Reforma num giannini formigao baixo antigo! me ajudem..
+6
Tarcísio Caetano
pc
Christian
Maurício_Expressão
Cantão
felipemandala
10 participantes
Página 1 de 1
Reforma num giannini formigao baixo antigo! me ajudem..
Esses dias encontrei um giannini formigao parado na casa de um parceiro..parou de tocar e aposentou o bass.. dai tive interese no instrumento e ele me entregou por 200 reais.. o baixo esta meio velhinho mas tudo ok.. o interessante é q quando ele comprou esse baixo ele tinha sido modificado, deixou o baixo fretless e colocou um capitador jazz bass na ponte.. esses dias abri o baixo e vi q abaixo do captador jazz bass ele tinha feito um buraco imenso que caberia ate um humbucking e cobriu com uma capa de plastico pra nao ficar visivel o buraco..entao.. minha ideia é.. vou repor os trastes do do baixo refazendo a escala e uma restauraçao do braço.. e queria trocar o captador da ponte.. dai é q ta.. pensei em por um jazz bass melhor ou um humburcking ou um hot tone da cabrera ou um big tone da cabrera.. deixaria o baixo passivao mesmo.. queria a opiniao de vcs pra ressussitar esse bass e ele vir com força total.. vou tirar umas fotos dele para vcs terem noçao de como é.. me ajude.. abraço a todos e muito som!
Última edição por felipemandala em Qui Dez 30, 2010 5:07 pm, editado 2 vez(es)
felipemandala- Membro
Re: Reforma num giannini formigao baixo antigo! me ajudem..
Pôe fotos dele aqui brother , fica mais facil pra galera que manja te dar uma ajuda...
Cantão- Moderador
Procura um bom luthier. É a única forma.
sou novo aqui no forum.. como eu ponho as fotos?
felipemandala- Membro
queria saber dos mais experientes qual a capitaçao ideal q ponho na ponte.. quero ele passivo.. seria melhor jazz bass ou humburcking?
felipemandala- Membro
Esse baixo é um Giannini Arrow AE04B apelidado de Formigão ...dê uma olhada nesse tópico do link e veja se o seu é igual , pois original não tem captador na ponte...
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/giannini-ae04b-t7190.htm
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/giannini-ae04b-t7190.htm
Cantão- Moderador
opa.. amigo eu sei como é o formigao originao.. apenas com um cap. precision.. sendo q esse meu.. esta fretless.. e com um captador jazz bass na ponte.. mexeram nele.. sendo q o cap da ponte nao eh original e eu tb naos ei se é tao bom.. ele tem a saida mais baixo q o precision.. estou pensando em por captadores cabrera na ponte.. so nao sei se ponho o hot tone ou o big tone.. um jazz bass outro é humburcking.. me ensina a colocar fotos q ai vc vai se ligar! poo o q mais me motiva a fazer essa doidera no baixo é q eu sinto a pressao dele.. da pra sentir q ele te som.. tenho mais 6 baixos.. quando aprender a mexer mais aqui no forum vou postar coisas com meus bass pra vcs.. obrigado pela atençao desde já!
felipemandala- Membro
^Acesse esses links aqui que ensinam a colocar imagem no tópico Felipe , não é dificil não brother...
http://bass.forumeiros.com/t3365-como-postar-e-redimensionar-imagens
http://bass.forumeiros.com/t3365-como-postar-e-redimensionar-imagens
Cantão- Moderador
https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc05437ww.jpg/][/URL]
felipemandala- Membro
https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc05431b.jpg/][/URL]
felipemandala- Membro
pronto.. é isso ae.. eu nao sei que captador sao esse.. nem o original nem o da ponte.. repare q ele tem 2 chaves pra selecionar os caps.. eu queria separar as bobinas.. fazer umas mudanças.. e deixar ele passivao.. sera q o humbucking iria falar mais do q um jazz bass.. com esse baixo todo passivo..? qual mistura ficaria melhor?
felipemandala- Membro
Esse bass só com os caps originais já tem um som bacana , acho que ele com essa mistura tradicional , que é a configuração PJ , vai ficar com um timbre interessante , um Humbucher não sei se soaria passivão do jeito que você está querendo , como tu vai fazer com essa cratera que fizeram ai brother ? caso for deixar o J na ponte ?
Cantão- Moderador
num é isso po.. por isso q eu pensei no humburcking, que aí ja tapava esse buracao.. o q tu sujere aí pra fazer? to com essa duvida.. o cara colocou uma capa de plastico nada a ver.. digai! o cap precision eu nao vou mexer nao.. mas o da ponte eu nao sei qual eh a procedencia.. sei q eh antigao.. a principio vou restaurar o braço dele e trocar a escala.. ta meio mal.. e queria aproveitar e ver esse lance da captaçao tambem e encobrir esse buraco..
felipemandala- Membro
felipemandala- Membro
eu levaria em um luthier e tentaria recuperar a originalidade. Ou tenta um captador Musicman, Aquele do Rick ou mesmo aquele dos fender squier presicion que tem um captador no braço humbuker
Christian- Membro
poo mas ficaria legal um capitador musicman com ele passivao.. ou um jazz bass cairia melhor?
felipemandala- Membro
Eu não me lembro bem, mas acho que a pintura deles é sólida, certo?
Eu colocaria um enxerto de madeira e pintaria por cima...
Daí voce pode partir pra refazer a furação do Jazz ou deixar ele só com o P.
Depois disso é ver se o tensor tá legal, colocar os trastes e partir pro abraço!
Eu colocaria um enxerto de madeira e pintaria por cima...
Daí voce pode partir pra refazer a furação do Jazz ou deixar ele só com o P.
Depois disso é ver se o tensor tá legal, colocar os trastes e partir pro abraço!
pc- Membro
Acabeiu de ver a foto... A parada é translúcida... Mas mesmo assim acho que rola, já que o verniz é bem escuro
pc- Membro
esse lance ai matou o baixo.. tu acha q influencia muito esse buraco? pq seria dificil ficar do mesmo jeito! tb acho q ficaria legal a ideia do jazz bass na ponte.. ja q a m**** ta feita eh aproveitar o q for bom.. vou levar no luthier essa semana na segunda.. por isso q eu queria opinioes de vcs.. obrigado!
felipemandala- Membro
Um aparte dentro do contexto:
O brasileiro de maneira geral é muito curioso e fuçador. É comum instrumentos antigos modificados como essa baixo mostrado nesse tópico. Isso acontece com carros também. Verdadeiras relíquias são descaracterizadas, depois o cara depena o carro para restaurar e o acaba abandonando pois os custos da restauração não são previstos e a pessoa acaba ficando sem grana.
Parece que acontece a mesma coisa com instrumentos. Esse baixo Giannini ai fez história. Tenho um DVD do Toquinho na França em que é usado esse baixo pelo baixista da banda (um cara bem baixinho...).
Mas da forma que ele está, é difícil restaurá-lo.
Daqui a pouco restarão pouquíssimos baixos antigos originais (assim como pouquíssimos caros antigos originais) aqui no Brasil.
O brasileiro de maneira geral é muito curioso e fuçador. É comum instrumentos antigos modificados como essa baixo mostrado nesse tópico. Isso acontece com carros também. Verdadeiras relíquias são descaracterizadas, depois o cara depena o carro para restaurar e o acaba abandonando pois os custos da restauração não são previstos e a pessoa acaba ficando sem grana.
Parece que acontece a mesma coisa com instrumentos. Esse baixo Giannini ai fez história. Tenho um DVD do Toquinho na França em que é usado esse baixo pelo baixista da banda (um cara bem baixinho...).
Mas da forma que ele está, é difícil restaurá-lo.
Daqui a pouco restarão pouquíssimos baixos antigos originais (assim como pouquíssimos caros antigos originais) aqui no Brasil.
^...
Cantão- Moderador
Se fosse meu, eu trocaria os caps por modelos melhores, daria uma regulada geral num bom luthier, e deixaria ele fretless mesmo.
Manteria o estado dele como está - pelo que vi nas fotos.
Porquê? Como foi dito anteriormente, será difícil voltá-lo ao estado inicial - este buracão aí avacalhou tudo (penso eu); a não ser que vc faça como o PC falou: tampar o buraco, pintar de novo...
Mas todas as opiniões acabam sendo muito pessoais...
O instrumento é seu; siga seu coração em primeiro lugar.
Manteria o estado dele como está - pelo que vi nas fotos.
Porquê? Como foi dito anteriormente, será difícil voltá-lo ao estado inicial - este buracão aí avacalhou tudo (penso eu); a não ser que vc faça como o PC falou: tampar o buraco, pintar de novo...
Mas todas as opiniões acabam sendo muito pessoais...
O instrumento é seu; siga seu coração em primeiro lugar.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano- Membro
Como disseram acima, consulte um luthier que ele te dara todas opções que teu dinheiro te permitir...
influencia muito esse buraco.. ??se sim em q eu vou ter problemas com ele..? pq o cara colocou uma capa de plasto q faz uma tapeia legal.. vc nem se liga q tem o buracao..!!
felipemandala- Membro
Cara, como luthier eu endosso a opinião dos colegas acima.
Agora, para tapar o buraco há que se fazer enxerto e o reacabamento do instrumento inteiro. Isso é caro e demorado. Acho mais jôgo vc levar a um bom luthier, com um novo captador, pode ser um de estilo MM, e instalar alí com a respectiva alteração da parte elétrica (a instalação de uma chave de 3 posições e chavinhas de "defasagem" do capt da ponte caso ele seja factível disso).
Agora, para tapar o buraco há que se fazer enxerto e o reacabamento do instrumento inteiro. Isso é caro e demorado. Acho mais jôgo vc levar a um bom luthier, com um novo captador, pode ser um de estilo MM, e instalar alí com a respectiva alteração da parte elétrica (a instalação de uma chave de 3 posições e chavinhas de "defasagem" do capt da ponte caso ele seja factível disso).
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
opa.. certo bertola sei q vc é luthier, ja vi alguns comentarios seus aqui no forum sobre esse baixo.. se vc reparar na foto 2 ele ja veio com duas chaves dessa de tres fases.. uma para o precision e outra para o jazz bass.. mas acho q ela so ta ativada para ligar os caps mesmo.. so tem uma funçao.. (ve a foto). eu queria saber se um capitador de music man ai cairia legal fazendo esse lance das chaves para defasagen das bobinas.. ficaria bom? com o baixo passivo? vou deixar esse baixo com "Metal" um grande luthier daqui, nao sei se vc o conhece.. se vc puder passar tb umas orientações a mais me ajudaria bastante tambem por ser outro grande luthier!
felipemandala- Membro
Cara, luthiería não é "ciência exata", portanto, me perguntar se vai ficar bom ou não. Só fazendo mesmo...
Acho que um captador MM (da Cabrera, por exemplo), seria muito bom, e o fato dele possuir 4 fios, possibilita várias ligações série/paralelo, o que daria grande variação de timbres.
Eu não conheço o "Metal", mas estive aí em Recife (cidade onde morei) recentemente e me falaram bem dele.
Acho que um captador MM (da Cabrera, por exemplo), seria muito bom, e o fato dele possuir 4 fios, possibilita várias ligações série/paralelo, o que daria grande variação de timbres.
Eu não conheço o "Metal", mas estive aí em Recife (cidade onde morei) recentemente e me falaram bem dele.
se puderem falar mais sobre esse baixo tambem, seria legal.. se vale a pena mesmo o investimento e coisa e tal... ouvi falar dele mais pouco!
felipemandala- Membro
^Cara, eu tive um baixo desses (que reformei e vendi) e já toquei neles várias vezes antes. O braço eu acho largo de mais, mas a sonoridade é boa, pois ele é confeccionado em mogno. Os capts e tarrachas originais eram japoneses (fabricados pela atual Gotoh), de boa qualidade também.
Acho que vale à pena reformá-lo com a modificação que lhe recomendei acima.
Acho que vale à pena reformá-lo com a modificação que lhe recomendei acima.
vou fazer isso q vc disse Bertola essas modificaçoes.. mas..qual seria a soluçao pra deixar o braço mais confortavel?? e tambem.. como faço para saber se o capitador do braço (q é o do modelo do baixo) é original? existe alguma especificaçao? como eu saberia..? peguei esse baixo no escuro!
felipemandala- Membro
Felipe,
Para deixar o braço mais confortável, deveria ser feita uma redução da largura e espessura do mesmo. Esse é um procedimento complexo, que exige a retirada de todos os trastes e o reacabamento de todo o instrumento. Não é algo que se possa fazer à baixo custo, portanto, não recomendo em princípio. O captador é original, e é bom (eram importados do Japão e fabricados pela atual Gotoh).
Para deixar o braço mais confortável, deveria ser feita uma redução da largura e espessura do mesmo. Esse é um procedimento complexo, que exige a retirada de todos os trastes e o reacabamento de todo o instrumento. Não é algo que se possa fazer à baixo custo, portanto, não recomendo em princípio. O captador é original, e é bom (eram importados do Japão e fabricados pela atual Gotoh).
certo entao.. eu tenho as maos grandes acho q isso nao será um problema para mim entao.. sempre opitei pelos baixos com a escala longa.. eu tenho mais uma pergunta..
hj eu levei o baixo no meu luthier.. e ele me deu a ideia de colocar um tensor fixo no braço, pois o tensor dele ja era.. era de porca e nao esta mais funcionando.... disse q era bem mais eficaz nesse baixo.. me garantiu q o braço nunca mais ira empenar e que eu poderia usar as cordas com qualquer tensao sem problema algum de mudar a regulagem.. seria o seguinte: ele colocaria uma barra de metal no do braço como se fosse um tensor mesmo e no meio do braço nas duas laterais ele colocaria mais duas barrinhas menores mais como um reforço ou um apoio.. vc conhece essa formula? jaz fez isso em algum baixo? seria viavel ou melhor seria por um tensor normal e regular uma vez por ano? o que vc sujere?
hj eu levei o baixo no meu luthier.. e ele me deu a ideia de colocar um tensor fixo no braço, pois o tensor dele ja era.. era de porca e nao esta mais funcionando.... disse q era bem mais eficaz nesse baixo.. me garantiu q o braço nunca mais ira empenar e que eu poderia usar as cordas com qualquer tensao sem problema algum de mudar a regulagem.. seria o seguinte: ele colocaria uma barra de metal no do braço como se fosse um tensor mesmo e no meio do braço nas duas laterais ele colocaria mais duas barrinhas menores mais como um reforço ou um apoio.. vc conhece essa formula? jaz fez isso em algum baixo? seria viavel ou melhor seria por um tensor normal e regular uma vez por ano? o que vc sujere?
felipemandala- Membro
^Cara, muito me espanta que um(a pessoa que se diga) luthier diga isso. Eu discordo firmemente...
Tensor é tensor. Ele é feito para ser regulado de quando em vez, e madeira, por mais estável que esteja, é material biológico, portanto, sofre influências do meio-ambiente. Eu morei aí em Recife, e estive nessa maravilhosa cidade recentemente, e sei que se tem duas estações: a que chove e a que não chove. Assim, a variação de temperatura é pequena, mas a de humidade é grande, portanto, a madeira sofre com essas variações, e, sem tensor, a possibilidade de se inutilizar o braço (com um tensor fixo), é maior... Portanto, um tensor é fundamental (sempre).
Tensor é tensor. Ele é feito para ser regulado de quando em vez, e madeira, por mais estável que esteja, é material biológico, portanto, sofre influências do meio-ambiente. Eu morei aí em Recife, e estive nessa maravilhosa cidade recentemente, e sei que se tem duas estações: a que chove e a que não chove. Assim, a variação de temperatura é pequena, mas a de humidade é grande, portanto, a madeira sofre com essas variações, e, sem tensor, a possibilidade de se inutilizar o braço (com um tensor fixo), é maior... Portanto, um tensor é fundamental (sempre).
Concordo com o Bertola sobre o tensor...sem contar que com essas barras de ferro poderia ocasionar neck dive...
Cantão- Moderador
mas ele iria ter um "tensor" que seria essa barra de metal, e o braço nao sederia mais com as variaçoes.. nao sei como isso iria funcionar.. mas foi pelo q entendi.. o que seria um neck dive???
felipemandala- Membro
^Neck dive é quando o braço fica caindo em direção ao chão (dá impressão que o braço é mais pesado) , aqui tem alguma coisa a respeito...
http://bass.forumeiros.com/t6385-neck-dive-em-jazz-bass?highlight=neck+dive
http://bass.forumeiros.com/t6385-neck-dive-em-jazz-bass?highlight=neck+dive
Cantão- Moderador
Felipe, em simples palavras, a função do tensor é aumentar ou diminuir a tensão do braço do instrumento de forma a deixar o braço reto. isso existe pois conforme você muda o calibre e a marca das cordas a tensão no braço pode ser maior ou menor.
O que o seu luthier te disse foi que ele coloca umas longarinas de ferro lá e você não precisaria de tensor. Vamos usar a lógica, se isso fosse verdade, inumeros fabricantres não perderiam, nem tempo e nem dinheiro desenvolvendo tensores para os instrumentos.
O que o seu luthier te disse foi que ele coloca umas longarinas de ferro lá e você não precisaria de tensor. Vamos usar a lógica, se isso fosse verdade, inumeros fabricantres não perderiam, nem tempo e nem dinheiro desenvolvendo tensores para os instrumentos.
entao.. o que eu faço? tento essa fasanha? ou coloco um tensor novo? se eu for por um tensor novo nele qual seria o mais indicado? ou qualquer tensor serve nesse baixo? pq o dele era de porca.. e desse eu creio q nao existe mais?
felipemandala- Membro
Felipe, te recomendo procurar um bom luthier, esse luthier vai ver o baixo, analisar os pontos fracos, te mostrar o que necessita ser feito, adaptar os reparos ao seu orçamento e te orientar corretamente. É o mais fácil de ser feito.
esse luthier q eu levo é um bom luthier.. ele deu a ideia.. nao concretizou, e ele tambem faz baixos, estilos fodera.. um amigo meu tem um que é um baixo irado! mas como vcs disseram ai eu vou escultar vcs, vou fazer com oum tensor normal mesmo! e seguir o padrao é o melhor a ser feito!
felipemandala- Membro
Não conheço nenhum luthier pessoalmente, muito menos esse que vc levou seu baixo.
Mas eu não consideraria o cara um bom luthier se ele me fizesse essa proposta do tensor fixo...
Mas eu não consideraria o cara um bom luthier se ele me fizesse essa proposta do tensor fixo...
(2)steba escreveu:Não conheço nenhum luthier pessoalmente, muito menos esse que vc levou seu baixo.
mas tudo bem galera.. eu o conheço a anos, ja fiz varios trabalhos com ele.. sei q o cara tem é bom.. quando estiver pronto.. eu vou por umas fotos.. do antes e do depois.. nem se preocupem q eu vou por o tensor normal!
sendo q eu pedi apenas para ele ageitar o braço.. tava muito mal feito cheio de cola a escala soltando o tensor bichado.. maior doidera.. ele vai trocar a escala por um novo tensor e recolocar os trastes q foi tirado e tb trocada a escala.. o baixo tava muito mal.. comprei trastes dunlop 6.110.. só nao pude trocar o capitador da ponte pq a grana num rendeu mas, mes q vem ou o prox ja agilizo isso.. o cara tb nao vai mexer na pintura quero deixar ele originalzao com o aspecto q esta mesmo d e um pouco velhinho.. tenho 7 baixos com esse agora.. peguei esse pq foi oportunidade e gostei do monstrinho, vamo ve quando ele voltar.. aí gravo algo e ponho tb algumas fotos pra voces! valeu a opiniao de todos aí, vamo manter contato! o que precisarem estamos ae na serventia que a equipe é uma só! um abraço a todos!
sendo q eu pedi apenas para ele ageitar o braço.. tava muito mal feito cheio de cola a escala soltando o tensor bichado.. maior doidera.. ele vai trocar a escala por um novo tensor e recolocar os trastes q foi tirado e tb trocada a escala.. o baixo tava muito mal.. comprei trastes dunlop 6.110.. só nao pude trocar o capitador da ponte pq a grana num rendeu mas, mes q vem ou o prox ja agilizo isso.. o cara tb nao vai mexer na pintura quero deixar ele originalzao com o aspecto q esta mesmo d e um pouco velhinho.. tenho 7 baixos com esse agora.. peguei esse pq foi oportunidade e gostei do monstrinho, vamo ve quando ele voltar.. aí gravo algo e ponho tb algumas fotos pra voces! valeu a opiniao de todos aí, vamo manter contato! o que precisarem estamos ae na serventia que a equipe é uma só! um abraço a todos!
felipemandala- Membro
No início dos 80's, um amigo comprou um baixo desse. Era o melhor som de baixo nacional que eu já tinha ouvido até então (hoje ele enfeita a parede do boteco de um amigo nosso). Eu sou doido pra pegar , mas não tem rolo. O captador próximo ao braço do seu baixo me parece ser o original. Se fosse você, deixava esse captador, que tem um som bem legal, conforme disse o Bertola.
RonaldoCigano- Membro