Soft Machine - um balaio de gatos, ou melhor, de "feras"
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Soft Machine - um balaio de gatos, ou melhor, de "feras"
SM foi uma das maiores instituições inglesas do rock nos anos 60 e 70. Berço de incontáveis músicos talentosos e com uma história cheia de acidentes, o grupo foi um dos percussores do rock psicodélico na Inglaterra, ao lado de Pink Floyd, e depois mergulhou de cabeça em um som muito peculiar, com traços de free jazz, psicodelia e progressivo. Inspirado no livro do escritor beat William Burroughs - de quem roubaram o nome -, a banda deixou trabalhos clássicos e inesquecíveis com o duplo Three, entre outras pérolas, cheio de improvisos e foi um dos grandes nomes do "som de Canterbury"..
História:
O Soft Machine surgiu de uma banda anterior chamada Wilde Flowers, que já havia incluido em diversos momentos Brian Hopper (guitarra, saxofone e flauta), Hugh Hopper (baixo), Robert Wyatt (bateria e vocal), Kevin Ayers (vocal), Richard Sinclair (guitarra e vocal), Pye Hastings (guitarra e vocal), David Sinclair (teclado) e Richard Coughlan (bateria). Os quatro últimos formaram o Caravan, outra banda famosa do movimento Canterbury.
O Soft Machine foi formado em 1966 por Robert Wyatt na bateria e vocal, Kevin Ayers no baixo e vocal, Daevid Allen na guitarra e Mike Ratledge no teclado. Gravaram o primeiro e único single da banda e outras gravações demo que foram lançadas vários anos depois. Em 1967, após retorno de uma apresentação na França, Allen, que era australiano, foi proibido de reentrar na Inglaterra, então o grupo continuou como um trio. Em 1968 eles realizaram turnê pelos Estados Unidos, abrindo para a Jimi Hendrix Experience. Durante essa turnê ele gravaram seu primeiro álbum, em Nova Iorque. Após a saída de Ayer, no final da mesma turnê, o Soft Machine refez a formação com a inclusão de Hugh Hopper no baixo. Gravaram o segundo álbum em 1969.
Após o período ímpar do rock psicodélico, com Ayers e Wyatt cantando na maioria das canções, Volume Two lançou uma transição da banda para um som mais instrumental, o que hoje é considerado como fusion jazz. A banda passou a ter sete integrantes em 1969, com a adição de quatro instrumentistas de sopro. Mas após alguns meses somente o saxofonista Elton Dean permaneceu na banda. O resultado foi a formação clássica do Soft Machine, composta por Wyatt, Hopper, Ratledge e Dean. Gravaram Third em 1970 e Fourth em 1971, com a presença de vários convidados, a maioria músicos de jazz, como Lyn Dobson, Nick Evans, Marc Charig, Jimmy Hastings, Rab Spall e Roy Babbington. Todos os membros da formação clássica possuiam grande experiência em estilos musicais. A tendência da banda em contruir suítes extensas de composições regulares atingiu seu ápice com o álbum Third
Agora é que vem a fase jazz-rock-progressivo com as participações dos seguintes músicos: Allan Holdsworth(guitarra) Karl Jenkis(sax soprano, barítono, oboé e teclados) John Marshall(bateria) que substituiu Wyatt, que também teve a participação do baixista do BRAND-X Percy Jones e Roy Babbington também no baixo.E os músicos supracitados acima.
Após discussões sobre a direção musical da banda, Wyatt deixou o grupo em 1971 e formou o Matching Mole (em inglês um trocadilho para machine molle, a tradução francesa para soft machine). Ele foi temporariamente substituído pelo baterista australiano Phil Howard, mas desavenças musicais o fizeram ser retirado da banda. Poucos meses depois Dean também deixou o Soft Machine. Eles foram substituídos respectivamente por John Marshall (bateria) e Karl Jenkins (teclado), ambos ex-membros de Nucleus, banda de Ian Carr. Em 1973 Hopper deixou a banda, seguido de Ratledge em 1976. Ratledge era o último membro da formação original. Outros músicos da banda durante períodos posteriores foram os baixistas Roy Babbington e Steve Cook, os guitarristas Allan Holdsworth e John Etheridge, o saxofonista Alan Wakeman e o violinista Ric Sanders. As gravações e apresentações de 1978 foram as últimas da banda. O nome Soft Machine foi utilizado na gravação de 1981 Land of Cockayne, e por algumas apresentações em 1984 de uma banda que incluia Jenkins e Marshall.
Desde 1988 várias gravações ao vivo da banda vêm sendo lançadas em CD. Em 2002, Hugh Hopper, Elton Dean, John Marshall e Allan Holdsworth realizaram turnê com o nome Soft Works. Em 2005. com a substituição de Holdsworth por John Etheridge, realizaram turnê e gravaram Soft Machine Legacy. Elton Dean faleceu em Fevereiro de 2006, sendo substituído por Theo Travis.
Em setembro de 2005 foi lançada a biografia do Soft Machine sob o título de Out-Bloody-Rageous, por Graham Bennett.
Integrantes:
Em destaque aparecem os integrantes da formação clássica da banda, que, entre outras obras, gravou o álbum Third.
• Robert Wyatt - bateria e vocal (ex-Wilde Flowers) (1966-1971)
• Kevin Ayers - baixo e vocal (ex-Wilde Flowers) (1966-1968)
• Daevid Allen - guitarra (1966-1967)
• Mike Ratledge - teclado (1966-1976)
• Hugh Hopper - baixo (ex-Wilde Flowers) (1968-1973)
• Elton Dean - saxofone (1969-1971)
• Phil Howard - bateria (1971)
• John Marshall - bateria (ex-Nucleus) (1971-1978)
• Karl Jenkins - teclado (ex-Nucleus) (1971-1978)
• Roy Babbington - baixo
• Steve Cook - baixo
• Allan Holdsworth - guitarra
• John Ethridge - guitarra
• Alan Wakeman - saxofone
• Ric Sanders - violino
Discografia:
Álbuns:
• The Soft Machine (ABC/Probe, 1968)
• Volume Two (ABC/Probe, 1969)
• Third (Columbia, 1970)
• Fourth (Columbia, 1971)
• Five (Columbia, 1972)
• Six (Columbia, 1973)
• Seven (Columbia, 1973)
• Bundles (Harvest, 1975)
• Softs (Harvest, 1976)
• Land of Cockayne (EMI, 1981)
• The Peel Sessions (gravado em 1969-1971) (Strange Fruit, 1991)
• Spaced (gravado em 1969) (Cuneiform, 1996)
• Virtually (gravado em 1971) (Cuneiform, 1998)
• Noisette (gravado em 1970) (Cuneiform, 2000)
• Backwards (gravado em 1968-1970) (Cuneiform, 2002)
• Facelift (gravado em 1970) (Voiceprint, 2002)
• Somewhere In Soho (gravado em 1970) (Voiceprint, 2004)
• Breda Reactor (gravado em 1970) (Voiceprint, 2005)
• Grides (gravado em 1970) (Cuneiform Records, 2006)
Compilações:
• Rock Generation Vol. 7 (gravações demo de 1967) (BYG, 1972)
• Rock Generation Vol. 8 (gravações demo de 1967) (BYG, 1972)
• At the Beginning (gravações demo de 1967 previamente em Rock Generation; também chamado Jet-Propelled Photographs) (Charly, 1976)
• Triple Echo (compilação de três canções, 1967-1976) (Harvest, 1977)
• BBC Radio 1967-1971 (Hux, 2003)
• BBC Radio 1971-1974 (Hux, 2003)
• Out-Bloody-Rageous (canções de 1967-1973) (Sony, 2005)
Ao vivo:
• Alive & Well: Recorded in Paris (Harvest, 1978)
• Live at the Proms 1970 (Reckless, 1988)
• BBC Radio 1 Live in Concert 1971 (Windsong, 1993)
• BBC Radio 1 Live In Concert 1972 (Windsong, 1994)
• Live at the Paradiso 1969 (Voiceprint, 1995)
• Live In France (recorded 1972; also issued as Live in Paris) (One Way, 1995)
• Floating World Live (gravado em 1975) (MoonJune Records, 2006)
Singles:
• Love Makes Sweet Music/Feelin', Reelin', Squeelin' (Polydor UK, 1968)
Curiosidades:
• O álbum no qual Jenkins tocou pela primeira vez no Soft Machine, Six, ganhou a premiação de melhor álbum britânico de jazz no Melody Maker em 1973.
• O Soft Machine foi escolhido como a melhor banda pequena de jazz no Melody Maker em 1974.
• O nome do saxofonista Elton Dean Inspirou Reginald Kenneth Dwight no nome artistico junto com Long John Baldry do Bluesology, Elton John.
Fontes: Wikipédia, Mofo
Foto de alguns integrantes:
Fotos de alguns álbuns:
Alguns vídeos:
Com Percy Jones – baixista do Brand X:
O que me chamou a atenção deste super grupo, apesar de não muito conhecido / reconhecido, foi a habilidade de cada um de seus componentes, a criatividade, a audácia em misturar várias vertendes musicais...
Desta turma, também, indico conhecer a banda "Nucleus" - os álbuns Elastic Rock (1970) e We'll talk about it later (1971), IMHO, são obrigatórios em qualquer discografia setentista.
Abs.
História:
O Soft Machine surgiu de uma banda anterior chamada Wilde Flowers, que já havia incluido em diversos momentos Brian Hopper (guitarra, saxofone e flauta), Hugh Hopper (baixo), Robert Wyatt (bateria e vocal), Kevin Ayers (vocal), Richard Sinclair (guitarra e vocal), Pye Hastings (guitarra e vocal), David Sinclair (teclado) e Richard Coughlan (bateria). Os quatro últimos formaram o Caravan, outra banda famosa do movimento Canterbury.
O Soft Machine foi formado em 1966 por Robert Wyatt na bateria e vocal, Kevin Ayers no baixo e vocal, Daevid Allen na guitarra e Mike Ratledge no teclado. Gravaram o primeiro e único single da banda e outras gravações demo que foram lançadas vários anos depois. Em 1967, após retorno de uma apresentação na França, Allen, que era australiano, foi proibido de reentrar na Inglaterra, então o grupo continuou como um trio. Em 1968 eles realizaram turnê pelos Estados Unidos, abrindo para a Jimi Hendrix Experience. Durante essa turnê ele gravaram seu primeiro álbum, em Nova Iorque. Após a saída de Ayer, no final da mesma turnê, o Soft Machine refez a formação com a inclusão de Hugh Hopper no baixo. Gravaram o segundo álbum em 1969.
Após o período ímpar do rock psicodélico, com Ayers e Wyatt cantando na maioria das canções, Volume Two lançou uma transição da banda para um som mais instrumental, o que hoje é considerado como fusion jazz. A banda passou a ter sete integrantes em 1969, com a adição de quatro instrumentistas de sopro. Mas após alguns meses somente o saxofonista Elton Dean permaneceu na banda. O resultado foi a formação clássica do Soft Machine, composta por Wyatt, Hopper, Ratledge e Dean. Gravaram Third em 1970 e Fourth em 1971, com a presença de vários convidados, a maioria músicos de jazz, como Lyn Dobson, Nick Evans, Marc Charig, Jimmy Hastings, Rab Spall e Roy Babbington. Todos os membros da formação clássica possuiam grande experiência em estilos musicais. A tendência da banda em contruir suítes extensas de composições regulares atingiu seu ápice com o álbum Third
Agora é que vem a fase jazz-rock-progressivo com as participações dos seguintes músicos: Allan Holdsworth(guitarra) Karl Jenkis(sax soprano, barítono, oboé e teclados) John Marshall(bateria) que substituiu Wyatt, que também teve a participação do baixista do BRAND-X Percy Jones e Roy Babbington também no baixo.E os músicos supracitados acima.
Após discussões sobre a direção musical da banda, Wyatt deixou o grupo em 1971 e formou o Matching Mole (em inglês um trocadilho para machine molle, a tradução francesa para soft machine). Ele foi temporariamente substituído pelo baterista australiano Phil Howard, mas desavenças musicais o fizeram ser retirado da banda. Poucos meses depois Dean também deixou o Soft Machine. Eles foram substituídos respectivamente por John Marshall (bateria) e Karl Jenkins (teclado), ambos ex-membros de Nucleus, banda de Ian Carr. Em 1973 Hopper deixou a banda, seguido de Ratledge em 1976. Ratledge era o último membro da formação original. Outros músicos da banda durante períodos posteriores foram os baixistas Roy Babbington e Steve Cook, os guitarristas Allan Holdsworth e John Etheridge, o saxofonista Alan Wakeman e o violinista Ric Sanders. As gravações e apresentações de 1978 foram as últimas da banda. O nome Soft Machine foi utilizado na gravação de 1981 Land of Cockayne, e por algumas apresentações em 1984 de uma banda que incluia Jenkins e Marshall.
Desde 1988 várias gravações ao vivo da banda vêm sendo lançadas em CD. Em 2002, Hugh Hopper, Elton Dean, John Marshall e Allan Holdsworth realizaram turnê com o nome Soft Works. Em 2005. com a substituição de Holdsworth por John Etheridge, realizaram turnê e gravaram Soft Machine Legacy. Elton Dean faleceu em Fevereiro de 2006, sendo substituído por Theo Travis.
Em setembro de 2005 foi lançada a biografia do Soft Machine sob o título de Out-Bloody-Rageous, por Graham Bennett.
Integrantes:
Em destaque aparecem os integrantes da formação clássica da banda, que, entre outras obras, gravou o álbum Third.
• Robert Wyatt - bateria e vocal (ex-Wilde Flowers) (1966-1971)
• Kevin Ayers - baixo e vocal (ex-Wilde Flowers) (1966-1968)
• Daevid Allen - guitarra (1966-1967)
• Mike Ratledge - teclado (1966-1976)
• Hugh Hopper - baixo (ex-Wilde Flowers) (1968-1973)
• Elton Dean - saxofone (1969-1971)
• Phil Howard - bateria (1971)
• John Marshall - bateria (ex-Nucleus) (1971-1978)
• Karl Jenkins - teclado (ex-Nucleus) (1971-1978)
• Roy Babbington - baixo
• Steve Cook - baixo
• Allan Holdsworth - guitarra
• John Ethridge - guitarra
• Alan Wakeman - saxofone
• Ric Sanders - violino
Discografia:
Álbuns:
• The Soft Machine (ABC/Probe, 1968)
• Volume Two (ABC/Probe, 1969)
• Third (Columbia, 1970)
• Fourth (Columbia, 1971)
• Five (Columbia, 1972)
• Six (Columbia, 1973)
• Seven (Columbia, 1973)
• Bundles (Harvest, 1975)
• Softs (Harvest, 1976)
• Land of Cockayne (EMI, 1981)
• The Peel Sessions (gravado em 1969-1971) (Strange Fruit, 1991)
• Spaced (gravado em 1969) (Cuneiform, 1996)
• Virtually (gravado em 1971) (Cuneiform, 1998)
• Noisette (gravado em 1970) (Cuneiform, 2000)
• Backwards (gravado em 1968-1970) (Cuneiform, 2002)
• Facelift (gravado em 1970) (Voiceprint, 2002)
• Somewhere In Soho (gravado em 1970) (Voiceprint, 2004)
• Breda Reactor (gravado em 1970) (Voiceprint, 2005)
• Grides (gravado em 1970) (Cuneiform Records, 2006)
Compilações:
• Rock Generation Vol. 7 (gravações demo de 1967) (BYG, 1972)
• Rock Generation Vol. 8 (gravações demo de 1967) (BYG, 1972)
• At the Beginning (gravações demo de 1967 previamente em Rock Generation; também chamado Jet-Propelled Photographs) (Charly, 1976)
• Triple Echo (compilação de três canções, 1967-1976) (Harvest, 1977)
• BBC Radio 1967-1971 (Hux, 2003)
• BBC Radio 1971-1974 (Hux, 2003)
• Out-Bloody-Rageous (canções de 1967-1973) (Sony, 2005)
Ao vivo:
• Alive & Well: Recorded in Paris (Harvest, 1978)
• Live at the Proms 1970 (Reckless, 1988)
• BBC Radio 1 Live in Concert 1971 (Windsong, 1993)
• BBC Radio 1 Live In Concert 1972 (Windsong, 1994)
• Live at the Paradiso 1969 (Voiceprint, 1995)
• Live In France (recorded 1972; also issued as Live in Paris) (One Way, 1995)
• Floating World Live (gravado em 1975) (MoonJune Records, 2006)
Singles:
• Love Makes Sweet Music/Feelin', Reelin', Squeelin' (Polydor UK, 1968)
Curiosidades:
• O álbum no qual Jenkins tocou pela primeira vez no Soft Machine, Six, ganhou a premiação de melhor álbum britânico de jazz no Melody Maker em 1973.
• O Soft Machine foi escolhido como a melhor banda pequena de jazz no Melody Maker em 1974.
• O nome do saxofonista Elton Dean Inspirou Reginald Kenneth Dwight no nome artistico junto com Long John Baldry do Bluesology, Elton John.
Fontes: Wikipédia, Mofo
Foto de alguns integrantes:
Fotos de alguns álbuns:
Alguns vídeos:
Com Percy Jones – baixista do Brand X:
O que me chamou a atenção deste super grupo, apesar de não muito conhecido / reconhecido, foi a habilidade de cada um de seus componentes, a criatividade, a audácia em misturar várias vertendes musicais...
Desta turma, também, indico conhecer a banda "Nucleus" - os álbuns Elastic Rock (1970) e We'll talk about it later (1971), IMHO, são obrigatórios em qualquer discografia setentista.
Abs.
Última edição por Tarcísio Caetano em Dom Fev 07, 2021 11:19 am, editado 1 vez(es)
Tarcísio Caetano- Membro
- Mensagens : 6556
Localização : Brasil
Re: Soft Machine - um balaio de gatos, ou melhor, de "feras"
Próximo capítulo da "Enciclopédia do Rock" (?), será Grand Funk Railroad, ok?
Abs.
Abs.
____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
- Mensagens : 6556
Localização : Brasil
Re: Soft Machine - um balaio de gatos, ou melhor, de "feras"
Excelente Tarcísio , conhecia pouca coisa da Soft Machine , vou dar uma garimpada agora com os dados que você postou...valeu brother...tópico nota 10...
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(Mark Twain)
Cantão- Moderador
- Mensagens : 21973
Localização : Bauru
Re: Soft Machine - um balaio de gatos, ou melhor, de "feras"
Maravilha!!!!! Também conheço pouco a Soft Machine, já ouví o Third, baita álbum.
Agora você mexeu com minhas lembranças... Vou atrás do álbum novamente. Grande!!
Espero que outros colegas frequentadores do fórum, também tenham a curiosidade aguçada, e tentem ouvir algo dessa grande banda.
Em tempo: Quem mais sabe que existiu o BRAND-X???????? Eu tenho um em vinil!!!!!
Parabéns Tarcísio. Cadê os outros colaboradores??? Cantão, Bertola, Webercar...
Agora você mexeu com minhas lembranças... Vou atrás do álbum novamente. Grande!!
Espero que outros colegas frequentadores do fórum, também tenham a curiosidade aguçada, e tentem ouvir algo dessa grande banda.
Em tempo: Quem mais sabe que existiu o BRAND-X???????? Eu tenho um em vinil!!!!!
Parabéns Tarcísio. Cadê os outros colaboradores??? Cantão, Bertola, Webercar...
Rico- Eterno Colaborador
- Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro
Re: Soft Machine - um balaio de gatos, ou melhor, de "feras"
Maravilha...
Sou suspeito para falar do SM; tenho, da fase dos anos 70, todos os álbuns. Adoro, fico de queixo caído sempre que ouço algo deles.
Não consigo deixar de me impressionar com a criatividade dos caras...
Agora, Brand X...será um próximo capítulo, quem sabe...é outro "petardo" sonoro, com certeza absoluta...
Cantão - vá fundo; acredito que você só terá momentos felizes com o SM;
Rico - explore ainda mais...você não vai se arrepender...
Abs.
Sou suspeito para falar do SM; tenho, da fase dos anos 70, todos os álbuns. Adoro, fico de queixo caído sempre que ouço algo deles.
Não consigo deixar de me impressionar com a criatividade dos caras...
Agora, Brand X...será um próximo capítulo, quem sabe...é outro "petardo" sonoro, com certeza absoluta...
Cantão - vá fundo; acredito que você só terá momentos felizes com o SM;
Rico - explore ainda mais...você não vai se arrepender...
Abs.
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Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
"Toma, que esta p**** não afina" (Sobre o baixo fretless) - Luizão Maia para o Arthur Maia.
Tarcísio Caetano- Membro
- Mensagens : 6556
Localização : Brasil
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