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Amplificador PA e caixas - qual a melhor maneira de ligá-los?

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Mensagem por steba Seg 10 Jan 2011 - 7:37

Ontem compramos um amplificador para PA. Um Behringer EPX3000 (http://www.behringer.com/EN/Products/EPX3000.aspx).

Amplificador PA e caixas - qual a melhor maneira de ligá-los? EPX3000_P0A1Y_Front_XL

Amplificador PA e caixas - qual a melhor maneira de ligá-los? EPX3000_P0A1Y_Rear_XL

E temos duas caixas passivas de 400W, 8ohms.
A Behringer informa que a potência desse amp é 2x1500W@2ohms, 2x900W@4ohms, 3000W@4ohms (bridge mode).

1. A melhor maneira de se ligar as caixas é colocar as duas em paralelo em uma saída, totalizando 800W@4ohms ou ligar cada caixa em uma saída, imaginando que ao ligar uma caixa de 8ohms na saída a potência será menor que os 900W@4ohms especificados?

2. No caso de se ligar as duas caixas no OUTPUT 1, apenas o sinal do INPUT 1 será amplificado, correto? Existe uma chave de modo de operação com as posições MONO, STEREO e BRIDGE. O manual não é muito claro com relação a essa chave, mas nesse caso qual seria a opção para que os sinais dos INPUTS 1 e 2 saíssem apenas no OUTPUT 1?

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Mensagem por Thales_Sr Seg 10 Jan 2011 - 8:40

1) Liga cada caixa em uma saída.

2) Se você ligar em bridge, provavelmente só o input 1 funciona.

Os manuais da behringer costumam ser bem explicados, certamente isso deve ter lá.

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Mensagem por allexcosta Seg 10 Jan 2011 - 8:58

Não use esse amp em BRIDGE, use em STEREO, uma caixa por canal...

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Mensagem por steba Seg 10 Jan 2011 - 9:04

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Mensagem por Dja Seg 10 Jan 2011 - 10:48

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Mensagem por ct.colela Seg 10 Jan 2011 - 19:21

ligue uma caixa em cada canal como ja foi citado
e e sempre use os volumes do amplificador no maximo
o controle de volume geral tem de ser feito pela mesa de som
os cabos que estarao ligando a potencia nas caixas deve ser de bitola bem grossa
nao use fios finos e muito longos isso compromete o sinal e rouba potencia

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Mensagem por Gomba Seg 10 Jan 2011 - 19:28

^

Eu não usaria os controles do ampli no máximo, uma vez que ele joga 900w/canal numa caixa de 400w. Se fosse um amp até 1,5x a potência eu usaria. Esse aí eu nao deixaria passar dos 70%.

com mais de 2x a potência que a caixa aguenta sendo jogada nela, qualquer mínimo exageiro no volume e você perde no mínimo os tweeters.


http://bass.forumeiros.com/t12501-amplificador-pa-e-caixas-qual-a-melhor-maneira-de-liga-los#255712


Última edição por Gomba em Seg 10 Jan 2011 - 19:58, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Thales_Sr Seg 10 Jan 2011 - 19:41

900w a 4 ohms, as caixas são de 8 ohms. O ampli vai mandar no máximo uns 500w.

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Mensagem por Gomba Seg 10 Jan 2011 - 19:58

^

ops, pisei na bola aqui. Tinha entendido que as caixas também eram de 4ohms.
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Mensagem por steba Seg 10 Jan 2011 - 20:31

ct.colela escreveu:ligue uma caixa em cada canal como ja foi citado
e e sempre use os volumes do amplificador no maximo
o controle de volume geral tem de ser feito pela mesa de som
os cabos que estarao ligando a potencia nas caixas deve ser de bitola bem grossa
nao use fios finos e muito longos isso compromete o sinal e rouba potencia

Ligar no máx mesmo e controlar pela mesa? É isso mesmo?

Pedi para comprar cabos 2x2,5mm2.
E quando vc fala muito longo, o que seria esse longo? 10 m é longo?

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Mensagem por Gomba Seg 10 Jan 2011 - 20:55

quanto mais longos, maior tem que ser a bitola. Quanto mais longo ou mais fino for o cabo, mais resistência ao sinal ele tem, ou seja, com um cabo gigante ou fino demais, você pode perder potência.
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Mensagem por URSOBHZ Seg 10 Jan 2011 - 21:06

steba escreveu:Pedi para comprar cabos 2x2,5mm2.
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Mensagem por fheliojr Seg 10 Jan 2011 - 21:30

Thales_Sr escreveu:1) Liga cada caixa em uma saída.

2) Se você ligar em bridge, provavelmente só o input 1 funciona.

Os manuais da behringer costumam ser bem explicados, certamente isso deve ter lá.

[2]

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Mensagem por ct.colela Ter 11 Jan 2011 - 23:41

steba escreveu:
Ligar no máx mesmo e controlar pela mesa? É isso mesmo?

Pedi para comprar cabos 2x2,5mm2.
E quando vc fala muito longo, o que seria esse longo? 10 m é longo?

Porque quando voce usa uma potencia com meio volume
voce na verdade perde muito com isso
se voce abaixa o volume na potencia voce na verdade baixa sua capacidade em watagem
potencia de sobra é o ideal
voce pode ter uma potencia de 1000 ou 3000 wats por canal
pode usar o volume dela no maximo
porque quem vai determinar o quanto de watagem voce vai aplicar nas suas caixas é o master da mesa de som
e quando voce tem potencia de sobra voce acaba usando a metade sem forçar o aparelho
uma potencia quando usada a 50% de sua watagem ela reproduz melhor as frequencias num todo principalmente as baixas (onde se destacam bumbo e baixo)
voce tera volume com mais qualidade
claro respeitando os limites das caixas acusticas

quanto aos cabos quanto mais grosso a bitola melhor
cabos com 10 metros é um tamanho bom

uma ressalva sempre que voce ligar uma potencia principalmente as de alta watagem ,,,,,,,,,,,,, ligar com os volumes zerados pois existem algumas potencias principalmente as antigas que nao possuem um rele de retardo de sinal ,,,,,,no seu caso como essa potencia é um projeto novo acretito que voce nao tera esse problema

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Mensagem por steba Qua 12 Jan 2011 - 5:43

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Mensagem por Thales_Sr Qua 12 Jan 2011 - 10:19

Diminuir volume na potência não significa diminuir sua capacidade.
Se a mesa mandar um sinal mais "quente" você consegue extrapolar a potência do amplificador mesmo que ele não esteja com tudo no 10.
Outra coisa é que dando mais ganho nos ultimos estágios você estará amplificando mais ruídos.

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Mensagem por steba Qua 12 Jan 2011 - 10:34

Ou seja, a questão é testar a melhor configuração no local mesmo.

Pessoal, valeu pelas dicas....

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Mensagem por allexcosta Qua 12 Jan 2011 - 10:59

Thales_Sr escreveu:Diminuir volume na potência não significa diminuir sua capacidade.

Verdade, o controle que vemos na frente das potências é um controle de sensibilidade, e não de volume ou de "wattage" como muitos pensam...

Um amp de 1000W não vai trabalhar em 100W se o botão estiver no 1, ele vai trabalhar em 1000W mesmo, mas mudará a maneira como ele "enxerga" o sinal que está chegando. Tem muita gente por aí queimando caixa e falante por não entender isso...

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Mensagem por steba Qua 12 Jan 2011 - 11:36

O importante então é não deixar clipar, tanto na mesa como na potência. Correto?

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Mensagem por Thales_Sr Qua 12 Jan 2011 - 12:10

Sim.

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Mensagem por patrickqueres Qua 12 Jan 2011 - 14:23

allexcosta escreveu:Um amp de 1000W não vai trabalhar em 100W se o botão estiver no 1, ele vai trabalhar em 1000W mesmo, mas mudará a maneira como ele "enxerga" o sinal que está chegando. Tem muita gente por aí queimando caixa e falante por não entender isso...

Essa eu não sabia... e como eu devo usar??
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Mensagem por Thales_Sr Qua 12 Jan 2011 - 16:07

Essa eu não sabia... e como eu devo usar??
Veja bem, é tranquilo. Ajuste seus volumes na mesa para que você possa dar ganho/atenuar o sinal sem ter muito trabalho... Depois dê volume nas potências.

Pode botar os controles da potência tudo no 10 se achar necessário e controlar tudo na mesa, mas é capaz de você ficar com pouca área útil na mesa... Por exemplo, ao botar o master da mesa no 2 o som já estar absurdamente alto. Aí fica ruim de controlar o volume.

O volume do power, como bem explicado pelo allex, é um controle de sensibilidade.
Imagine que você manda um sinal com amplitude X para o power, que está com os controles no máximo. Digamos que nessa situação, ele manda toda a potência pras caixas (vamos dizer que seja 1000w, para ficar mais "palpável"). Aí, você pensa "quero proteger o power, vou baixar o controle para metade do que estava"... Pronto, tudo protegido, você pensa.
Aí você aumenta o master da mesa, e agora ela manda o sinal com amplitude 3X. O que acontece? O ampli tava pegando o sinal X, amplificando, e transformando em 1000w. Você abaixou o ganho pela metade, ele passou a mandar 500w. Só que depois, você aumentou o sinal de entrada em 3 vezes. O que acontecerá com a potência de saída? Passa a ser 1500w... Mesmo com os controles sem estarem no máximo.
Por isso que é sempre MUITO DESEJÁVEL (pra não dizer praticamente obrigatório) ter um led de CLIP nos amplificadores de potência.

(Nota para quem é técnico em eletrônica ou gente do ramo: Se analisarem meus cálculos "por alto" vão encontrar incoerências. Mas quis deixar a análise simples pra o pessoal que não queira entrar em muitas minúcias de análise de potência e etc etc etc)

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Mensagem por patrickqueres Qui 13 Jan 2011 - 14:30

[quote="Thales_Sr"]

Veja bem, é tranquilo. Ajuste seus volumes na mesa para que você possa dar ganho/atenuar o sinal sem ter muito trabalho... Depois dê volume nas potências.

Pode botar os controles da potência tudo no 10 se achar necessário e controlar tudo na mesa, mas é capaz de você ficar com pouca área útil na mesa... Por exemplo, ao botar o master da mesa no 2 o som já estar absurdamente alto. Aí fica ruim de controlar o volume.

[...]

Certo. Eu uso da seguinte forma:

A potência fica em 40% da capacidade e eu uso o Master da mesa em 0db. Na passagem de som, eu deixo o fader do canal em 0db e vou ajustando o sinal pelo ganho até ele chegar em um nível ideal (sem distorções, clip e com presença), pois minha mesa (Staner UX16) não tem led de signal, somente o de clip. Enfim, o som não distorce nas caixas e a led de CLIP não acende do amplificador, então, acho que estou usando da maneira correta, certo??
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Mensagem por Thales_Sr Qui 13 Jan 2011 - 16:00

Se você tá com margem para regulagem (tanto para cima quanto para baixo), e o som está bom, então tá tudo correto. Quando se precisa de algum controle muito perto do máximo é indicativo de que precisa mudar algo.

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Mensagem por ct.colela Sex 14 Jan 2011 - 20:25

allexcosta escreveu:
Um amp de 1000W não vai trabalhar em 100W se o botão estiver no 1, ele vai trabalhar em 1000W mesmo, mas mudará a maneira como ele "enxerga" o sinal que está chegando. Tem muita gente por aí queimando caixa e falante por não entender isso...

Alguns projetos de potencia os volumes funcionam como limitadores de sinal
se voce colocar a potencia no 1 a potencia vai ter os 1000 wats mas vai trabalhar como tipo 10% de sua capacidade
em resumo ela tem 1000wats mas tem um limitador de sinal na sua entrada
isso eu nao aconselho
potencias do segmento proficional muitas delas nem volume possuem
existem claro muitas marcas que fabricam com os controles de volume
um gk por exemplo eu uso o master que o volume do power sempre no maximo(quadrado verde)para que eu tenha a potencia total do ampli sempre ao meu dispor
e controlo o volume do ampli no potenciometro de volume do pre (quadrado vermelho)

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no caso em questao o pre seria a mesa de som quadrado vermelho e a potencia seria o quadrado verde
quanto ao fato de se trabalhar com o volume sempre no maximo nao vejo o motivo de amplificar ruidos sendo que essa utilizaçao faz com que voce nao precise abrir muito os masters da mesa nao ultrapassando a linha do zero db assim mandando um sinal bem reduzido com baixos niveis de ruido

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Mensagem por Thales_Sr Sex 14 Jan 2011 - 20:45

um gk por exemplo eu uso o master que o volume do power sempre no maximo(quadrado verde)para que eu tenha a potencia total do ampli sempre ao meu dispor
O master não limita a potência. Dá pra saturar o power mesmo com esse controle no 5.

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Mensagem por allexcosta Sex 14 Jan 2011 - 20:51

ct.colela escreveu:um gk por exemplo eu uso o master que o volume do power sempre no maximo(quadrado verde)para que eu tenha a potencia total do ampli sempre ao meu dispor

Eu faço exatamente o contrário do que você faz...

O que a GK chama de VOLUME é o ganho, que controla a quantidade de sinal que entra no pré, afetando também o timbre. Ajusto como se ajusta qualquer ganho, 10% antes do clipping. Aí eu regulo o volume no master. Faço isso há 20 anos sem problemas.

Na verdade, comparando com mesa+potência, é como se o VOLUME do GK fosse o ganho da mesa, o MASTER fosse o VOLUME SLIDER e a potência estivesse em 100% "default".

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Mensagem por Gomba Sex 14 Jan 2011 - 21:05

^

faço como o Allex, mas eu deixo o GK saturar um pouco, principalmente quando é pra rock ou coisas do gênero. Acho a saturação do pré dele linda.
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Mensagem por Ricardo Saldanha Sex 14 Jan 2011 - 21:36

^concordo com o Allex e com o Gomba. tb faço isso.

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Mensagem por ct.colela Sex 14 Jan 2011 - 22:42

como gosto de baixo pesado e gordo
so consegui tirar um som compativel com meu ampli
usando o controle de entrada do power no gk no maximo
e dosando no volume do pre
se usar ele na metade no meu caso ele peida nao aguenta o primeiro slap
quem ja me viu tocando sabe do que estou falando
eu tenho pegada pesada toco muito forte
e amplis com baixa potencia ou com ganho reduzido peidam na minha mao
e acho o gk muito fraco mesmo com o master aberto
entao baixar o sinal de entrada do power comigo nao rola

voltando ao topico eu nunca vi um tecnico de som nos meus 19 anos de musica me aconselhando a trabalhar com os master das potencias um pouco fechado
todos os sistemas que vi e todos os lugares onde toquei eu sempre olho todo o equipamento tanto de locadoras de som com os sons de casas noturnas sempre colo nos tecnicos a procura de aprender alguma coisa sobre o assunto
sempre vejo a forma que o PA esta ligado vejo os cortes de frequencia quais os powers sendo usados em quais caixas e quais falantes
sao 19 anos sendo o chato sempre aprendendo
e do contrario citado nesse topico eu sempre vi o oposto
nao quero ser o dono da verdade nao é isso
so estou repassando o que profissionais da area me ensinaram

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Mensagem por allexcosta Sex 14 Jan 2011 - 23:32

ct.colela escreveu:so estou repassando o que profissionais da area me ensinaram

Já vi profissionais trabalhando de várias formas...
Na Bahia a turma ajusta o ganho até antes do clipping, depois ajusta o volume individual nos faders, põe as potências no máximo e ajusta o volume da banda na mesa. Isso é o de praxe...
Nos EUA vi alguns técnicos bons colocando todos os faders em 0db e ajustando o volume individual no ganho. Alguns deles colocavam o master da mesa também em 0db e ajustavam o volume da banda nas potências. Pra mim é estranho mas soa bem...
Um dos caras que tira mais som que já vi é um Nicaraguense que foi técnico da Gloria Estefan. Ele gosta de trabalhar com 4x a potência que as caixas suportam, mas esse cara entende bastante de "limiting" e nunca vi uma caixa queimando com ele, sendo que toquei em uma banda pra qual ele fazia som todo sábado durante 2 anos.
Na Bahia a turma trabalha com os amps em 2x o que as caixas suportam e funciona muito bem, enfim...

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Mensagem por steba Sáb 15 Jan 2011 - 8:53

Bom, ontem fizemos nosso som, usando essa potência.
Modo de operação: coloquei a potência em 50%, o main da mesa em 0dB e controlava pelos faders dos canais (não é muito, mesa pequena, 8 canais).

Pelo menos deu para perceber duas coisas: a mesa é pequena para o que pretendemos e falta um equalizador entre a potência e a mesa. Mas isso é assunto para outro tópico.

Resultado final, deu tudo certo, superando um pouco nossas expectativas. Senti uma falta de agudos nas caixas da potência, apenas isso...

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Mensagem por allexcosta Sáb 15 Jan 2011 - 10:01

steba escreveu:a mesa é pequena para o que pretendemos

Qual a formação da banda? Qual o "input list"?

steba escreveu:Resultado final, deu tudo certo, superando um pouco nossas expectativas. Senti uma falta de agudos nas caixas da potência, apenas isso...

De qualquer lugar da sala faltava agudo? Qual a marca/modelo das suas caixas? Você pode fazer um upgrade do driver facilmente...

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Amplificador PA e caixas - qual a melhor maneira de ligá-los? Empty Re: Amplificador PA e caixas - qual a melhor maneira de ligá-los?

Mensagem por steba Sáb 15 Jan 2011 - 21:08

Alex, somos vocal, bass e vocal, guitar e drums.
A mesa tem apenas 4 canais p/ mic. Os outros são aqueles canais stereo, que não temos muito controle. A mesa é uma Behringer 1224 FX.
A idéia p/ uma microfonação geral é:
- 3 vocais
- 1 bass
- 1 guitar
- 3 bateras (sendo 1 bumbo e 2 ambientes).

As caixas são Peavey 115i: (http://www.hollywooddj.com/pv11sp.html)

Nós, à frente dos retornos, não tinhamos falta de som, mas percebemos que o som p/ a galera faltava agudos, principalmente...

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Mensagem por allexcosta Sáb 15 Jan 2011 - 21:50

Ih rapá...

Bicho pegou agora...

Essas caixas suportam 100W e foram desenhadas pra música mecânica, ou seja, não são capazes de suportar a dinâmica de música ao vivo. Seu amp trabalha em uns 500W@8ohm por canal, ou seja, 5x mais do que as caixas suportam. Além disso você colocando baixo e bumbo sem nenhum tipo de proteção é receita pra queimar as caixas com certeza absoluta.

Faça isso com urgência:

- Use os amps de baixo e guitarra pra fazer a casa.
- Elimine toda a microfonação da bateria.
- Use o PA somente pra vozes.

Trabalhe dessa forma até você repensar seu PA. Precisando de ajuda é só falar...

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Mensagem por Gomba Sáb 15 Jan 2011 - 22:29

E essa falta de agudo pode (e deve ser) drive queimado...
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Mensagem por allexcosta Sáb 15 Jan 2011 - 22:36

Gomba escreveu:E essa falta de agudo pode (e deve ser) drive queimado...

Ou ele estava querendo ouvir agudo estando em pé do lá da caixa de PA.

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Mensagem por steba Dom 16 Jan 2011 - 7:43

allexcosta escreveu:
Essas caixas suportam 100W e foram desenhadas pra música mecânica, ou seja, não são capazes de suportar a dinâmica de música ao vivo.
Alex, vou repassar essa informação para o dono das caixas. E como saber para que são projetadas as caixas? Você disse que essas são para música mecânica. Como saber disso?

Vamos repensar sim. Aproveitando então, qual seria sua sugestão (dentro de uma faixa de preço aceitável) para caixas p/ compor o PA? O manual da potência dá as sugestões de ligação com as caixas B1520-Pro http://www.behringer.com/EN/Products/B1520-PRO.aspx


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Mensagem por allexcosta Dom 16 Jan 2011 - 9:06

steba escreveu:E como saber para que são projetadas as caixas? Você disse que essas são para música mecânica. Como saber disso?

Fala no site... "Projetadas especialmente para música mecânica" é a maneira bonita de dizer que uma caixa não aguenta nada...

steba escreveu:Vamos repensar sim. Aproveitando então, qual seria sua sugestão (dentro de uma faixa de preço aceitável) para caixas p/ compor o PA? O manual da potência dá as sugestões de ligação com as caixas B1520-Pro http://www.behringer.com/EN/Products/B1520-PRO.aspx

Olha, vou ser bem sincero...

Se você quer ligar baixo e bumbo no PA vai precisar de 2 subs e 2 tops de qualidade.
Recomendo subs 1x18" e tops 1x12" mais horn. É uma configuração que funciona bem e dá pra carregar em uma van ou caminhonete.
Prefiro caixas Peavey a Behringer por uma longa margem. Recomendo o seguinte:

- 2 tops Peavey Impulse 1012
- 2 subwoofers Peavey SP118
- 2 poles de sustentação pros tops

A sua potência roda essas 4 caixas numa boa, e ainda tem um crossover imbutido que você terá que usar obrigatoriamente. Seria um canal pra os subs, trabalhando em 900w@4ohm, ou seja, 450W por sub, e um canal pros tops, também mandando 450W por top, o que está de bom tamanho. Preste atenção na operação do crossover, pois só um canal (deve ser o primeiro) tem o corte passa baixa e só um canal (deve ser o segundo) tem o passa alta. Se misturar isso vai dar problema.
Um EQ stereo sempre ajuda também...
Se não der pra comprar as 4 caixas, compre os dois tops e continue trabalhando com o baixo no amp e o bumbo sem microfonação, até ter a grana pros subs. Os tops podem trabalhar com guitarra, teclado e vozes sem problema, mas não coloque surdo, bumbo ou baixo.
Se for usar subs, dê um "low cut" de 100hz na mesa em tudo menos bumbo, baixo, surdo e teclado (caso venha a usar).
Não há necessidade imediata de um compressor ou limiter no PA, mas respeite os limites do equipamento.

AVISO: Muita gente vai dizer que você pode ligar baixo e bumbo sem subs e você vai concordar com eles até o dia em que os falantes pedirem arrego. Faça a coisa certa e economize dinheiro em reparos...

Não sei se o que escrevi está em uma faixa de preço aceitável pra vocês, mas caso não esteja, é melhor não comprar nada por enquanto e trabalhar da maneira que citei lá em cima (com muito cuidado) até ter a grana pra o update dos equipamentos. Em PA, vale a máxima "buy once, cry once". E lembre-se, quando for olhar as especificações de uma caixa de som, olhe a "potência suportada CONTÍNUA" e não PROGRAMA ou PICO, que são números inventados pra vender caixa. A Peavey que vocês tem é 100W contínuos, 200W programa e 400W pico.

Espero ter ajudado...

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Mensagem por Gomba Dom 16 Jan 2011 - 10:22

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Mensagem por steba Dom 16 Jan 2011 - 11:12

Allex, valeu mesmo pelas dicas. Não sei nem se encontro essas caixas aqui no PY e muito menos por quanto $$$. Mas vamos estudar e, se não encontrar essas marcas, vejo o que tem disponível e, antes de finalizar qualquer negócio, levanto a bola aqui no fórum p/ alguém cravar....

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Mensagem por steba Dom 16 Jan 2011 - 22:27

Allex, estava pensando em como utilizar esse equipamento enquanto não adquirimos outro, sem forçar a barra.

Utilizaremos essa potência e caixas apenas para retorno, ligamos as duas no canal 2, com o crossover ligado. Assim, evitamos de mandar as baixas frequências p/ elas. E utilizamos 2 caixas amplificadas para som de frente. São duas que aguentam o tranco.

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Mensagem por allexcosta Seg 17 Jan 2011 - 3:41

Citei PEAVEY porque imagino ser uma marca que você acha aí.
Consultei o site deles e vi que vendem as caixas supra citadas no Brasil.
Aguentar o tranco significa colocar baixo e bumbo sem usar subwoofer? Eu não faria isso. Quais são essas ativas que vocês tem?

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Mensagem por steba Seg 17 Jan 2011 - 5:38

O que quis dizer é por causa da potência, volume. Mesmo assim não mandaremos bumbo e baixo nelas. São duas caixas MAS2, com falantes de 15", não me lembro agora se são 400 ou 600W.

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Mensagem por lucasino Sáb 22 Jan 2011 - 0:17

tenho um power sygnus SA-1AB e queria usar ele pro baixo , preciso de um pré.. no caso eu liguei um radio antigo que eu tenho aqui , um polyvox receiver pr 1900 pra usar como pré , funcionou legal o caixa ta com um gravão !!! só não sei se tem problema ligar esse polyvox por ser também um amplificador no in do sygnus.. tem algum problema ?
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