Review: Epiphone Rivoli Bass
+6
*JAPA* PICKER BASS
fheliojr
Ivanov_br
Cantão
siodoni
renatogaragerock
10 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Review: Epiphone Rivoli Bass
Eis o review de, provavelmente, o mais clássico dos baixos semi-acústicos, que é o Epiphone Rivoli Bass.
Ele é um irmão quase gêmeo do Gibson EB-2, tinham as mesmas especificações e preço, e poucos detalhes mudavam entre um e outro, como knobs e formato da mão.
Na Inglaterra dos anos 60 os Epiphones eram mais fáceis de achar, e quase toda banda desta época tinha um baixo desses, incluindo os meus favoritos John Entwistle (The Who) e Ronnie Lane (Small Faces), bem como uma infinidade de outros.
É um instrumento de sonoridade bem específica. O captador é extremamente grave e tem cerca de 30K. Há um botão que seleciona as bobinas em série ou em paralelo, e controle de volume e tonalidade. Abaixo uma foto minha com o instrumento (inclusive estou com a mesma camisa do meu avatar do fórum!). A correia com a Union Jack faz uma homenagem aos músicos citados.
O acabamento do baixo é lindíssimo, e talvez seja o baixo que eu ache o mais belo dentre os existentes. O captador deu trabalho, pois estava extremamente ruidoso. Após uma blindagem severa a situação melhorou, mas ainda pega um zumbido, e o baixo é bem sensível à proximidade do amplificador ou de equipamentos eletrônicos. O "mizão" do captador deixa a desejar. Dos anos 60 até o fim da fabricação do Rivoli (creio que na década de 1990) mudou três vezes o fabricante do captador, e já ouvi dizer que quando era o da Gibson ou o da Gotoh esta corda soa melhor. Logo o meu deve ser o "terceiro colocado". Mas ainda assim gosto bem do som e é melhor que o dos meus outros semi-acústicos.
Dizem que "falar de música é como dançar arquitetura", então abaixo vai uma amostra do som do instrumento. Em um dos modos do captador (primeira sessão) o som fica mais "oco" e com um pouco mais de agudos. No outro modo (segunda sessão) os médios graves crescem, enquanto o som fica mais aveludado.
<embed src="http://www.4shared.com/embed/492679216/eb54cb83" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Este meu baixo veio do Japão, onde foi comprado já usado e acabei adquirindo do provável segundo proprietário aqui no Brasil. Tenho o conhecimento de apenas mais um destes instrumentos, um vermelho, aqui em nossas terras (fiquei curioso se alguém mais conhece algum usuário). O braço ficou um pouco judiado nessas idas e vindas, mas felizmente está estável.
É isso!
Renato
Ele é um irmão quase gêmeo do Gibson EB-2, tinham as mesmas especificações e preço, e poucos detalhes mudavam entre um e outro, como knobs e formato da mão.
Na Inglaterra dos anos 60 os Epiphones eram mais fáceis de achar, e quase toda banda desta época tinha um baixo desses, incluindo os meus favoritos John Entwistle (The Who) e Ronnie Lane (Small Faces), bem como uma infinidade de outros.
É um instrumento de sonoridade bem específica. O captador é extremamente grave e tem cerca de 30K. Há um botão que seleciona as bobinas em série ou em paralelo, e controle de volume e tonalidade. Abaixo uma foto minha com o instrumento (inclusive estou com a mesma camisa do meu avatar do fórum!). A correia com a Union Jack faz uma homenagem aos músicos citados.
O acabamento do baixo é lindíssimo, e talvez seja o baixo que eu ache o mais belo dentre os existentes. O captador deu trabalho, pois estava extremamente ruidoso. Após uma blindagem severa a situação melhorou, mas ainda pega um zumbido, e o baixo é bem sensível à proximidade do amplificador ou de equipamentos eletrônicos. O "mizão" do captador deixa a desejar. Dos anos 60 até o fim da fabricação do Rivoli (creio que na década de 1990) mudou três vezes o fabricante do captador, e já ouvi dizer que quando era o da Gibson ou o da Gotoh esta corda soa melhor. Logo o meu deve ser o "terceiro colocado". Mas ainda assim gosto bem do som e é melhor que o dos meus outros semi-acústicos.
Dizem que "falar de música é como dançar arquitetura", então abaixo vai uma amostra do som do instrumento. Em um dos modos do captador (primeira sessão) o som fica mais "oco" e com um pouco mais de agudos. No outro modo (segunda sessão) os médios graves crescem, enquanto o som fica mais aveludado.
<embed src="http://www.4shared.com/embed/492679216/eb54cb83" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>
Este meu baixo veio do Japão, onde foi comprado já usado e acabei adquirindo do provável segundo proprietário aqui no Brasil. Tenho o conhecimento de apenas mais um destes instrumentos, um vermelho, aqui em nossas terras (fiquei curioso se alguém mais conhece algum usuário). O braço ficou um pouco judiado nessas idas e vindas, mas felizmente está estável.
É isso!
Renato
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Re: Review: Epiphone Rivoli Bass
Caramba Renato, que história tem esse baixo ein!
Não conhecia esse modelo, a construção parece ser primorosa.
E esse captador 30K ?
Não conhecia esse modelo, a construção parece ser primorosa.
E esse captador 30K ?
Muito bom , parabéns pelo review e pela excelente aquisição Renato...gravão bonito , hein brother...raridade...
Cantão- Moderador
Renato e seus reviews! Sempre contribuições excelentes!!!
Última edição por Ivanov_br em Qua maio 01, 2013 11:18 am, editado 1 vez(es)
Parabéns, otimo Review!
Quanto é a saida normal de um captador? 10k?
Quanto é a saida normal de um captador? 10k?
*JAPA* PICKER BASS- Membro
Em geral, os baixos mais comuns costumam ter algo entre 7,5-10K. Versões "hot" desses captadores já tem valores maiores, chegando ao dobro.
Os de 30K costumam ser humbuckers bem possantes, que vêm nas séries EB da Gibson/Epiphone e em baixos como o Fender Telecaster.
Os de 30K costumam ser humbuckers bem possantes, que vêm nas séries EB da Gibson/Epiphone e em baixos como o Fender Telecaster.
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock- Membro
Oi Renato. Tenho um Epiphone Rivoli também. Igual ao teu, 1996. Grande baixo.
Marcelo F- Membro
Que legal! É o terceiro que tenho notícias por estas bandas. Soube de outra pessoa que tem um vermelho.
Aliás, o seu o mizão tem soado legal? No meu parece que esta corda fica mais fraca nas primeiras casas e não sei se é algo do captador ou da vibração da própria corda.
Aliás, o seu o mizão tem soado legal? No meu parece que esta corda fica mais fraca nas primeiras casas e não sei se é algo do captador ou da vibração da própria corda.
Marcelo F escreveu:Oi Renato. Tenho um Epiphone Rivoli também. Igual ao teu, 1996. Grande baixo.
renatogaragerock- Membro
Sim. Pra mim parece normal.
Marcelo F- Membro
olá! não sei se posso desenterrar o topico... mas o rivoli é um baixo que um dia terei!
vcs sabem qual seria o valor de um rivoli hoje? algum de vcs pensa em vender?
obtigado!!!
vcs sabem qual seria o valor de um rivoli hoje? algum de vcs pensa em vender?
obtigado!!!
erikcmw- Membro
Renato você acha que dependendo da configuração da Gig em termos de músicos (mais de um guitarrista, um tecladista) e o som pode embolar, claro que o amplificador vai ter o seu papel, mas acredito eu que para um Power Trio este baixo tem um casamento bacana ele deve aparecer um bocado, não sei se estou falando besteira
Christian- Membro
Editado pela moderação.
Última edição por Cantão em Dom Mar 15, 2015 8:23 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Anuncio de produtos fora da área de classificados)
Marcelo F- Membro
Galera, surgiu uma oportunidade de comprar um Epiphone Rivoli 94"
Quanto ele está valendo? Acho q o dono ta pedindo mto nele...
Até quanto voces pagariam?
Quanto ele está valendo? Acho q o dono ta pedindo mto nele...
Até quanto voces pagariam?
acabei de adquirir um rivoli! agora que vi que era o do Marcelo F que postou mais acima. baixo lindissimo! ainda não toquei muito nele... quero regular pois está trastejando muito!...
mais um eliminado da minha G.A.S.
mais um eliminado da minha G.A.S.
erikcmw- Membro