Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

+5
Alex Guimaraes
heitor_pg
Thales_Sr
Daniel
takfar
9 participantes

Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por takfar Ter 17 Mar 2009, 8:20 pm

E aê pessoal. Estou planejando mandar construir um baixo pra mim, baseado principalmente no stingray5, mas com algumas alterações. Uma das principais mudanças está na mão do baixo. Eu quero uma semelhante ao do Cort GB25 (http://www.danbypianotuning.com/basspics/index.htm), ou seja com as 5 tarrachas do lado "grave".

Vocês que têm mais experiência, me digam: porque não se vê mais baixos com esse modelo de mão? É uma configuração esteticamente bastante interessante pra mim; existe alguma desvantagem nesse modelo que eu não saiba, ou é só questão de tradição, de usar tarrachas em configuração 3+2, 2+3 ou 4+1 em baixos de 5 cordas?

Fora isso, eu tenho a intenção de montar esse baixo com ponte Hipshot A (espaçamento 17mm) e tarrachas Hipshot Ultralite. Será que essa configuração iria interferir ou dificultar a construção dessa mão... acho que não, certo?
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por Daniel Ter 17 Mar 2009, 10:54 pm

Alguns Fender de 5 cordas são nesse modelo até hoje. Eu acho muito legal esse modelo.

Como é MM, eu faria igual o MM mesmo.

As tarrachas são das que vc quiser, mas volto a repetir, eu faria no modelo original, sem fugir muito daquilo.

Talvez vc prefira fazer um Roscoe Beck 5 cordas, 2 caps MM...vai ficar legal tb e com esse head que vc pensa.


Última edição por danielreo em Ter 17 Mar 2009, 10:55 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia...)
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por Daniel Ter 17 Mar 2009, 10:56 pm

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Roscoebeckiv

O que achas?

____________________________
Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por Daniel Ter 17 Mar 2009, 10:58 pm

IMAGEM GRANDE AQUI:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/FENDER_BASS_V_view.JPG

Veja um fender V com head do jeito q vc quer.

____________________________
Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por takfar Qua 18 Mar 2009, 8:35 am

danielreo escreveu:Alguns Fender de 5 cordas são nesse modelo até hoje. Eu acho muito legal esse modelo.

Como é MM, eu faria igual o MM mesmo.

As tarrachas são das que vc quiser, mas volto a repetir, eu faria no modelo original, sem fugir muito daquilo.

Talvez vc prefira fazer um Roscoe Beck 5 cordas, 2 caps MM...vai ficar legal tb e com esse head que vc pensa.

Então, eu não quero fazer um Musicman, eu nem ligo muito pra tradição de modelos. Eu quero fazer mesmo é o baixo perfeito pra mim no momento, esse bicho híbrido mesmo, da seguinte forma:

Corpo de Stingray5 (o formato pode ter leves modificações para acomodar as outras mudanças de caps/escala/etc)
Escudo preto, borda branca (ainda não decidi 100% se vou mandar pôr o escudo)
Caps EMG 40DC (ponte) e 40CS (braço). Eu quero colocar o cap da ponte mais perto da ponte do que ele normalmente aparece no Musicman.
Ponte Hipshot A, espaçamento 17mm (0.669")
Circuito EMG BQC System, eletrônica ligada em 18v
Braço em peça única ou colado (stringray é parafusado), provavelmente em maple. 24 trastes. Tensor no lado do corpo.
Escala 35", madeira da escala Rosewood.
Mão estilo Cort GB25 (o stingray é 4+1, mas eu acho isso bem feio hehehe)
Tarrachas Hipshop Ultralite
Acabamento do corpo Sunburst

A única coisa que eu ainda não defini são as madeiras do corpo e do top. Quero conversar com o luthier, ver o que ele tem e definir o que vai se dar melhor com meu estilo (rock contemporâneo e rock clássico) e meus captadores. De qualquer jeito, vai levar alguns meses pra eu fazer o pedido (vou juntar dinheiro, encomendar as ferragens e o circuito, e tentar achar o cap 40CS, se não achar a tempo, o baixo fica com os dois 40DC que eu já tenho)



Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Roscoebeckiv

O que achas?
É como um Fender J com caps MM? Gostei do escudo e dos controles! É bem legal mas não, não é o que eu tenho em mente para agora.

IMAGEM GRANDE AQUI:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/52/FENDER_BASS_V_view.JPG

Veja um fender V com head do jeito q vc quer.
Pois é! Se tem até Fender tradicional com headstock desse jeito, por que danado é tão raro (pelo menos pra mim parece ser raro) encontrar essa configuração por aí???? Não consigo entender : confused ... Melhor até pra mim, porque o meu vai ser mais "diferentão"... hehe
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por Thales_Sr Qua 18 Mar 2009, 9:48 am

Deve ser pra diminuir a mão do instrumento.
Pois extender o braço muito além do necessário desloca muito o centro de gravidade do braço, fazendo ele mais propenso a neckdive.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por heitor_pg Qua 18 Mar 2009, 11:07 am

Hélio, vai fazer o baixo com quem?
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por Alex Guimaraes Qua 18 Mar 2009, 11:47 am

O headstock tem que ser do mesmo tamanho de um 4c, porem, com tarrachas menores.

Se não, vai ter que mandar fazer o bag sob medida.

____________________________
Mãe é Mãe, Vaca é Vaca...
Alex Guimaraes
Alex Guimaraes
Membro

Mensagens : 997
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por allexcosta Qua 18 Mar 2009, 12:03 pm

Essa configuracao nao eh muito popular pq o baixo fica muito comprido, alem de 90% dos baixistas acharem feio...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54782
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por Daniel Qua 18 Mar 2009, 12:27 pm

Se um jazz bass de 20 trastes já tem a tarracha sol bem distante imagina um 24 trastes com a sol ainda mais longe... eu também não faria esse modelo.

____________________________
Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por VictorLuigi Qua 18 Mar 2009, 1:12 pm

Meu jazz bass de 5 cordas tem as tarrachas nessa configuração.
Porém elas não são as "Borboletas" clássicas de jazz bass.

Mas, poxa bem legal a sua idéia pro baixo!
No momento o meu sonho é encomendar um precision com um cap MM na ponte.
Circuito Passivo (com controle de tone)/Ativo (3 bandas) e chave seletora pra cap MM.

Deve ficar um máquina!
Rs

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por bruno nunes Qua 18 Mar 2009, 1:14 pm

Eu que tenho quse 1,90 de altura fico com o braço quase todo estendido pra afinar a 4ª tarracha do meu jazz bass...alguem de estatura mediana iria sofrer um pouco, deve ficar pouco pratico de alcançar a 5ª tarracha se ele estivesse ao lado da 4ª...além do que *eu* acho que ficaria estranho...e ainda tem o comprimento da corda...mas as vezes você e seu luthier desenvolvem alguma solução que deixe o bixo bonito e funcional, vai saber, só tentando mesmo...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por takfar Qua 18 Mar 2009, 2:07 pm

Gente, valeu pelas dicas! Como disse, ainda estou considerando tudo, e vai levar ainda uns 2 ou 3 meses até esse baixo sair.

Thales_sr escreveu:Deve ser pra diminuir a mão do instrumento.
Pois extender o braço muito além do necessário desloca muito o centro de gravidade do braço, fazendo ele mais propenso a neckdive.
Faz sentido. Mesmo assim, estou planejando usar as tarrachas ultralite de 3/8" justamente pra possibilitar construir uma mão menor e mais leve.

heitor_pg escreveu:Hélio, vai fazer o baixo com quem?
Estou planejando falar com o pessoal da deOliveira.

Alex Guimaraes escreveu:
O headstock tem que ser do mesmo tamanho de um 4c, porem, com tarrachas menores.
Se não, vai ter que mandar fazer o bag sob medida.
Talvez eu mande fazer uma hardcase sob medida.

allexcosta escreveu:
Essa configuracao nao eh muito popular pq o baixo fica muito comprido, alem de 90% dos baixistas acharem feio...
Eu acho lindão! Very Happy Pra mim, aliás, não tem coisa mais feia do que os Musicman com 3 (ou 4) "borboletas" de um lado e uma sozinha lá do outro. Eu já nem gosto de tarracha estilo clover, com esse jeitão desequilibrado assim, pior ainda. Opinião meramente pessoal, claro.

bruno nunes escreveu:
Eu que tenho quse 1,90 de altura fico com o braço quase todo estendido pra afinar a 4ª tarracha do meu jazz bass...alguem de estatura mediana iria sofrer um pouco, deve ficar pouco pratico de alcançar a 5ª tarracha se ele estivesse ao lado da 4ª...além do que *eu* acho que ficaria estranho...e ainda tem o comprimento da corda...mas as vezes você e seu luthier desenvolvem alguma solução que deixe o bixo bonito e funcional, vai saber, só tentando mesmo...
abraços...
Tua observação é importante... eu tenho 1,77 de altura (mas tenho braços meio compridos e mãos grandes) e lembro que não era totalmente confortavel afinar o modelo Precision que eu tocava alguns anos atrás. Mesmo assim, eu trocaria o conforto pela estética nessa situação, haha. Quanto às cordas, a D'Addario tem muitos modelos pra escalas longas e super longas, acredito que não será problema achar algo que funcione.

Ainda vou ter muito o que discutir com o luthier... talvez eu até sacrifique as ultimas casas das escala, por exemplo, deixando com 22 ou 21, se for necessário. À medida que minha idéia for se consolidando e o baixo for sendo construído, eu posto mais alguma coisa. Se alguém tiver alguma dica, será muito bem-vinda! Smile
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por bruno nunes Qua 18 Mar 2009, 10:01 pm

Mas vai ficar um negocio interessante de se ver ( e ouvir)...poste fotos do projeto assim que possivel, ok???
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por nevluker Ter 16 Nov 2010, 2:49 pm

para baixo de 5 cordas sendo borboleta prefiro (esteticamente falando) que elas fiquem posicionadas igual ao cort gb-75 (3+2) ou similares, acho muito horrível 4 tarraxas em cima e uma ''perdida'' embaixo, e 5 tarraxas em cima parece uma guitarra.
nevluker
nevluker
Membro

Mensagens : 103
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Mão do Cort GB25 (configuração 5+0) Empty Re: Mão do Cort GB25 (configuração 5+0)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos