Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Upright bass em 1967

+5
allexcosta
RenanDias
Zarra
André "Odé"
Andremoura
9 participantes

Ir para baixo

Upright bass em 1967 Empty Upright bass em 1967

Mensagem por Andremoura Sex Jan 07, 2011 11:40 pm

Estava assistindo no pc o documentário "Ninguém sabe o duro que dei", sobre a história do Wilson Simonal e de repente me deparei com uma filmagem do festival da canção de 1967. Durante o show do Simonal, eis que o baixista aparece usando um upright bass. Nem imaginava que esse tipo de instrumento já existia nessa época! Postei aqui pq achei que os amigos que tocam upright e acústico iam achar interessante, mas se não está certo podem mover por favor.

Upright bass em 1967 Simonalcomuprightbass
Andremoura
Andremoura
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Upright bass em 1967 Empty Re: Upright bass em 1967

Mensagem por André "Odé" Sáb Jan 08, 2011 1:01 pm

É o sabaá, não é não?
André
André "Odé"
Membro

Mensagem por Zarra Dom Jan 09, 2011 12:27 pm

Assisti a um vídeo do Chet Baker dando uma entrevista em 1979, eu acho, ou 76... que seja... e o baixista Jean-Louis Reassenfosse usa um upright gigantesco, como se fosse um baixo acústico mesmo, só que a caixa era quadrada e só na parte do meio do baixo. Além disso, atrás tinha uma espécie de suporte pro cara poder apoiar o baixo na perna pra tocar sentado... muito estranho... se eu conseguir a foto eu posto aqui.
Zarra
Zarra
Membro

Mensagem por RenanDias Dom Jan 09, 2011 1:11 pm

Realmente me surpreendi, também não imaginava que na década de 60 já rolava um upright, bacana!!

Agora na foto só pode ser o Sabá, mas pelo ângulo da foto está me parecendo muito alto pra ser o Sabá Shocked Se não for ele quem mais tocava com o Simonal?!
RenanDias
RenanDias
Membro

http://www.bossabessa.com.br

Mensagem por allexcosta Dom Jan 09, 2011 1:23 pm

Zarra escreveu:(...) o baixista Jean-Louis Reassenfosse usa um upright gigantesco, como se fosse um baixo acústico mesmo(...)

Até hoje eu me atrapalho com essa nomenclatura. Deixa ver se eu entendi...

Isso é um "upright bass", certo?

Upright bass em 1967 NSWAV4UprightBassGuitar

E isso é um "baixo acústico", certo?

Upright bass em 1967 Upright_Bass

E isso é um baixolão, certo?

Upright bass em 1967 Baixo-acustico-nomad-shelter-sbno2014bpreto

Então eu não posso chamar o segundo de "baixo upright", confere?
E "double-bass" eu também não posso falar senão ninguém entende?
E chamar "baixolão" de "baixo acústico" também confunde...

É isso?

Administrador

Mensagem por Convidado Dom Jan 09, 2011 1:24 pm

Rapaz, já existia bem antes disso!!

Descobri isso por esses dias lendo "How the Fender Bass Changed the World" e fiquei surpreso também. No livro tem umas fotos dos primeiros modelos, bacana demais...

Na verdade, as primeiras tentativas de construir um baixo "eletrificado" (não pelo Leo Fender) foram pro lado do Upright, que se a gente pensar, é um caminho muito mais óbvio, né?

Ótimo registro!!

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Dom Jan 09, 2011 1:28 pm

Pra mim Upright se usa pro acustico e pro "vertical"... Pelo menos é como eu penso, os dois são Uprights, mas um é elétrico.

Pelo menos os americanos chamam o acustico de upright bass e o vertical de upright electric bass, né? Acho que essa é a lógica...

Convidado
Convidado

Mensagem por allexcosta Dom Jan 09, 2011 1:30 pm

Sá Reston escreveu:Pelo menos os americanos chamam o acustico de upright bass e o vertical de upright electric bass, né? Acho que essa é a lógica...

Também acho, mas é justamente da nomenclatura americana que quero fugir, pois fico confuso com a nomenclatura usada aqui no fórum e nas conversas com músicos brasileiros...

Administrador

Mensagem por Convidado Dom Jan 09, 2011 1:32 pm

Ah sim... Aqui no Brasil se usa Acustico, Vertical e Baixolão.

O Andre usou o termo Upright aí, mas a galera por aqui nao usa muito.

Convidado
Convidado

Mensagem por Gomba Dom Jan 09, 2011 1:34 pm

allex, aqui nas terras tupiniquins, acabou que a convenção é essa aí que você e o sá falaram mesmo.
Gomba
Gomba
Membro

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Mensagem por luizribeiro Dom Jan 09, 2011 1:57 pm

Se eu não me engano o Baby Bass da ampeg foi fabricado em 1960!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagem por allexcosta Dom Jan 09, 2011 2:00 pm

luizribeiro escreveu:Se eu não me engano o Baby Bass da ampeg foi fabricado em 1960!

1962

Administrador

Mensagem por Convidado Dom Jan 09, 2011 2:05 pm

Os primeiros uprights elétricos datam da década de 30.

O Vega Electric Bass Viol era idêntico aos verticais de hoje, com a mão com voluta do acústico.

Convidado
Convidado

Mensagem por Zarra Dom Jan 09, 2011 6:50 pm

allexcosta escreveu:
Sá Reston escreveu:Pelo menos os americanos chamam o acustico de upright bass e o vertical de upright electric bass, né? Acho que essa é a lógica...

Também acho, mas é justamente da nomenclatura americana que quero fugir, pois fico confuso com a nomenclatura usada aqui no fórum e nas conversas com músicos brasileiros...

Eu não consigo relacionar o baixo acústico com o baixolão... na verdade, às vezes nem me lembro que existe esse tal de baixolão (ô nome feio...)
Zarra
Zarra
Membro

Mensagem por RenanDias Seg Jan 10, 2011 1:11 am

É, o nome em inglês pro "baixolão" realmente é melhor, deixa menos dúvidas, "acoustic bass guitar". Até porque "bass guitar" é sempre referindo ao baixo elétrico.
A tentativa de combinar baixo + violão deu um nome bem mequetrefe Maluco
RenanDias
RenanDias
Membro

http://www.bossabessa.com.br

Mensagem por Claudio Seg Jan 10, 2011 7:17 am

allexcosta escreveu:

Vamos tentar desfazer a "confusão":

Upright são todos os contrabaixos cuja execução dá-se na posição vertical.

- Acoustic Upright Bass ou Double Bass é a referência ao Contrabaixo Acústico Vertical com caixa de ressonância;
- Eletric Upright Bass (EUB) é a referência ao Contrabaixo Elétrico Vertical de corpo maciço;
- Eletroacoustic Bass Guitar é a referência ao Contrabaixo Acústico Elétrico e com caixa de ressonância.

Muitos relutam (inclusive eu) em chamar o Baixolão de Contrabaixo Acústico, mas é bem por aí mesmo, basta fazer analogia com a Guitarra Acústica (Violão).

O problema é que ao longo do tempo muitas nomenclaturas foram criadas em países diferentes e "tribos" diferentes, e aí cada um chama da forma da forma que desejar... aqui no Brasil é muito mais comum você ouvir Baixo Acústico em referência ao Double Bass do que ao Baixolão. Tecnicamente existe uma nomenclatura que define bem os tipos de instrumentos, mas o mundo ignora isso, só o Baixo Elétrico tem seu lugar cativo... "Eletric Bass" é a mesma referência em qualquer canto!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jan 10, 2011 10:21 am

^ Pois é... Como eu prefiro sempre separar as línguas devidamente, vou ficar com VERTICAL, ACÚSTICO e BAIXOLÃO.

"Electroacoustic Bass Guitar" até hoje eu só vi escrito, nunca ouvi ninguém falando isso.

"Electric Upright Bass" é uma nomenclatura comum.

Administrador

Mensagem por Claudio Seg Jan 10, 2011 11:23 am

allexcosta escreveu:^ Pois é... Como eu prefiro sempre separar as línguas devidamente, vou ficar com VERTICAL, ACÚSTICO e BAIXOLÃO.

Sim, aqui no Brasil acaba sendo o mais usual mesmo... Vertical, Acústico, Baixolão e Elétrico, as 4 variações!

Mas é interessante saber como são as nomenclaturas em outros lugares... a esposa do guitarrista que toca comigo esteve na fábrica da Godin e tentou comprar pra ele de presente um "Violão"... é óbvio que não conseguiu. Quando ela me ligou pra falar sobre isso, disse a ela pra pedir uma "Acoustic Guitar", e aí a coisa mudou de figura!

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jan 10, 2011 11:40 am

ClaudioBass escreveu:(...)a esposa do guitarrista que toca comigo esteve na fábrica da Godin e tentou comprar pra ele de presente um "Violão"... é óbvio que não conseguiu.

Ah, mas aí também é igual aquele povo que chega em NY e pergunta pra primeira pessoa que vê na frente:

EU-QUE-RO-SA-BER-CO-MO-SE-CHE-GA-NA-ES-TÁ-TUA-DA-LI-BER-DA-DE

E ainda acha ruim quando a pessoa não entende...

Administrador

Mensagem por Claudio Seg Jan 10, 2011 12:33 pm

allexcosta escreveu:
ClaudioBass escreveu:(...)a esposa do guitarrista que toca comigo esteve na fábrica da Godin e tentou comprar pra ele de presente um "Violão"... é óbvio que não conseguiu.

Ah, mas aí também é igual aquele povo que chega em NY e pergunta pra primeira pessoa que vê na frente:

EU-QUE-RO-SA-BER-CO-MO-SE-CHE-GA-NA-ES-TÁ-TUA-DA-LI-BER-DA-DE

E ainda acha ruim quando a pessoa não entende...

Very Happy Tem razão, chega a ser patético... só dei um desconto porque a mulher dele é Médica e não conhece nada de instrumentos, a pobrezinha queria fazer uma surpresa...

Mas, da mesma forma, se um gringo chegar numa loja daqui pra comprar um violão e pedir uma "Acoustic Guitar", ele vai receber nos peitos uma guitarra semi-acústica da Ibanez ou Condor.

Claudio
Claudio
Membro

Mensagem por GERMANO M. Ter Jan 11, 2011 9:41 pm

Olá Pessoal!!! Dos arquivos que tenho, os verticais mais antigos são de 1924 - Um Gibson e outros italianos (inclusive de alumínio). Depois vieram os Rickembacker (1936), Vega, Tuti, Eminence, Regal... Segue algumas imagens:

Upright bass em 1967 Italianos.th
Italianos

Gibson 1924
Upright bass em 1967 Gibson1924

Upright bass em 1967 Pearlgold.th

Upright bass em 1967 Regal.th

Upright bass em 1967 Vegay.th

Upright bass em 1967 Eminence.th

Upright bass em 1967 Gibson1938
Gibson 1938

[URL=https://2img.net/r/ihimizer/i/rickenbacker1936.png/]Upright bass em 1967 Rickenbacker1936[/URL

GERMANO M.
GERMANO M.
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

http://www.germanom.com

Mensagem por Convidado Ter Jan 11, 2011 9:48 pm

Cara, valeu pelas imagens e informações!!

Tá aí o Vega que eu tinha citado:

Upright bass em 1967 Vegay

Convidado
Convidado

Mensagem por Andremoura Qua Jan 12, 2011 3:58 pm

Eu já tinha visto fotos desses UEB da década de sessenta, mas tinha em mente que a maioria não passou de protótipo ou produção em pequena escala com pouco sucesso comercial, por isso me chamou tanto a atenção um músico brasileiro usando um instrumento desses.

Aliás recomendo muito esse documentário sobre o Simonal, o cara era um artista fantástico, completo. Tem uma cena dele cantando em um show com a Sarah Vaughan, muito bacana. É uma pena que a carreira dele tenha acabado de maneira tão estúpida...

Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos