Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O timbre da batera. Você tem preferência?

+2
Nando Vasques
leandrosf89
6 participantes

Ir para baixo

O timbre da batera. Você tem preferência? Empty O timbre da batera. Você tem preferência?

Mensagem por leandrosf89 Qui Jan 06, 2011 12:01 pm

Talvez esse assunto possa ter sido discutido aqui e eu perdi... Se não, fica como assunto útil pra se discutir.
Tenho percebido nesse tempo razoável de música a diversidade entre timbres de batera e entre instrumentistas que já acompanhei. Também por isso algumas vezes muito me agradou a batera na Gig e outras não... Claro que é por conta dessa diversidade na qualidade de instrumentos e dos instrumentistas como já tinha dito.
Por eu ter começado a me interessar por música como baterista eu me sinto exigente até demais com o meu companheiro de "cozinha" e sua batera... Isso é um problema comum entre os colegas baixistas?
Além de dar sua opinião, vamos enriquecer o tópico com timbres de batera que são do teu agrado e até bateristas que tocam conosco ou que são nossos ídolos e gostaríamos de tocar junto...

leandrosf89
leandrosf89
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

O timbre da batera. Você tem preferência? Empty Re: O timbre da batera. Você tem preferência?

Mensagem por Nando Vasques Qui Jan 06, 2011 12:07 pm

Todo baixista sofre ou vibra com o Batera,uma cozinha entrosada e na minha opiniao,praticamente 80% da Banda.Quando assistimos um show em q o som do Baixo e batera esta excelente no P.A,parece q tudo esta otimo.Portanto somos atentos a timbre e todos os aspectos q envolvem o Batera.Eu por exemplo noto muito quando um baterista usa pratos demais,notas demais e se esquece de tocar pra banda,minha atual banda sofre com esse problema.Seria o mesmo caso se nos por acaso tocassemos o tempo todo com Slap por exemplo,fica chato.Quanto a timbres curto muito caixa Picollo quando se permite em determinado estilo e adoro som de Bumbos pequenos como 18 e 20 pol.
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

O timbre da batera. Você tem preferência? Empty Re: O timbre da batera. Você tem preferência?

Mensagem por edumerino Qui Jan 06, 2011 12:08 pm

Timbre é complicado falar, pelo menos pra mim. Nos lugares que já toquei a bateria é sempre da casa, a banda sempre fica sujeita ao setup de bateria do local, exceto pratos e caixa.

Mas é fato que tem que ter um entrosamento bom. Tenho um amigo que toca comigo há uns 10 anos, me sinto absolutamente a vontade tocando com ele, dá pra "prever" as viradas, os bumbos...

Membro

Mensagem por leandrosf89 Qui Jan 06, 2011 12:10 pm

Posta algum video com o seu timbre pra gente curtir Nando!

Um timbre que me agrada muito. Sem contar o batera fenomenal Steve Jordan!

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/RruAmVYiGYs?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/RruAmVYiGYs?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagem por Tonante Qui Jan 06, 2011 12:23 pm

Concordo que o timbre de batera é super importante... mas é algo q não depende só da qualidade do instrumento ou da técnica do músico. Assim como nós baixistas dependemos da competência do técnico de som, este não souber microfonar e timbrar da maneira correta de nada adianta.

O técnico tem q manjar um pouco do estilo da banda, conhecer as limitações e potencialidades técnicas do instrumentos pra chegar no som ideal.. por exemplo, tem bumbo que tem o som mais "hatch" (mais agudo) e tem bumbo q devido ao tamanho é mais gravao..

Na gig q eu toco o batera (q eu já toco cm ele a uns 10 anos e várias gigs)sempra leva a batera toda e como o técnico é da banda já facilita.. Na verdade ele tem a "cena" da banda salva e na passagemd e som ele só liga o pne drive na mesa e vai alterando o q for necessário..
Tonante
Tonante
Membro

Mensagem por Gomba Qui Jan 06, 2011 12:25 pm

Taí, gosto desse timbre do Jordan. A bateria tem harmônicos, não é seca.
Mas isso varia de estilo pra estilo. Não dá pra usar esse bumbo quase sem abafamento(muito usado no jazz) numa banda de metal tipo Iced Earth, que é pedal duplo quase que a musica inteira. Você só vai ouvir bumbo e os harmonicos dele vão embolar com todo o resto da banda.

Se você prestar atenção, esse bumbo é todo seco e abafado. Bem diferente do kick do Steve Jordan.
Gomba
Gomba
Membro

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Mensagem por leandrosf89 Qui Jan 06, 2011 12:26 pm

Muito bem observado Tonante. Não tinha pensando nesse detalhe da microfonação nos shows já que eu não tenho tanta experiência nisso... No caso estava pensando na batera num ensaio ou gravação... É algo muito relevante o trabalho do Tecnico nos shows.
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagem por Gomba Qui Jan 06, 2011 12:35 pm

E Tonante concordo com você sobre o lance da microfonação e qualidade do técnico / sistema, mas ainda acho que o timbre da batera depende mais da propria bateria e o baterista do que de qualquer outra coisa.

Fiz, ainda na época da escola o som de um quarteto de de jazz (sax, piano, acustico e bateria). A bateria era um kit da tama com kick de 18, todo fechado e sem abafamento nenhum, caixa de 14x4 (piccolo), tom de 10, surdo de 14. hi-hat, ataque e condução. Todas as peles porosas, inclusive do kick.

No bumbo não precisei de mais nada além de um sm58, de tão bom e pronto que já era o timbre e com um bom baterista tocando também. Lembro-me que ele abafou um pouco com uma toalinha de rosto na parte da frente, perto do pedal e só. Foi só botar um pouco de graves e tirar um pouco de médios do mic que ele tava pronto. E apesar do bumbo ter vários harmonicos, ele não embolava em nada o som, porque o batera sabia como usá-lo.

E o sm58 foi suficiente porque nao era um setup que precisa de muitos sub-graves.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por Tonante Qui Jan 06, 2011 12:48 pm

Com certeza Gomba, concordo com vc sim..

traballho de um técnico é importante, mas sem matéria prima (bons músicos e instrumentos de qualidade), fica difícil..

Mas acho q num quarteto de jazz é mais prático, menos instrumentos pra embolar e mais educação musical.. agora imagina uma gig tipo uma banda de baile q tem bass, batera, percussão, guit, violão, teclados, sanfona, VST.. aí acho q exige um pouco mais do técnico sim em não só amplificar a batera, mas em tirar o melhor timbre não deixando chocar cm outras frequências...

Vou dar um exemplo, a banda do eduardo costa (cantor sertanejo), cara baixo e bumbo são uma coisa só.. parece q o bumbo tem notas musicais.. o técnico tá cm eles a anos, conhece o repertório e tudo mais... imagina o cache dele?? rss..
Tonante
Tonante
Membro

Mensagem por Gomba Qui Jan 06, 2011 12:54 pm

^

No caso da banda de baile, a bateria tem que ter o minimo de harmonicos possível, pra encher menos. Aí o baterista tem que saber afinar a bateria pra isso e o técnico tem que ouvir muita música pra saber os timbres que tem que tirar na mix. E não dá pra microfonar o bumbo com sm58, porque você precisa de frquências mais baixas, que embolem menos com a voz.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagem por wellrod Qui Jan 06, 2011 12:57 pm

Pra mim, timbre de batera bom é aquela que não me deixa surdo nem com aquele assobio nos ouvidos no fim dos ensaios... Razz

Mas, na boa... acho q depende muito também da música, do estilo... é coisa de se estudar qual timbre se aplica a cada música...

O Ed Motta, se não me engano, no Poptical, teve essa preocupação, de aproximar a bateria dos timbres da Disco music dos anos 70... então tudo foi pensado nessa direção...
wellrod
wellrod
Membro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Mensagem por leandrosf89 Qui Jan 06, 2011 1:08 pm

Com certeza o timbre da batera muda muito de acordo com os estilos. Daí a preferência pelo timbre também está ligada á preferência de estilo musical do baixista.
Não deixem de postar os timbres que mais agradam os amigos!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo