

A formação de platéia é algo que poderia ser mais simples, se o governo e as orquestras encarassem isso como prioridade para a divulgação, manutenção e perpetuação da música erudita no Brasil.

O público que vai ao Theatro Municipal assistir uma sinfonia de Mahler tem um nível de exigência bem diferente do público que vai assistir concertos em praças públicas, mas a música é uma só e tem encantos para todos os gostos e momentos, tanto para quem assiste quanto para quem toca.

Concordo com vocês quanto a música precisar se “locomover” para ser divulgada, mas acho também que isso não é tudo. As pessoas pensam que a música erudita é tão elitizada, que sequer entram no Theatro Municipal no dia do seu aniversário, quando há programação gratuita e aberta ao público durante o dia inteiro.

Tem um outro lado também do público brasileiro, que prefere pagar por um ingresso de futebol no Maracanã ou uma entrada de cinema, a pagar o mesmo por um concerto, talvez por achar que música erudita tem que ser de graça, já que o custo de vida é caro, sei lá.

Outro detalhe: a OSB distribuía dois ingressos para cada músico e eu muitas e muitas vezes arranjei ingressos com colegas para dá-los a alunos de música. Desisti disso depois de muitos canos em cima da hora, em que eu tinha que dar os ingressos para qualquer pessoa na porta do teatro e em outras perder os ingressos, quando eu ia tocar na só segunda parte do concerto.

Quero dizer com isso, que não adianta só a música erudita chegar ao público. Tem também que haver um esforcinho do público para manter vivo aquilo que assistiu alguma vez.

Li uma frase que era assim: “em Arte, a gente só sente falta do que está acostumado”.

Se uma pessoa vai a um concerto gratuito (apoteótico ou não), gosta, mas não cultiva de alguma forma esse hábito, mesmo que esporadicamente, a proposta de formação de platéia se esvai.

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Mensagem por Claudio Qui Dez 30, 2010 10:12 am

Voila Marques escreveu:
Quero dizer com isso, que não adianta só a música erudita chegar ao público. Tem também que haver um esforcinho do público para manter vivo aquilo que assistiu alguma vez.

Seu texto, como sempre, é dos mais acertados, você vive nesse meio aqui no Brasil e pode falar sobre isso com conhecimento de causa.

No meu ponto de vista, o problema não é nem de um "esforcinho" do público. A mídia é que não deixa a Música Erudita ocupar o espaço que deveria... pra eles, Música Erudita não vende CD e nem DVD da mesma forma que um Luan Santana ou outra joça do gênero. É uma triste realidade ver que um músico erudito com uma carga pesada de anos de estudo em alto nível, não tem como competir com um guri que mal saiu das fraldas e se acha músico.

O Projeto Aquarius lotava a Quinta, porque era de graça... se você fizer um Projeto Aquarius com ingressos a R$ 100,00 não vai aparecer ninguém... mas se você colocar o tal Luan Santana pra fazer show com ingressos a R$ 200,00 vai lotar qualquer casa.

O público brasileiro para Música Erudita é muito restrito e vai continuar sendo porque é assim que a mídia quer, é um movimento que classifica as pessoas pelo nível sócio-econômico e principalmente pelo nível sócio-cultural. É uma lástima, mas vejo que é assim que funciona.

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Mensagem por Voila Marques Qui Dez 30, 2010 10:22 am

Existem orquestras aqui no Rio em que alguns contrabaixos são da instituição e não dos músicos (OSB, Petrobrás Sinfônica...). São instrumentos muito bons, alguns feitos por luthiers sob encomenda.

Aqui no Rio, as pessoas estão começando a estudar contrabaixo acústico mais cedo que há uma década.

Há uns anos, a "média" era começar no acústico aos 18/20 anos. Hoje essa "média" é de 14/16 anos.

Ainda é pouco se comparada a outros países como os EUA, mas acredito que a tendência é essa faixa etária diminuir, porque as exigências musicais e profissionais estão cada vez maiores.

O número de estrangeiros nas orquestras também diminuiu consideravelmente, se pensarmos que há uns 30 anos ou mais, essa proporção era de 70% de estrangeiros.

O problema é que ainda há muitos dirigentes orquestrais que pensam que músico bom é só músico estrangeiro, o que não é verdade.

Temos e tivemos em orquestras músicos brasileiros que são referência na música erudita, até porque é inviável viver de solo no Brasil. Aí a solução é tocar em orquestra e dar aulas em escolas e/o universidades de Música.

Os salários básicos de orquestra aqui no Rio variam entre 1.800 a 4.500 reais brutos.

Na escola que dou aula tem um projeto de "oficinas instrumentais" que eu considero muito bom para que o aluno esclareça dúvidas a respeito dos instrumentos que interessam a ele, e para que faça a escolha do seu instrumento mais conscientemente (mesmo que um dia ele desista dele ou o troque por outro).
Cada aluno iniciante é obrigado a fazer 4 oficinas à sua escolha no 1º semestre.
As aulas de são tipo masterclass, em que o professor fala sobre a história do instrumento, peculiaridades, utilização, mercado de trabalho e mostre o instrumento e seu som.

As orquestras jovens venezuelanas são fantásticas e numerosas. No Brasil, existem projetos musicais que se baseiam no modelo venezuelano de ensino mas, infelizmente, ainda não têm a amplitude que merecem.







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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 10:25 am

Eu concordo em tudo que você fala... o legal desse papo é que podemos analisar os acontecimentos de vários lados...

você realmente tem razão ao dizer que os públicos são diferentes mas a música é uma só... não há dúvidas... Mas de uma coisa eu tenho certeza absoluta... ela IMPRESSIONA e ARRASTA qualquer pessoa que possa ouvi-la...

Tô só tentando passar pra vc o ponto de vista de quem tá do outro lado...

Ouvir um CD de música clássica eu realmente não tenho a mínima paciência... mas assistir é OOOOOUUUUTRA história... emociona... contagia... toca na alma... e pode ser criança, jovem, adulto... qualquer um...

O poder da música clássica é gigantesco... fico imaginando pra quem está ali dentro tocando... deve ser puro êxtase...

Sempre tenho uma vontade IMENSA de ir no Theatro municipal... a música classica purifica meus ouvidos... só fui 1 vez porque ganhei os convites... TODOS os dias quando volto do almoço passo ali em frente... é lindo... imperioso, imponente... mas num faço a mínima idéia de como comprar um ingresso nem também O QUE assistir... e outro fator... não me sinto nenhum pouco a vontade de ir até ele... sabe... a propria estrutura do lugar já de empurra pra longe... a gente com nossos complexos de inferioridade, de ser um ninguém... já encontra já de cara um empecilho já na porta do lugar... aqueles tapetes vermelhos, pessoas bem vestidas, peças folheadas a ouro... a gente começa a achar que não faz parte daquele lugar... e com isso sinto e tenho certeza que metade desse outro publico que não frequenta o lugar deve pensar.... Pô... isso deve ser caro... deve ser só pra granfino...

Olha gente, isso são só as minhas impressões... pode ser que eu esteja totalmente enganado... seja só coisa da minha cabeça...

tudo bem!!! você vai me dizer: TEM TUDO NA INTERNET... e eu fui... aí já até descobri onde q fica a bilheteria do Theatro... fica num prédio atrás dele...
Mas aí vem... o que assistir? os termos TAMBÉM são eruditos para os leigos... o tratamento é dado aos que conhecem sobre o assunto... desculpem minha ignorância... ela é enorme em se tratando de música clássica... não é algo q se liga o rádio e se ouve em qualquer estação...

pra falar a verdade eu nem sei onde é q toca...

mas é isso... e quando tinha o projeto aquários eu sentia até vontade... mas moro em NOVA IGUAÇU... terra do nunca... tão tão distante... e meus pais não possuiam carro e não tinham a menor vontade de ir lá, nem tampouco me levar... eu era criança na época... anunciava todas as vezes na Globo... mas sempre vi como algo distante... e realmente ERA distante...

quando falei da música clássica ir ao povo foi justamente isso... IR ao povo mesmo... não vejo outra saída a não ser dar ao povo a oportunidade de quebrar esses "pré-conceitos" que nossas mentes vão criando ao longo dos anos...

Em 35 anos morando no mesmo lugar, não me lembro de ter visto uma orquestra onde eu moro... agora imaginem a quantidade de pessoas que deixou de ser envolvida, encantada com essa música!!!

Acho sim que tem que haver a boa vontade, o esforço dos patrocinadores, do governo ou sei lá mais de quem, pra levar SIM as orquestras até o povo... quebrar essa distância, talvez psicológica, entre o clássico e o povo...


se o povo não conhece, não pode sentir falta de algo que nunca teve... creio que essa seja uma realidade...

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Mensagem por Voila Marques Qui Dez 30, 2010 10:27 am

ClaudioBass escreveu:
Voila Marques escreveu:
Quero dizer com isso, que não adianta só a música erudita chegar ao público. Tem também que haver um esforcinho do público para manter vivo aquilo que assistiu alguma vez.

No meu ponto de vista, o problema não é nem de um "esforcinho" do público. A mídia é que não deixa a Música Erudita ocupar o espaço que deveria... pra eles, Música Erudita não vende CD e nem DVD da mesma forma que um Luan Santana ou outra joça do gênero. É uma triste realidade ver que um músico erudito com uma carga pesada de anos de estudo em alto nível, não tem como competir com um guri que mal saiu das fraldas e se acha músico.

O Projeto Aquarius lotava a Quinta, porque era de graça... se você fizer um Projeto Aquarius com ingressos a R$ 100,00 não vai aparecer ninguém... mas se você colocar o tal Luan Santana pra fazer show com ingressos a R$ 200,00 vai lotar qualquer casa.

O público brasileiro para Música Erudita é muito restrito e vai continuar sendo porque é assim que a mídia quer, é um movimento que classifica as pessoas pelo nível sócio-econômico e principalmente pelo nível sócio-cultural. É uma lástima, mas vejo que é assim que funciona.

Cláudio, eu ia falar sobre a mídia, mas deixei prá lá por falta de tempo...
Sim, a mídia não tá nem aí prá música erudita, porque ela é associada a uma elite cultural, como a filosofia, o balé, etc.
(depois continuo, porque preciso sair de casa agora)

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Mensagem por Filipe Castro Qui Dez 30, 2010 10:37 am

Aqui em Minas a filarmonica tem os concertos no parque que são gratuitos em domingos, além dos concertos para a juventude que são bem interessantes e a preços populares de 5 reais (2,50 meia). E também quando tem temporada de ópera, uma das apresentações vem a preço popular e sempre dá uma fila absurda pra compra e sempre esgota na metade da fila.

Tá beleza, mas será que isso tá formando publico/músicos? Acho que a coisa só vai mudar mesmo quando começar a ser trabalhada em pequenas porções, por exemplo, esse lance da educação musical, que agora é obrigatória e tararal no brasil, é muito bom isso, porém não tem uma linha de trabalho definida, logo, não vai render nada. Talvez em um lugar ou outro.

Aqui na minha cidade, que é Itabirito (50km de BH) tem um projeto de educação musical nas escolas municipais há 4-5 anos, e tá começando a se estruturar (apesar do salário ser ruim, infra-extrutura tbm, etc etal), mas por exemplo, esse ano já conseguimos fazer concertos didáticos nas escolas (com o quinteto de metais da uemg, sem cachê), e foi bem interessante, eles tocaram em cada escola, uma apresentação de 40 minutos, tocando música erudita, jazz e temas conhecidos das crianças, tipo a pantera cor de rosa... aí sim acho que é uma ação inclusiva, porque na escola tem cada realidade tão absurda, tem gente q não tem comida em casa imagina se vai um dia conhecer música erudita? Com essa iniciativa, além da criança ver a escola como algo bom, derepente um dia ela vai ter vontade de ir ao teatro (ou não) mas é uma.

Agora tem um outro lado, que talvez renderaia até mais um tópico, que é: Como incluir a música erudita no dia-dia dos brasileiros sendo que a maioria não conhecem o que é daqui samba, frevo, choro, baião...

Nos EUA existem programas de música erudita nas escolas de base, mas antes disso eles tocam e ouvem jazz, música de big-bands tradicionais americanas, os caras tem uma hiper auto-afirmação da cultura deles. Assim acontece também na hungria, onde o educador Zoltán Kodàly teve um papel importante no programa de educação musical que até hoje é bem sucedido, as crianças começam estudando canções folclóricas húngaras... e assim vai.

A música erudita européia é importante? Bastante! É a raiz da cultura musical ocidental, mas os europeus já as fazem tão bem... e o samba? o choro? ou mesmo a música de Villa Lobos, Dilermando Reis, e por aí vai...

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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 10:42 am

Sobre o "Aprender", vejo esse problema de uma forma mais complexa ainda... instrumentos eruditos são muito caros... aliás... TODOS os instrumentos são caros... e entre uma bola de futebol e uma flauta transversa, QUALQUER pai vai preferir o mais barato e o que dÊ menos trabalho...

Tenho q confessar... q se não fossem os chineses com seus produtos, até hoje não poderíamos ter muitos instrumentos... é claro q tem o seu preço... não se terá a qualidade de um instrumento tradicional... mas é melhor do que nada...

lembro que minha flauta transversa qdo comprei custou 600 reais... o que pra mim foi puxado... agora imagine um pai de familia, ganhando salario minimo e com 3 filhos... IMPOSSÍVEl... e mesmo assim uma chinesa... uma Shelter... enquanto que uma Yamaha variava em torno de seus 4.000 reais... ou seja...

Eu acredito MUITO que o brasil é um país musical... os jovens que tenho contato... são excelentes... aprendem coisas de uma forma tão rápida que me espanta... coisas que eu levava 1, 2 semanas pra aprender, pra desenvolver, eles aprendem em minutos!!! quem trabalha com ensino deve ter notado isso... (ou então eu sou burro pra caramba... hehehe)

Agora imaginem se os instrumentos fossem mais acessíveis ao povo... nossa... teríamos uma nação de músicos... mas aí vem o governo e cria seus impostos ALTOS em cima de instrumentos, livros, cds... a impressão que fica é que REALMENTE NÃO QUEREM que nós aprendamos... não querem o progresso do país...

Fico impressionado com a veia artística do povo do Nordeste... pra mim é uma das veias mais fortes do nosso país... Desde Luiz Gonzaga até Lenine... só gente de expressão, de arte... arte intensa!!! agora imaginem esse povo todo com instrumentos?!?! poxa...
é... sou sonhador... talvez esse cenário nunca mude... mas já desabafei um pouquinho... heheh
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Mensagem por Filipe Castro Qui Dez 30, 2010 11:08 am

O povo todo do nordeste com instrumentos: Spock Frevo Orquestra...
É abursdo!
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 11:13 am

E é claro não desmerecendo o povo do SUL e de Minas!!! Em geral o povo brasileiro é MUITO musical... mas eu fico muito impressionado com a veia artística do Norteste... os cordéis, a literatura, a cultura de rua, a musicalidade, a expressão artística...
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Mensagem por Filipe Castro Qui Dez 30, 2010 11:16 am

Eu também acho f*** o nordeste!
Aliás cada canto tem sua peculiaridade... cada um com seu "clube da esquina"...
e porque não beber dessa fonte antes da européia!?
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 11:25 am

É disso q eu gosto do povo brasileiro... ele é capaz de criar sua própria música classica... misturar... reinventar... não precisamos seguir os moldes europeus...

bem... eu não conheço muito e não sei se estou falando besteiras... mas de uma coisa eu sei... o povo brasileiro é uma das nações mais musicais que existem...

peguem aí uma obra do hermeto e transformem em orquestra se num vai ficar melhor ou até superior ao de qualquer músico erudito europeu...

Já temos uma prova disso... o Villa Lobos... apesar de não conhecer quase nada da obra dele, só de ouvir o trenzinho caipira e suas versões, sei que o povo brasileiro pode ir muito além...

a palavra é BOA VONTADE... de todas as partes envolvidas... se vai longe...
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 11:25 am

Talvez eu continue sonhador... estou vendo tudo do ponto de vista externo... mas tenho comigo essas certezas... sei que a realidade é muito mais dura e feia do que vemos externamente... mas não custa nada sonhar né...
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 11:27 am

A Obra de Luiz Gonzaga... as obras de nossos violonistas brasileiros... desde os antigos até os contemporâneos... como Guinga... isso dá música clássica que não vai acabar mais...

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Mensagem por Convidado Qui Dez 30, 2010 12:34 pm

wellrod escreveu: peguem aí uma obra do hermeto e transformem em orquestra se num vai ficar melhor ou até superior ao de qualquer músico erudito europeu...

Cara, o próprio Hermeto já compôs várias peças pra orquestra sinfônica, algumas executadas por grandes orquestras européias, como a de Londres, ou a de Berlin... Vc acha que o pessoal do erudito aqui do Brasil, de uma forma geral, tá ligado nisso?

Em geral os eruditos não tem nem respeito pelos compositores brazucas, ainda mais os ditos "populares". No tempo em que estudei na Uni-Rio, cansei de ver professores eruditinhos ridicularizando grandes músicos brasileiros.

E durante anos acompanhei a agenda de música erudita do RJ, pra ver se conseguia ver peças de autores brasileiros... Depois de um tempo cansei de ver sempre os mesmos nomes nos programas dos concertos.

Resumindo, o povo erudito aqui do Brasil é, em sua grande maioria, um bando de babacas de mente colonizada e pouco envolvimento com a arte que eles dizem apreciar.

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Mensagem por Claudio Qui Dez 30, 2010 12:45 pm

Sá Reston escreveu:
Em geral os eruditos não tem nem respeito pelos compositores brazucas, ainda mais os ditos "populares".

Por isso acabei saindo da Escola Livre de Música Erudita, onde fui tentar aprender a tocar com arco... eu era meio "marginalizado" por ser um baixista que utilizava o Acústico pra executar música popular. No dia em que encostei o arco por uns minutos no fim da aula, e levei nos dedos uma melodia do Cartola, causou grande mal estar, e esse foi um dos meus motivadores pra sair de lá...

O mais engraçado dessa história, é que coisa de uns 6 meses depois o mesmo figura que me dava aula de arco me procurou pedindo pra dar umas aulas pra ele de execução de Samba e Bossa em Pizzicato... ironias do destino!

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Mensagem por Convidado Qui Dez 30, 2010 12:48 pm

point

Pois é, e eu ainda esqueci isso: a maioria NÃO sabe tocar música brasileira. Uma vergonha...

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Mensagem por Filipe Castro Qui Dez 30, 2010 1:19 pm

Triste realidade! A galera não saca que música erudita, popular, folclórica, orquestral, solo, grupo, improvisada, escrita, triste, alegre, rapida, lenta, de estádio de futebol, do rádio, da tv, de zona, do morro, do terreiro, etc, é uma coisa só: MÚSICA!

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Mensagem por André "Odé" Qui Dez 30, 2010 1:27 pm

Calma aí, galera. Isto etá ficando extremista demais. Em primeiro lugar, devemos lembrar que fomos colonizados e que muito da nossa música popular e erudita vieram de fora. Em segundo lugar, devemos lembrar que música brasileira é toda música feita aqui dentro. Em terceiro luigar, que os modernistas já prpuseram a antropofagia e que infelizmente na música isso só ficou mais evidente no tropicalimso e que o tropicalismo só foi óssível graças a grandes int electuais europeus como Walter Smetak.
Façamos nossa parte, vamos escutar e fazer música. Sem distinção alguma.
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Mensagem por André "Odé" Qui Dez 30, 2010 1:28 pm

Pois é, Filipe. Muito triste ver grandes musicos sendo facistas desse jeito
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 1:31 pm

Sá Reston escreveu:
wellrod escreveu: peguem aí uma obra do hermeto e transformem em orquestra se num vai ficar melhor ou até superior ao de qualquer músico erudito europeu...

Cara, o próprio Hermeto já compôs várias peças pra orquestra sinfônica, algumas executadas por grandes orquestras européias, como a de Londres, ou a de Berlin... Vc acha que o pessoal do erudito aqui do Brasil, de uma forma geral, tá ligado nisso?

Em geral os eruditos não tem nem respeito pelos compositores brazucas, ainda mais os ditos "populares". No tempo em que estudei na Uni-Rio, cansei de ver professores eruditinhos ridicularizando grandes músicos brasileiros.

E durante anos acompanhei a agenda de música erudita do RJ, pra ver se conseguia ver peças de autores brasileiros... Depois de um tempo cansei de ver sempre os mesmos nomes nos programas dos concertos.

Resumindo, o povo erudito aqui do Brasil é, em sua grande maioria, um bando de babacas de mente colonizada e pouco envolvimento com a arte que eles dizem apreciar.

O Grande problema do brasileiro tá justamente aí... em querer a aprovação dos estrangeiros... seja na música, no cinema... tipo... se a gente não ganhar um oscar o nosso filme não presta...
pô... vamos fazendo e deixa que tirem suas próprias conclusões... sem depender dessa gente... vc acha q o orgulho deles vai se dobrar diante da nossa superioridade criativa? NUNCA!!! o pior é ver BRASILEIROS que se rendem a eles e vestem a camisa deles...


A gente vai lá pro exterior e é tratado q nem cachorro... ou pior... aí eles vem pra cá só são tratados q nem rei... num consigo admitir isso...
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Mensagem por André "Odé" Qui Dez 30, 2010 1:34 pm

É verdade. Vamos queimar todos os estrangeiros e Colocar uma suástica no braço. Vergonha na cara, pessoal. Por favor
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 1:37 pm

Sei que não tenho base nenhuma nem pra estar discutindo esses assuntos ERUDITOS... e muito do que já coloquei aqui já deve ter sido assunto de diversos temas, debates, estudos...

mas pô... o fato de termos sidos colonizados por uma cultura isso, de forma alguma, pode nos fazer escravos dessa cultura ao ponto de só tê-la como referência e norte...

a música brasileira tem uma qualidade e uma importancia, eu arriscaria dizer até universal.

Resta a nós aprendermos a valorizar o que temos!!!
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 1:38 pm

André "Odé" escreveu:É verdade. Vamos queimar todos os estrangeiros e Colocar uma suástica no braço. Vergonha na cara, pessoal. Por favor

Não ha necessidade disso...
mais uma vez sendo sonhador... o povo brasileiro precisa saber do valor que tem e parar de babar ovo da cultura alheia...
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Mensagem por Filipe Castro Qui Dez 30, 2010 1:38 pm

sem extremismo claro, mas que o brasileiro poderia valorizar um pouquinho sua cultura, isso poderia...

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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 1:41 pm

Uma vez, o Charles Darwin, dos titãs foi convidado pra fazer um BOX com toda obra do Caetano Veloso...

E nem o próprio Caetano tinha mais as sua obra completa... sabe onde ele foi encontrar? No JAPÃO!!! Lá os japoneses estão comprando TODOS os direitos das obras brasileiras...

Se você quiser conhecer o Brasil, visite o Japão!!!
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Mensagem por André "Odé" Qui Dez 30, 2010 1:47 pm

E quem valoriza o povo brasileiro, galera?
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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 1:58 pm

Se não começar por nós... por quem será?
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Mensagem por Claudio Qui Dez 30, 2010 2:01 pm

Filipe Castro escreveu:sem extremismo claro, mas que o brasileiro poderia valorizar um pouquinho sua cultura, isso poderia...

Mas por incrível que pareça, existem muitos estrangeiros que valorizam mais a nossa cultura do que nós mesmos... todo ano eu recebo aqui no Rio músicos da New Zealand Jazz Orchestra (Julie Beaven - Violonista e Edward Beu - Trompetista), eles vêm passar 2 meses aqui no Rio fazendo imersão em Bossa-Nova, e essas duas "vagas" pra vir ao Brasil são disputadíssimas... já cansei de ouvir gringos dizendo que brasileiro não sabe o valor que a nossa música tem.

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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 2:08 pm

ClaudioBass escreveu:
Filipe Castro escreveu:sem extremismo claro, mas que o brasileiro poderia valorizar um pouquinho sua cultura, isso poderia...

Mas por incrível que pareça, existem muitos estrangeiros que valorizam mais a nossa cultura do que nós mesmos... todo ano eu recebo aqui no Rio músicos da New Zealand Jazz Orchestra (Julie Beaven - Violonista e Edward Beu - Trompetista), eles vêm passar 2 meses aqui no Rio fazendo imersão em Bossa-Nova, e essas duas "vagas" pra vir ao Brasil são disputadíssimas... já cansei de ouvir gringos dizendo que brasileiro não sabe o valor que a nossa música tem.

Isso é FATO!!!
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Mensagem por NandoRondelli Qui Dez 30, 2010 2:10 pm

André "Odé" escreveu:
Façamos nossa parte, vamos escutar e fazer música. Sem distinção alguma.

up

Nacionalismo só ajuda a aumentar a necessidade da auto-afirmação de superioridade e criar (ainda mais) desavenças.
Tem música que eu gosto e música que eu não gosto. Pra que tornar mais complicado que isso?

Mas boa parte dos formadores de opinião pensa exatamente o contrário, e ainda por cima, valorizando mais o produto estrangeiro. Ou seja, "ao contrário e ao avesso" scratch

Valorizar uma cultura é uma coisa...a riqueza cultural brasileira é inegável, mas isso não ocorreu da noite pro dia, é fruto de muita mistura e de muita história... assim como em todo lugar... no final, somos todos humanos e a música é uma linguagem universal

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Mensagem por Filipe Castro Qui Dez 30, 2010 2:14 pm

Pra caraba Claudião! São vários músicos gringos que vem pra cá e muitos se encantam pela música brasileira e ficam! Vide: Nicolas Krassic, Cliff Korman, Tibô Delor e por aí vai...

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Mensagem por wellrod Qui Dez 30, 2010 2:14 pm

Não estamos aqui pra nos vangloriar nem dizer que uma cultura seja melhor que a outra... entendam... mas o povo brasileiro não tem noção da sua IMENSA capacidade...

Nossos governantes estão preocupados em extrair até o último centavo que puderem... as escolas são mal remuneradas... os alunos aprendem a decorar e não a entender...

Infelizmente o Brasil ainda continua sendo SÓ o país do futebol... e que mesmo assim agora já estão até contratando estrangeiros...

Aqui não se tem noção de que um patrimônio público é um bem de todos...
Vai quebrar um orelhão, cuspir no chão, jogar papel de bala lá no exterior... pra ver se tu num leva pelo menos um PEDALA ROBINHO... isso no mínimo...

Aqui não... as pessoas tem a mentalidade: Tá na rua? num é meu mesmo!!! que se dane!!!

Com a música a mesma coisa... mas é uma questão de herança... de bagagem... se voce não tem acesso a isso, então não te faz falta...

um povo acostumado a comer cebolas NUNCA vai sentir falta do filé mignon...

E é isso q eu tento passar pros meus alunos... é pouco? MUITO... não tenho como fazer mais... se eu pudesse compraria um instrumento musical pra cada criança desse país... não sei se resolveria todos os problemas do nosso povo... mas tenho certeza PLENA de que alguma coisa iria mudar!!! E como tenho certeza!!!
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Mensagem por Convidado Qui Dez 30, 2010 2:15 pm

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