Limpar cordas com ÁLCOOL !
+63
PéDIPano
SILVIAO
NeyBass
paulo.roberto.180072
Fernando Zadá
joabi
Stormbringer
Normando Neto
Guilé
Mascis
Groovin
A.F.C.
talesbass
Rick Charles
subgrave
ffc4852
rmarigo
André Luga
JAZZigo
lucochoa
nevluker
Sonikado
Rodrigues1974
Eduardomascarenhas
ferfigueiredo
silvanoandrade
GeTorres
matsegredo
Juninho_Bass
RodrigoBorges
masouzaduarte
Mateus Pumbass
Cayo Castro
VINIPRO7
LetBbass
Luizão
ct.colela
edumalta
Jaseel Moura
webercar
Lapetina
andremega
fmt90
Laysson
lobo bassman
andrepbbass
alberto
Tonante
Renato
Fabricio Bass boc
TúlioJB
Mauricio Luiz Bertola
LBass
CG
Renan Catito
nukebass
regis
Ricardo Saldanha
NETOULTRA
wellrod
allexcosta
Thales_Sr
Thiago_PJ
67 participantes
Página 4 de 5
Página 4 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Limpar cordas com ÁLCOOL !
^ Isso presta não...
^
Nem o Rotosound?
Sei lá! Só o que uso é uma simples flanela seca depois de tocar.
Nem o Rotosound?
Sei lá! Só o que uso é uma simples flanela seca depois de tocar.
JAZZigo- FCBR-CT
Limpar ajuda, mas o álcool é diferente e salva um show quando o bicho tá pegando...
Sinto, Mestre dos Pedais...
Mas esta trapizomba já foi apresentada no tópico que dois que usaram a trepeça não recomendaram!
Continuo com a limpeza no alcool!
Mas esta trapizomba já foi apresentada no tópico que dois que usaram a trepeça não recomendaram!
Continuo com a limpeza no alcool!
Bom, na verdade, nunca usei essas coisas, mas como foram feitas especificamente para limpar cordas, imaginei que seria uma idéia mais sensata do que ferver as cordas, usar leite de cabra, álcool, gasolina etc.
É! vou continuar a usar cordas novas e a manter substâncias oxidantes, sebosas ou voláteis bem longe dos meus baixos!
Bom, na verdade, nunca usei essas coisas, mas como foram feitas especificamente para limpar cordas, imaginei que seria uma idéia mais sensata do que ferver as cordas, usar leite de cabra, álcool, gasolina etc.
É! vou continuar a usar cordas novas e a manter substâncias oxidantes, sebosas ou voláteis bem longe dos meus baixos!
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:^
É incrível como a grande maioria não toma este simples cuidado de não ensebar as cordas, e é tão simples evitar isso, basta LAVAR AS MÃOS PARA TOCAR!
Parece uma coisa, até 'besta' de tão básica, mas é muito comum eu pegar instrumentos para uma geral e as cordas e a escala estar naquele estado melequento e deplorável!
Uma flanela seca após tocar, lavar as mãos antes... coisas simples que aumentam a vida útil das cordas!!
O pessoal estava falando de encordoamentos baratos... encontrei um no ML por 20 pilas... Será que vale a pena numa emergência? Será que tem o risco de elas serem tão vagabundas que quebrem quando eu afinar o baixo?
Vejam o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240637078-encordoamento-para-baixo-040-095-por-apenas-r2000-_JM
E esse outro da Phoenix, por ser de uma marca razoavelmente conhecida de intrumentos, seria menos arriscado comprar?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432623074-encordoamento-phoenix-para-baixo-4-cordas-c-frete-gratis-_JM?redirectedFromParent=MLB428998573
Vejam o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240637078-encordoamento-para-baixo-040-095-por-apenas-r2000-_JM
E esse outro da Phoenix, por ser de uma marca razoavelmente conhecida de intrumentos, seria menos arriscado comprar?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432623074-encordoamento-phoenix-para-baixo-4-cordas-c-frete-gratis-_JM?redirectedFromParent=MLB428998573
André Luga- Membro
Meu genro já usou a primeira e ela não é tão ruim assim, as cordas da phoenix são da mesma baixa estirpe que os instrumento!
Comprei uma para experimentar e não gostei, pior que as "Olympia pinta dedo" perdeu o timbre tão rápido que nem me preocupei em limpar com alcool!
Também, por 20 pilas não dá para reclamar!
Comprei uma para experimentar e não gostei, pior que as "Olympia pinta dedo" perdeu o timbre tão rápido que nem me preocupei em limpar com alcool!
Também, por 20 pilas não dá para reclamar!
É verdade! Aprendi isso com 10 anos de idade, quando ganhei meu primeiro violão de um tio violonista clássico e, para mim, é regra sagrada, assim como escovar os dentes antes de tocar um instrumento de sopro. Por estas e outras, especialmente em churrascos , é que nunca empresto meus instrumentos, a não ser que eu esteja por perto.GeTorres escreveu:É incrível como a grande maioria não toma este simples cuidado de não ensebar as cordas, e é tão simples evitar isso, basta LAVAR AS MÃOS PARA TOCAR!
JAZZigo- FCBR-CT
Sábia medida Mestre!
Principalmente para aqueles que sofrem de ciúme crônico do instrumento que tem. Eu mesmo tenho um baixo somente para emprestar, quando eu pego algum e o baixista precisa dele para apresenta-se, pois já cansei de ver minhas cordas limpas voltarem ensebadas.
Principalmente para aqueles que sofrem de ciúme crônico do instrumento que tem. Eu mesmo tenho um baixo somente para emprestar, quando eu pego algum e o baixista precisa dele para apresenta-se, pois já cansei de ver minhas cordas limpas voltarem ensebadas.
Resultado: Som mais brilhante e mais parecido com corda nova, porém a Si ficou com um pontinho de ferrugem na altura da segunda casa, a e o som está bom até hj (faz 1 mês isso).
Porém a de ferver no vinagre é ótima, devolve o brilho para aquela gravação rapida ou aquele show, porém o timbre não dura mais de uma semana, mais que funciona funciona !!!
Resultado: Som mais brilhante e mais parecido com corda nova, porém a Si ficou com um pontinho de ferrugem na altura da segunda casa, a e o som está bom até hj (faz 1 mês isso).
Porém a de ferver no vinagre é ótima, devolve o brilho para aquela gravação rapida ou aquele show, porém o timbre não dura mais de uma semana, mais que funciona funciona !!!
rmarigo- Membro
ja fervi com detergente neutro algumas vezes. O timbre segura mais alguns dias.
Para mim é o que salva ate comprar um jogo de cordas novo.
alguem mais ja usou detergente?
Para mim é o que salva ate comprar um jogo de cordas novo.
alguem mais ja usou detergente?
Clube do Contrabaixo Semi-Acústico #006 / Fretless Club #096 / Clube Fender #136
ffc4852- Membro
JAZZigo escreveu:É verdade! Aprendi isso com 10 anos de idade, quando ganhei meu primeiro violão de um tio violonista clássico e, para mim, é regra sagrada, assim como escovar os dentes antes de tocar um instrumento de sopro. Por estas e outras, especialmente em churrascos , é que nunca empresto meus instrumentos, a não ser que eu esteja por perto.GeTorres escreveu:É incrível como a grande maioria não toma este simples cuidado de não ensebar as cordas, e é tão simples evitar isso, basta LAVAR AS MÃOS PARA TOCAR!
Eu nem consigo tocar sem lavar as mãos...
subgrave- Membro
amigos, postei no tópico da elixir porém acredito que aqui seja bem direcionado também...
com 3 semanas de uso as elixir que coloquei no meu baixo apresentaram pontos de ferrugem, será que consigo remove-los com alcool isopropilico ?
com 3 semanas de uso as elixir que coloquei no meu baixo apresentaram pontos de ferrugem, será que consigo remove-los com alcool isopropilico ?
silvanoandrade escreveu:com 3 semanas de uso as elixir que coloquei no meu baixo apresentaram pontos de ferrugem, será que consigo remove-los com alcool isopropilico ?
Não há muito o que fazer. Provavelmente era NOS (new old stock). Pode tentar lixar tirando aquela caca que vem nessas cordas e removendo parte do ferrugem junto , mas tenho certeza que o core da corda está comprometido...
silvanoandrade escreveu:amigos, postei no tópico da elixir porém acredito que aqui seja bem direcionado também...
acho que aquele spray wd40 remove ferrugem...
subgrave- Membro
Alcool é corrosivo, não se esqueça.
Teste em uma, em um ponto que estaja menos aparente, quem sabe dá certo...
então você acredita que eu possa perder o "nanoweb" se fizer aquele esquema do coquetel de cordas ?
ps. mandei um email para a elixir e eles se prontificaram e mandar cordas novas e ainda ganhei uma camiseta.
o desfecho da estória se encontra nesse tópico.
https://www.contrabaixobr.com/t4018p50-cordas-elixir#504574
Gente, o certo é limpar com uma mistura, vou passar a receita.
25 ml de alcool isopropílico
100 ml de acool etílico
200 ml de vinagre da sicilia
500 ml de leite de baleia beluga
500 ml da agua do lago titicaca
Misturar tudo em uma panela, colocar as cordas dentro, e levar no forno pré aquecido a 180°C, e deixar por 4 min. Com o uso dessa mistura cada encordoamento dura cerca de 10 anos. Caso não encontre o leite de beluga, pode ser leite de golfinho também.
Agora falando sério galera, é sempre tocar com as mãos limpas e passar uma flanela depois de tocar, fazendo isso a corda vai ter a vida útil prolongada, quando as cordas ficarem ruins, compre outras, não tem fórmula mágica pra fazer as cordas ficarem boas outra vez.
25 ml de alcool isopropílico
100 ml de acool etílico
200 ml de vinagre da sicilia
500 ml de leite de baleia beluga
500 ml da agua do lago titicaca
Misturar tudo em uma panela, colocar as cordas dentro, e levar no forno pré aquecido a 180°C, e deixar por 4 min. Com o uso dessa mistura cada encordoamento dura cerca de 10 anos. Caso não encontre o leite de beluga, pode ser leite de golfinho também.
Agora falando sério galera, é sempre tocar com as mãos limpas e passar uma flanela depois de tocar, fazendo isso a corda vai ter a vida útil prolongada, quando as cordas ficarem ruins, compre outras, não tem fórmula mágica pra fazer as cordas ficarem boas outra vez.
Rick Charles- Membro
silvanoandrade escreveu:GeTorres escreveu:Alcool é corrosivo, não se esqueça.
então você acredita que eu possa perder o "nanoweb" se fizer aquele esquema do coquetel de cordas ?
ps. mandei um email para a elixir e eles se prontificaram e mandar cordas novas e ainda ganhei uma camiseta.
o desfecho da estória se encontra nesse tópico.
https://www.contrabaixobr.com/t4018p50-cordas-elixir#504574
Esqueça WD e Alcool, já que vão trocar, manda ver!! (hehehehe e com camiseta de bonus!!)
Rick isso que você falou é o mais correto a se fazer, mesmo que seja muitas vezes chato, lave bem as mãos antes de tocar e a famosa flanela após o uso ajuda também.
Agora sobre os testes milagrosos hahahhaha.... Eu já utilizei VINAGRE e o resultado foi CORDA QUEBRADA com 2 dias de uso, GASOLINA tive um resultado mais agradável mas... tem seus contras também; a corda perde um pouco de Sustain e volta a enferrujar com quase um més de uso. Para um quebra galho de emergência serve, porem o correto são CORDAS NOVAS.
quem já tocava antes da abertura das importações, sabe que uma limpadinha nas cordas (não deixar de molho) com álcool isopropílico, dava um chablau nas cordas!TúlioJB escreveu:Mas quem aqui nunca tentou essas fórmulas milagrosas quando era guri?
Era sofrido pra comprar cordas novas...muito caras!
Hoje tem cordas baratas e honestas.
Naquele tempo as cordas eram vagabundas a ponto do bordão arrebentar !!
e uma fervidinha em água (sem sabão) dava um gás no jogo!!
A.F.C.- Membro
Lavar as mãos antes e passar pano depois, fim de papo...
O triste é quem soa demais nas mãos, Assim como eu
Existe uma solução quimica que inibe o suor por um tempo, é tipo um álcool, é específico para este tipo de situação, mas ainda não experimentei hehe
O triste é quem soa demais nas mãos, Assim como eu
Existe uma solução quimica que inibe o suor por um tempo, é tipo um álcool, é específico para este tipo de situação, mas ainda não experimentei hehe
Groovin- Membro
Desencavando este tópico pra não criar outro.
O método de limpeza de cordas mais eficiente que já vi.
1 - Use uma cuba de limpeza ultrassônica com fluido de limpeza próprio para estas cubas. (elas limpam até micropartículas de sujeira deixando a corda o mais limpa possível, sem a necessidade de esquentar o material)
2 - Tire a corda da cuba e a mergulhe em uma vasilha com alcool isopropilico. (esse banho "enxagua" as cordas e o alcool adere a agua evaporando-a muito mais facilmente)
3 - Retire a corda do alcool e a seque com um jato de ar seco (secador de cabelo no frio, compressor, spray, etc).
Este processo óbviamente não vai recuperar desgastes mecânicos nem peliculas especiais de fábrica danificadas, mas limpa toda a sujeira da corda e tira a ferrugem também.
Pra muita gente que usa esse processo, trocar corda só é necessário quando a corda quebra (ou está perto de...).
O método de limpeza de cordas mais eficiente que já vi.
1 - Use uma cuba de limpeza ultrassônica com fluido de limpeza próprio para estas cubas. (elas limpam até micropartículas de sujeira deixando a corda o mais limpa possível, sem a necessidade de esquentar o material)
2 - Tire a corda da cuba e a mergulhe em uma vasilha com alcool isopropilico. (esse banho "enxagua" as cordas e o alcool adere a agua evaporando-a muito mais facilmente)
3 - Retire a corda do alcool e a seque com um jato de ar seco (secador de cabelo no frio, compressor, spray, etc).
Este processo óbviamente não vai recuperar desgastes mecânicos nem peliculas especiais de fábrica danificadas, mas limpa toda a sujeira da corda e tira a ferrugem também.
Pra muita gente que usa esse processo, trocar corda só é necessário quando a corda quebra (ou está perto de...).
Última edição por Mascis em Qui Mar 19, 2015 9:00 pm, editado 1 vez(es)
Mascis- Membro
É, esse modelo até que não está caro não: R$189,00
http://www.usinainfo.com.br/cuba-ultrassonica/cuba-ultrassonica-digital-microprocessada-para-limpeza-600ml-yaxun-3560-405.html?gclid=CP7c8fOMtcQCFaEF7Aod_GEAPw#/voltagem-110v
http://www.usinainfo.com.br/cuba-ultrassonica/cuba-ultrassonica-digital-microprocessada-para-limpeza-600ml-yaxun-3560-405.html?gclid=CP7c8fOMtcQCFaEF7Aod_GEAPw#/voltagem-110v
Normando Neto- Membro
Esse video que o Guilé postou não é mentira. Tenho uma parecida com essa que o Normando postou, limpa mesmo. Uma das maiores utilidades dela é limpar óculos, seja de sol, de grau, o que for, fica zerado.
Encordoamento, em meia hora voce tira, limpa, seca e bota de volta. Pra mim funciona que é uma maravilha.
Encordoamento, em meia hora voce tira, limpa, seca e bota de volta. Pra mim funciona que é uma maravilha.
Mascis- Membro
sinceramente, eu nao acredito nesses milagres...
eu até gosto de cordas velhas, mas estando velhas eu assumo que elas sao velhas...
quando eu quero aqueles harmonicos vivos e cheios de brilho, não tem mandinga: corda nova.
eu até gosto de cordas velhas, mas estando velhas eu assumo que elas sao velhas...
quando eu quero aqueles harmonicos vivos e cheios de brilho, não tem mandinga: corda nova.
Stormbringer- Membro
Achei interessante essa idéia do Mascis. Acho que vou investir numa maquininha dessas... é praticamente o preço de um bom encordoamento 5 cordas. Pra quem tem 2 ou 3 baixos deve ajudar bem no orçamento.
No mínimo os talheres de casa vão ficar novos.
joabi- Eterno Colaborador
joabi escreveu:
Achei interessante essa idéia do Mascis. Acho que vou investir numa maquininha dessas... é praticamente o preço de um bom encordoamento 5 cordas. Pra quem tem 2 ou 3 baixos deve ajudar bem no orçamento.
No mínimo os talheres de casa vão ficar novos.
Os talheres, joias, óculos, até as partes plásticas de um mouse ou controle remoto podem entrar na brincadeira. Tudo isso eu garanto que fica novinho.
Já as cordas, teste e poste pra gente as suas impressões!
Mascis- Membro
Maravilha. Comprei ontem o negócio, mas os Correios estão em greve...
Mascis, vi na internet algumas pessoas fazendo diretamente com o álcool isopropilico, pra limpar celular que caiu na água. Ja testou assim? Será que tem risco por ser inflamável? Se funcionar estou pensando em deixar uns 10 minutos com o detergente e depois mais 10 com o álcool.
Olha, eu ja trabalhei com uma cuba dessa usando alcool pra limpar placas de circuito impresso. Só que isso foi a mais de 20 anos e era uma cuba especial e muito cara. Não sei te dizer como isso funcionaria para cordas em cubas mais simples.
Por um lado, eu acho que não tem problema, mas por outro acredito que a substância própria de limpeza deve limpar bem melhor. Mas o teste prático eu realmente nunca fiz.
Lembrando que depois que voce usar a cuba pra limpar com o detergente, a função do ácool é apenas "enxaguar" a corda e evaporar a agua, portanto não vejo muito sentido em usar o alcool na cuba também, eu boto o alcool em uma vasilha deixo um pouco de molho dou uma chacoalhada e pronto. Mas de repente funciona melhor assim, usando o calool na cuba também. Nunca testei.
Por um lado, eu acho que não tem problema, mas por outro acredito que a substância própria de limpeza deve limpar bem melhor. Mas o teste prático eu realmente nunca fiz.
Lembrando que depois que voce usar a cuba pra limpar com o detergente, a função do ácool é apenas "enxaguar" a corda e evaporar a agua, portanto não vejo muito sentido em usar o alcool na cuba também, eu boto o alcool em uma vasilha deixo um pouco de molho dou uma chacoalhada e pronto. Mas de repente funciona melhor assim, usando o calool na cuba também. Nunca testei.
Mascis- Membro
o povo esquece que as cordas nao ficam velhas apenas por sujeira, mas também por stress mecânico...
Última edição por Stormbringer em Dom Mar 22, 2015 9:03 am, editado 1 vez(es)
Stormbringer- Membro
`Sei lá... Eu nunca me iludi achando que qualquer desses métodos pudesse tornar as cordas novas de novo, mas deixá-las em álcool de posto por algumas horas definitivamente rejuvenesce o timbre e salva a pátria até rolar um encordoamento novo.
allexcosta- Administrador
Nunca pensei em usar esses métodos mas agora com a alta do dólar e a dificuldade de comprar cordas 36 aqui no Brasil acho que vou ao menos testar.
Fernando Zadá- Moderador
Pra mim encordoamento é tipo meia.
É uma delícia colocar uma meia novinha no pé, felpuda, macia e não importa o cuidado que se tenha, depois da primeira lavagem nunca fica a mesma coisa.
Mas nem por isso jogo um par de meia fora sempre que fica sujo.
Strombringer, posso estar errado, mas nas minhas contas uma corda passa por 3 etapas:
1 - Corda nova: Tem um timbre extremamente brilhante e metálico. A medida que o metal se acomoda e se estabiliza mecanicamente o timbre muda, muito rápido. Não é o timbre real da corda, é um timbre "não-amaciado". Que dificulta até pra afinar.
2 - Corda amaciada: Depois que o metal se estabilizou e a corda então está amaciada. Este é o timbre real da corda. Pode permanecer por meses ou até anos sem alterações significativas, dependendo apenas do ambiente que encontre.
3 - Corda velha: É uma corda amaciada que acumulou sujeira demais perjudicando suas propriedades de vibração. Também pode estar enferrujada ou até desgastada em partes mecânicas de contanto mais estressante. Caso o metal esteja íntegro, a limpeza apropriada da sujeira pode restaurar o timbre de corda amaciada.
Ou seja, pra quem gosta daquele timbre ultra brilhoso de cordas novas, não amaciadas, não tem mágica, só trocando de corda. Mas depois que a corda estabilizou mecânicamente, ela não perde timbre por stress do material não. É sujeira mesmo.
É uma delícia colocar uma meia novinha no pé, felpuda, macia e não importa o cuidado que se tenha, depois da primeira lavagem nunca fica a mesma coisa.
Mas nem por isso jogo um par de meia fora sempre que fica sujo.
Strombringer, posso estar errado, mas nas minhas contas uma corda passa por 3 etapas:
1 - Corda nova: Tem um timbre extremamente brilhante e metálico. A medida que o metal se acomoda e se estabiliza mecanicamente o timbre muda, muito rápido. Não é o timbre real da corda, é um timbre "não-amaciado". Que dificulta até pra afinar.
2 - Corda amaciada: Depois que o metal se estabilizou e a corda então está amaciada. Este é o timbre real da corda. Pode permanecer por meses ou até anos sem alterações significativas, dependendo apenas do ambiente que encontre.
3 - Corda velha: É uma corda amaciada que acumulou sujeira demais perjudicando suas propriedades de vibração. Também pode estar enferrujada ou até desgastada em partes mecânicas de contanto mais estressante. Caso o metal esteja íntegro, a limpeza apropriada da sujeira pode restaurar o timbre de corda amaciada.
Ou seja, pra quem gosta daquele timbre ultra brilhoso de cordas novas, não amaciadas, não tem mágica, só trocando de corda. Mas depois que a corda estabilizou mecânicamente, ela não perde timbre por stress do material não. É sujeira mesmo.
Mascis- Membro
isso mesmo...
as cordas nos primeiros dias ficam com aquele "zinc" chato...
quanto ao stress mecanico que eu falei, não é só(nem principalmente) o desgaste do metal, a perda de material... mudança de temperatura, de umidade, a tensão que a corda fica, tudo isso vai mudando aos poucos a estrutura do material da corda.
Lavar e tirar a sujeira pode dar "vida nova" sim, mas a corda no estagio 3 nao vai voltar nem pro 1 nem pro 2, ela vai ser um "3 diferente".
as cordas nos primeiros dias ficam com aquele "zinc" chato...
quanto ao stress mecanico que eu falei, não é só(nem principalmente) o desgaste do metal, a perda de material... mudança de temperatura, de umidade, a tensão que a corda fica, tudo isso vai mudando aos poucos a estrutura do material da corda.
Lavar e tirar a sujeira pode dar "vida nova" sim, mas a corda no estagio 3 nao vai voltar nem pro 1 nem pro 2, ela vai ser um "3 diferente".
Stormbringer- Membro
Thiago_PJ escreveu:Hoje eu limpei minhas cordas com álcool, eu deixei elas dentro de um vidro com álcool por um bom tempo e depois retirei !!!
Mas eu queria saber se as cordas estração se sofrem algum dano, sera que as cordas oxidão ???
Há e lembrando que o timbre das cordas fico as mesma coisa de cordas novas
a primeira vez que li sobre isso achei que fosse piada,foi sobre o baixista do Sepultura que naquela época anos 80,as cordas de contrabaixo eram caras demais até mesmo pra músicos em início de carreira,os instrumentos então nem se fale,custavam fortunas,hoje sinceramente não vale a pena fazer isso pois existem boas marcas nacionais por um preço bem honesto,além do mais as cordas de contrabaixo são mais caras do que de guitarra mais a durabilidade é muito maior,então não acho que vala a pena hoje em dia ferver as cordas ou deixar de molho em alcohol
paulo.roberto.180072- Membro
paulo.roberto.180072 escreveu:Thiago_PJ escreveu:Hoje eu limpei minhas cordas com álcool, eu deixei elas dentro de um vidro com álcool por um bom tempo e depois retirei !!!
Mas eu queria saber se as cordas estração se sofrem algum dano, sera que as cordas oxidão ???
Há e lembrando que o timbre das cordas fico as mesma coisa de cordas novas
a primeira vez que li sobre isso achei que fosse piada,foi sobre o baixista do Sepultura que naquela época anos 80,as cordas de contrabaixo eram caras demais até mesmo pra músicos em início de carreira,os instrumentos então nem se fale,custavam fortunas,hoje sinceramente não vale a pena fazer isso pois existem boas marcas nacionais por um preço bem honesto,além do mais as cordas de contrabaixo são mais caras do que de guitarra mais a durabilidade é muito maior,então não acho que vala a pena hoje em dia ferver as cordas ou deixar de molho em alcohol
vc fala isso porque não sabe como está minha carteira ... kkk
NeyBass- Membro
paulo.roberto.180072 escreveu:pois existem boas marcas nacionais por um preço bem honesto
Prefiro uma D'Addario ou Fodera que dormiu no álcool que uma corda nacional.
allexcosta- Administrador
^3.
Por exemplo?!paulo.roberto.180072 escreveu:existem boas marcas nacionais por um preço bem honesto
JAZZigo- FCBR-CT
E ai Joabi? Conseguiu testar a cuba?
Mascis- Membro
Mascis, ainda não tive chance de usar nas cordas, mas com outras coisas funciona muito bem. Minhas cordas ainda estão bem novas e não tenho nenhum show para os próximos dias. Quando testar darei um retorno aqui, mas é certo que vai funcionar bem.
No estúdio temos uma cafeteira expressa, e o filtro dela era praticamente impossível de limpar. Ficou como novo.
Acabei comprando um modelo um pouco maior, com capacidade para 1,3 litros. Achei mais interessante.
Acho que já posso falar um pouco sobre o resultado que obtive. Fiz o procedimento em 2 encordoamentos (Ernie Ball 5 e 6 cordas), cerca de duas semanas atrás.
Até agora estou achando ótimo. O som realmente equivale ao das cordas novas, e nenhum sinal de desgaste.
Deixei rodando 20 minutos no produto de limpeza (detergente) e mais 10 minutos no álcool isopropílico, depois sequei com secador e passei Fast Fret. O custo por encordoamento acabou saindo cerca de 10 reais (detergente + álcool). Muito bom!
Agradeço ao Mascis pela ótima dica e, por enquanto, recomendo. Consegui economizar um bom trocado e tenho som de cordas novas. Estou curioso pra saber a durabilidade. Vou testar mais, em breve.
Já fervi muitas cordas com detergente e até que ficam bacana por uns dias, pretendo fazer a limpeza com álcool para testar, mas a dúvida é:
Aquelas cordas pretas (não sei a marca). Dá certo usar esses métodos, ou só com cordas niqueladas mesmo?
Alguém ja fez com cordas de cores?
Aquelas cordas pretas (não sei a marca). Dá certo usar esses métodos, ou só com cordas niqueladas mesmo?
Alguém ja fez com cordas de cores?
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Já fervi muitas cordas com detergente e até que ficam bacana por uns dias, pretendo fazer a limpeza com álcool para testar...
Ney, fazendo com a cuba de ultrasom o resultado é completamente diferente, pois é um equipamento projetado para limpeza profunda. No início do processo consegui ver uma "névoa" de sujeira saindo da corda. É impressionante como saem limpas e brilhantes.
joabi escreveu:
Acho que já posso falar um pouco sobre o resultado que obtive. Fiz o procedimento em 2 encordoamentos (Ernie Ball 5 e 6 cordas), cerca de duas semanas atrás.
Até agora estou achando ótimo. O som realmente equivale ao das cordas novas, e nenhum sinal de desgaste.
Deixei rodando 20 minutos no produto de limpeza (detergente) e mais 10 minutos no álcool isopropílico, depois sequei com secador e passei Fast Fret. O custo por encordoamento acabou saindo cerca de 10 reais (detergente + álcool). Muito bom!
Agradeço ao Mascis pela ótima dica e, por enquanto, recomendo. Consegui economizar um bom trocado e tenho som de cordas novas. Estou curioso pra saber a durabilidade. Vou testar mais, em breve.
Que legal que deu certo Joabi! Fico muito feliz de poder ter ajudado. Ja aprendi tanto por aqui (inclusive com muita coisa que você escreveu) é bom saber que pude retribuir um pouco!
Mascis- Membro
Página 4 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5